Igreja de Santa Luzia (ARQUIVO) – Roteiro que divulgar potencial da região para turismo de aventura, religioso e ecoturismo |
Seminário Assuncionista (ARQUIVO) – Roteiro que divulgar potencial da região para turismo de aventura, religioso e ecoturismo |
Primeira parte do trajeto entre Aguaí e Pinhal será percorrida por peregrinos, jipeiros, bikers e cavaleiros.
O Departamento de Turismo de Pinhal, em parceria com as prefeituras de Aguaí, Santo Antonio do Jardim, Andradas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas, está mobilizando a retomada das atividades da “Rota das Capelas” - roteiro turístico com aproximadamente 100 km de percurso, e que foi idealizado para ser percorrido a pé, a cavalo ou de bicicleta, nos moldes do “Caminho da Fé”, unindo turismo, natureza e religiosidade.
Criado em 2005, o trajeto reúne cerca de 30 capelas, localizadas em cidades paulistas e mineiras. São dezenas de quilômetros de belas paisagens, pontos gastronômicos, pousadas e outros locais de interesse turístico. Os organizadores destacam que o percurso tem como objetivo desenvolver e divulgar o turismo das cidades que integram a rota, mostrando que são opções para o turismo cultural, ecoturismo, turismo esportivo e turismo religioso.
As atividades do roteiro são coordenadas pela Associação dos Municípios da Rota das Capelas (AMRC), que agrega representantes dos municípios de Aguaí (ponto inicial do trajeto), Espírito Santo do Pinhal (bairro Santa Luzia), Santo Antonio do Jardim, Andradas, Ibitiúra de Minas e Santa Rita de Caldas.
Em novembro
A diretora de Turismo de Pinhal, Sandra Whitaker, explica que após a criação do roteiro, em 2005, foram realizadas poucas atividades para sua divulgação e desenvolvimento, o que está sendo retomado a partir de agora. Para marcar o relançamento do roteiro, acontecerá no próximo dia 15 de novembro o evento “Adventure Tour Rota das Capelas”. Os participantes terão como opção realizar o trajeto em jipe, bicicletas, motos ou a pé (o que pode durar todo o dia). Ao longo do trajeto os participantes serão orientados por sinalização específica, caracterizadas por setas na cor laranja, placas de madeiras, metais e símbolos.
A saída ocorrerá em Aguaí, a partir das 6h30. Ao chegar a Espírito Santo do Pinhal, o grupo será recepcionado no Seminário Assuncionista (Rua Padre Matheus Von Herkhuizen, s/nº, Jardim Universitário - sentido Estrada da Areia Branca). Além de um cofee break especial estão sendo programadas outras atividades para receber os visitantes que, querendo pernoitar no local, devem fazer reservas antecipadamente. Outras informações no Departamento de Turismo, pelo telefone 99782-1414, e nos links: http://casaassuncaoaa.com.br ou www.aguaiacontece.com.br/index.php/turismo.
(Gilmar Ishikawa/Assessoria de Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário