Páginas

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Polícia Civil/SP: saiu edital com 600 vagas de oficial

A Polícia Civil do Estado de São Paulo divulgou edital que visa preencher 600 vagas de oficial administrativo para a Superintendência da Polícia Técnico-Científica. Das oportunidades, 268 são para capital e Grande São Paulo; as demais (332) estão distribuídas entre as seguintes regiões: Araçatuba (20), Bauru (52), Campinas (56), Presidente Prudente (24), Ribeirão Preto (50), Santos (30), São José dos Campos (36), São José do Rio Preto (32) e Sorocaba (32). Dos postos, 32 são destinados aos portadores de necessidades especiais.
O cargo exige nível médio completo e oferece salário de R$ 935, acrescido de gratificação executiva, o que pode elevar a remuneração para R$ 1.085. A jornada semanal é de 40 horas.
Como participar – As inscrições começam dia 3/12 às 10h e devem ser feitas até as 16h do dia 7 de janeiro de 2014, por meio do site da organizadora do processo seletivo, a Vunesp: www.vunesp.com.br. A taxa de participação é de R$ 42,61.
Para solicitar redução da taxa é necessário acessar, no período das 10 horas de 3 de dezembro de às 23h59 de 4 de dezembro, o site da organizadora. Verifique as condições no edital anexo ao lado.
As provas preambulares serão aplicadas no dia 9 de fevereiro de 2014, nas seguintes localidades: Araçatuba; Bauru; Campinas; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo (Capital e Grande São Paulo) e Sorocaba.
Os testes conterão questões sobre conhecimentos gerais, língua portuguesa, matemática, legislação e noções de informática. A duração máxima é de 4 horas.
Atribuições do cargo – Realizar atividades de apoio técnico e/ou administrativo nas diversas áreas de atuação. Executar serviços próprios da atividade administrativa nos diversos setores da administração pública tais como: contabilidade, finanças, recursos humanos, tributação, secretariado, patrimônio, obras, serviços, protocolos e outros. Digitar, datilografar, transcrever, por qualquer outro meio, documentos, certidões, correspondências internas e externas. Realizar cálculos e registros de dados, informes e informações, processando-as para obter resultados finais a serem utilizados para pagamento, recebimentos, contabilização, movimentação financeira, de recursos humanos e de materiais.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Menino de 12 anos é baleado e morre durante perseguição a carro furtado

Garoto foi atingido por disparo nas costas em Poços de Caldas (MG). 


Sargento suspeito de ter dado o tiro está preso no quartel da PM.


Banco traseiro do veículo ficou manchado de sangue (Foto: Pátio Sul Minas)
Banco traseiro do veículo ficou manchado de sangue (Foto: Pátio Sul Minas)
Um menino de 12 anos foi morto após levar um tiro que teria sido disparado por um sargento da Polícia Militar durante uma perseguição na madrugada deste domingo (1º) em Poços de Caldas (MG). De acordo com o comando policial de Poços de Caldas, Gabriel Rocha de Morais era passageiro de um veículo branco que havia sido furtado por quatro pessoas na Rua Corrêa Neto, no Centro da cidade.
Um grupo de policiais recebeu a denuncia do furto e durante buscas pela cidade, encontraram os criminosos com o carro na Avenida José Remígio Prézia, em direção à zona Leste da cidade. O menino atingido pelo tiro era passageiro do veículo e o disparo a acertou nas costas. Segundo a PM, ele já tinha passagens por furto de veículo. O Samu chegou a ser acionado, mas quando chegou ao local, a criança já estava morta. O sargento suspeito pelo disparo vai ficar detido no quartel da Polícia Militar, à disposição da Justiça.
Dentro do carro ainda tinham três ocupantes.  O motorista conseguiu fugir e os outros dois deles, de 18 e 19 anos foram presos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas, onde devem ser ouvidos. Ainda de acordo com a PM, as buscas seguem para localizar o suspeito que dirigia o veículo furtado.

Marca de tiro pode ser vista na traseira do veículo (Foto: Pátio Sul Minas)
Marca de tiro pode ser vista na traseira do veículo
(Foto: Pátio Sul Minas)
O veículo foi apreendido e removido para um pátio credenciado. O automóvel ficou danificado na parte da frente, ja que o condutor tentou jogá-lo contra o carro da PM durante a fuga. O motorista perdeu o controle da direção, subiu em um canteiro e se chocou contra uma árvore e uma lixieira. Testemunhas disseram que ele conseguiu sair do carro, com um objeto não identificado nas mãos e correu em direção à Serra de São Domingos. Há apenas uma marca de tiro no automóvel e o banco traseiro ficou sujo de sangue.


Outros casos
Três casos que envolveram pessoas baleadas por militares foram registrados recentemente no Sul de Minas. No último dia 26 de novembro, um adolescente de 14 anos foi baleado por um policial em São Gonçalo do Sapucaí (MG) durante uma ocorrência. Segundo a PM, ele teria apontado uma arma para o militar em serviço. 

Já no dia 20 de novembro, um pintor tentou agredir um policial militar durante uma ocorrência em São Sebastião do Paraíso (MG) e foi atingido por um tiro.

E no dia 15 de outubro,  um homem foi atingido por um tiro durante uma fuga em Poços de Caldas (MG) e morreu um dia depois no hospital. (G1/Sul de Minas)

Chuva alaga viaduto e garagem da Tuga na entrada de Pinhal

Pelo visto as recentes obras realizadas na entrada do município de Espírito Santo do Pinhal não causaram transtorno somente na sua execução. Esta é a segunda vez que chove e o local fica totalmente alagado, prejudicando o trânsito e colocando em risco a segurança de motoristas, fato que não ocorria, pelo menos naquele trecho. A garagem da empresa Tuga, que realiza o transporte urbano da cidade, também voltou a ser invadida pelas águas. Ônibus foram danificados. O problema é antigo, mas ninguém resolve. Segundo os responsáveis pela empresa, nas gestões anteriores, a prefeitura dizia que a responsabilidade era da administradora da rodovia, por outro lado, a responsável pela pista, dizia que cabe a administração municipal resolver a situação.
Para acabar com as inundações seria necessário colocar tubos maiores no trecho que corta a pista, próximo ao Jardim do Trevo. A água segue com muita força pelo Ribeirão dos Porcos e os tubos atuais não são suficientes para escoar a água ocasionando assim o transbordamento. (JL notícias/fotos Wanderley Cristino)

Chuva forte alaga ruas na região do Centro de São João


Nível da água ficou acima da calçada na Oscar Janson e na Campos Sales.


Apesar dos transtornos, não houve ocorrências, diz Corpo de Bombeiros.


Chuva forte alaga ruas da região central de São João da Boa Vista (Foto: Roberto Bardacim/Arquivo pessoal)
Chuva alaga ruas da região central  (Foto: Roberto Bardacim/Arquivo pessoal)
Uma forte chuva de apenas 20 minutos alagou algumas ruas da região central de São João da Boa Vista (SP) na tarde deste domingo (1º). Segundo o Corpo de Bombeiros, não foi registrada nenhuma ocorrência. Nas ruas Oscar Janson e Campos Sales, a água avançou sobre as calçadas e chegou a invadir casas e estabelecimentos comerciais. Moradores tiveram que limpar o barro e a sujeira depois que a situação voltou ao normal. (G1)


Chuva forte alaga ruas da região central de São João da Boa Vista (Foto: Edvaldo Goncalves/Arquivo pessoal)
Chuva forte alaga ruas da região central de São João da Boa Vista (Foto: Edvaldo Goncalves/Arquivo pessoal)

Entidade de Poços recebe mais de R$ 100 mil do Criança Esperança

Adefip atende 109 pessoas e foi a única beneficiada do Sul de Minas. 


Criada há 27 anos, instituição atua com atividades multidisciplinares.


Adefip recebe recursos do Criança Esperança (Foto: Marcelo Rodrigues/ EPTV)
Adefip recebe recursos do Criança Esperança (Foto: Marcelo Rodrigues/ EPTV)
A Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), que atende 109 pacientes entre crianças, jovens e adultos foi beneficiada com R$ 101,5 mil arrecadado no Criança Esperança deste ano. A partir do recebimento, que acontece em janeiro de 2014, a entidade vai investir o repasse em um projeto para estimular o desenvolvimento intelectual e profissional dos pacientes.  A instituição foi a única do Sul de Minas beneficiada com parte do dinheiro arrecadado na campanha.
“O dinheiro será investido será aplicado na criação de um projeto que vai estimular o desenvolvimento intelectual e profissional dos nossos frequentadores”, anunciou a presidente da entidade, Ana Paula Gonçalves. Criada há 27 anos a Adefip atende as pessoas que sofrem com deficiência motora e neurológica e a partir das atividades multidisciplinares oferecidas pelo órgão encontram apoio para superar os limites e viver melhor. A associação oferece ainda atividades de inclusão escolar e profissional.O Centro de Inclusão Profissional foi criado em 2011 e é destinado para os frequentadores com mais de 16 anos e que tem interesse em trabalhar. Por meio de oficinas que simulam o ambiente de trabalho, os estudantes se qualificam para o mercado.
Há um ano Vanessa Gonçalves participa das oficinas e se prepara para o primeiro emprego. “Eu passei em uma seleção e não vejo a hora de começar a trabalhar’, contou. Aos 13 anos, Bianca é o orgulho do pai, Gilberto Costa Mendes. “Ela tem paralisia cerebral e há 6 anos frequenta a Adefip, mas o problema não é obstáculo para ela, que tem melhorado muito”, disse. Ponto para a orientadora profissional, Patrícia Soares. “Ficamos muito felizes diante do resultado do nosso trabalho, que é feito para melhorar a qualidade de vida destas pessoas e aqui na Adefip elas encontram um motivo a mais para sorrir”, completou. (G1/Sul de Minas)

Teste de Aids a ser vendido em farmácias a partir de 2014 vai custar R$ 8

O teste caseiro para diagnóstico de HIV que começará a ser vendido nas farmácias do Brasil, a partir de fevereiro do ano que vem, vai custar R$ 8 ao consumidor, informou neste domingo (1º), Dia Mundial da Luta contra a Aids, o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. Segundo Mesquita, o valor de venda no país é o mais barato no mercado internacional. O exame, desenvolvido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), é feito com base na análise da saliva coletada pela própria pessoa. Um teste similar é vendido nas farmácias dos Estados Unidos há cerca de dois anos.
De acordo com o diretor, o valor de comercialização do exame será subsidiado pelo ministério. Ele afirmou ainda que o teste é completamente eficaz para identificar a presença do vírus da Aids, mas é direcionado exclusivamente para o diagnóstico do HIV. O exame não serve, portanto, para outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ou hepatites virais.
"Funciona como um teste de gravidez. O resultado vai sair muito rápido, em segundos", disse Fábio Mesquita. "Uma das vantagens é a confidencialidade, já que a pessoa que quiser se testar poderá fazer o exame em casa, com privacidade, além do fato de que ela terá de passar menos tempo no sistema de saúde, em filas, por exemplo", disse o diretor. Para realizar o exame, o usuário terá de atender a alguns requisitos, como não ter ingerido álcool no dia anterior, não estar usando batom, entre outros. "Esses limites estarão bem claros na bula", afirmou.
Segundo Mesquita, a decisão do Ministério da Saúde de aprovar a produção dos testes ocorreu em setembro. Segundo estimativas da pasta, há cerca de 718 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV no país, mas cerca de 150 mil delas ainda não foram diagnosticadas. "Precisamos ampliar os diagnósticos", declarou o diretor. Os números foram divulgados em evento pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, realizado neste domingo no parque Madureira, no Rio de Janeiro. (portal BOL)