Horário de racionamento pode ser reduzido em três horas, diz Prefeitura.
Captação alternativa melhorou nível de represa em
Aguaí (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
|
Com a crise no abastecimento há mais de um mês, Aguaí (SP) está retirando água da lagoa de uma pedreira desativada e a medida já está amenizando a situação. Apesar disso, o município ainda espera que a chuva possa melhorar o nível da represa.
A alternativa é provisória. A lagoa fica a menos de um quilometro da represa e a água é captada com um motor de irrigação. Ela passa por uma tubulação de 500 metros até chegar no reservatório. “Estão sendo captados 160 metros cúbicos a hora. Com isso a gente vai ter mais alguns dias até que volte a chover normalmente”, afirmou o diretor do departamento de água, Marcelo Coutinho.
O abastecimento extra é um reforço para a represa, que até então só recebia água do Rio Itupeva. São despejados por dia na represa 4,3 milhões de litros de água. O volume vai servir para aumentar a reserva porque até então tudo que era captado era consumido no mesmo dia. Desde que o bombeamento começou há cinco dias o nível da represa já aumentou em 20 centímetros.
Da represa a água vai para a estação de tratamento e depois é distribuída para os moradores. Com a nova medida foi possível reduzir o horário do racionamento. fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/09/captacao-de-lagoa-ameniza-crise-de-abastecimento-de-agua-em-aguai-sp.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário