Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2015

Conta de água em SP vai subir 15,24% em junho

Resultado de imagem para conta de agua
ilustração
A conta de água e esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) ficará 15,24% mais cara a partir de junho. O reajuste extraordinário por causa da crise hídrica foi definido nesta segunda-feira (4) pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo) e supera os 13,8% autorizados preliminarmente em abril pelo órgão.

Segundo a Arsesp, foi autorizado um reajuste de 7,78% sobre as tarifas vigentes referentes à correção inflacionária e atualização do reajuste anterior e 6,91% referente à revisão extraordinária por causa do aumento de custo da energia elétrica e da queda de consumo de água durante a crise em 2014.

Os novos valores poderão ser aplicados 30 dias após a publicação da deliberação no Diário Oficial do Estado, que deve ocorrer nesta terça-feira (5). Em abril, a Sabesp manifestou publicamente que queria aumento de 22,7% na tarifa de água e esgoto para "garantir o equilíbrio econômico-financeiro" da companhia em meio à pior crise de estiagem em 85 anos.
Entidades ligadas à defesa do consumidor, do meio ambiente e à indústria criticaram a possibilidade de reajuste acima da inflação durante audiência pública no mês passado. Trata-se do maior reajuste na tarifa de água da Sabesp ao menos desde 2003. O último reajuste, de 6,5%, foi aplicado em dezembro, após a companhia ter adiado sua aplicação, que seria em maio, por determinação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição em outubro do ano passado. http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2015/05/04/conta-de-agua-em-sp-vai-subir-1524-em-junho.htm

Caixa reduz limite para financiar imóvel

Resultado de imagem para casa própria
ilustração
Começam a valer nesta segunda-feira, 4, as novas regras para financiar a casa própria pela Caixa Econômica Federal. Em geral, tornou-se mais difícil financiar o imóvel e especialistas já têm apontado o consórcio como uma opção. Três medidas da Caixa causam impacto direto na decisão de quem pretende tomar crédito. A primeira delas é o limite de financiamento de imóveis novos, que passou a ser de 90% do total do valor.
Além disso, para usados, o teto passou a ser de 50% do total do imóvel, dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), ou seja, imóveis que valem até R$ 750 mil nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Nos demais Estados, o valor máximo é de R$ 650 mil.
A terceira medida engloba imóveis mais caros. Para usados acima de R$ 750 mil, enquadrados no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o limite de financiamento passa a ser de 40% do valor total do imóvel.
As medidas foram anunciadas pelo banco público no fim do mês passado com o objetivo de driblar a falta de recursos no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, utilizados para liberar crédito pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Na prática, a Caixa passa a liberar menos dinheiro para as operações, principalmente no caso de imóveis usados e mais caros.
Vale lembrar que, no caso do financiamento popular (Minha Casa, Minha Vida), as regras anteriores permanecem inalteradas. O mesmo vale para empréstimos concedidos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS). No caso das operações feitas pela tabela Price, em que as parcelas aumentam progressivamente, o limite de financiamento pelo SFH já havia sido reduzido para metade do valor do imóvel.  http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/novas-regras-da-caixa-para-compra-de-imoveis-comecam-a-valer

Fatecs abrem período de inscrições para o vestibular

As inscrições para o vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo começam nesta terça-feira (5) e vão até às 15h do dia 9 de junho. A taxa de inscrição custa R$ 70. Serão oferecidas 15.325 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vestibularfatec.com.br. A prova será no dia 5 de julho. Do total de vagas oferecidas, 2 mil são para o ensino a distância distribuídas entre as 50 Fatecs.
O candidato que estiver cursando o ensino médio poderá se inscrever no vestibular, desde que apresente o certificado de conclusão do curso ao se matricular. No ato da inscrição é possível escolher um curso para ser a primeira opção e escolher a segunda opção, que o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial ou EaD) de primeira opção em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso (presencial ou EaD) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias – a relação dos cursos estará na internet, no momento em que o candidato for definir a segunda opção –, em qualquer Fatec e período.
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

domingo, 3 de maio de 2015

Polícia resgata parte da carga de mega-assalto em Santo Antonio do Jardim

Neste sábado (2), vinte homens fortemente armados invadiram o centro de distribuição, fizeram 80 funcionários reféns e carregaram oito caminhões e duas carretas com produtos
Parte da carga recuperada pela polícia de mega-assalto ao Magazine Luiza, em Louveira
Parte da carga recuperada pela polícia de mega-assalto ao
Magazine Luiza, em Louveira
A Polícia Civil de Campinas recuperou na noite deste sábado (2), em Santo Antônio do Jardim, divisa com o Sul de Minas Gerais, e a 133 km de Louveira, parte da carga roubada na madrugada de sábado, do Centro de Distribuição da Magazina Luiza. Segundo o delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Carlos Henrique Fernandes, policiais tiveram informações de que a carga seria levada para aquela região e uma equipe, com apoio do Garra, foi para o local, onde fez diligências por várias cidades até achar, por volta das 23h, o caminhão ao lado de um posto de combustível. 

O veículo estava sem a chave e trancado. Para abrir o baú, os policiais arrombaram os cadeados e descobriram a carga, sendo maior parte de tablets, celulares e jogos Xbox, com etiquetas da loja vítima. Como o veículo possui chave codificada, não foi possível ligá-lo e para trazê-lo para Campinas foi necessário guinchar com um caminhão especial. "É apenas uma parte da carga e não sabemos quantificar quanto foi recuperado", disse o chefe de investigação da DIG, Marcelo Hayashi. 

O caminhão foi roubado no dia 14 do mês passado, em Salto. A placa era clonada de um caminhão de Curitiba. Ninguém foi preso.Segundo a delegada assistente, Denise Florencio Margarido, a carga estava no local para descansar.

A investigação do roubo é feita pela DIG de Jundiaí e até ontem a tarde não se sabia o valor da carga levada pelos criminosos. Segundo o delegado titular da DIG Jundiaí, Luís Carlos Duarte, os auditores-fiscais da empresa não tinham conseguido fechar o que foi levado e a quantidade. 

Mesmo com essa localização, nossas investigações continuam. Já identificamos um integrante do bando”, comentou Duarte, frisando que não é descartada a hipótese de que o bando faça parte da quadrilha que roubou em julho do ano passado a empresa Samsung em Campinas. “Estamos trabalhando em conjunto para descobrirmos a autoria deste roubo. É muito importante o entrosamento das policias de Campinas e Jundiaí”, frisou o delegado do Deinter-2, Kleber Antonio Torquato Altale.

O caminhão com a carga foi levado para um barracão da empresa, cujo local não foi informado.

ROUBO
O assalto ocorreu na troca de turno dos funcionários por volta das 23h50. Os criminosos, ao menos 15, segundo Duarte, fingiram ser funcionários, com uniformes e crachás, usando peruca e barba postiça, renderam primeiro os vigias e depois os funcionários. Ao menos 80 trabalhadores foram rendidos e presos em um dos cofres onde ficam as cargas valiosas. A ação durou cerca de duas horas.
A princípio, a polícia informou que os bandidos levaram para o centro logístico, oito caminhões e duas carretas, mas Duarte disse que imagens do sistema de monitoramento mostram ao menos dois caminhões e duas carretas. “Os bandidos tinham informações de rotina da empresa e não usaram os funcionários para transportar a carga até os caminhões”, disse Duarte.  http://correio.rac.com.br/_conteudo/2015/05/capa/campinas_e_rmc/256253-policia-resgata-parte-da-carga-roubada-no-magazine-luiza.html

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Radares começam a multar nesta sexta-feira em Poços de Caldas

Ao todo, são 12 equipamentos que vão fiscalizar na Avenida João Pinheiro


Após acidentes, não há previsão de funcionamento de radares (Foto: Reprodução/EPTV)
Radares começam a multar nesta sexta-feira em Poços de Caldas (Foto: Reprodução/EPTV)
Os radares instalados na Avenida João Pinheiro, em Poços de Caldas (MG), começaram a multar a partir da 0h desta sexta-feira (1º). Ao todo, são 12 equipamentos, seis de cada lado da avenida, que vão multar os veículos que ultrapassarem a velocidade máxima permitida, que é de 60 quilômetros por hora.
Acidentes e atraso
No dia 16, um acidente de trânsito envolvendo um veículo da equipe do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que fazia o trabalho de aferição dos radares para que eles entrassem em funcionamento, atrasou a liberação dos equipamentos. No dia 11, um outro acidente também envolveu um dos radares. Um motorista que teria dormido ao volante bateu com o carro no poste que sustenta o radar instalado na Avenida Mansur Frahya.  O motorista do carro e a namorada dele foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos leves.  http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/04/radares-comecam-multar-nesta-sexta-feira-em-pocos-de-caldas-mg.html

Proposta de prefeito é rejeitada pelos servidores municipais de Pinhal

Foto: JLnoticias
Mais de 200 funcionários da prefeitura lotaram a Câmara Municipal de Espírito Santo do Pinhal na noite de quarta (29), durante assembleia para discutir o reajuste salarial 2015. A contraproposta feita pela equipe do prefeito José Benedito de Oliveira (Zeca Bene/PSDB) de 8,42% parcelado em duas vezes, não foi aceita por unanimidade pela categoria.
Segundo a presidente do sindicato que defende a categoria, Elisabete Spinelli, a administração tem folga na folha de pagamento para conceder o reajuste de uma só vez sem a necessidade de parcelamento. O próximo passo é encaminhar um ofício a prefeitura para informar o resultado da assembleia e aguardar alguma manifestação por parte do prefeito. Caso isso não ocorra, a categoria deve voltar a se reunir para deflagração de greve no próximo dia 12 de maio.
Durante a reunião ficou decidido que o próximo encontro dos servidores será no dia 12 de maio às 19h00. “Vamos para um enfrentamento, o sindicato tem o apoio da Federação e o mais importante, dos servidores. Ainda estamos decidindo o local, mas possivelmente no dia 12 vamos nos reunir em frente à prefeitura e nossa meta e colocar na rua mais de 400 servidores”, ressaltou a presidente.
Pelo menos três vereadores estiveram presentes na assembleia, o presidente da Câmara Municipal José Gilberto Viola, Toni Zibordi e Marquinho Rocha. Em conversa informal eles se posicionaram contra a atitude do prefeito em parcelar o índice e se colocaram a disposição dos servidores na negociação.  fonte: JLNotícias

Prefeito assina convênio para captação de águas pluviais na Vila São Pedro

divulgação
O prefeito José Benedito de Oliveira (Zeca Bene) esteve no Palácio dos Bandeirantes na tarde da última quarta-feira, 29, para a assinatura de um contrato para liberação de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) que viabilizará para Espírito Santo do Pinhal as obras de captação de águas pluviais na Vila São Pedro.
O evento, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, R$ 118 milhões para melhorias dos recursos hídricos e saneamento de SP distribuídos em 296 contratos assinados com municípios, sociedade civil e órgãos estaduais. “Os moradores da Vila São Pedro sofrem constantemente em dias chuvosos devido à grande quantidade de água que se acumula, dada a falta de captação. Este problema finalmente será resolvido e os moradores poderão ficar tranquilos em dias de chuva”, disse o prefeito.
“Os recursos do FEHIDRO serão repassados para as prefeituras e permitirão uma série de intervenções, como: obras de controle de perdas em redes de abastecimento; obras de estações de tratamento de esgoto; implantação de galerias de águas pluviais; promoção de ações educacionais para o uso racional da água; obras para a melhoria dos sistemas municipais de distribuição de água e esgoto; recuperação de nascentes e matas ciliares”, explicou o governador.