Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Ministro da Saúde anuncia curso de Medicina para Poços de Caldas

Ilustração
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou, na manhã desta quinta-feira (4), a autorização de funcionamento do curso de Medicina para Poços de Caldas. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço acompanhou, em Brasília, a Coletiva de Imprensa que divulgou a lista dos 39 municípios de todo o Brasil que foram aprovados nas três etapas de seleção e estão aptos a sediar o curso.

O anúncio aconteceu na sede do Ministério da Saúde e contou com a presença do ministro Arthur Chioro e do Ministro da Educação, Henrique Paim. Na coletiva, foi feito um balanço do programa Mais Médicos, do Governo Federal. A abertura de novas vagas em Medicina está inserida em um dos eixos do programa. A lista dos municípios contemplados será publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (5).

Poços de Caldas passou pelas três etapas de avaliação dos Ministérios da Educação e Saúde, que compreende a seleção inicial prévia, apresentação de dados e documentação e duas visitas técnicas. Todos os critérios foram cumpridos, inclusive com o auxílio dos municípios vizinhos, que disponibilizaram seus leitos hospitalares para compor o número necessário. Dos 39 municípios brasileiros que receberão o curso, quatro são de Minas Gerais: Passos, Sete Lagos e Contagem, além de Poços de Caldas.

A política de aumento nas vagas do curso faz parte do programa Mais Médicos, que é composto por três eixos. Na perspectiva da melhoria de infraestrutura, Poços de Caldas foi contemplada com oito novas Unidades Básicas de Saúde, além da reforma de duas já existentes, com investimentos de mais de R$ 5 milhões. Já no atendimento imediato, o município recebeu dez novos médicos do Mais Médicos e oito do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). Já a terceira etapa compreende a formação de novos médicos, que terá início com o curso de Medicina que atenderá o município e a região.

Em um prazo previsto de aproximadamente dez dias, um novo edital deve ser aberto para a seleção da instituição de ensino superior que oferecerá o curso de Medicina no município. Além disso, uma audiência pública será realizada para auxiliar na escolha, que deve ser anunciada até o final do ano.  
Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário