Páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Homenagem a Quércia gera polêmica em São João

divulgação
Uma homenagem da Prefeitura Municipal ao ex-governador Orestes Quércia está causando polêmica em São João da Boa Vista. O político do PMDB (mesmo partido dos dois últimos prefeitos da cidade Nelson Nicolau e o atual, Vanderlei Borges de Carvalho), governou o estado entre 1987 e 1991 e faleceu em 2010. Segundo o Executivo local, Quércia daria nome ao novo Centro Administrativo da cidade, graças a sua influência na duplicação da rodovia que liga São João a Aguaí. 

Segundo a Prefeitura, o líder do PMDB também teria liberado verba para a construção de casas populares e, ainda, ter sido escolhido Cidadão Sanjoanense, pela Câmara de Vereadores, em 1984.

Via internet, porém, muitos sanjoanenses questionam a escolha, apontando Orestes Quércia como envolvido em casos de corrupção. O mais notório deles, segundo a revista Veja, foi o desvio de verbas do Banespa, em 1990, quando o governador teria tomado dinheiro emprestado do banco estatal, financiando a campanha de Luiz Antonio Fleury Filho, seu sucessor e aumentando o salário do funcionalismo público pouco antes das eleições. 

O inventário de Quércia apontaria, ainda, um patrimônio de R$ 1,5 bilhão. Revoltados com a escolha do nome de Quércia para a homenagem, os internautas sanjoanenses lançaram um abaixo-assinado na rede. Os participantes querem que a homenagem seja outorgada a um sanjoanense, retirando o nome de Quércia, que também foi vereador e prefeito de Campinas, do novo Centro Administrativo.  http://www.parabrisa.com.br/index.php?page=noticias&id=15733

Nenhum comentário:

Postar um comentário