Escolas da Rede Municipal de Ensino de Espírito Santo do Pinhal conquistaram as maiores pontuações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2013). São elas: a EMEB Professora Irene de Oliveira Pereira; EMEB Professora Maria Aparecida Tamaso Garcia e EMEB João Baptista Antonio Tamaso, com destaque especial a EMEB Professora Irene que obteve a nota de 7.4, maior nota da região e maior nota que a meta projetada que seria 6.9.
Dos municípios que compõem a região: São João da Boa Vista obteve 6.4; Vargem Grande do Sul - 6.5; Santo Antonio do Jardim - 6.4; São José do Rio Pardo- 6.2; Mococa 6.0; Caconde - 5.9; Divinolândia - 5.9; Águas da Prata- 5.9; São Sebastião da Grama - 5.8; Tambaú - 5.7; Casa Branca- 5.3; Aguaí - 5.2 e, por fim, Espírito Santo do Pinhal fez bonito na avaliação geral conquistando a média de 6.6.
IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep, a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Conquista
Para a diretora Soraia de Cássia Compri, da EMEB Professora Irene de Oliveira Pereira, escola que obteve a maior nota em toda região [7.4], a conquista da nota tão alta se dá pela “excelência da equipe escolar que batalhou contribuindo com dedicação, comprometimento e compromisso com a educação de qualidade”. A diretora do departamento de Educação Dirce Cléa Malheiros comenta que todos estão muitos felizes pela conquista. “No início do ano fui até as escolas e conversei com as crianças solicitando empenho e dedicação nos estudos e, felizmente, as crianças e as famílias corresponderam às nossas expectativas”, ressaltou Dirce.
Segundo a diretora de Educação “o IDEB é medido através da prova Brasil que se efetivou no final do ano de 2013”. Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário