Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Circuito Sesc de Artes chega a São João neste domingo

tempSe o leitor é apaixonado por movimentos artísticos e culturais como a Semana Guiomar Novaes e a Virada Cultural, então não pode perder o “Circuito Sesc de Artes” que acontecerá neste domingo, 27, aqui em São João, na praça Coronel Joaquim José, das 16h ás 21h. A caravana cultural parte da cidade de São Paulo, a bordo de 12 ônibus, em direção às cidades paulistas, que recebem os 12 roteiros de atividades.

PROGRAMA
Para cumprir com os objetivos desse grande projeto foram desenvolvidos 12 roteiros artísticos e culturais, diferentes entre si, cada um com artistas e atividades pensadas para um grupo de cidades. Este ano, são 102 municípios, visitados por 370 artistas. São João está no grupo de cidades que receberá o Roteiro 9 (junto com Casa Branca, Mococa, Poá, Suzano e São Bernardo do Campo), das 16h às 21. Conheça as atividades.

CINEMA – “Cine Olho”. Trata-se de uma intervenção cinematográfica que remete às primeiras exibições do cinema mudo a partir de trechos de filmes realizados entre 1896 a 1930. A instalação traz três caixas com um pequeno furo por onde o público pode observar cenas inusitadas deste cinema de atrações como: Os Primeiros Beijos; os Primeiros Monstros e os Primeiros Efeitos Especiais.

INTERVENÇÃO MUSICAL – “Os Menestréis Sem Rima”. Esta intervenção apresenta dois cantores que viajam pelo mundo à procura da canção perfeita, apresentando músicas para tudo e qualquer coisa: cadeiras, mesas,quadros e pessoas. Porém, existe um problema que os impossibilita de alcançar o objetivo: eles jamais conseguem encontrar a rima final para suas músicas e, por isso, são conhecidos como os Menestréis Sem Rima. Para conseguir reverter essa situação e encontrar a construção da rima final, os personagens estimulam a imaginação do público, em um exercício de criação coletiva.

CIRCO – “No Pocket”. Com uso de música ao vivo e dança para a criação de cenas cômicas, o fio condutor do espetáculo é a relação direta dos artistas com o público. O que exige que os artistas estejam sempre muito atentos para a construção de cada apresentação, que é única e que remete aos tempos mais antigos, quando as pessoas se reuniam nas praças para assistir aos espetáculos de rua com seus números clássicos.

TEATRO – “Corsários Inversos -Uma Incrível Aventura Pirata”. O espetáculo apresenta três poetas-piratas e suas épicas histórias em busca do mais valioso tesouro: os segredos escondidos atrás das palavras. Eles não navegam nos mares, mas nas almas. Saqueiam sentimentos em busca da sensibilidade. O objetivo é revelar o cotidiano que passa despercebido à maioria dos olhares. Para tanto, vale tudo: poesia, música, teatro de bonecos e contação de histórias.

MÚSICA – “BNegão & Seletores de Frequência”. Premiados com o melhor disco no VMB MTV de 2012, com ‘Sintoniza Lá’, BNegão & Seletores de Freqüência apresentam as músicas deste álbum que segue o conceito da música negra universal, defendido há anos pelo grupo, que junta ritmos jamaicanos, africanos e brasileiros, fundidos ao rap, ao funk dos anos 1970 e ao hardcore. A maioria das músicas foi composta e arranjada em parceria com os integrantes da banda, o que garantiu unidade ao trabalho. Entre as canções do show e do álbum, estão Alteração, O Mundo, Na Tranquila e a faixa título Sintoniza Lá.

O Circuito Sesc de Artes, que tem como subtítulo ‘Conectando Lugares, Circulando Idéias’, realiza a circulação de espetáculos e intervenções artísticas por diversas cidades do Estado de São Paulo, entre os dias 25 de abril e 11 de maio, próximo. A programação é gratuita, voltada para todas as idades e ocorre em espaços públicos, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio locais.

Além da programação que é apresentada às sextas, sábados e domingos, o Circuito também acontece na internet, com conteúdos exclusivos publicados diariamente. Conheça toda a programação, horários e locais em sescsp.org.br/circuitosescdeartes. Se chover no domingo, será neste endereço eletrônico que o público será avisado sobre um outro local onde as atividades acontecerão.       fonte:  O Município/Clóvis Vieira

Integrante de facção criminosa preso no Guaçu é encontrado morto em Campinas


Corpo de Rafael Raimundo estava carbonizado dentro de um carro. Ele havia deixado a cadeia em janeiro deste ano.

Carro em que foi encontrado o corpo de Rafael Raimundo
 (Foto: Reprodução/TVB Campinas)
O traficante Rafael Raimundo, 29, preso em Mogi Guaçu (SP) por associação ao tráfico de drogas, em 2012, foi encontrado morto em Campinas (SP). O corpo dele foi carbonizado dentro de um carro encontrado pela Polícia Militar nas proximidades da rodovia Dom Pedro I, na noite da última quinta-feira (17). 

Uma testemunha viu o carro pegando fogo e acionou os Bombeiros. Depois das chamas apagadas, o corpo foi encontrado no porta-malas e a Polícia Militar isolou a área. A perícia conseguiu identificar Raimundo apenas na segunda-feira (21), depois de encontrar o dono do carro queimado, através da numeração do chassi do veículo. 
A partir daí, a polícia soube que Rafael estava desaparecido desde quarta-feira (16), data em que a esposa dele registrou um boletim de ocorrência informando que ele havia saído de casa depois de emprestar o carro de um amigo. A polícia instaurou inquérito para apurar o crime e a causa da morte, pois não sabe se ele morreu em virtude do incêndio ou se já estava morto quando o carro foi incendiado.
Em Mogi Guaçu
Na tarde de 16 de setembro de 2012, a PM local recebeu uma denúncia anônima informando que um homem se encontrava completamente nu na Rua Arlindo Cândido Teixeira, no Parque Guainco, exibindo o pênis e ameaçando os moradores da vizinhança. 
Para verificar as informações, os policiais Samuel e Melize encontraram Rafael totalmente despido e com ferimentos pelo corpo. Visivelmente alterado, ao lado de uma moto BMW, placa EEE-5349 de São Bernardo do Campo (SP), o acusado ameaçou os PMs alegando ser membro de uma facção criminosa e que possuía armas dentro de casa. Ele reagiu agressivamente contra a ação policial, mas foi contido com facilidade pelos policiais.
Na casa onde residia, o imóvel de número 346, os policiais encontraram muito dinheiro espalhado pelo chão, além de 45 mil reais e mil euros dentro de um carro BMW, azul, placas EMG-5996 de São Paulo (SP), que estava estacionado no quintal da residência. 
No local, também foram encontrados um notebook, três capacetes, cinco relógios de pulso, oito aparelhos celulares, além de joias e duas porções de maconha. Os policiais localizaram, ainda, papéis contendo anotações feitas à mão sobre valores e pessoas, caracterizando contabilidade e associação ao tráfico de drogas. Raimundo foi autuado e preso. Ele deixou a cadeia no dia 10 de janeiro de 2014. Sua morte ainda é um mistério para a polícia.        fonte: Portal Mogi Guaçu/Alair Junior

Avião DC-8 causa surpresa na rodovia em Águas da Prata

O transporte da carcaça de um avião DC-86-3, surpreendeu motoristas e moradores da região, ao passar por São João da Boa Vista, com sentido a Poços de Caldas-MG. A aeronave pertencia à empresa Skymaster, que tem sede em Manaus e opera no ramo de transporte de carga. 

Empresários de Poços adquiriram o avião e o dividiram em várias partes, levando a estrutura para a cidade mineira, onde as peças vão compor um novo restaurante. Ao todo, sete carretas participaram da operação, que foi fotografada por várias pessoas.

O avião tem 60 metros de comprimento, foi adquirido em um leilão de 2012 e será remontado às margens da Rodovia Geraldo Martins Costa, a “Rodovia do Contorno”, onde o restaurante irá funcionar a partir de 2015.    fonte: Parabrisa/ Créditos das fotos- Rodrigo Amaro, Mascott Clínica Veterinária e Rafaela Mesquita

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Café na Praça acontece na próxima semana

Palestra esclarece dúvidas sobre implantação de Medicina em São João

A Palestra, realizada no auditório da Unifae, serviu para esclarecer dúvidas quanto à implantação do curso e principalmente a metodologia que deve ser aplicada. O palestrante entende muito do assunto, já que se dedica ao tema há mais de 20 anos. José Lúcio Machado é cirurgião pediátrico e se especializou na implantação de cursos de medicina pelo Brasil. dos 33, inaugurados recentemente no país, 26 foram orientados pelo médico que também é mestre e doutor em patologia, além de lecionar em duas faculdades de medicina. Dr. Lúcio é parceiro da Unifae na implantação do curso para a formação de médicos. Nesta reunião, a Reitoria do Centro Universitário convidou o professor para que ele esclarecesse dúvidas sobre a metodologia de ensino que deve ser adotada no curso da Unifae.

Estrutura positiva
O palestrante disse que nessas quatro visitas que fez à cidade, já percebeu que São João tem toda a estrutura de atendimento em saúde necessária para que o curso seja inaugurado. “A cada vinda minha aqui eu constato isso. Vocês têm aqui um Centro Universitário excelente e um sistema de saúde com hospitais e postos de atendimentos muito bons. Isso tudo capacita a cidade e a Unifae a terem o curso de medicina aqui tranquilamente”.

Plateia médica
Na plateia estavam médicos de São João e região, representantes da Santa Casa Dona Carolina Malheiros, do Hospital da Unimed, e de Hospitais da região. “A vinda de um curso de medicina é um avanço tanto para os profissionais de medicina quanto para a prestação de serviços em saúde não só para a cidade como para toda a região”, disse o médico Ciro Fraga Moreira, diretor clínico do Hospital da Unimed de São João da Boa Vista.

Ensino moderno
Para o palestrante, por causa do avanço da tecnologia, os professores devem entender que os jovens alunos de hoje não são como os alunos de 50 anos atrás, por isso é importante a atualização constante do corpo docente. Para o palestrante, o caminho é a inovação. “Hoje em dia, nem cadáveres se utilizam mais em laboratórios de medicina. Isso está ultrapassado. Utilizamos robôs. Eu trabalho há 20 anos na implantação de cursos de medicina que utilizam as chamadas, metodologias inovadoras. As metodologias tradicionais são centenárias e extremamente importantes, mas hoje nós temos métodos ativos que são muito eficientes também. Um deles é a da problematização, cujo autor mundial é o nosso brasileiro Paulo Freire. A problematização foi muito utilizada na alfabetização de adultos e adaptada com sucesso para o ensino em nível superior, inclusive na área de saúde. Esse é só um exemplo. Podemos citar muitos outros, como a aprendizagem baseada em problemas, que trabalha em grupos e tantos outros”.

Professor
Luciano Resende Ferreira, de Poços de Caldas, é clínico geral e já leciona há 10 anos na área médica. Ele foi um dos primeiros colocados no concurso para professor de medicina realizado pela Unifae. O médico também considera positiva a vinda do curso. “Tanto a Unifae quanto São João já provaram que tem condições de inaugurar o curso e isso deve ser bom para todos”.

Circo faz sessão especial em prol das entidades de Pinhal

O circo Fiesta promove grande espetáculo no dia 24 de abril, às 20h30 em prol das entidades assistenciais da cidade. O circo está instalado na avenida Washington Luiz,ao lado da Churrascaria Deoclécio. O evento conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, Fundo Social de Solidariedade e Departamento de Promoção Social de Espírito Santo do Pinhal.
Os ingressos custam R$ 5,00 e serão revertidos para as seguintes entidades:
Amicri;
Educandário de Pinhal;
Lar Jesus de Pinhal;
Associação Crescer no Campo;
Lar da Terceira Idade da Assistência Vicentina;
Profic e Recanto Infantil Ana Vilas Boas.


Padaria é assaltada em Pinhal

A Polícia Civil de Espírito Santo do Pinhal está investigando a ação de dois indivíduos que assaltaram uma padaria que na Rua Vereador Estevo de Felipe em Espírito Santo do Pinhal no inicio da noite de sábado, 19 de abril. Segundo a vítima, uma mulher de 47 anos que pediu sigilo em sua identificação, ela estava no comércio quando dois indivíduos armados com facas invadiram o local e anunciaram o assalto. “Um foi para os fundos do estabelecimento e o outro ficou no caixa”, relatou a mulher que ficou em estado de choque.
Os bandidos estavam encapuzados e fugiram levando cerca de R$ 2 mil. O local não possui sistema de câmeras. A polícia militar foi acionada, esteve no local, mas ninguém foi localizado.