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quarta-feira, 3 de abril de 2013

Anvisa decide manter suspensão de linha de produção da Ades em MG


Linha já havia sido paralisada por vigilância estadual desde 22 de março.

Embalagens de suco de maçã foram envasadas com água e soda cáustica.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a suspensão da linha de produção TBA3G, da fábrica da Unilever em Pouso Alegre (MG), que envasou  96 unidades do suco de soja Ades sabor maçã com água e soda cáustica, em fevereiro de 2013. A nota oficial foi divulgada nesta terça-feira (2) com base no relatório enviado pela Vigilância Sanitária deMinas Gerais e Municipal de Pouso Alegre. A paralisação da linha já havia sido determinada pela Vigilância Sanitária Estadual no dia 22 de março.

De acordo com a Resolução RE nº 1005/13 da Anvisa, a fabricação, distribuição,  comercialização e o consumo de todos os lotes dos alimentos com soja da marca AdeS, embalagens de 1L e de 1,5L, com lotes iniciados por AG, estão suspensos por tempo indeterminado.
Problema foi detectado em 96 unidades do suco de maça Ades (Foto: Divulgação)
Problema foi detectado em 96 unidades
do suco de maçã Ades (Foto: Divulgação)
Segundo a agência, algumas informações continuam pendentes em relação ao processo de envasamento do produto na linha, como avaliação dos perigos e dos pontos críticos de controle do processo, além das especificações dos riscos eminentes. O órgão também solicita a contratação de um supervisor, a manutenção preventiva da máquina a cada três meses e o treinamento recente de operadores da máquina.
Segundo relatório divulgado pela Vigilância Sanitária Estadual no dia 22 de março, houve falha operacional e humana no processo de envase do produto na linha de produção TBA3G na fábrica de Pouso Alegre. No dia 25 de fevereiro, o estoque do tanque que alimentava a linha de envase estava reduzido, o que caracterizaria final de processo e que a linha estaria pronta para o processo automático de limpeza. No entanto, o equipamento foi acionado novamente para o processo de envase. Dessa forma, houve o envase do produto de limpeza no lugar do suco.
A empresa não percebeu o desvio e o produto, embalagem de 1,5 litros do suco de maçã da Ades, foi distribuído ao mercado. Segundo assessoria de imprensa da Unilever, houve falha humana e dos equipamentos da linha de produção. A máquina acionou o sistema de limpeza com o estoque reduzido, e um funcionário teria iniciado o sistema para envase novamente. Segundo a Unilever, à época, 14 consumidores tinham entrado em contato com a empresa para relatar problemas com o produto, e dos 14 atendimentos realizados pelo SAC da empresa, 12 receberam atenção médica e foram acompanhados, e dois não aceitaram. (portalG1)

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