Embalagens de suco de maçã foram envasadas com água e soda cáustica.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a suspensão da linha de produção TBA3G, da fábrica da Unilever em Pouso Alegre (MG), que envasou 96 unidades do suco de soja Ades sabor maçã com água e soda cáustica, em fevereiro de 2013. A nota oficial foi divulgada nesta terça-feira (2) com base no relatório enviado pela Vigilância Sanitária deMinas Gerais e Municipal de Pouso Alegre. A paralisação da linha já havia sido determinada pela Vigilância Sanitária Estadual no dia 22 de março.
De acordo com a Resolução RE nº 1005/13 da Anvisa, a fabricação, distribuição, comercialização e o consumo de todos os lotes dos alimentos com soja da marca AdeS, embalagens de 1L e de 1,5L, com lotes iniciados por AG, estão suspensos por tempo indeterminado.
Segundo a agência, algumas informações continuam pendentes em relação ao processo de envasamento do produto na linha, como avaliação dos perigos e dos pontos críticos de controle do processo, além das especificações dos riscos eminentes. O órgão também solicita a contratação de um supervisor, a manutenção preventiva da máquina a cada três meses e o treinamento recente de operadores da máquina.
Segundo relatório divulgado pela Vigilância Sanitária Estadual no dia 22 de março, houve falha operacional e humana no processo de envase do produto na linha de produção TBA3G na fábrica de Pouso Alegre. No dia 25 de fevereiro, o estoque do tanque que alimentava a linha de envase estava reduzido, o que caracterizaria final de processo e que a linha estaria pronta para o processo automático de limpeza. No entanto, o equipamento foi acionado novamente para o processo de envase. Dessa forma, houve o envase do produto de limpeza no lugar do suco.
A empresa não percebeu o desvio e o produto, embalagem de 1,5 litros do suco de maçã da Ades, foi distribuído ao mercado. Segundo assessoria de imprensa da Unilever, houve falha humana e dos equipamentos da linha de produção. A máquina acionou o sistema de limpeza com o estoque reduzido, e um funcionário teria iniciado o sistema para envase novamente. Segundo a Unilever, à época, 14 consumidores tinham entrado em contato com a empresa para relatar problemas com o produto, e dos 14 atendimentos realizados pelo SAC da empresa, 12 receberam atenção médica e foram acompanhados, e dois não aceitaram. (portalG1)
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