Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Prouni tem mais de 972 mil inscritos; prazo termina quinta

O Prouni (Programa Universidade para Todos) registrou 972.364 candidatos inscritos até as 18h de hoje (27), segundo o MEC (Ministério da Educação). As inscrições começaram ontem e podem ser feitas até o dia 29 na página do Prouni. De acordo com o balanço, São Paulo lidera o número de inscritos (178.225), seguido por Minas Gerais (126.854) e Rio de Janeiro (69.624).

O programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em 2015, serão ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas. Podem concorrer às bolsas, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. É preciso ainda comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior. Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do Prouni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.  http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/educacao/2015/01/27/prouni-tem-mais-de-972-mil-inscritos-prazo-termina-quinta.htm

Moradores de rua de Mogi Guaçu partem para a colheita de maçã em Santa Catarina

Grupo receberá salário, benefícios, alimentação e alojamento.

85 moradores de rua foram cadastrados para o trabalho (Foto: Divulgação) 
Um grupo de 85 moradores de rua embarcou para Santa Catarina, nesta semana. Eles vão trabalhar na colheita de maçã no município de Fraiburgo. Todo o trabalho de arregimentação do grupo e preparação de documentação foi feito pela Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Civil Municipal, onde a ação foi concentrada. A coordenação foi feita diretamente pela secretária Judite de Oliveira e pela assistente de secretária, Célia Zauk.
Em Santa Catarina, os selecionados vão receber salários e benefícios, prêmio por assiduidade e cumprimento de metas, assim como alimentação e alojamento. Tudo que receberem será livre de quaisquer despesas. A colheita dura de três a quatro meses. Além de ter sido necessário providenciar a documentação dos moradores, eles também foram submetidos a exames médicos. O embarque aconteceu na manhã de ontem (26), em frente à sede da Guarda Civil Municipal. Foram mobilizados dois ônibus para o transporte do grupo.   fonte  http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=3105

Vagão de lanches pega fogo em praça no Centro de Poços de Caldas

Suspeita, segundo testemunhas, é que tenham esquecido fritadeira ligada.


Bombeiros controlaram as chamas; rede elétrica foi atingida pelo fogo.


Vagão ficou completamente destruído em Poços de Caldas (Foto: Marcos Correa)
Vagão ficou completamente destruído em Poços de Caldas(Foto: Marcos Corrêa)
Um vagão de lanches pegou fogo no início da noite desta segunda-feira (26) no Centro de Poços de Caldas (MG). A suspeita, segundo testemunhas, é de que tenham esquecido uma fritadeira ligada dentro do trailer. O veículo, que fica estacionado no Parque José Affonso Junqueira, ficou totalmente destruído. O Corpo de Bombeiros foi para o local para controlar as chamas. 
O fogo atingiu também a rede elétrica, mas ainda não há informações sobre o número de pessoas sem abastecimento. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O vagão, que fica em frente ao Palace Casino, costuma ser muito visitado por turistas.  fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/01/vagao-de-lanches-pega-fogo-em-praca-no-centro-de-pocos-de-caldas.html

Trio assalta residência, se envolve em acidente na fuga e troca tiros em Mogi Guaçu

Bandidos utilizaram fuzis e pistolas e fugiram a pé após o tiroteio.

Três bandidos assaltaram uma residência em Martinho Prado, na noite desta segunda-feira (26). Armados com fuzis e pistolas, os homens invadiram o imóvel, mantiveram três pessoas reféns e roubaram cerca de R$ 60. Durante a ação, um dos reféns conseguiu escapar e fugiu. Os assaltantes também fugiram e, na fuga, causaram um acidente. Uma viatura da Guarda Civil Municipal testemunhou a colisão e se aproximou. Houve tiroteio, mas ninguém ficou ferido. Conforme relato oficial, guardas civis realizavam patrulhamento quando se depararam com um acidente de trânsito envolvendo um GM Corsa e um Ford Focus, prata. Ao se aproximarem para amparar as vítimas, os GCMs foram surpreendidos por três homens que dispararam vários tiros de fuzil e pistola na direção da viatura.
Em seguida, o trio fugiu a pé, correndo pela estrada em direção a Conchal. Ao se aproximarem do acidente, os guardas constataram que havia quatro pessoas dentro do Corsa dirigido pela dona de casa Lúcia Helena da Silva Santos, 45, moradora em Conchal. Ela estava acompanhada pelo marido, o manobrista Valdecir Correa dos Santos, 47, pelo aposentado Luiz Pereira da Silva, 92, e uma criança de sete anos. Dentro do carro Focus havia carregadores de fuzil com dezenas de munições, além de uma sirene portátil, fitas adesivas, boné e roupas. Logo os guardas descobriram que o carro era roubado na cidade de Campinas e ostentava uma placa falsa.
Lúcia Helena disse que seguia pela Avenida, em direção ao município onde reside, quando o motorista do Focus colidiu na traseira do carro dela e, logo em seguida, houve o tiroteio. Na sequência, surgiu o operário Élcio Pereira, 38, morador da Rua Lazaro Theodoro de Freitas, em Martinho Prado. Ele contou que os homens que atiraram contra os guardas eram bandidos que haviam invadido a casa dele e mantiveram sua família e um amigo reféns.
Segundo Elcio, três homens armados com fuzil e pistolas, trajando coletes balísticos com a inscrição da Polícia Civil, invadiram a residência dele por volta das 20h30. Ele e a esposa, uma funcionária pública de 34 anos, foram surpreendidos pelos bandidos. Logo após, um amigo de Elcio, o agricultor Antônio Sérgio Golle, 39, chegou ao imóvel e também foi rendido.
Todos foram amarrados pelos assaltantes que estavam bastante agressivos e queriam dinheiro. Em um determinado momento, Elcio conseguiu escapar e fugiu correndo. Os ladrões chegaram a disparar alguns tiros na direção dele, sem atingi-lo. Com o roubo frustrado pela fuga da vítima, os bandidos fugiram e, na fuga, causaram o acidente com o carro de Lúcia e, respectivamente, o tiroteio contra a Guarda Civil Municipal. Um intenso patrulhamento foi realizado pelas GCMs e PMs de Mogi Guaçu e Conchal, no entanto, nenhum suspeito foi encontrado. Ninguém ficou ferido no tiroteio.  fonte http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=3101

Boxe - Noite dos Campeões


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cão enforcado por homem é salvo por 2 PMs em São João

Vídeo publicado em rede social mostrou parte da ação dos oficiais da polícia.


Homem de 32 anos que maltratou o animal sofre de problemas mentais.


Cadela foi vítima de maus-tratos em São João da Boa Vista (Foto: Ricardo Pedro Bom/Arquivo Pessoal)
Cadela foi vítima de maus-tratos e teve sequelas
(Foto: Ricardo Pedro Bom/Arquivo Pessoal)
Um vídeo publicado em uma rede social mostrou parte da ação de dois policiais militares que salvaram uma cadela que foi enforcada por um homem, em São João da Boa Vista (SP), no sábado (24). De acordo com o cabo  da PM Ricardo Pedro Bom, o homem de 32 anos que maltratou o animal sofre de problemas mentais e havia tentado matar o cão de uma criança da região. O acusado foi levado ao Plantão Policial, assinou um termo circunstanciado e vai responder por maus-tratos contra animais em liberdade.
De acordo com o policial, ele e outro militar chegaram à residência no bairro Jardim das Flores após uma denúncia e encontraram o animal aparentemente morto. “O homem estava todo mordido, pois tentou agredir outro cachorro na rua, que acabou mordendo ele. Ele dizia coisas sem sentido e que precisava matar a cadela, pois ela estaria com um espírito ruim no corpo. Parecia que o cão já estava morto quando chegamos, mas o outro policial percebeu que ela estava se movendo e podia estar vivo, então tentamos reanimá-lo com massagem cardíaca e respiração boca a boca, improvisando um cano. Depois disso, liguei para um veterinário e ele me orientou por telefone sobre como ajudar o bicho”, contou.
Os homens colocaram o animal na viatura e o levaram para o veterinário, que medicou e tratou a cadela. O bicho, chamado Bolinha, tem nove anos e pertence a uma criança que também tem nove anos de idade. A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência contra o rapaz que, segundo a família, será internado novamente em uma clínica psiquiátrica. A esposa do policial Ricardo Bom, Michelle Tenari, visitou o cachorro e acredita que Bolinha ficará com sequelas, apesar de apresentar melhoras. “Ela está se movimentando mal, não consegue ficar em pé normalmente e cai após alguns passos. É uma coisa muito triste porque ela é uma cachorra muito dócil”, disse.

O artigo 32º da Lei de Crimes Ambientais prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de uma multa para o autor em casos como esse, mas é comum que os acusados consigam reverter a pena em serviços sociais.  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/01/cao-enforcado-por-homem-e-salvo-por-2-pms-em-sao-joao-da-boa-vista-sp.html

Departamento de Educação comunica sobre a volta ás aulas


Na segunda-feira, 2 de fevereiro, os alunos da rede municipal e estadual retornarão as aulas. As diretoras das escolas, os professores, os serventes, as merendeiras, e os auxiliares de educação estão ansiosos para o ano de 2015.

Em consequência dos diversos feriados deste ano, a diretora do departamento de Educação, Dirce Malheiros, ressalta a importância da presença dos alunos nas aulas, para que as crianças e os jovens da rede pública municipal e estadual apresentem um alto nível de frequência e um excelente aproveitamento. Para quem ainda não teve a oportunidade de efetuar a matrícula, favor procurar o departamento de educação, através do telefone 3661-8334 ou encaminhar-se no endereço Avenida Washington Luiz, 275, Jardim das Rosas.

Dirce destaca a possibilidade de elencar um projeto chamado Educação de Jovens e Adultos com uma carga horária viável, visando atender as pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer a escolaridade correta durante sua infância e aulas de educação física com base na recreação e na estimulação precoce para a criança de educação infantil com três anos de idade. 

A respeito do transporte escolar, o mesmo é oferecido para alunos da rede municipal e estadual. Para os que já utilizam do transporte, é necessário ir ao departamento para atualizar a carteirinha. E para aqueles que utilizarão este ano, é preciso comparecer também ao departamento para fazer o cadastro e emitir a carteirinha. Vale ressaltar que o uso do uniforme não é obrigatório, porém é recomendado por ser um símbolo de identificação para a criança.   http://www.pinhal.sp.gov.br/site/departamentos/educacao/3859-prefeitura-atraves-do-departamento-de-educacao-comunica-sobre-a-volta-as-aulas