Qualidade do fruto ficou prejudicada pelo volume excessivo de água
Excesso de chuva comprometeu produção de uva no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV) |
Produtores de uva em algumas cidades do Sul de Minas, como Andradas (MG) e Caldas (MG), tiveram sua produção prejudicada devido à grande quantidade de chuva nos últimos meses de 2015. O volume excessivo de água nos parreirais, principalmente no mês de dezembro, afetou o teor de açúcar e fez os cachos da fruta murcharem, o que provocou quedas de até 50% na produção.
A região possui a maior área de produção de uvas em Minas Gerais. Em 2014, foram produzidos 426 mil hectares da fruta. A alternativa encontrada para amenizar os problemas causados pela chuva, que afetam também a produção do vinho, foi antecipar a colheita. No entanto, isso não diminuiu o prejuízo dos produtores.
Rogério Beloto de Andradas tinha a expectativa de colher 20 toneladas do fruto em seus oito hectares, mas a chuva estragou metade da produção. “Na época da maduração não pode adquirir muita água e, com isso, ela vem a rachar e os dois dias de sol que deram, a uva apodreceu. É difícil. Você investe bastante, gasta com defensivos na esperança de ter uma boa produção e na hora boa de colher a uva, você tem um prejuízo muito grande. A gente lamenta”, afirma.
A uva da variedade "Jacques", na propriedade de Lucieli Muterle, em Andradas, foi colhida uma semana antes do previsto. Isto causou uma redução de 15% na quantidade do fruto e, consequentemente, do vinho fabricado. Além disso, o teor de açúcar da bebida vai ter que ser corrigido na vinícola.
Já na Fazenda Experimental da Epamig, em Caldas (MG), para que a produção não fosse reduzida, a colheita foi realizada no fim de 2015 ainda debaixo de chuva. Mas as cinco toneladas da uva do tipo folha de figo tiveram a qualidade comprometida. fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/01/chuva-provoca-queda-de-ate-50-na-producao-de-uvas-no-sul-de-minas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário