Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Chuva derruba árvores e deixa 10 mil clientes sem energia em Mogi Mirim

Tempestade atingiu a cidade no fim da tarde desta segunda-feira (2). 

Segundo Elektro, luz foi reestabelecida por volta de 1h desta terça (3).

Árvore cai em cima de carro após chuva forte da segunda-feira (Foto: Reprodução EPTV)
Árvore cai em cima de carro após chuva forte da segunda-feira (Foto: Reprodução EPTV)
Um temporal causou a queda de 20 árvores, de acordo com o Corpo de Bombeiros, e deixou cerca de 10 mil imóveis sem luz em Mogi Mirim (SP) nesta segunda-feira (2). De acordo com a Elektro, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade, a situação só foi normalizada na cidade por volta da 1h desta terça-feira (3). Duas árvores de grande porte caíram em cima de carros, uma na Avenida Brasília, próximo à escola Monsenhor Nora, e outra na Avenida 22 de Outubro, próximo ao Cemitério Municipal. A chuva atingiu a cidade por volta das 17h e não houve vítimas. Um anexo do Tiro de Guerra foi destelhado.  Outras cidades da região de Campinas (SP), como Itapira (SP) e Jaguariuna (SP), também registraram transtornos por causa da tempestade. 
Itapira
O temporal com ventos fortes que atingiu Itapira derrubou árvores e postes na cidade. A região dos bairros Boa Esperança e Assad Alcici sofreram interrupção no fornecimento de energia. Apesar dos incidentes, de acordo com a Defesa Civil, ninguém ficou ferido e o trânsito no município não foi prejudicado. A CPFL informou que a queda de árvores de grande porte na Rua Teresa Paoletti e na via Jarbas Gali causaram a interrupção no fornecimento de energia.
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/02/chuva-derruba-arvores-e-deixa-10-mil-clientes-sem-energia-em-mogi-mirim.html

Em 30 minutos, temporal derruba 45 árvores em São João

Além disso, muitas casas foram destelhadas e parte da cidade ficou sem luz.


Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil fizeram o corte e retirada das árvores.


Chuva causou estragos em São João da Boa Vista (Foto: Arthur Santos/Arquivo Pessoal)
Chuva causou estragos em São João da Boa Vista(Foto: Arthur Santos/Arquivo Pessoal)
Uma forte chuva na tarde desta segunda-feira (2) derrubou pelo menos 45 árvores em São João da Boa Vista (SP). Além disso, muitas casas foram destelhadas, um muro caiu e parte da cidade ficou sem luz. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do município fizeram o corte e retirada das árvores que bloqueavam o acesso às ruas centrais e avenidas.
Casas ficaram destelhadas e muro desabou em São João da Boa Vista (Foto: Arthur Santos/Arquivo Pessoal)
Casas ficaram destelhadas e muro desabou
(Foto: Arthur Santos/Arquivo Pessoal)
O pluviômetro da estação de tratamento da Sabesp registrou 26,6 milímetros de chuva em apenas 30 minutos, um volume considerado alto para um curto espaço de tempo.
De acordo com a concessionária Elektro, no início da noite, 30 funcionários trabalham para restabelecer o fornecimento de energia nas regiões afetadas pelo temporal e descargas atmosféricas. Até a publicação, a Elektro já havia restabelecido o fornecimento para 50% dos clientes afetados.  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/02/em-30-minutos-temporal-derruba-45-arvores-em-sao-joao-da-boa-vista-sp.html

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Homenagem a Quércia gera polêmica em São João

divulgação
Uma homenagem da Prefeitura Municipal ao ex-governador Orestes Quércia está causando polêmica em São João da Boa Vista. O político do PMDB (mesmo partido dos dois últimos prefeitos da cidade Nelson Nicolau e o atual, Vanderlei Borges de Carvalho), governou o estado entre 1987 e 1991 e faleceu em 2010. Segundo o Executivo local, Quércia daria nome ao novo Centro Administrativo da cidade, graças a sua influência na duplicação da rodovia que liga São João a Aguaí. 

Segundo a Prefeitura, o líder do PMDB também teria liberado verba para a construção de casas populares e, ainda, ter sido escolhido Cidadão Sanjoanense, pela Câmara de Vereadores, em 1984.

Via internet, porém, muitos sanjoanenses questionam a escolha, apontando Orestes Quércia como envolvido em casos de corrupção. O mais notório deles, segundo a revista Veja, foi o desvio de verbas do Banespa, em 1990, quando o governador teria tomado dinheiro emprestado do banco estatal, financiando a campanha de Luiz Antonio Fleury Filho, seu sucessor e aumentando o salário do funcionalismo público pouco antes das eleições. 

O inventário de Quércia apontaria, ainda, um patrimônio de R$ 1,5 bilhão. Revoltados com a escolha do nome de Quércia para a homenagem, os internautas sanjoanenses lançaram um abaixo-assinado na rede. Os participantes querem que a homenagem seja outorgada a um sanjoanense, retirando o nome de Quércia, que também foi vereador e prefeito de Campinas, do novo Centro Administrativo.  http://www.parabrisa.com.br/index.php?page=noticias&id=15733

Dengue deixa cidades da região em alerta

ilustração
A situação da dengue na região está complicada, com surtos e epidemias na maioria das cidades. A pior situação é a de Aguaí, que já registrou mais de 650 casos confirmados da doença. O caso está tão grave, que a promotoria daquela cidade instaurou um inquérito e vai investigar a situação da doença, ouvindo nos próximos dias representantes do departamento de saúde da Prefeitura.

O órgão quer mais explicações sobre a epidemia, inclusive o motivo da abertura da capela da antiga Santa Casa para atender pacientes com dengue, já que os espaços públicos já não são suficientes. O pronto-socorro continua lotado e de acordo com a coordenadoria, o sistema que registra novas notificações da doença está fora do ar e não tem prazo para voltar a funcionar. Segundo informações, a diretoria regional de Saúde de São João da Boa Vista também fez uma auditoria em todas as unidades da cidade, onde foram descobertas inúmeras irregularidades, o que podem ter sido responsáveis para que a situação chegasse ao quadro atual. 

O inquérito deve ser concluído nos próximos dias. O departamento de saúde de Aguaí informa no último relatório oficial que são mais de 650 casos de dengue confirmados, 410 de o ano passado. 
 
Epidemia
No pronto-socorro da cidade vizinha, 70% dos atendimentos realizado por dia são de pacientes com suspeita da doença ou de pessoas que apresentaram piora no quadro, depois de terem sidos medicados. Outra cidade que apresentou problemas com a dengue é Pirassununga, que declarou situação de alerta. A cidade soma 115 casos confirmados e 176 suspeitos e tenta evitar uma epidemia da doença. Porto Ferreira e Mococa também sofrem com a doença. As duas cidades vivem uma epidemia e tentam combater o problema com mutirões e concentração das equipes de combate à dengue nos bairros com mais infectados.
 
São João
Em São João os números atualizados mostram 43 casos confirmados da dengue, sendo que 26 são autóctones e 17 importados, todos já em tratamento. Segundo a prefeitura de São João existe a preocupação de que novos casos surjam, por isso, o trabalho nos bairros e na zona rural continua com agentes eliminando os possíveis criadouros do mosquito.  http://www.omunicipio.jor.br/Regiao/2015/02/dengue-deixa-cidades-da-regiao-em-alerta.html

Mogi Mirim joga contra o Santos nesta quarta

Ingressos para o jogo contra o Santos começam a ser vendidos

divulgação
Os ingressos para a partida contra o Santos, na quarta-feira, às 22h, no Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, começaram a ser vendidos nesta segunda-feira, um dia antes do programado anteriormente. O valor é R$ 40, com meia-entrada de R$ 20. O preço é o mesmo para as torcidas do Sapo e do Peixe. A carga total de ingressos colocada à venda é de 8 mil.
As bilheterias do estádio ficam abertas das 9h às 17h. Na quarta-feira, as vendas seguem até o horário do jogo. Estudantes, professores de escolas estaduais e municipais, e idosos acima de 60 anos têm direito a pagar metade do valor do ingresso. No final da tarde de quarta-feira, as ruas em torno do estádio do Mogi serão fechadas para facilitar o deslocamento dos torcedores.  http://opopularmm.com.br/ingressos-para-a-partida-contra-o-santos-custam-r-40-12427

PM de Pinhal prende dois jovens com um quilo de maconha e cocaína

Foto: Divulgação PM
Depois de tentarem fugir de uma abordagem policial, dois jovens moradores de Andradas (MG), foram presos em flagrante com um quilo de maconha e 10 “pinos” de cocaína na noite de quinta (29). Segundo informações dos Pms Cabo Doné e Soldado Bezerra, os acusados foram vistos em uma motocicleta pela SP-346, próximo ao bairro Monte Alegre em Espírito Santo do Pinhal.
“Foi dado sinal de parada, mas eles empreenderam fuga sentido a Santo Antônio do Jardim”, comentou um dos policiais que participou da ocorrência. 

Durante o percurso, já próximo a um posto de combustíveis que fica às margens da pista, um dos indivíduos dispensou parte da droga, no caso os “pinos de cocaína” e pouco mais à frente jogou outra sacola com o tijolo de maconha.

Com apoio de viaturas de Santo Antônio do Jardim os suspeitos foram abordados e com eles a polícia encontrou ainda R$58,00 em dinheiro. Ambos foram encaminhados a delegacia de Espírito Santo do Pinhal onde acabaram presos em flagrante por tráfico de drogas. 

MEC divulga hoje resultado da primeira chamada do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (2) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). As informações estarão na página do programa. Também a partir de hoje, os candidatos selecionados devem comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações prestadas na hora da inscrição. O programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, são ofertadas 213.113 bolsas – 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas são para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Os selecionados deverão comparecer às instituições até o dia 9 de fevereiro. Entre os documentos a serem apresentados estão: de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimento e comprovante de conclusão do ensino médio. A lista completaestá na pagina do ProUni.

No dia 19 será divulgado o resultado da segunda chamada. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março. Segundo balanço parcial do MEC, até poucas horas antes do fim do prazo de inscrição o programa registrava mais de 1,4 milhão de inscritos, número que superou o total do ano passado.  http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-01/mec-divulga-hoje-o-resultado-da-primeira-chamada-do-prouni