Páginas

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Reunião discute início de Campanha de Prevenção à dengue

Em reunião realizada no departamento de Educação na última quinta-feira, 28 com a presença de representantes do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, secretaria da Saúde e departamento de Meio Ambiente, foi abordada a temática da Campanha de Combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti.
Apesar de Espírito Santo do Pinhal ser uma das cidades da região que tem o menor número de casos (ao todo a cidade registrou 11 casos, sendo seis importados e cinco autóctonos, isto é, adquiridos na própria cidade).
Comparando o número de casos de Espírito Santo do Pinhal com cidades como São João da Boa Vista (365 casos), Mogi Guaçu (723 casos), Mogi Mirim (855 casos) ou Casa Branca que tem um surto com 2157 casos, percebe-se que o caso está sob controle no município. “Mas não podemos descuidar, porque estamos cercados por cidades que possuem muitos casos de dengue e se não dermos atenção para o controle do mosquito e dos casos na cidade, correremos um grande risco de aumentar os casos. Por isso, vamos iniciar a Campanha e esperamos que toda a população se conscientize”, disse o coordenador do CCZ, Hidalgo Souza. fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal

Santa Casa dá sua versão sobre bactéria na UTI em São João

Após a divulgação que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista teria sido evacuada por conta de uma bactéria, no dia da divulgação ainda desconhecida, o hospital enviou nota com a sua versão sobre o acontecimento. A Santa Casa não desmente a presença de uma bactéria na UTI, mas diz que a mesma já foi identificada e os tratamentos devidos instituídos. Confira a nota da Santa Casa na íntegra:

“Em relação à divulgação da interdição da UTI da Santa Casa comunicamos a toda imprensa e a população a verdadeira conduta adotada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, como relatamos a seguir: Como medida de prevenção das infecções hospitalares e tendo em vista as altas ocorridas na ultima quinta-feira dia 28/08/2014 na Unidade de Terapia Intensiva - UTI, a Santa Casa suspendeu a internação de novos pacientes na UTI de forma a intensificar a realização das rotinas de limpezas terminais e reparos em mobiliários e estrutura física (desgastes naturais) em geral, tal medida foi adotada para eliminar e/ou diminuir a quantidade de carga microbiana na unidade, já que são atendidos pacientes com alto grau de complexidade e que necessitam de procedimentos invasivos, portanto são mais suscetíveis a adquirirem infecção hospitalar.

Em resposta ao divulgado, sem o devido esclarecimento técnico por parte da Diretoria da Santa Casa, quanto ao aparecimento de bactérias multirresistentes, todos os exames foram realizados e a mesma foi identificada e os tratamentos foram instituídos.


Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os pacientes que possuem risco para infecção hospitalar são: os que ficam longos períodos internados; os que já usaram ou fazem uso continuo de antibióticos; os internados em UTI; os que apresentam severidade das doenças de base e deficiência imunológica; pacientes com queimaduras graves ou cirurgia extensa e o uso de procedimentos invasivos, portanto, ressaltamos novamente que foram instituídas conforme protocolo estabelecido pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH medidas para prevenção e controle das infecções, a fim de assegurar qualidade na assistência oferecida aos nossos pacientes”.
fonte http://omunicipio.jor.br/Sao-Joao/2014/09/santa-casa-da-sua-versao-sobre-bacteria-na-uti.html   

Notícias Policiais de Pinhal

ROUBO

No dia 27 de agosto, o motorista ARS, 40 anos, residente em Caldas – MG, conduzia um ônibus da Prefeitura Municipal de Caldas – MG e junto com um amigo, aguardavam a saída de alunos de uma escola técnica em São João da Boa Vista, momento em que foram rendidos por dois indivíduos armados com revólver, os quais anunciaram o assalto e subtraíram dos mesmos um aparelho celular e a quantia de R$ 450,00 em dinheiro. Os indivíduos tomaram a direção do ônibus e fizeram as vítimas reféns, tomando sentido à rodovia SP 342 e nas proximidades de um clube de campo em Espírito Santo do Pinhal, libertaram as vítimas e tomaram rumo ignorado. Policiais militares foram no atendimento desta ocorrência, sendo o fato irradiado as cidades circunvizinhas e policiais militares de Mogi Mirim, conseguiram localizar o ônibus estacionado no pátio de um auto posto às margens da Rodovia SP 340, com placas adulteradas, contudo os meliantes não foram encontrados. A ocorrência foi apresentada na delegacia de polícia civil, onde foi elaborado o boletim de ocorrência sobre os fatos.


APREENSÃO DE DROGAS NO JARDIM SANTA RITA
No dia 28 de agosto, por volta das 16h30min, policiais militares realizavam patrulhamento pela Simone Fernandes Miranda, no Jardim Santa Rita, pois existem informações de que naquele local, indivíduos estariam realizando o tráfico de drogas. Algumas pessoas foram abordadas e com eles nada de ilícito foi encontrado. As buscas próximo ao local se estenderam e em um terreno baldio, em meio a uma vegetação, foi localizado um saco plástico que continha em seu interior dezoito porções contendo maconha. As drogas foram apreendidas e apresentadas na delegacia de polícia civil, onde foi elaborado o boletim de ocorrência sobre os fatos.


FLAGRANTE DE TRÁFICO DE DROGAS
Na tarde do dia 28 de agosto, policiais militares possuíam informações de que um indivíduo morador na Rua Professor Eduardo Rodrigues, no Bairro Dadá Marinelli, estaria praticando a atividade ilícita de tráfico de drogas em um bar na Vila Palmeiras. Diante dos fatos foram realizadas diligências e o mesmo foi localizado no referido estabelecimento comercial, sendo  identificado como sendo o balconista KAQ, 39 anos e munidos de um Mandado de Busca e Apreensão, os policiais foram até a casa do indivíduo, onde foram procedidas buscas, sendo apreendido um tijolo de maconha pesando aproximadamente 0,400 Kg, duas porções compactadas de cocaína, duas balanças, uma faca, um aparelho celular e a quantia de R$ 77,00 em dinheiro. O balconista foi preso e apresentado na delegacia de polícia civil, onde foi autuado em flagrante delito por tráfico de drogas, sendo recolhido na cadeia pública de São João da Boa Vista.

Mogi Guaçu abre concurso para a área de Educação

ilustração
A Prefeitura de Mogi Guaçu está com inscrições abertas, a partir desta segunda-feira, para a contratação de profissionais na área de Educação para o próximo ano. Há oportunidades de níveis médio/magistério e superior nos cargos de Auxiliar de Educação, Auxiliar de Educação Inclusiva, Interlocutor de Libras, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Básica I e Professor de Educação Básica II em diferentes áreas.
A remuneração varia de R$ 16,13 por hora-aula a R$ 1.913,24 mensais. Os interessados devem preencher o formulário pelo site www.sigmarh.com.br e pagar uma taxa de R$ 10,00.

Segunda dose da vacina contra HPV começa a ser aplicada nesta segunda-feira

ilustração
A segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) começa a ser aplicada nesta segunda-feira (1º) em meninas de 11 a 13 anos. A vacinação será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde. A primeira dose foi aplicada em março deste ano. A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alertou que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização. "Sem a segunda dose da vacina, não há proteção".

Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. Barbosa lembrou que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas na região anal e genital. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, 4,3 milhões de meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas na primeira etapa, totalizando 87% da taxa de cobertura. O ministro reforçou a necessidade de alta cobertura nos Estados e municípios na segunda etapa de vacinação.

O HPV pode ser contraído durante o ato sexual e pode causar câncer de colo de útero, por isso a vacinação em massa é indicada primeiramente para as meninas. O uso da camisinha é recomendável para evitar o contágio, assim como a realização do exame de Papanicolau em mulheres com vida sexual ativa.  (Com Agência Brasil)  fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ciencia/2014/09/01/segunda-dose-da-vacina-contra-hpv-comeca-a-ser-aplicada-nesta-segunda-feira.htm

População estimada de Mogi Guaçu é de 146.114

Estimativa de população foi divulgada dia 28. Microrregião possui 221.628 habitantes.

Mogi Guaçu teve um aumento populacional de 6,5% em relação ao
 Censo 2010, revela estimativa do IBGE (Foto: Reprodução)
O IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou nesta quinta-feira (28), as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2014. A população estimada de Mogi Guaçu é de 146.114 habitantes. As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre um censo e outro. São também um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Em julho de 2013, a população estimada de Mogi Guaçu, pelas projeções do IBGE, era de 144.963 habitantes. O Censo do IBGE realizado em 2010 contou 137.245. Em relação aos números do Censo, o crescimento da população de Mogi Guaçu é de 6,50%. O estado de São Paulo concentra 44 milhões de habitantes, mais de 20% de toda a população do Brasil, estimada em 202.768.562 de habitantes. Segundo o IBGE, o crescimento populacional em relação ao ano passado foi de 0,86%.
METODOLOGIA
Em 2013, o IBGE divulgou a projeção da população para as unidades da federação do país, por sexo e idade, pelo método das componentes demográficas, o que representou um aprimoramento metodológico. Dessa forma, as estimativas da população residente para os municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2014, foram elaboradas a partir dessa projeção para cada estado, incorporando os resultados dos parâmetros demográficos calculados com base nos resultados do Censo Demográfico 2010 e nas informações mais recentes dos registros de nascimentos e óbitos.
MICRORREGIÃO
Segundo estimado pelo IBGE, Mogi Mirim possui 91.027 habitantes; Itapira (SP) conta com 75.514 e Estiva Gerbi, 10.772. Somados, os três municípios e Mogi Guaçu totalizam 221.628 habitantes.   fonte: http://www.portalmogiguacu.com.br/beta/materia.php?id=1818

Bactéria resistente interdita UTI da Santa Casa

Os pacientes que ainda continuam no local são monitorados constantemente

UTI da Santa Casa de São João está interditada (Foto: Divulgação)
Desde esta sexta-feira (29), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Santa Casa de Misericórdia de São João da Boa Vista está interditada, por conta de uma bactéria ainda desconhecida, mas muito resistente. A primeira ação, segundo alguns funcionários, foi transferir os casos menos graves para outros leitos e evitar que o contágio aconteça. Alguns casos mais graves, com pacientes ‘entubados’, ainda continuam no local e são monitorados constantemente.

Ainda de acordo com informações extra-oficiais, todos os pacientes que trabalham na UTI, também foram submetidos a exames, com intenção de evitar que eles sejam contaminados.
Como o hospital da cidade é regional, alguns casos que chegaram neste período foram atendidos, porém encaminhados para leitos fora da Unidade. A informação é de que o caso mudou a rotina da Santa Casa, causando certo tumulto em outras áreas do hospital. Mesmo assim, os outros setores estão funcionando normalmente.   fonte: http://omunicipio.jor.br/Geral/2014/08/bacteria-resistente-interdita-uti-da-santa-casa.html