Para controlar a população de cães e gatos no município, Espírito Santo do Pinhal desenvolveu um projeto de castração de animais.
O diretor de Meio Ambiente, Tiago Cavalheiro Barbosa, explica que há um programa estadual de controle populacional de cães e gatos, que determina essa ação ao Meio Ambiente. “Como em Pinhal temos o CCZ, montamos esse programa para prover a castração de cães e gatos. O programa já vem sendo executado há algum tempo mas queremos aumentar o número de animais castrados. Quem não tem condições de levar seu animal a uma clínica particular para fazer a castração, deve procurar o CCZ que vai fazer o encaminhamento do animal ao hospital Veterinário da Unipinhal”, disse.
No hospital veterinário, é feito um exame de sangue no animal para constatar se ele pode passar pela cirurgia. Após o exame, é feito o agendamento para a castração. O controle populacional de animais domésticos é importante no combate a doenças transmissíveis ao ser humano. O programa de castração tem o intuito de coibir zoonoses e eliminar a incidência de animais de ruas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário