ilustração |
A partir de quarta-feira (1º), o condutor das motos "cinquentinha" também vai precisar de carteira e o pior é que pouca gente até agora foi atrás para tirar esse documento. O ciclomotor do vidraceiro João Antônio Teles está novinho, não tem nem um ano e ele comprou porque não precisava de carteira para pilotar.
Mas agora quem roda por aí nessas motos também conhecidas como "cinquentinhas", por causa das 50 cilindradas, vai ter que tirar uma ACC, Autorização para Conduzir Ciclomotor. É uma habilitação específica para esses veículos.
A exigência da habilitação deveria ter entrado em vigor em fevereiro, mas o Conselho Nacional de Trânsito voltou atrás e prorrogou o prazo. Agora é para valer. A partir desta quarta-feira (1º), quem for flagrado pilotando um ciclomotor sem a documentação exigida vai ter dor de cabeça. A multa prevista é de R$ 574, além da apreensão do veículo. A infração é gravíssima.
O custo é de quase R$ 1.500, incluindo aulas, provas e taxas, o mesmo que se paga por uma habilitação categoria A, que dá direito a pilotar qualquer moto. fonte http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/05/condutor-de-motos-de-50-cilindradas-sem-habilitacao-passara-ser-multado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário