Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cerca de 200 mil m² da Mata do Cristo é queimada em incêndio em Poços de Caldas

Fogo começou à noite na Serra de São Domingos em Poços de Caldas.

Bombeiros só conseguiram controlar as chamas cerca de 11h depois. 

Cerca de 200 mil m² de vegetação foram queimados durante um incêndio na noite desta terça-feira (13), na Mata do Cristo em Poços de Caldas (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta da meia-noite na Serra de São Domingos e cerca de 20 bombeiros passaram a madrugada tentando controlar o incêndio. O fogo só foi apagado por volta das 11h desta terça-feira. O Corpo de Bombeiros suspeita que o incêndio tenha sido criminoso. A possibilidade é de que alguém teria colocado fogo em algum terreno e as chamas se espalharam pela Serra de São Domingos. Ninguém ficou ferido.
Período sem chuvas
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, no período mais seco do ano, que vai de agosto até setembro, o número de ocorrências de queimadas cresce consideravelmente. Só no ano passado, em todo o Estado foram registradas 9,8 mil ocorrências de queimadas. De janeiro a abril deste ano, os registros aumentaram de 985 para 1.079 ocorrências.

Fogo atingiu cerca de 200 mil m² da Mata do Cristo, em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV / Marcelo Rodrigues)Fogo atingiu cerca de 200 mil m² da Mata do Cristo, em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV / Marcelo Rodrigues)
O aceiro, técnica de queimada controlada, é proibida nesta época do ano sob o risco de provocar grandes incêndios por causa da vegetação seca, que ajuda a espalhar o fogo rapidamente. Os bombeiros também pedem para que objetos inflamáveis ou lixo não sejam deixados próximo à vegetação, porque podem se tornar foco de incêndio. (portal G1 Sul de Minas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário