Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Azeite de oliva produzido em Andradas vira destaque nacional

Azeite Borriello fabricado em Andradas (Foto: Fanpage)
Azeite Borriello fabricado em Andradas (Foto: Fanpage)
Um óleo de azeite de oliva fabricado em Andradas virou destaque nacional em matéria publicada pelo Jornal “O Estado de São Paulo”, o “Estadão”. A reportagem, assinada pela jornalista Paula Moura, diz que a produção de azeite brasileiro cresceu e melhorou e que pela primeira vez é possível montar um painel de degustação de azeites feitos no país, extraídos e engarrafados em diferentes regiões.

A matéria dá conta ainda que a produção de azeite brasileiro atingiu neste ano um nível de qualidade inédito. As duas maiores regiões produtoras de azeite no País – Serra da Mantiqueira e sul do Rio Grande do Sul – já somam cerca de 20 lugares. Por aqui até existe uma associação chamada de “Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive)”, que tem 45 associados entre Minas Gerais e São Paulo. 

E em busca dos melhores azeites brasileiros, especialistas visitaram os produtores destas três regiões diferentes do país citadas na reportagem. Ao final, eles fizeram uma relação dos melhores azeites, e entre eles está o da marca “Borriello”, fabricado em Andradas. De acordo com os especialistas, este azeite é “frutado”, possuindo “amargor médio” e “leve picância”, definido como “equilibrado”. 

A reportagem ainda informa que o azeite é produzido por Carla Retuci, que largou o mercado financeiro para fazer azeite com o marido, Mario Borriello, em Andradas. Eles então compraram uma máquina e estão extraindo azeite de “arbequina” e “grappolo”.

A Fazenda Três Barras Castanhal onde o azeite é feito está aberta a visitação. O valor de uma garrafa varia entre R$ 36,90 e R$ 68,00.   Por repórter Sandro de Pontes/Fonte: Portal da Cidade Poços de Caldas

Senac São João oferece atividades gratuitas voltadas ao empreendedorismo

Resultado de imagem para senac são joão da boa vista
divulgação
O Senac São Paulo estimula atitudes empreendedoras e participa pelo oitavo ano da Semana Global do Empreendedorismo, levando a discussão do assunto para suas 48 unidades em todo o Estado. Serão mais de 250 atividades – entre palestras, mesas redondas, exposições, oficinas, feiras e workshops – que acontecerão durante todo o mês de novembro.
A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento que reúne milhares de organizações em mais de 125 países para debater a importância do tema no desenvolvimento econômico e social. O intuito da ação é fortalecer e propagar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. No Brasil, o evento tem como principal articulador o Instituto Empreender Endeavor.
Destaques
No Senac São João da Boa Vista, no dia 9 de novembro, será realizada a palestra Empreender é um Estilo de Vida! ministrada por Rossiane Gomes Delgado Guimarães, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão de Pessoas, atualmente é Coordenadora de Secretaria no Senac São João da Boa Vista e com vasta experiência na confecção de artigos para festas.

Diante da atual crise econômica que o país vivencia, já pensou em ser microempreendedor? Adriana Maria Paiva da Costa, especialista em Gestão Empresarial pela Unifeob, com ênfase em Empreendedorismo e Plano de Negócios, responderá essa questão durante palestra sobre os benefícios advindos da nova figura do Empreendedor Individual, como mecanismo de formalização e fomento ao empreendedorismo, inclusive em relação a produtos e serviços desenvolvidos especificamente para esse público.
Para completar, no dia 11, descubra se sua marca é empreendedora. João Ricardo Gomes dos Reis, graduado em Sistemas de Informação, especializado em MBA em Marketing pela Unifeob, docente da área de aplicativos no Senac São Paulo e professor na Unifeob, abordará a importância da construção visual de uma marca para um projeto empreendedor de sucesso.
Ao todo serão mais de 250 possibilidades de entrar em contato com o tema em uma das 48 unidades do Senac em todo o Estado de São Paulo, onde o evento ocorrerá.
Para os que buscam mais conhecimento sobre os assuntos discutidos no evento, o Senac oferece diversos cursos relacionados ao segmento. Mais informações sobre os cursos e a programação do evento no Portal Senac: www.sp.senac.br.

Serviço
Semana Global do Empreendedorismo

Palestra: Empreender é um Estilo de Vida!
Data: 9 de novembro de 2015
Horário: das 18 às 19 horas

Palestra: Já Pensou em ser Microempreendedor (MEI)?
Data: 10 de novembro de 2015
Horário: das 18 às 19h15

Palestra: A Sua Marca é Empreendedora?
Data: 11 de novembro de 2015
Horário: das 18 às 19h15

Local: Senac São João da Boa Vista
Endereço: Rua São João, 204 – Centro
Informações: (19) 3366-1100 ou www.sp.senac.br/semanaglobal
Preço: Gratuito

Mulher é morta por andarilho na rodoviária de Aguaí

Na madrugada do último domingo (1), uma mulher de 35 anos foi assassinada próximo ao banheiro da Rodoviária de Aguaí. Segundo a Polícia Civil, a vítima era usuária de drogas e moradora de rua.

Conforme a Polícia, testemunhas disseram que uma briga entre ela e o suspeito, que também é andarilho, teria sido a motivação do crime. De acordo com a Polícia, o homem e teria dado uma facada no peito da vítima.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e chegou ir até o local, mas a mulher já estava morta. Após recolher relatos de testemunhas, o homem foi identificado e preso.  

Ele foi levado para o plantão policial e em seguida encaminhado para a Cadeia de São João da Boa Vista, onde permanece preso.   fonte  http://www.omunicipio.jor.br/Policia/2015/11/mulher-de-35-anos-e-morta-por-andarilho-na-rodoviaria-de-aguai.html

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Bombeiros fazem resgate de animais em perigo

 Lobo-guará

Um lobo-guará foi capturado em uma empresa de Mogi Guaçu. Segundo moradores, o animal foi visto andando nas ruas do setor durante a manhã, antes de se esconder na empresa Corns. O Corpo de Bombeiros foi chamado para fazer a captura do animal silvestre na manhã de segunda-feira (02).

Ainda não se sabe de onde esse animal veio, acredita-se que pode ter vindo do bairro rural Roseira. O animal foi levado para o zoológico de Mogi Mirim/SP, onde foi sedado para se acalmar e passar por exames.
“Aparentemente ele está bem, saudável”, informou o sargento Almir do Corpo de Bombeiros. O animal vai fazer alguns exames para ver se ele está 100% são, saudável, para ser solto.

Resgate de filhotes
Fotos: Bruno Damião / A Voz do Guaçu.
O resgate de quatro filhotes de cachorro mobilizou o Corpo de Bombeiros no sábado (31). O animal, uma fêmea prenha, entrou em uma tubulação no quintal de uma chácara em Mogi Guaçu. Segundo o Corpo de Bombeiros, a dona se desesperou ao encontrar os filhotes presos.´´Os cãezinhos foram encontrados pela dona já preso na tubulação.
 Ela nos ligou desesperada, temendo pela morte dos animais. Tentamos mantê-la calma e, depois do resgate, ficou bastante emocionada´´,Contou o Cabo Fernando Costa.
A tubulação precisou ser serrada para tirar os filhotes. Eles foram retirados sem ferimentos. Ainda segundo os bombeiros, o resgate durou cerca de meia hora.   fonte: A Voz do Guaçu

Curso Gratuito Lato Sensu Especialização em Informática na Educação

Termina no próximo dia 4 de novembro, o prazo das inscrições para o processo seletivo destinado ao curso gratuito de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Informática na Educação, ofertado pelo Câmpus São João da Boa Vista do Instituto Federal de São Paulo – IFSP. O atendimento ocorre das 9h às 21h, de segunda a sexta, na secretaria do Câmpus, que se localiza no Acesso Dr. João Batista Merlin, s/nº - Jardim Itália em São João da Boa Vista.

Estão disponíveis 30 vagas destinadas a docentes portadores de diploma de nível superior que atuam na Educação Básica, Média ou Superior, independente da área do conhecimento, assim como profissionais que atuam na Educação.

O objetivo do curso é capacitar profissionais da educação a conceber e a utilizar projetos educacionais incorporando as Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como objetos de aprendizagem eletrônicos.

O curso terá carga horária total de 480 horas, divididas em três semestres letivos.
A taxa de inscrição é de R$ 50,00. Mais informações podem ser consultadas no Edital nº 472/2015, do site: sbv.ifsp.edu.br              Fonte: IFSP/São João 

Empresário tenta implantar 'Tuk Tuk' em alternativa a charretes em Poços de Caldas

Triciclo para turistas funciona em caráter experimental 


Tuk Tuks já funcionam, mas precisam de regulamentação em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
Tuk Tuks já funcionam, mas precisam de regulamentação em Poços  (Foto: Reprodução EPTV)
Um empresário de Poços de Caldas (MG) tenta implantar na cidade um meio de transporte que seria uma alternativa os usos da charretes, que vem recebendo críticas de grupos de defesa dos animais por supostos maus-tratos a cavalos. O Tuk Tuk, um triciclo de cabine fechada, muito famoso na Índia, já está rodando na cidade em caráter experimental, mas ainda precisa de regulamentação para funcionar comercialmente.
"Esses veículos são de origem indiana e eles têm sido utilizados muito comumente em cidades turísticas, começou em Portugal, agora já está em Barcelona, tem também na Alemanha e na Holanda também está sendo difundido justamente com esse princípio que é ser usado para passeios turísticos", disse o empresário Mauro Canhão, que comprou os veículos.
Segundo o empresário, o objetivo não é substituir nenhum outro meio de transporte, mas sim proporcionar mais uma atração cultural para a cidade.
Uso de charretes é motivo de críticas de defensores de animais em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
Uso de charretes é motivo de críticas de defensores
de animais em Poços de Caldas (Foto: Reprodução
EPTV)
Os charreteiros, que fazem o transporte de turistas mais famoso da cidade, negam abusos com o transporte de tração animal e dizem que os profissionais respeitam os limites dos animais. 
"O charreteiro hoje trabalha com uma equipe de três animais, trabalha um dia, descansa dois, às vezes folgamos duas vezes na semana, resumindo o animal tem que se manter gordo bonito, com tratamento de veterinário, inclusive os nossos também e os animais hoje eles trabalham duas vezes na semana comendo 10 quilos de ração por dia", diz o charreteiro Francisco Carlos Rodrigues, que também é membro da associação do setor.
O secretário de Defesa Social da cidade diz que o município já estuda a regulamentação do serviço. "Esse tipo de serviço, nessa modalidade de triciclo com cabine fechada, comumente chamado de tuk tuk, é um serviço de transporte, ele faz parte do sistema e precisa de regulamentação por parte do município. Com a proposta de execução desses serviços e por recomendação do próprio prefeito, está sendo feito toda uma avaliação do ponto de vista para essa regulamentação, não só para essa modalidade mas para o transporte turístico de uma forma em geral", diz o secretário Luiz Carlos Lima.
Ainda conforme o secretário, será preciso um estudo para que o serviço funcione em conformidade com outros já existentes no município.
Ele é uma alternativa, já vem sendo utilizado em vários centros e pode passar a ser integrante do cenário de transporte de turismo da nossa cidade após sua regulamentação, que são os estudos técnicos que nos indiquem qual a quantidade, qual o itinerário, qual a dimensão do serviço no município, como essa modalidade vai interagir no espaço público com as outras de locomoção da cidade. Então é uma integração para fazer o transporte de uma forma sistêmica", diz o secretário Luiz Carlos Lima.

Campanha Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem

Idealizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, o foco é para a conscientização e prevenção do câncer de próstata

divulgação
O Instituto Lado a Lado pela Vida realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Novembro Azul em todo Brasil. A campanha, idealizada pela instituição, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1400 ações em todo o País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal.
Em 2015, centenas de ações ocorrerão em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul. Uma sessão solene será realizada no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a data e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada.
“Neste ano criamos um novo portal, o www.novembroazul.com.br, com um leque maior de informações e uma nova identidade visual. Queremos que o homem preste mais atenção à sua saúde e por isso teremos eventos e ações diversas para criarmos um forte impacto nesse público”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado, Marlene Oliveira.
O Comitê Científico da campanha também cresceu e conta com especialistas em áreas diversas além da oncologia e urologia, como fisioterapeutas, nutricionistas e sexólogos para atender todas as dúvidas. Haverá, ainda, uma série de vídeos educativos do Dr Dráuzio Varella, abordando o tema de forma clara e direta.
Sobre o Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
- Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.
- Diagnóstico
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.
- Fatores de Risco
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.
- Prevenção
Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.    fonte http://www.novembroazul.com.br/noticias/novembro-azul/novembro-azul-cuidar-da-saude-tambem-e-coisa-de-homem-aceita-o-desafio/