
Burocracia vencida
Por se tratar de uma Autarquia Municipal, UNIFAE não precisa enfrentar a burocracia do Ministério da Educação para implantar o curso, conforme disse o Reitor do Centro Universitário Francisco Arten. “O fato de sermos um Centro Universitário Municipal facilitou o processo via Conselho Estadual de Educação. O MEC vai fiscalizar a qualidade do curso, como nas Universidades particulares, mas a aprovação, no caso da UNIFAE, é do Conselho Estadual e por isso foi possível à vinda da faculdade para São João". Arten citou ainda o momento delicado por que passa a área da saúde no Brasil. "Essa conquista de São João acaba sendo positiva não só para nossa região como para todo o Brasil, já que a falta de médicos no país é evidente e muitos dos novos profissionais que o Brasil precisa serão formados pela UNIFAE".
Antecipação do prazo
O anuncio do vestibular já para o início de 2014 foi surpresa até para quem participou do processo desde o início. “Fiquei muito feliz com a antecipação da data. Estávamos esperando que o curso fosse implantado em 2015 e tudo ocorreu tão bem que a data foi antecipada”, disse a vice - prefeita de São João Patrícia Magalhães, profissional ligada a Santa Casa há muito tempo por meio do plano Santa Casa Saúde. “Trabalho com a Santa Casa há mais de 20 anos e hoje vejo que a vinda da faculdade de medicina para São João é a realização de um sonho. Os atendimentos médicos aqui no hospital vão ser elevados a outro patamar”.
Apoio da Santa Casa
Desde o início das conversações com os governos federal e estadual, a direção da Santa Casa se mostrou disposta a colaborar. Para que o curso fosse aprovado, seria necessário que o hospital da Santa Casa sanjoanense se adaptasse, com algumas reformas, para ser ainda um hospital escola e é isso que deve acontecer, como explicou o provedor da Santa Casa Alcides Flamínio. “Foi uma ousadia da UNIFAE e ao mesmo tempo a realização de um sonho. Daqui há algum tempo, nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) vai ser muito melhor do que o que nós temos hoje. Estamos juntos com a UNIFAE. Temos espaço físico suficiente aqui para ampliações e é o que vamos fazer. Somos parceiros nessa empreitada”. Carlos Lobato, diretor administrativo da Santa Casa Carolina Malheiros disse que as expectativas são as melhores possíveis. “Fora todo o ganho pedagógico e assistencial que a gente vai ter, nosso hospital acaba de mudar de patamar passando a ser também um hospital escola, o que traz mais recursos para cá e mais visibilidade também”.
Apoio da Região
Além de São João, toda a região deve ser beneficiada com a implantação do curso, já que muitos procedimentos médicos que hoje só podem ser realizados em grandes centros, passarão a ser realizados aqui. Presente à cerimônia, o prefeito de Vargem Grande do Sul, Celso Itaroti disse que a cidade vizinha já vislumbra um futuro melhor na área da saúde com esse anuncio da UNIFAE. “Eu já pedi para o governo federal que mande médicos cubanos para Vargem Grande porque temos carência desses profissionais lá. Esse anuncio da UNIFAE veio bem na hora. Vargem Grande do Sul, assim como toda a região comemoram essa notícia. O hospital de Vargem também está a disposição do curso de medicina da UNIFAE”.
Qualidade do curso
Para Anita Nagib, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIFAE e presidente da comissão de implantação do curso de Medicina, a conquista é a realização de um sonho para a região. No início o trabalho foi discreto, mas a ideia foi ganhando força e apoio a cada dia. “Começamos de uma forma singela, porém consistente. Buscamos parcerias desde o início. Nosso projeto pedagógico foi construído com muito cuidado, buscando modelos da melhores instituições do país. Hoje estamos concretizando esse sonho que começou há apenas alguns meses na UNIFAE.
Divisor de Águas
O Pró Reitor Administrativo da UNIFAE, Marco Aurélio Ferreira, disse que o anuncio do curso de medicina inaugura um novo capítulo na história da cidade. “É uma conquista imensurável para São João e Região. É um momento único para a UNIFAE em parceria com a Santa Casa e com a Prefeitura de São João. Nós acreditamos que já no primeiro vestibular vamos ter um sucesso no número de candidatos para o curso, haja vista a grande demanda por médicos no país. Esse anuncio é, sem dúvida, um divisor de águas para São João da Boa Vista”.(Assessoria de Comunicação - UNIFAE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário