Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Prefeitura aciona PM para retomar a coleta de lixo nesta 3ª em São João

Acordo emergencial prevê que empresa ceda 4 caminhões para execução.


Sindicato tentou impedir realização do serviço durante a manhã na cidade


Com a greve dos coletores, lixo fica acumulado em São João da Boa Vista (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)
Com a greve dos coletores, lixo fica acumulado em
São João (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)
A Prefeitura precisou acionar a Polícia Militar para retomar a coleta de lixo em São João da Boa Vista (SP), na manhã desta terça-feira (23). Um acordo emergencial firmado entre a administração municipal e a Embralixo prevê que a empresa ceda quatro caminhões e a administração pública recrute servidores públicos para manter o serviço, entretanto, durante a manhã, o sindicato tentou impedir a execução. Uma reunião deve ser realizada ainda nesta terça para negociar o pagamento do vale-refeição dos funcionários terceirizados, que chega a até um ano e oito meses de atraso.
Com a greve dos coletores, iniciada na segunda-feira (22), cerca de 70 toneladas de lixo deixam de ser coletadas por dia na cidade. No primeiro dia da paralisação, pelo menos 15 bairros ficaram sem coleta. O serviço é feito por funcionários terceirizados às segundas, quartas e sextas em uma parte da cidade e às terças, quintas e sábados em outra parte. Apenas 30% dos coletores estão trabalhando para manter a coleta em prontos-socorros e hospitais. A paralisação é por tempo indeterminado. Às 8h desta terça-feira, o serviço foi retomado por funcionários da Prefeitura e motoristas da empresa que não fazem parte da categoria que está em greve. Uma hora e meia depois, o sindicato dos terceirizados interviu para impedir a execução e recolheu os veículos ao pátio da empresa. A Prefeitura, então, acionou a PM e foi até o local para retomar o serviço que voltou a ser feito por volta das 11h30 no Centro da cidade, em unidades de saúde, escolas, creches e hospitais.
Prefeitura aciona PM para retomar a coleta de lixo nesta 3ª em São João da Boa Vista (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)
Prefeitura aciona PM para retomar a coleta de lixo (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)
Para Renata Aguiar Souza, presidente do Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região), a intervenção da PM é ilegal. “O poder público só poderia intervir se os 30% não estivessem sendo cumpridos, mas tem mais do que 30% de trabalhadores nas ruas, o dispositivo legal está sendo cumprido”, alegou. A empresa foi notificada pela Prefeitura na segunda-feira (22) e tem um prazo de 24 horas para resolver o problema, sob pena de multa diária e rescisão contratual. A Embralixo afirmou que vai apresentar uma proposta aos funcionários ainda nesta terça-feira, mas não adiantou o que será oferecido.
Negociação
Segundo a presidente do sindicato da categoria, esta não é a primeira vez que os trabalhadores tentam negociar a regularização do vale-refeição com a Embralixo e por isso eles decidiram paralisar os serviços. “Em junho ficou combinado que seria paga uma parcela de R$ 500 para todos os funcionários e o restante seria parcelado, mas eles já descumpriram porque só uma parte recebeu essa primeira parcela”, explicou Renata. A sindicalista afirmou que a empresa tinha proposto o parcelamento da dívida em 22 vezes, o que não foi aceito pela categoria. Em assembleia, os funcionários decidiram propor o pagamento em 10 parcelas. “Mas a empresa não está cumprindo o combinado. Além disso, há vários benefícios que têm que constar na planilha a empresa ficou de nos enviar, como férias, participação de resultados e outros que têm que ser cumpridos”, afirmou. (Portal G1 São Carlos/Suzana Amyuni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário