Estão abertas as inscrições para a fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2013/2014, programa da Secretaria de Estado da Cultura que tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar a produção cultural do interior paulista. Desde 1995, o programa oferece aos artistas pouco conhecidos no Estado a oportunidade de divulgar seus trabalhos para um número maior de pessoas. Estimula, também, a produção cultural no interior e a participação dos municípios em atividades culturais.
O programa é aberto a artistas de todos os municípios do Estado de São Paulo que tenham residência comprovada no interior ou na Grande São Paulo. Nesta edição, poderão participar representantes de sete expressões artísticas: artes visuais (artes plásticas, desenho de humor e fotografia), vídeo, canto coral, música instrumental, literatura (conto, poesia e crônica) dança e teatro.
Na primeira fase, cabe à prefeitura de cada município receber, conferir a documentação, preencher a ficha de inscrição regional e encaminhar as obras e trabalhos, com toda a documentação exigida conforme edital. Cada cidade interessada em participar do programa deverá realizar, até 30 de junho de 2013, eventos com amplo conhecimento público, nos quais serão selecionadas as obras e trabalhos que representarão o município. Este evento deve contar com três jurados para cada expressão artística, contudo, é obrigatório que pelo menos um jurado seja de outra cidade.
Os selecionados seguirão para a fase Regional. Os artistas serão agrupados nas 13 regiões administrativas do Estado, onde ocorrem eventos com a presença de jurados enviados pela Secretaria de Estado da Cultura. O objetivo dessa etapa é escolher as expressões artísticas que participarão, no ano de 2014, da Mostra Estadual na Capital e da Circulação pelo interior e litoral do Estado de São Paulo. Os eventos deverão ocorrer, obrigatoriamente, entre o período de 1º de agosto a 15 de novembro de 2013.
Na fase Estadual, todos os selecionados na etapa regional participarão da Mostra Estadual que será realizada na capital paulista, no primeiro semestre de 2014. A partir desta fase serão produzidos os materiais de registro desta edição, composto por antologia, catálogo, CDs e DVDs, que serão entregues em forma de premiação. Também será promovida a circulação dos artistas pelo Estado.
As inscrições para Fase Municipal terão início no dia 15 de abril e se encerrarão no dia 06 de maio.
O Departamento de Cultura e Turismo realizará o encontro da Classe Artística, agendado para o dia 07/04/2013 às 19 horas, no Departamento de Cultura e Turismo, situado à Praça da Independência, nº 275 – Centro, quando serão prestadas informações sobre apresentações, julgamento e classificação para a Fase Regional do programa em questão.
Neste ano a Abaçaí Cultura e Arte iniciou uma parceiria com o Museu da Imagem e do Som para a Fase Regional da linguagem Video – animação/ documentário e ficção. As sessões acontecerão durante um único dia e são abertas ao público. É uma ótima oportunidade para ampliar as atividades do Ponto MIS da cidade.
O regulamento e os modelos das fichas de inscrições já estão disponíveis no site do município www.pinhal.sp.gov.br ou no Departamento de Cultura e Turismo, à Praça da Independência, nº 275 – Centro.
Informações pelo telefone: (19) 3651-2970 (Loriane ou Fátima)
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