Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Retirada da Pedra da Lua preocupa moradores em São João da Boa Vista

Ponto turístico pode ser destruído por causa de construção de loteamento.


Situação já reúne mais de 500 assinaturas em abaixo-assinado.


A retirada da Pedra da Lua, ponto turístico de São João da Boa Vista (SP), tem preocupado os moradores. Com a construção de um loteamento, a pedra que fica no começo da Serra da Paulista pode ser destruída. Descontentes com a situação, os moradores fizeram um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas e também se mobilizaram pela internet. O professor de história Thallis Boa Ventura opinou que: “Na pedra foi feita a missa de inauguração da pavimentação da Serra da Paulista e também é patrimônio natural e ambiental. Ela existe há milhares de anos e tem que continuar”.
  •  
Ponto turístico pode ser destruído por uma construção de loteamento (Foto: Oscar Herculano Júnior/ EPTV)Ponto turístico pode ser destruído por construção
de loteamento (Foto: Oscar Herculano Jr./ EPTV)
Ocorrência
Segundo o cabo da PM Ambiental Ronaldo Peterniuci, um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Ambiental, que foi chamada pra evitar a destruição da pedra. “Orientamos o proprietário a aguardar as pesquisas dos registros da Prefeitura para ver se há ou não alguma documentação que decrete a pedra como patrimônio cultural e urbanístico do município“, explicou. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São João da Boa Vista (Condephic), Antônio Carlos Lorette, o dono do loteamento disse que tem a documentação e o projeto do empreendimento protocolados na Prefeitura.

Retirada da Pedra da Lua preocupa moradores em São João da Boa Vista (Foto: Oscar Herculano Júnior/ EPTV)
Retirada da Pedra da Lua preocupa moradores em
São João da Boa Vista (Foto: Oscar Herculano Júnior/ EPTV)
“A pedra não tem tantas informações ou subsídios que pudesse destruir um processo de tombamento, como a Pedra Balão ou a Pedra do Músico da Fazenda Cachoeira. Propusemos então uma recomendação para o poder público e o proprietário para que mantenham a pedra e usem como referência do empreendimento”, explicou. O Ministério Público informou que recebeu o abaixo-assinado com o pedido de tombamento da pedra. A solicitação foi enviada para o Conselho Municipal de Turismo e para o Condephic, mas a princípio, o MP não vai tomar nenhuma medida para preservação do monumento. (portal G1/São Carlos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário