Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2013

Julho Fest terá mais de 100 atrações culturais em Poços de Caldas


Festival de inverno começa no próximo dia 11 e vai até o dia 28 de julho.


Espaços públicos como praças, ruas e fontes vão receber apresentações.

Atrações desta edição devem acontecer em vários pontos da cidade (Foto: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura Municipal)Atrações acontecerão em vários pontos da cidade (Foto: A.I/ Prefeitura Municipal)
Tem início no próximo dia 11 de julho a edição do Julho Fest 2013 em Poços de Caldas (MG).  Com pelo menos 100 atrações espalhadas em diferentes partes da cidade, o evento tem como objetivo levar arte e cultura aos moradores e turistas durante as férias de inverno. Estão agendados espetáculos de teatro, música, dança, cinema, artesanato, literatura, cultura popular, além de exposições, debates e brincadeiras que devem acontecer em espaços públicos como Urca, Museu, Praça dos Macacos, praça Pedro Sanches, Parque José Affonso Junqueira, Fonte do Leãozinho, Parque Municipal Antônio Molinari e Shopping Poços de Caldas. Confira a programação completa no portal do site G1/sul de minas.
  •  
  •  
 
Programação do Julho Fest 2013
11 de julho (quinta-feira)
20h30 - solenidade de abertura no Espaço Cultural da Urca
Espetáculo: Tudo que se torna um com Companhia de Dança Palácio das Artes – Belo Horizonte
classificação: livre
ingresso: gratuito (retirado com 30 minutos de antecedência)
12 de julho (sexta-feira)
PARQUE JOSÉ AFONSO JUNQUEIRA (próximo ao teleférico)

13h às 17h - Mundo da Criança

Brinquedos, programação infantil, recreação, pintura facial e muitas brincadeiras de rua.
classificação: livre
ingresso: gratuito
LOCAL: PRAÇA PEDRO SANCHES
14h às 16h – Ônibus da História
Um ônibus sairá da Praça Pedro Sanches e percorrerá pontos importantes da cidade, atores/clowns como se fossem cientistas estudando a história irão fazer links com fatos históricos da cidade e interagindo com os passageiros. Embarque neste percurso cultural sulfuroso.
classificação: livre
ingresso: gratuito
LOCAL: MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO
15h às 16h – Além da Lenda
Contadores de Histórias resgatando as lendas de Poços de Caldas. Baseado no livro Memórias Históricas de Poços de Caldas da saudosa Nilza Botelho Megale. Uma viagem ao folclore sulfuroso.
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: PRAÇA DOS MACACOS
20h – Banda Angel´s
Show de lançamento do cd intitulado “Surpreendente” que traz um repertório próprio e inédito.
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL DA URCA/TEATRO BENIGNO GAIGA
20h30 – Tango –  La Voz de Buenos Aires
Sinopse: Apresentação musical que tem por objetivo levar o público a um verdadeiro passeio por Buenos Aires contando um pouco da história do tango e suas relações com Poços de Caldas.
Classificação livre
Entrada: R$ 10,00 inteira/ R$ 5,00 meia
Dia 13 de julho (sábado)
FONTE DO LEÃOZINHO (próximo à Thermas)
10h às 12h – Banda Aruêra
A cultura do forró nordestino com o tempero das raízes mineiras.
LOCAL: PARQUE JOSÉ AFONSO JUNQUEIRA (próximo ao teleférico)
13h às 17h – Mundo da Criança
Brinquedos, programação infantil, recreação, pintura facial e muitas brincadeiras de rua.
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO
15h às 16h – Museu Vivo
O Museu Vivo conta a história do Museu de Poços de Caldas em uma viagem ao final do século XIX e início do século XX. Encenado por atores que apresentam ao público fragmentos da história do município de Poços.
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: ESTACIONAMENTO DO SHOPPING POÇOS DE CALDAS – ZONA OESTE
10h às 16h – Julho Fest nos bairros
Viação Cultural com brinquedos, programação infantil, recreação, biblioteca móvel, adeptos Mc’s, Rappers reais, gincana de férias e brincadeiras de rua resgatando a magia da infância.
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: PARQUE MUNICIPAL ANTÔNIO MOLINARI
11h às 21h – Rock nas alturas no Dia Mundial do Rock
1º Festival Autoral de Produção Fonográfica
Bandas participantes:
Copperfield
Inimigos Públicos
Morning View
Punkass
Devil´s Blues Booze
Katara
Song of Yesterday
Profecia do Caos
Stond Renk´s
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: PARQUE MUNICIPAL ANTÔNIO MOLINARI
21h – Tributo a Raul Seixas – Moe e Caiambeque 69
No dia mundial do rock não poderíamos deixar de pedirmos para tocar Raul.
Um tributo ao pai do rock nacional com clássicos dos anos 60,70 e 80.
Classificação livre
Entrada franca
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL DA URCA/TEATRO BENIGNO GAIGA
16h –  Espetáculo Infantil – Xô Sujeira – Piquiliqui Produções
Sinopse: O negativo Théo e a positiva Nina junto à matriarca Theonina encenam em uma linguagem atraente e divertida a importância da higiene pessoal e saúde bucal.
Classificação livre
Entrada: R$ 10,00 inteira/ R$ 5,00 meia
LOCAL: PRAÇA DOS MACACOS
17h – Aos Mestres do Samba com Jesuane Salvador e o Sexteto Minas do Samba.
Homenagem aos maiores sambistas de todos os tempos, uma viagem pelo passado áureo de Poços de Caldas.
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: PRAÇA DOS MACACOS
20h – Banda Acquarius
Show baseado no DVD Tamo Aê 12 anos com repertório totalmente próprio.
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL DA URCA/TEATRO BENIGNO GAIGA
20h30 – Vida Íntima de Pierre e Antonieta – Grupo Teatral Força Livre
Sinopse: Tragicomédia sendo uma livre adaptação da peça “Os inimigos não mandam flores” de Pedro Bloch (autor de Dona Xepa). Marca o reencontro dos atores Adriano Franco e João de Faria aos palcos.
Classificação 12 anos
Entrada: R$10,00 inteira / R$ 5,00 meia
Dia 14 de julho (domingo)
LOCAL: PRAÇA PEDRO SANCHES
9h às 11h – Tenda de histórias
Contadores interagindo com crianças, adultos e idosos sobre o fantástico mundo das histórias.
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: PARQUE MUNICIPAL ANTÔNIO MOLINARI
10h às 21 h – Corrente Mostra 2013 – Show de artistas e bandas independentes
Ações integradas do Coletivo Corrente Cultural – www.correntecultural.com
LOCAL: PARQUE JOSÉ AFONSO JUNQUEIRA (próximo ao teleférico)
13h às 17h – Mundo da Criança
Brinquedos, programação infantil, recreação, pintura facial e muitas brincadeiras de rua.
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL DA URCA/TEATRO BENIGNO GAIGA
16h – Musical “Os Saltimbancos”
Sinopse: Musical de Chico Buarque, inspirado em um conto de fadas escrito pelos irmãos Grimm, no qual cada animal tipifica uma classe social ou política.
Classificação livre
Entrada: R$10,00 inteira / R$ 5,00 meia
LOCAL: PRAÇA PEDRO SANCHES
17h – Corsários Inversos – Grupo Mosaico Cultural/ Porto Alegre (RS)
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: PRAÇA DOS MACACOS
19h – Tokinho Carvalho
Classificação livre
Entrada Franca
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL DA URCA/TEATRO BENIGNO GAIGA
20h30 – Forrobodó – Vivace Movimento Artístico Musical
Sinopse: Espetáculo de teatro musical de conteúdo leve e bem humorado. Apresenta como ponto de partida as canções de Chiquinha Gonzaga sendo     um dos maiores sucessos do teatro de revista.
Classificação livre
Entrada: R$10,00 inteira / R$ 5,00 meia

UNIFEOB traz profissional para estudo de viabilidade para Curso de Medicina


O reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, esteve com o médico e consultor da ABRUC (Associação Brasileira de Universidades Comunitárias), Dr. João Batista Pozzato, durante esta semana, realizando visitas e reuniões que deram início ao projeto de diagnóstico e análise sobre a viabilidade da implantação do curso de Medicina em São João. João Batista é professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo, médico anestesista, mestre em educação e consultor na área pedagógica para cursos da área de saúde. Em seu currículo consta de grande experiência na abertura de Cursos de Medicina e reestruturação de grades curriculares. Atualmente João Batista conduz outros processos para abertura de novos cursos de Medicina.

O trabalho começa com uma avaliação diagnóstica, com a visita do Dr. Pozzato juntamente com o professor João Otávio, junto a profissionais da área da saúde. Nesta semana, foram realizadas reuniões com a Diretora de Saúde, Lia Bissoli, com o administrador da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, Carlos Lobato e com João Batista Martins Tonon da Diretoria Regional de Saúde (DRS). As Unidades Básicas de Saúde e algumas unidades do Programa de Saúde da Família também fora visitados. Procurando análise regional, João Batista esteve ainda em Vargem Grande do Sul para conhecer a Santa Casa da cidade e foi recebido pelo administrador Francisco de Assis e na Santa Casa de Espírito Santo do Pinhal onde esteve em reunião com a provedoria. De acordo com sua experiência na medicina e também como professor universitário, Pozzato explica que o Curso de Medicina possui características muito peculiares e complexas. A experiência do especialista mostra que para a implantação de um curso sólido e fundamentado no compromisso de formar profissionais de excelência é necessário um trabalho profundo e complexo de análise.
“Temos que avaliar inclusive as condições das Santas Casas se transformarem em hospitais escola. Para isso, fui conhecer as instalações, estivemos em reunião com as administrações e estamos aprofundando o diagnóstico. Também conversamos com o corpo docente da UNIFEOB para saber o que a comunidade acadêmica pensa a respeito, assim como diversas reuniões com médicos buscando verificar opiniões. Todo o trabalho precisa ser realizado em parceria com a DRS e a Rede Pública Municipal de Saúde”, explica Dr. Pozzato.

Segundo o reitor da UNIFEOB, João Otávio, desde a transformação em Centro Universitário, cogita-se a implantação do Curso de Medicina. De acordo com o consultor, todo projeto detalhado e criterioso leva um tempo até estar realmente pronto. “O fundamental é que a UNIFEOB tem ciência dessa complexidade e nada será feito de forma intempestiva ou mercadológica, muito menos pensando no marketing da instituição. As ações e decisões serão tomadas a seu tempo e com muita responsabilidade, como se diz popularmente, com muito ‘pé no chão’”, destaca Dr. Pozzato. Questionado sobre as primeiras impressões, o médico e consultor destaca: “Minhas primeiras impressões são boas. Tanto sobre a estrutura da UNIFEOB, assim como, as perspectivas da Diretora de Saúde e dos hospitais de São João, Vargem e Pinhal. Vi aspectos muito positivos nas instituições. Porém, agora é preciso analisar se esses aspectos já são suficientes para a abertura do Curso de Medicina. Meu trabalho é apontar o melhor caminho”, explicou. (portal Parabrisa)

Mogi-Mirim já conta com tarifa social de ônibus também em dias úteis


Entrou em vigor nesta segunda-feira, em Mogi-Mirim, a segunda etapa do projeto da tarifa social que oferece aos mogimirianos transporte coletivo urbano a R$ 1 também nos dias úteis. Somente ontem, 438 pessoas retiraram o cartão da Tarifa Social na Viação Santa Cruz e já começaram a usufruir do benefício.
tarifa-socialOs interessados em se cadastrar no programa devem comparecer à Secretaria de Gestão Social, localizada na Avenida Adib Chaib, 2250, no Centro de Mogi Mirim, anexo ao Espaço Cidadão. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Vale lembrar que o benefício é destinado apenas a pessoas com renda de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017).
O Projeto
A primeira etapa da ação, que previa, somente aos domingos, transporte coletivo a R$ 1 a todos os usuários, foi colocada em prática, experimentalmente, em fevereiro, sendo mantida permanentemente em março. Em junho, a Secretaria de Gestão Social da Prefeitura de Mogi-Mirim deu início ao cadastramento de pessoas com renda de até um salário mínimo e meio - R$ 1.017, passando a oferecer aos beneficiados passagem de ônibus a R$ 1 nos dias úteis.
Pouco mais de 4,6 mil mogimirianos se cadastraram em busca do benefício que passou a valer a partir desta segunda-feira. Serão concedidas 40 passagens ao mês para os usuários que tiveram o cadastro aprovado. A documentação foi analisada e remetida à empresa responsável pelo serviço na cidade. Cerca de 2 mil formulários já foram aprovados. A iniciativa atende ao planejamento da Prefeitura de Mogi-Mirim, que prevê ainda mais duas etapas da tarifa social. A próxima oferecerá, aos sábados, ônibus a R$ 1 a todos os usuários. A quarta e última fase, ainda sem data definida, proporcionará ônibus a R$ 1 a todos os mogimirianos em todos os dias da semana. (portal Mogi Guaçu)

Campinas exigirá controle da dengue para aprovar novas obras


Proprietários terão de assinar termo de compromisso com a Prefeitura.

Cidade já registrou 5.138 casos este ano, uma das maiores epidemias.

Com a lei publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial de Campinas (SP), proprietários de novas obras na cidade terão de assinar um termo de compromisso de combate à dengue. O documento será um pré-requisito para conseguir a autorização de início dos trabalhos. Segundo a Secretaria de Saúde, o município confirmou 5.138 casos da doença este ano, uma das maiores epidemias já registradas. Um dos itens do texto prevê a interdição das obras flagradas com foco da dengue, mas segundo o epidemiologista do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) André Ribas Freitas, isso já era possível mesmo antes da nova determinação municipal. A lei será regulamentada no prazo de 30 dias e passa a valer em três meses.
Criadouros em obras

De acordo com Ribas, a Prefeitura fez um estudo no fim de 2011, no qual foi constatado que 40% das obras tinham criadouros com a larva do mosquito. O termo de compromisso previsto na nova lei deverá ser assinado pelo proprietário ou um representante legal. “É mais uma ferramenta no controle da doença”, disse o epidemiologista do Devisa. A nova lei prevê que, para conseguir a liberação da obra em caso de embargo, uma vistoria terá de ser feita pelo órgão responsável, que deverá emitir um laudo para atestar a existência ou não de focos da doença. Também haverá a cobrança de taxas e os recursos obtidos serão destinados a ações ligadas ao controle da dengue. Ainda não há definição de valores e qual será o setor da Prefeitura encarregado pela fiscalização.

Problema em residências
Segundo Ribas, apesar da nova lei tentar inibir os focos de dengue em obras, o maior problema na cidade continua sendo os criadouros em residências. Este ano a Prefeitura precisou da ajuda do Exército para fazer o trabalho preventivo, já que as equipes de combate à doença foram demitidas após o fim do convênio com o Serviço de Saúde Cândido Ferreira. (portal G1/Campinas)

Após denúncia DIG encontra bingo clandestino em Mogi-Mirim


Policiais encontraram seis máquinas desligadas. 
caça-níquel-apreendidoUma denúncia anônima enviada para a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) levou os investigadores da Polícia Civil a uma casa de jogos de azar na tarde de sexta-feira (28), em Mogi Mirim. Seis máquinas caça-níqueis foram apreendidas no local. A equipe da delegada Edna Elvira Salgado Martins foi informada de que um imóvel na Avenida Pedro Botesi abrigava um bingo, o qual recebia jogadores com determinada frequência. Os policiais foram ao endereço e identificaram a casa 472 de propriedade do aposentado Enivaldo de Jesus Papa, 63. “Ele estava no imóvel e confirmou a existência dos equipamentos utilizados para jogos de azar. Quatro máquinas foram encontradas na sala e outras duas atrás de um sofá”, explicou a delegada Edna Martins.
Os equipamentos estavam desligados quando foram encontrados pelos policiais, no entanto, Enivaldo confirmou que ligava as máquinas somente após a chegada de jogadores. Ele alegou que recebia uma ajuda financeira para alocar as máquinas e, com o dinheiro, complementava sua renda. O envolvido não revelou a identidade do dono das máquinas. Todo o material foi apreendido e levado para a delegacia especializada. Depois de prestar esclarecimentos o aposentado foi liberado. (portal Mogi Guaçu/Alair Junior)

Geraldo Alckmin fez anúncio no sábado, durante lançamento das obras de melhoria da SP-346


O governador, Geraldo Alckmin, esteve em Espírito Santo do Pinhal, na manhã de sábado, 29 de junho, para oficializar as obras de melhoria da Rodovia Engenheiro Marcello de Oliveira Borges, a SP-346 (estrada Espírito  Santo do Pinhal/ Jardim). Autoridades locais e da região, como prefeitos, vereadores, secretários, diretores municipais, estudantes e populares participaram da recepção ao governador, ocorrida no Km 201, da SP-346, em frente à Delphi. Também participaram do evento o deputado federal, Arnaldo Jardim (PPS/MD) e o deputado estadual, Barros Munhoz (PSDB).
O prefeito José Benedito de Oliveira (Zeca Bene) destacou a participação dos deputados, observando o empenho de ambos na busca de recursos para o município. Agradeceu a participação das autoridades da região, comentando que as melhorias da estrada foram prometidas pelo governador, em janeiro. “Gostaria de agradecer ao governador que, em seis meses, está pela segunda vez em nossa cidade. No dia 6 de janeiro, esteve aqui, quando fizemos um convênio, para destinação de R$ 1,5 milhão ao Instituto Bezerra de Menezes. E novamente estamos aqui para oficializar o início desta obra, que é muito importante para Pinhal. Promessa do governador, em janeiro e que agora, cinco meses depois, estamos iniciando”.Click to enlarge Geraldo.Alckmin.Zeca.Bene.39.Espirito.Santo.do.Pinhal.jpg
Click to enlarge Geraldo.Alckmin.Zeca.Bene.39.Espirito.Santo.do.Pinhal.jpg
Durante seu pronunciamento, Zeca Bene aproveitou para elencar os investimentos do Estado no município, ao longo dos últimos seis meses. “Os valores que o Governo de São Paulo está investindo em Pinhal, não há precedentes na história. Conseguimos 300 unidades habitacionais, o equivalente a R$ 21 milhões, que somados aos outros R$ 36,5 milhões desta estrada, totalizam R$ 57 milhões. Também conseguimos R$ 512 mil para recapeamento em conjuntos habitacionais, e R$ 200 mil para cobertura de quadra no bairro Hélio Vergueiro Leite. Fora outros recursos, e o programa Via Rápida. Somando tudo isto, o Governo de São Paulo está investindo em Pinhal mais de R$ 60 milhões”.
O prefeito destacou que o município precisa melhorar sua estrutura para investir em industrialização para fomentar a criação de empregos, geração de renda e, consequentemente, o desenvolvimento econômico. Em seu pronunciamento, o governador Geraldo Alckmin listou os investimentos do Governo do Estado no município, destacando as obras da SP-346 que, conforme lembrou, “terá recapeamento, modernização, pavimentação de acostamentos, implantação de 5 km de terceiras-faixas e instalação de passarelas”. Geraldo Alckmin também listou os investimentos estaduais no município começando pela ETEC, que passa pro reformas, na ordem de R$ 2,5 milhões.   “Além disso, está para ser finalizado o Centro Dia do Idoso; e o Programa Via Rápida oferecerá diversos cursos; o Zeca Bene já assinou convênio do programa Creche-Escola, para receber mais R$ 1,2 milhão; temos o convênio com o Instituto Bezerra de Menezes, para repasse de R$ 5,1 milhão a serem aplicados no tratamento de dependentes químicos”, comentou.
Ao termino, o governador anunciou que irá liberar R$ 1 milhão para as obras de melhoria do Distrito Industrial. “Zeca, você pediu R$ 1,2 milhão, mas o bom prefeito faz mais com menos. Então, vamos liberar R$ 1 milhão. Você assina o convênio rapidamente com a Secretaria de Planejamento. Quanto mais indústria houver, fortalece o serviço, ajuda a agricultura, agrega valor. Por isso todo apoio ao emprego”, completou. Passada a visita, já nesta segunda-feira, 1º de julho, o prefeito Zeca Bene se dirigiu a São Paulo para dar andamento à documentação, visando o recebimento dos recursos, para que as obras de melhoria na área do Distrito Industrial possam ser executadas o mais breve possível. (Gilmar Ishikawa)Click to enlarge Geraldo.Alckmin.Zeca.Bene.12.Espirito.Santo.do.Pinhal.jpg

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Vacina quadrivalente contra HPV estará disponível na rede pública em 2014



O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (1º), a oferta da vacina quadrivalente contra o HPV na rede pública de saúde. Em 2014, serão vacinadas meninas de 10 e 11 anos. Hoje essa vacina está disponível, no país, apenas na rede privada (ao custo médio de R$ 300 a dose) e em algumas localidades em que o poder público local optou por oferecê-la --por exemplo, no Distrito Federal e em São Francisco do Conde (BA). O vírus do HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao câncer de colo do útero (em 95% dos casos), e ao aparecimento de verrugas genitais. Estima-se que 685 mil pessoas sejam infectadas pelo HPV a cada ano no Brasil. Hoje, o ministério concluiu um processo de dois anos de análise sobre a incorporação dessa vacina e anunciou a opção feita pelo Brasil. A escolha foi pela vacina quadrivalente (da americana MSD), com transferência de tecnologia para o Instituto Butantan (SP). Só em 2014, com a aquisição de 12 milhões de doses (serão três por menina), o Executivo gastará R$ 360,7 milhões --R$ 30 por dose. Outros R$ 300 milhões serão investidos por governo federal, Butantan e governo de São Paulo em uma nova fábrica de produção da vacina.

MENINAS DE 10 ANOS
A meta do Ministério da Saúde será cobrir pelo menos 80% do público-alvo, estimado em 3,3 milhões de meninas. Para tanto, uma campanha de informação deve ter início já no segundo semestre desse ano, com foco não só nas meninas mas também em professores e suas famílias. O governo escolheu a faixa etária 10 e 11 anos para garantir que as meninas estejam imunizadas antes do início de qualquer tipo de atividade sexual. Isso porque o vírus do HPV pode ser transmitido por diversas formas de contato íntimo, mesmo sem que haja uma relação sexual de fato. Segundo Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde da pasta, uma pesquisa feita em 2012 com escolares identificou que 18,3% das meninas da 9ª série do ensino fundamental (13 a 15 anos) já tinham tido relações sexuais, índice que subia para 25,5% na região Norte. Uma das preocupações do governo, que deve ser alvo da campanha de informação, é fazer com que as meninas e suas famílias entendam que, mesmo após a vacina, continua sendo necessário o uso da camisinha e as idas freqüentes ao ginecologista. "A menina não pode ficar com a ilusão que a vacinação dispensa a camisinha. 

A vacina não protege contra HIV, contra a gravidez indesejada. Além disso, protege para a maior proporção dos tipos de câncer, mas não protege 100%", diz Barbosa. Segundo ele, estima-se que a vacina tenha efetividade acima de 90% na proteção do câncer --o que só poderá ser comprovado nas próximas décadas, já que essa é uma doença que o câncer leva muitos anos para se desenvolver. Barbosa afirmou que a pasta ainda estuda a oferta dessa vacina para meninos, o que pode ocorrer no futuro. E, mesmo sem vacinar todos os adolescentes do país, a vacina deverá oferecer uma proteção "de rebanho" por diminuir o potencial espaço de circulação do vírus, explica o ministério. "Os Estados Unidos vacinaram 35% das meninas. Mesmo assim, um estudo publicado há duas semanas, mostrou que a prevalência do HPV teve redução de 52%", afirma Barbosa.

DOSES NA ESCOLA E NO POSTO
O ministério vai adotar um modelo que mistura a oferta da vacina nas escolas (públicas e privadas) e nos postos de saúde. A ideia é que a primeira dose seja dadas nas escolas e as seguintes nos postos ou nas escolas, a depender da organização do município. Em todos os casos, deverá haver uma autorização dos pais ou responsáveis pela menina. Esse esquema de vacinação deverá ser acompanhado por um novo sistema de contabilidade do governo, que levará em conta a pessoa em que se aplica a vacina e não o número de doses dadas. Assim, diz o secretário, o ministério poderá ter um controle individual sobre as doses aplicadas e melhor controlar eventuais falhas na segunda e terceira doses --e até enviar SMS para a família comparecer ao posto.
A vacina escolhida pelo governo brasileiro foi a da empresa americana MSD. Ela protege hoje contra quatro subtipos do vírus, dois relacionados ao câncer e dois a verrugas genitais. O laboratório testa, hoje, a ampliação dessa vacina para que ela proteja contra nove subtipos.
"Estamos oferecendo a melhor vacina para o HPV, quase 75% do que se aplica de vacina contra o HPV no mundo inteiro é essa vacina. E já temos compromissos de transferência da nonavalente", afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha. (portal UOL)