Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Família é mantida refém durante assalto a empresário em Jacutinga

Vítima estava em um caixa eletrônico com o filho quando foi abordada.


Uma família foi feita refém durante um assalto na noite desta segunda-feira (27) em Jacutinga (MG). De acordo com a Polícia Militar, um empresário foi abordado enquanto sacava dinheiro em um caixa eletrônico da cidade e obrigado a levar o suspeito para casa, onde pelo menos sete pessoas foram trancadas em um banheiro. Um rapaz foi detido nesta terça-feira (28), acusado de envolvimento no assalto.
Ainda conforme a polícia, a vítima estava acompanhada de um dos filhos no momento da abordagem, ocorrida por volta das 20h30. O suspeito teria ficado insatisfeito com a quantia em dinheiro sacada do caixa e obrigou o empresário a levá-lo até a casa, onde mais dinheiro e outros objetos foram roubados.
As informações são de que o criminoso usava um revólver calibre 38. Ele ainda teria obrigado a esposa do empresário a preparar uma refeição para ele antes de trancar todos os membros da família no banheiro.
A polícia não informou qual a quantia em dinheiro roubada da família, mas declarou que um rapaz, que já tem passagens por roubo e sequestro na região de Uberaba (MG), foi detido por volta das 2h30 desta terça-feira em um hotel e é o principal suspeito do roubo. Há indícios de que esse assalto tenha relação com outro crime semelhante registrado em setembro, quando outro empresário foi mantido refém.  fonte  http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/10/familia-e-mantida-refem-durante-assalto-empresario-em-jacutinga.html

Prefeitura abre concurso para contratar professores em Poços

Podem concorrer profissionais com magistério de nível médio ou pedagogia.


A Prefeitura de Poços de Caldas (MG) está com inscrições abertas para concurso público para preenchimento de 15 vagas para professores do ensino fundamental.  São oferecidas 14 vagas para ampla concorrência e uma vaga para portadores de deficiência física.
Podem concorrer profissionais que tenham magistério de nível médio ou pedagogia com habilitação para educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental ou curso normal superior.

Todas as vagas são para a função de Professor I. O profissional terá que desenvolver regência efetiva de turma, elaboração de programas e planos, controle e avaliação do rendimento escolar, recuperação de alunos, participação em reuniões, promoção de autoaperfeiçoamento, pesquisa educacional e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e da ação educacional, participação ativa na vida comunitária da unidade escolar.

A jornada de trabalho é de 20 horas semanais e os vencimentos iniciais são de R$ 984,15.  As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.imam.org.br até o dia 5 de novembro.  A taxa de inscrição é de R$ 46. O candidato receberá pelos Correios o cartão de inscrição contendo dia, local e horário da prova. A previsão é que elas aconteçam nos dias 12 e 13 de dezembro.

O concurso tem validade de dois anos podendo ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Viatura da Polícia Militar atropela motoclicleta em São João

Militares e motociclista tiveram que ser socorridos até a Santa Casa de São João.
(Foto: Redes Sociasi)
Uma viatura da Polícia Militar se envolveu em um acidente com uma motocicleta na tarde desta segunda-feira (26), no bairro Vila Conrado, em São João. Segundo a PM, o acidente aconteceu por volta das 18h, no cruzamento da Rua 14 de julho com a Rua Coronel José Procópio. De acordo com a Polícia, os militares haviam acabado de atender uma ocorrência de tráfico de drogas e seguiam para o Plantão Policial.

Na colisão o piloto da moto foi arremessado ao chão e a viatura foi parar na entrada de um posto de combustíveis. Ainda de acordo com a PM, a moto estava com a documentação atrasada e foi apreendida após o acidente.

Conforme a Polícia Militar, os policiais e o motociclista foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados para a Santa Casa da Cidade. No hospital os três receberam atendimento médico e foram liberados.

A PM informou que investiga o caso para saber se quem provocou o acidente foi o motociclista ou os policiais. fonte http://www.omunicipio.jor.br/Policia/2015/10/viatura-da-policia-militar-se-envolve-em-acidente-com-motoclicleta.html

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Após 21 dias, greve dos bancários chega ao fim na região de Campinas

Segundo sindicato, o Banco do Brasil continuará paralisado.


Resultado de imagem para greve banco
ilustração
Após 21 dias de paralisação, chegou ao fim nesta segunda-feira (26) a greve dos bancários na região de Campinas (SP). A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada no início da noite. No entanto, segundo o sindicato da categoria, o Banco do Brasil não aceitou a proposta por ter demandas específicas e continua com os serviços parados, já os demais voltam a funcionar nesta terça-feira (27).
O movimento havia começado no dia 6 de outubro e pedia reajuste salarial de 16%, com piso de R$ 3.299,66; e Participação nos Lucros e Resultado de três salários mais R$ 7.246,82.
Proposta
Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%. Mas, a última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) ofereceu reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

Postos fechados
Na região de Campinas foram afetados mais de 300 postos de trabalho em 33 cidades da região, incluindo agências e departamentos. Já no país, durante a paralisação, mais de 12 mil das 22.975 agências chegaram a fechar as portas para o público.  fonte  http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/10/apos-21-dias-greve-dos-bancarios-chega-ao-fim-na-regiao-de-campinas.html

Oportunidade - Curso gratuito de Pós-graduação em São João

Resultado de imagem para instituto federal sao joa da
divulgação
Termina no próximo dia 4 de novembro, o prazo das inscrições para o processo seletivo destinado ao curso gratuito de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Informática na Educação, ofertado pelo Câmpus São João da Boa Vista do Instituto Federal de São Paulo – IFSP. O atendimento ocorre das 9h às 21h, de segunda a sexta, na secretaria do Câmpus, que se localiza no Acesso Dr. João Batista Merlin, s/nº - Jardim Itália em São João da Boa Vista.

Estão disponíveis 30 vagas destinadas a docentes portadores de diploma de nível superior que atuam na Educação Básica, Média ou Superior, independente da área do conhecimento, assim como profissionais que atuam na Educação.

O objetivo do curso é capacitar profissionais da educação a conceber e a utilizar projetos educacionais incorporando as Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como objetos de aprendizagem eletrônicos.

O curso terá carga horária total de 480 horas, divididas em três semestres letivos.
A taxa de inscrição é de R$ 50,00. Mais informações podem ser consultadas no Edital nº 472/2015, do site: sbv.ifsp.edu.br   fonte http://www.saojoao.sp.gov.br/home/ler_noticia.php?id=1884

Com reorganização, estado de São Paulo cria 754 escolas de ciclo único

Modelo, que separa alunos por faixa etária, chegará a 2.197 em todo o Estado, quase metade das escolas da rede

Depois de um amplo diálogo com dirigentes e educadores de todas as 91 diretorias de ensino do Estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Educação consolidou o estudo que envolve a reorganização de sua rede de escolas, iniciado há um mês, e que tem como objetivo aproveitar o cenário demográfico para a melhoria da qualidade do ensino.

A reorganização da rede atende a dois fatores: à uma mudança demográfica no Estado, que, desde 1998, teve um declínio de 2 milhões de alunos em suas unidades de ensino; e à constatação de que escolas de segmento único, modelo a ser intensificado, têm um rendimento até 28,4% superior às demais.
As principais medidas da reorganização são:
- a criação de mais 754 escolas de ciclo único, focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo a partir de 2016.
- a abertura de 2.956 classes hoje ociosas
- a diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635


“O momento é propício para mudanças e elas são necessárias. O rol de prédios construídos nos últimos anos atende a uma população que diminuiu consideravelmente e, por isso, é possível que agora entreguemos escolas melhores, focadas em ações pedagógicas para cada etapa do ensino”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Segundo o resultado do Idesp (2014), as escolas de segmento único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos anos finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior. O estudo da Pasta foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíam o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 340 mil alunos serão impactados pela reorganização das escolas.
Reunião com os pais
A próxima etapa envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Para ouvir os responsáveis e esclarecer dúvidas, a Secretaria da Educação criou o chamado “Dia E”, da Educação, que acontecerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos. A pasta também tem atuado em uma campanha de atualização de dados dos alunos.

Por meio do site www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br, pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos a fim de aprimorar a comunicação com as famílias paulistas e melhor informa-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais.

Reorganização em números:

- Total de escolas no Estado: 5.147
- Total de alunos no Estado: 3,8 milhões
- Salas ociosas que serão reabertas com a reorganização: 2.956
- Escolas de segmento único: aumento de 52,2%, 754 escolas a mais (de 1.443 para 2.197)
- Escolas de segmento único de Ensino Médio: aumento de 74%, 340 escolas a mais (de 459 para 799)
- Escolas de segmento único dos Anos Iniciais: aumento de 7%, 54 escolas a mais (de 778 para 832)
- Escolas de segmento único dos Anos Finais: aumento de 175%, 360 escolas a mais (de 206 para 566)
- Escolas com três segmentos (Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio): diminuição de 34%, menos 164 escolas (de 479 para 315)


Do Portal do Governo do Estado

Prefeitura de Andradas abre Concurso Público

Foto: ilustração
Foto: ilustração
A Prefeitura de Andradas lançou, nesta semana, edital para realização de Concurso Público. São diversas vagas para provimento de cargos efetivos de nível fundamental, médio e superior.  As inscrições estarão abertas de 26 de outubro a 27 de novembro, no site do IPEFAE (www.ipefae.org.br). As provas serão aplicadas no dia 10 de janeiro de 2016.

O edital completo com mais informações pode ser encontrado nos sites da Prefeitura de Andradas (www.andradas.mg.gov.br) e do IPEFAE (www.ipefae.org.br).  Fonte: Prefeitura Municipal de Andradas