Em portaria do Ministério do Planejamento, publicada na segunda-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU), foi estabelecido o calendário oficial de feriados nacionais. Os feriados oficiais começam no mês de abril, sendo o dia 18, sexta-feira, em celebração a Paixão de Cristo, e a segunda-feira, 21, em homenagem a Tiradentes. Maio permanece apenas com o feriado do Dia do Trabalho, no dia 1º, que este ano cai numa quinta-feira.
O feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, cairá em um domingo este ano. O mesmo acontece com o dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12 de outubro, e com Finados, celebrado em 2 de novembro. Já o dia 15 de novembro, data da Proclamação da República, cairá no sábado. As festividades de Natal e Ano Novo, 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2015, cairão ambas em uma quinta-feira.
Pontos facultativos
Em março, os dias 3, 4 e 5 —segunda e terça-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, respectivamente— foram dados como ponto facultativo.
As datas de Corpus Christi —19 de junho, quinta-feira— e Dia do Servidor Público —28 de outubro, terça-feira— também serão facultativos.
As vésperas de Natal e de Ano Novo, 24 e 31 de dezembro, serão consideradas pontos facultativos a partir das 14h.
Feriado estadual
No Estado de São Paulo, será feriado no dia 9 de julho, quarta-feira, por conta da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento armado que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
Feriados municipais
Em São João da Boa Vista, é considerado feriado o dia 24 de junho, em razão do aniversário da cidade. Este ano a data cairá numa terça-feira.
Por meio da Lei Municipal 1.982, de 2006, o Dia da Consciência Negra, quinta-feira, 20, também será feriado.
Copa do Mundo
Além dos já estabelecidos, o país poderá ter mais feriados este ano por conta da Copa do Mundo, que acontecerá de 12 de junho a 13 de julho, com jogos em 11 capitais e no Distrito Federal. Na fase inicial dos jogos, estão garantidas três disputas com a participação da Seleção Brasileira de Futebol em dias úteis: 12/6, quinta-feira; 17/6, terça-feira; e 23/6, segunda-feira. Caso seja aplicada a Lei Geral da Copa e a seleção avance até a fase final da competição, serão mais quatro disputas, sendo que mais um jogo do Brasil será em dia útil, já na fase semifinal, com expectativa de acontecer no dia 8 ou 9 de julho.
Férias escolares
O ano letivo também terá modificações devido à realização dos jogos da Copa. As escolas públicas não irão funcionar entre os dias 11 de junho e 12 de julho. Já as particulares decidiram manter o calendário escolar. “Nós decidimos manter o período de férias tradicional que é durante o mês de julho, com a ressalva de que com a apresentação da seleção brasileira iremos dar feriado”, explicou Dalton Leal, presidente do Sindicato das Escolas Particulares. (O Município/Bruna Mazarin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário