Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Bancos dizem 'não' a aumento real, e greve persiste


Em ano de desaceleração da economia, os bancos já decidiram: não haverá aumento acima da inflação para os bancários, que entram hoje no nono dia de greve. Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", se não cederem de fato, será a primeira vez desde 2003 que a categoria, uma das mais fortes nas negociações salariais, receberá só a reposição da inflação (6,1%). As negociações dos bancários serve de modelo para os acordos salariais de todo o setor de serviços, segmento de maior pressão para inflação. Nos últimos nove anos, a categoria teve 22,2% de aumento real, de acordo com a Contraf-CUT (confederação nacional dos bancários). "Ninguém está falando em cortar benefícios e conceder zero de reajuste, o que seria um mau acordo. Ao repor o poder de compra, os bancários continuarão com os melhores salários do mercado, os melhores benefícios e a participação de lucros [PLR] garantida em convenção coletiva", diz Magnus Apostólico, diretor de relações trabalhistas da Fenaban (federação dos bancos).

O salário médio dos bancários é hoje de R$ 4.740, sendo que o piso salarial é de R$ 1.519. A PLR paga aos caixas de bancos, segundo o diretor, varia entre 3,5 e 4 salários adicionais.
"Isso corresponde a quase 30% a mais no salário, se dividirmos o valor da PLR por mês", diz o diretor. Ainda segundo os bancos, a inflação pelo INPC acumulada nos últimos sete anos foi de 42%, enquanto a correção no piso do setor foi de 80%, e a dos salários, 60%. "A proposta de conceder só a reposição da inflação é indecente. A greve continuará até que haja proposta melhor", diz Juvândia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Região (CUT) e uma das coordenadoras da negociação. Um dos motivos alegados para não conceder aumento real é o fato de o lucro obtido pelos bancos ter sido menor do que a inflação no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2012. Na média, os bancos lucraram 3,7% a mais, enquanto a inflação está em 6%. "Um setor que lucrou R$ 59 bilhões não pode dar aumento real? Mesmo que o lucro não tivesse crescido, ainda seria altíssimo. Não tem cabimento", diz a sindicalista. "A economia está girando mais devagar, com resultados inferiores aos de anos anteriores. O cenário é de indefinição neste ano e no primeiro semestre de 2014. É preciso cautela", afirma o diretor.

AUMENTO REAL
Neste ano, os bancários pedem reajuste salarial de 11,93%, sendo 5% de aumento real, além de PLR no valor de três salários mais R$ 5.553,15 fixos, entre outros. No ano passado, foram nove dias de paralisação, que resultaram em reajuste de 7,5%, sendo 2% de aumento real. Em 2011, os bancários cruzaram os braços por 21 dias e voltaram ao trabalho com reajuste de 9% (1,5% acima da inflação). Foi a maior paralisação desde 2004. Patrões e empregados não sentam para negociar há três semanas. Cada um dos lados espera uma contraproposta.
Segundo os bancários, 10.586 agências e centros administrativos nos 26 Estados e Distrito Federal foram fechados devido à greve. A Fenaban não divulga a adesão. (portal BOl/Com informações do jornal "Folha de S.Paulo")

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Governador assina convênio para Poupatempo na região

Serviço terá unidade instalada em Mogi Guaçu para atender municípios da região

O governador Geraldo Alckmin (ao centro), a primeira-dama
 de Pinhal, Lu Oliveira e o prefeito Zeca Bene
O governador Geraldo Alckmin esteve em Mogi Guaçu, nesta quarta-feira, dia 25, para a assinatura do convênio que permite a instalação do Poupatempo na cidade. O município foi escolhido porque sua localização e acesso permitem o atendimento das demandas das cidades vizinhas, evitando o deslocamento a Campinas, por exemplo – onde já existe o serviço. Alckmin chegou acompanhado dos secretários Silvio Torres (Habitação) e Davi Zaia (Gestão Pública), tendo sido recebido pelo prefeito da cidade, Walter Caveanha e por demais autoridades da região – dentre as quais o prefeito de Espírito Santo do Pinhal, José Benedito de Oliveira (Zeca Bene), que participou da solenidade.

O prefeito Walter Caveanha recebeu do secretário estadual Davi Zaia e do
governador Alckmin o quadro que simboliza a nova unidade do Poupatempo
"Estamos autorizando o Poupatempo em Mogi Guaçu e esperamos que ele fique pronto até fevereiro. Também funcionará junto o novo Detran. Isso beneficia Mogi e a região, que vai ter mais perto o serviço rápido, de qualidade, que é o Poupatempo e também o novo Detran para os motoristas", disse o governador. Para a implantação da unidade o Governo do Estado está investindo R$ 1,1 milhão, além disso serão mais R$ 1,5 milhão para custeio anual do serviço. De acordo com as informações a unidade terá capacidade para fazer até mil atendimentos por dia, com uma equipe de 40 funcionários.

Serão oferecidos os serviços como emissão da Carteira de Identidade (RG), Atestado de Antecedentes Criminais, emissão da Carteira de Trabalho, e atividades do Detran/Ciretran (transferências, licenciamentos e outras orientações relacionadas ao trânsito). A previsão é que a unidade comece a funcionar em fevereiro de 2014. (Gilmar Ishikawa/Assessoria de Comunicação - Fotos/Matheus Pizzi

Cidade registra óbito por meningite

Criança passou pelo Pronto Atendimento, quadro clínico se agravou e exames confirmaram a doença

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta quarta-feira, dia 25, que uma criança foi a óbito, no sábado (21), após dar entrada no Pronto Atendimento, com quadro clínico suspeito de meningite. De acordo com a VE, exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em material coletado da paciente, diagnosticaram a doença como sendo meningite meningocócica. A vítima era uma menina, tinha 7 anos de idade e residia na zona rural do município. “Imediatamente a Vigilância Epidemiológica desencadeou as ações necessárias, previstas em protocolo do Ministério da Saúde, que é a notificação, encaminhamento do material coletado para o Instituto Adolfo Lutz e bloqueio dos comunicantes íntimos, ou seja, pessoas que mantiveram contato diretamente com a criança”, explica a enfermeira Isabela Tófoli Ribeiro.

Ela detalhou que o bloqueio, conforme estabelecem as normas, é realizado com antibiótico. “Todos os comunicantes íntimos, como familiares da mesma casa e as crianças que estudavam na mesma classe receberam a medicação”, completa. A enfermeira da VE observa ainda que a medicação não pode ser ministrada de forma generalizada. E alerta: “Tomar antibiótico sem indicação pode induzir resistência e, se no futuro a pessoas necessitar desta medicação, ela pode não fazer efeito”.

Vacina
A VE observa que existe vacina contra a meningite do tipo C. Ele está disponível na rede particular e também na rede pública de saúde, devendo ser aplicada em crianças menores de 2 anos de idade. No primeiro ano de vida, são duas aplicações, sendo aos 3 e aos 5 meses de idade. Passado este período, deve-se fazer o reforço, quando a criança tiver de 1 ano a 1 ano e 3 meses. Para as pessoas acima de 1 ano de idade, a dose da vacina é única.


Mais sobre a doença

As meninges são membranas que revestem o cérebro. A meningite ocorre quando elas ficam inflamadas. A maior parte das meningites é causada por vírus ou por bactérias mas é possível que a doença ocorra por fungos ou por agentes não infecciosos como doenças reumáticas, inflamações e problemas vasculares.

Sintomas
-Rigidez na nuca, vômitos e dores de cabeça intensa;
-Nos casos mais graves, é possível a ocorrência de manchas vermelhas na pele;
-O diagnóstico é mais difícil em criança e recém-nascidos, mas é comum a falta de atividade e irritabilidade;
-O diagnóstico padrão é feito com a retirada de um líquido da espinha chamado líquor;

Transmissão
A forma mais comum de contágio é pelo ar, mas certos agentes infecciosos, como os enterovírus, são transmitidos por meio das fezes;
Uma pessoa infectada pode não desenvolver a doença, mas mesmo assim é capaz de transmiti-la;
Locais com grande concentração de pessoas são ambientes propícios à contaminação;

Tratamento
Viral - Apenas os sintomas são combatidos. Caso não apresente complicações, o paciente pode se curar em até 7 dias. Normalmente dispensa a necessidade de internação.
Bacteriano - Quadros bacterianos mais graves necessitam isolamento do paciente. Antibióticos injetados na veia são usados no combate à doença. O tratamento pode durar até 10 dias, caso não existam complicações. Pessoas em contato próximo com o paciente de meningite bacteriana podem precisar tomar antibiótico para diminuir o risco de transmissão.

Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (19) 3651-1702. (Gilmar Ishikawa/Assessoria de Comunicação)

Arquiteto cai em golpe ao comprar carro pela internet

O arquiteto TCC, de 31 anos, caiu em um golpe ao comprar um suposto Chevrolet Cruze, em um site de anúncios da internet. Ele efetuou um depósito de R$ 10 mil, a título de entrada do parcelamento do automóvel, que estava anunciado como sendo do modelo 2012.
Os golpistas, que fizeram a negociação pelo computador, também falaram com a vítima por telefone e disseram que ela poderia vir buscar o carro em São João da Boa Vista, em um estacionamento da Avenida Brasília. O problema é que o endereço citado pelos marginais não era correspondente a nenhuma concessionária. TCC saiu de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, onde mora e veio até São João. Como não encontrou o carro, ligou novamente para o telefone no qual falava durante a negociação e não foi mais atendido. Somente aí, o arquiteto percebeu que era vítima de estelionato. Por fim, TCC procurou a polícia e a agência bancária onde fez os depósitos, sendo informado de que a conta na qual depositou R$ 10 mil, está registrada na cidade de Itabuna, na Bahia. Não há suspeitos do crime. (portal Parabrisa)

Casa Paulista construirá 453 casas em Mogi Guaçu

Moradias beneficiarão 1.494 pessoas, além de gerar 1.359 empregos diretos e indiretos a partir das obras.


alckmin-mogiAlckmin fala aos presentes durante visita a Mogi-Guaçu, na manhã de ontem (25). Foto: Diogo Moreira
Famílias de Mogi-Guaçu com renda mensal de até R$ 1,6 mil serão beneficiadas com a construção de 453 casas em dois bairros residenciais do município. As unidades serão empreendidas a partir de uma parceria entre a agência de fomento habitacional Casa Paulista, programa do Governo do Estado e o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira (25), durante visita à cidade. A construção dos dois conjuntos (Residencial Pantanal I - 227 unidades habitacionais e Residencial Pantanal II - 226 unidades) beneficiará 1.494 pessoas, além de gerar 1.359 empregos diretos e indiretos a partir das obras. O investimento total será de R$ 40,5 milhões, sendo R$ 8,8 milhões destinados pelo Governo do Estado.
O governador Geraldo Alckmin destacou que cidades do entorno como Araras, Mogi-Mirim, São José do Rio Pardo, Pedreira e Santo Antônio de Posse, também receberão aportes do Casa Paulista para a construção de unidades habitacionais. “Estamos assinando hoje perto de 1.500 unidades. A gente complementa o recurso do Minha Casa Minha Vida e, com isso, consegue atender famílias que tem uma renda menor. Uma conquista para a região", afirmou Alckmin. A parceria com o Governo Federal prevê um aporte de até R$ 20 mil por unidade do Governo do Estado, a fundo perdido, para viabilizar as moradias. O atendimento habitacional priorizará os moradores de área de risco. Até setembro, já tinham sido aprovadas ou assinadas viabilizações para 47.777 unidades habitacionais no Estado.(Portal do Governo do Estado)

Pinhal participa de seminário da Investe SP

Evento capacita e orienta municípios paulistas que estão em busca de novos investidores

Com o objetivo de apresentar os trabalhos de atração de investimentos e conhecer o potencial de cada município, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - realizou nesta terça-feira, 24 de setembro, o 17º Encontro com Prefeituras Paulistas. O evento contou com a participação de representantes das cidades de Atibaia, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Itatinga, Leme, Limeira, Paulínia, Porto Ferreira, Potirendaba, Presidente Epitácio, Ribeira e São José do Barreiro. Pinhal foi representado pelo diretor de Habitação, Luiz Gonzaga Tessarine, que apresentou os programas de incentivo mantidos pela administração municipal, no sentido de atrair novos investimentos para o município.

Por meio da Investe SP, Governo do Estado ajuda a promover os
 municípios que querem atrair investidores
Na abertura do encontro, o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, enfatizou a importância de se estabelecer uma relação próxima com as prefeituras para manter o cadastro de informações municipais atualizadas no banco de dados da agência. "Quando o empresário estrangeiro nos procura para investir no Estado, ele quer um município que lhe ofereça as melhores condições. Por isso, essa aproximação da Investe SP com as prefeituras é fundamental para apontarmos as potencialidades de cada região e garantirmos o investimento", destacou. Em seguida, o diretor de fomento e crédito da Agência de Fomento Paulista – Desenvolve SP, Nadson Xavier, falou sobre as linhas de financiamento do Governo do Estado. “Nosso papel é atuar como um BNDES em nível estadual, oferecendo linhas de crédito que colaborem para o desenvolvimento de municípios e empresas de pequeno e médio porte”, disse. Xavier também explicou que o atendimento da agência é realizado a distância, por meio do site www.desenvolvesp.com.br.

Seminário

Os representantes das prefeituras participaram de um seminário, no qual o gerente geral de Relações Institucionais e Internacionais da Investe São Paulo, Wilson Soares, apresentou o passo-a-passo do trabalho da Investe SP no apoio aos municípios e as principais ações que as prefeituras devem desempenhar para atrair e atender bem o investidor. A apresentação abordou aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações em inglês, além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e seja capaz de atender prontamente o investidor. O município também pode, junto à Câmara Municipal, dentro do que a legislação permite, criar políticas de incentivo fiscal.

O gerente da Investe São Paulo ressaltou ainda que são as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria da Investe São Paulo. A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender às suas necessidades, levando-os inclusive para visitas a terrenos. Deste modo, quanto mais informação a Investe SP tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.

O diretor de Habitação, Zaga Tessarine, representou
 Espírito Santo do Pinhal no evento da Investe SP
Na segunda parte do seminário, as prefeituras tiveram a oportunidade de expor seus municípios e suas vocações para a atração de investimentos. Foram apresentadas atividades econômicas de maior destaque, polos industriais, estruturas de apoio ao empresário, universidades, centros tecnológicos, leis de incentivos fiscais, entre outros assuntos.

Segundo Zaga Tessarine, além de permitir conhecer o papel da Investe São Paulo no apoio aos municípios para a atração de investimento, o evento permitiu aos participantes a troca de informações sobre as ações que estão desenvolvendo. “A presença de Espírito Santo do Pinhal foi positiva na medida em que, além conhecer mais a fundo as atividades desenvolvidas e os benefícios colocados à disposição dos municípios tanto pela Investe São Paulo como pelo Desenvolve São Paulo, reuniu informações que serão úteis no aprimoramento dos trabalhos já desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico nesse processo de atração de novos investimentos para nosso município”, comentou.

O prefeito José Benedito de Oliveira (Zeca Bene), que assegurou a participação do município no evento, destaca as constantes ações da administração na busca por novos investidores. “Tudo o que temos feito tem como objetivo principal o desenvolvimento econômico do nosso município. Este seminário serviu para avaliar que nossas ações estão no caminho certo, ou seja, nosso trabalho diário é preparar esta cidade para o crescimento, para o desenvolvimento em todas as áreas”, diz.

Encontros com municípios
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, a agência Investe São Paulo está promovendo uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos.  Até o momento, já foram realizadas 17 reuniões, com mais de 100 municípios. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar sua inscrição pelo telefone (11) 3218-5769. Saiba mais sobre a Agência Paulista de Promoção de Investimentos no site: www.investe.sp.gov.br. (Gilmar Ishikawa)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Corinthians confirma dois jogos em Mogi-Mirim

Partidas contra Bahia e Atlético-PR acontecem nos dias 2 e 9 de outubro, respectivamente. Confrontos longe de casa fazem parte da punição imposta pelo STJD ao alvinegro da capital.


O estádio Romildo Ferreira, o ‘Romildão’, em Mogi-Mirim, está confirmado para receber dois jogos do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, informou o alvinegro paulista, na tarde de ontem (24). As partidas contra Bahia (dia 2/10) e Atlético-PR (9/10) fazem parte das quatro que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) obrigou o Timão a jogar a pelo menos 100km de São Paulo. O time foi punido por causa da briga entre seus torcedores e do Vasco na partida entre os clubes no dia 11 de agosto, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O acordo já estava sendo costurado desde a semana passada, quando a diretoria do Corinthians visitou as instalações do Mogi-Mirim. 
No entanto, havia a expectativa de que os alvinegros fechassem um pacote de quatro partidas, pois o clube ainda vai precisar arrumar locais para cumprir dois jogos da punição imposta pelo STJD diante de Criciúma (dia 19/10) e Santos (dia 27/10). Em 2005, o ‘Romildão’ recebeu o Corinthians após punição de três jogos imposta pelo mesmo STJD. Na ocasião, a penalidade ocorreu por conta de incidente dos torcedores, que atiraram objetos no gramado durante o clássico contra o São Paulo, no Pacaembu. À época, o Timão bateu o Flamengo, por 4 a 2, sem a presença de torcida. (Com informações do G1.)