Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pinhal implanta o programa “Saúde do Homem”


Atendimentos para homens entre 20 e 59 anos de idade são agendados pelas unidades básicas 

Começou a funcionar nesta semana, em Espírito Santo do Pinhal, o Programa de Saúde do Homem, que se destina ao atendimento da população masculina, de 20 a 59 anos, oferecendo consultas, exames, distribuição de medicamentos e serviços de orientação por meio de Grupos Educativos.


O objetivo do programa, segundo explica a Secretaria Municipal de Saúde, é a prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem, por meio do fortalecimento da atenção básica e enfrentamento dos fatores de risco. A medida também visa ampliar as ações dos programas de saúde existentes (tabagismo, álcool e droga, DST e planejamento familiar). Inicialmente, o serviço é oferecido no Centro de Saúde II (Postão), todas as quintas-feiras, das 17h00 às 19 horas. Conforme explica o enfermeiro responsável pelo programa, Leandro Nicioli Mariotti Sales, à medida que houver demanda, o atendimento poderá ser feito até duas vezes por semana. “São 15 vagas todas as semanas, sendo 3 por unidade de saúde”, explica.

Leandro observa que as vagas do atendimento no programa Saúde do Homem, são ocupadas de acordo com a indicação das UBS. “O paciente tem de passar necessariamente pela unidade básica do seu bairro, da sua região. Lá é feita a triagem e, se houver necessidade, faz-se o encaminhamento para o programa”, conclui. A parte clínica do programa é de responsabilidade do médico Matias Augusto de Carvalho que, juntamente com Leandro Nicioli, estarão, todas as quintas-feiras, recebendo os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde.

Investimentos


Segundo dados do SUS, no ano passado o município tinha uma população de 12.023 homens, na faixa etária de 20 a 59 anos. Também em 2012, foram registrados 8.471 atendimentos ambulatoriais em homens dessa faixa etária.  “Considerando a necessidade de fortalecimento da infraestrutura humana e logística para a ampliação dos atendimentos, sendo este fora do horário atualmente programado, evidencia-se a necessidade de estratégias especiais para a assistência desta parcela da população”, justifica a Secretaria de Saúde, para a implantação do programa, que é baseado em ação do Ministério da Saúde.


A secretária de Saúde, Gisele Acerra Biondo, observa a importância do programa, considerando que a medida cria a possibilidade de mais atenção às questões de saúde da população masculina. “Conversamos com o prefeito para viabilizar este projeto, uma vez que nesta faixa etária, geralmente existe mais resistência ou dificuldade dos pacientes em procurarem um médico. Buscamos na própria rede os profissionais que poderiam fazer este atendimento e agora comemoramos a sua implantação”, diz Gisele.

Conforme destacou ainda, a administração municipal tem investido na melhoria do sistema de saúde do município. “Conseguimos recursos para implantar o Caps de tratamento para dependentes de álcool e outras drogas, buscamos investimentos para instalar a sala de estabilização, que é uma semi UTI; nesta semana, inauguramos as reformas da UBS da Vila Palmeiras, e passamos a oferecer à nossa população mais este serviço, destinado ao público masculino. Temos muitas outras ações em andamento e, certamente, muito em breve anunciaremos mais novidades para a nossa população”, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário