Páginas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Trem turístico pode ser reativado na divisa entre Minas Gerais e São Paulo

Transporte turístico pode voltar entre Poços de Caldas e Águas da Prata.


Prefeitura recebeu ofício da Dnit que autoriza aquisição de trilhos


Trem turístico pode retornar entre Poços de Caldas e Águas da Prata (Foto: Reprodução EPTV)
Trem turístico pode retornar entre Poços de Caldas e Águas da Prata (Foto: Reprodução EPTV)
O trem turístico que funcionava entre Poços de Caldas (MG) e Águas da Prata (SP) na década de 1990, através da Linha Férrea Mogiana, poderá ser reativado. Na semana passada, a Prefeitura de Poços de Caldas recebeu um ofício do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que autoriza a aquisição de trilhos para reativar a linha de trem. Os trilhos deverão vir do município de Barão de Cocais, na região central do estado e também de Três Corações (MG), onde estão sem utilidade.
Um estudo de viabilidade técnica foi feito pela prefeitura e apresentado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Ao todo, deverão ser reativados 9 quilômetros de extensão da linha, divididos em dois trechos.
O trem turístico está desativado há mais de 20 anos em Poços de Caldas. A Linha Mogiana, que é um ramal de Caldas (MG), funcionou como transporte de passageiros até o ano de 1976. Em 1990, ela viabilizou o passeio turístico que era feito entre Poços de Caldas e Águas da Prata. Parte do trecho ainda funciona, mas só para o transporte de minério administrado pela Ferrovia Centro Atlântica, CBA, que é uma subsidiária da Vale. O trem sai de Poços de Caldas e segue até a cidade de Alumínio (SP).
Em abril do ano passado, centenas de pessoas participaram de uma manifestação popular pedindo a volta do trem turístico. Um abaixo-assinado também foi feito pelo retorno do serviço. fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/12/trem-turistico-pode-ser-reativado-na-divisa-entre-minas-gerais-e-sao-paulo.html

Eleitor tem até quinta-feira para justificar ausência no primeiro turno

ilustração
Termina na próxima quinta-feira (4) o prazo para que os eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno apresentem a justificativa de ausência ao juiz eleitoral. O requerimento pode ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviado por via postal ao juiz da zona eleitoral em que o eleitor está inscrito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justificativa de ausência deve ser acompanhada de documentos que comprovem a impossibilidade de comparecimento no dia da eleição, nesse caso, 5 de outubro.

O prazo de quinta-feira vale para os eleitores que não compareceram à seção eleitoral, nem justificaram a ausência no primeiro turno. Para o segundo turno, o prazo vai até 26 de dezembro, 60 dias após o pleito. O eleitor que deixou de votar no primeiro e no segundo turnos deverá apresentar a justificativa para cada turno separadamente. A lista de endereços dos cartórios eleitorais pode ser consultada na página do TSE na internet.  fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-12/eleitor-tem-ate-quinta-feira-para-justificar-ausencia-no-primeiro-turno

Rivaldo inova e coloca o Mogi Mirim a venda em rede social

O ex-melhor jogador do mundo, Rivaldo, irá vender o Mogi Mirim. Presidente do clube desde outubro de 2008, o pentacampeão comunicou a decisão através de sua conta pessoal no Instagram. Não explicou, porém, os motivos que o fizeram tomar tal decisão, apenas disse que são "de ordem particular". No ano passado, a venda do clube chegou a ser anunciada, mas o negócio não deu certo.
Nesses seis anos com Rivaldo no comandou do clube, o Mogi Mirim se alternou entre as glórias e as controvérsias.
Logo que chegou ao clube, mudou o nome do estádio, que era Papa João Paulo II para Romildo Vitor Gomes Ferreira, seu pai. Antes de rebatizar o estádio, Rivaldo teria tentado nomeá-lo novamente como Estádio Wilson Fernandes de Barros, mas a família do ex-presidente do clube não permitiu. O jogador também nomeou sua esposa como vice-presidente, e seu filho, de 19 anos, como presidente do conselho deliberativo.
Em 2014, chegou a proibir a entrada da imprensa nos treinos do clube. Além disso, passou a sortear brindes nos intervalos para tentar aumentar a baixa média de público do clube, e por muitas vezes substituiu o tradicional "bicho" em dinheiro, por rodízios em churrascarias. Apesar disso, sua gestão não foi apenas marcada pelas excentricidades extracampo.
Sob sua direção, o clube conquistou um título paulista do interior (2012), um paulista sub-20 (2013), dois acessos nacionais (da série D à série B) em três anos e chegou à uma semifinal do Paulistão em 2013.
O eterno camisa 10 ressaltou que só deixará a administração do clube após uma "transição saudável".  fonte: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/noticias/rivaldo-inova-e-coloca-clube-a-venda-em-rede-social

Tirar carteira de habilitação está custando mais caro

Entre as modificações no processo, candidato terá que fazer mais aulas práticas de direção.

ilustração
A partir desta segunda tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está mais caro no Brasil. Só para realizar as aulas práticas de direção, por exemplo, o candidato terá que desembolsar cerca de 25% a mais do que ele teria que pagar até o mês passado. Isso porque uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aumentou o número mínimo de horas/aula que o candidato deve fazer antes de se submeter ao exame de prática de direção veicular.

O valor exato do acréscimo varia de acordo com a autoescola ou o serviço que for escolhida pelo aluno.

Segundo o texto da resolução 493, de 5 de julho deste ano, os alunos deverão fazer o mínimo de 25 horas/aula práticas para a categoria B – antes eram 20horas/aula. Dessas, cinco precisarão ser realizadas no período noturno. Além de ampliar a carga horária, o documento prevê o uso de simuladores à noite. Entretanto, não se trata de uma obrigatoriedade e sim de uma opção para autoescolas e alunos.

Aqueles que desejam adicionar à CNH a categoria A (moto) terão que fazer o mínimo de 15 horas/aulas práticas, sendo que três delas precisarão ser desempenhadas no período noturno. Já os motoristas que quiserem acrescentar a categoria B terão que completar 20 horas/aula. Quatro delas deverão ser ministradas à noite.

Responsabilidade. De acordo com o texto da resolução, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é responsável por fiscalizar de maneira direta e permanente os requisitos e exigências da resolução do Contran. No entanto, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) são responsáveis por comprovar a realização das aulas de prática veicular e aulas em simulado no período noturno. As autoescolas tiveram quase cinco meses entre a publicação da resolução e a data de sua entrada em vigor para se adequar às novas exigências definidas pelo Contram.  Fonte: O Tempo

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Prefeitura de Poços de Caldas lança edital para concurso público

Vagas são de nível médio, técnico e superior para área de saúde bucal.


Salários variam de R$ 868,62 a R$ 2.267; inscrições vão até 15 de janeiro.


A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG) divulgou edital para concurso público para preenchimento de vagas no quadro de funcionários. Ao todo, estão disponíveis 14 vagas na área de odontologia e saúde bucal para cargos de nível médio, técnico e superior. Para os cargos de nível médio, são quatro vagas disponíveis para auxiliar em saúde bucal e uma vaga para auxiliar em prótese dentária. Os salários são de R$ 868,62 para uma carga horária de 40 horas semanais. O valor da inscrição é de R$ 30.

No nível técnico, está disponível uma vaga para técnico em prótese dentária. A carga horária é de 40 horas semanais com remuneração de R$ 2.108,69. Para esta vaga é necessário registro no respectivo conselho. A taxa de inscrição é de R$ 99. Já para o nível superior, estão disponíveis duas vagas para cirurgião dentista especialista em prótese, duas vagas para cirurgião dentista especialista em periodontia, duas para cirurgião dentista especialista em endodontia, uma vaga para cirurgião dentista especialista em pacientes com necessidades especiais e uma vaga para cirurgião dentista especialista em cirurgia buco-maxilofacial. Para estas vagas a carga horária é de 20 horas semanais e remuneração de R$ 2.267. A taxa de inscrição é de R$ 107.
Os candidatos poderão fazer as inscrições pelo site da instituição que organiza o concurso, que você acessa por aqui, no período de 15 de dezembro de 2014 até às 23h59 do dia 15 de janeiro de 2015.  As provas serão realizadas no dia 14 e/ou 15 de março de 2015. O dia, horário e local serão definidos no cartão de inscrição. O concurso tem validade de 2 anos e poderá ser prorrogado uma vez pelo mesmo  período.  http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/12/prefeitura-de-pocos-de-caldas-lanca-edital-para-concurso-publico.html

Bandidos assaltam banco em Mogi e trocam tiros com a GCM

foto: Mogi Guaçu Acontece
Bandidos fortemente armados em pelo menos 2 carros assaltaram por volta das 10h20 da manhã o Banco Mercantil, que fica no Centro de Mogi Mirim. Segundo testemunhas, um Corola prata e um Jetta preto estacionou em frente o banco, minutos após um carro-forte sair da agência. Metade da quadrilha entrou no banco e roubou diversos malotes enquanto outra parte da quadrilha ficou do lado de fora com armamento pesado a espera da polícia.

Minutos após eles fugiram e saíram disparando pelas ruas da região central de Mogi Mirim. Ao encontrarem um viatura da GCM pela frente, os bandidos atiraram contra a mesma, mas os GCM´s já não estavam mais no carro.



Pouco tempo depois, os dois carros foram abandonados na Pedreira Degrava, em uma estrada de terra quem tem acesso pela rodovia Deputado Estadual Nagib Chaib, que liga Mogi Mirim a Mogi Guaçu. Foi encontrado dentro de um dos carro cerca de R$ 4 mil reais. Testemunhas viram uma van branca no local, a qual foi encontrada na região do Parque das Laranjeiras, mas nenhum bandido ainda foi preso, policias militares e civis estão investigando o caso.  fonte: http://www.mogiguacuacontece.com.br/2014/bandidos-assaltam-banco-em-mogi-e-trocam-tiros-com-a-gcm.php

Comerciante comete suicídio depois de tentar matar amigo


O comerciante João Francisco Manera, 32, conhecido como “Chico Manera”, morador do Tucura, foi encontrado morto em um canavial às margens da SPI- 177/342, que liga Mogi Guaçu a Itapira, na tarde de domingo (30). Ele era o principal suspeito de uma tentativa de homicídio ocorrida na noite anterior contra o empresário Rodrigo Manara Fernandes, 32, morador da Fazenda Santo Antônio do Pinheiro, zona Rural de Mogi. Baleado nas costas, a vítima foi atendida no Hospital 22 de Outubro e não corre risco de morte. Acredita-se que, possivelmente, arrependido do ato, João Francisco tenha cometido suicídio na mesma noite do atentado. Contudo, os fatos ainda estão sendo apurados pela Polícia Civil de Mogi Mirim e Itapira.

Chico Manera cometeu suicídio depois de tentar

 matar o amigo (Foto: Reprodução/Mídia Social)
Segundo informações do boletim de ocorrência, os disparos em via pública aconteceram às 18h25 de anteontem (29), na Rua Padre José, no centro de Mogi. Testemunhas acionaram a Polícia Militar informando sobre tiros em frente ao número 180. Essas mesmas testemunhas disseram que houve um desentendimento entre Rodrigo Fernandes e Chico Manera, que teria ido embora após a briga e retornado minutos depois. Ao regressar, ele atirou três ou quatro vezes contra Rodrigo, que foi atingido nas costas. Mesmo baleado, ele conseguiu conduzir a moto Honda CBR 1000cc, amarela, até o Hospital 22 de Outubro, onde foi atendido. Por sorte, os ferimentos não foram graves e ele foi liberado na mesma noite.

A Polícia Civil informou que a PM foi até a casa de Chico, mas ele não estava no imóvel. Havia uma moto na garagem, semelhante ao veículo mencionado pelas testemunhas na lanchonete. No mesmo cômodo havia um coldre para revólver. Tudo foi periciado pela Polícia Cientifica – locais, objetos e veículos.

Encontrado morto
O corpo de Chico Manera foi encontrado às 17h30 de ontem (30), em meio a um canavial nas proximidades da fazenda Jacuba, zona Rural de Itapira. A localização do corpo ocorreu enquanto os guardas civis verificavam uma denúncia. Imediatamente, os GCM´s isolaram a área e acionaram as polícias Civil e Científica.

O delegado Dalton David Ferreira acompanhou o trabalho da perícia. Foi observado que havia uma GM Montana, branca, parada ao lado do canavial, com a porta do lado do motorista aberta e o corpo atrás do veículo, caído na estrada, com um ferimento no lado direito da cabeça. Ao lado do cadáver havia um revólver carregado com três cartuchos, sendo um deflagrado. Dentro do carro havia ainda um celular e uma carteira com documentos em nome da vítima e uma comanda de um estabelecimento comercial de Mogi Mirim, perto do local onde o comerciante teve a briga com o empresário.

Dalton informou que, aparentemente, a vítima se suicidou, porém, há necessidade de esclarecimento do fato. “Vamos esperar o resultado dos laudos para concluir o inquérito policial”, disse ele, explicando que aguardará o resultado dos exames necroscópico e residuográfico, além do laudo da Polícia Cientifica.  fonte: http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=2643