Páginas

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

1ª Turma do Curso de Mecânica de Usinagem Convencional se forma com Louvor

Na noite da quarta-feira, 19, aconteceu a formatura da 1ª turma do
curso de Mecânica de Usinagem Convencional, da Emip Dito Françoso.

Após 360 horas de qualificação , 15 pinhalenses tiveram a grata satisfação de receber o certificado do parceiro SENAI. O curso teve início no mês de março, porém, antes desta etapa os jovens tiveram que cumprir uma jornada anterior de 160 horas de qualificação em qualidade. Desta forma , estes formandos tem em sua bagagem profissional 520 horas de aprendizado.

Foi uma noite muito especial para estes pinhalenses que, com certeza, . agora terão melhores oportunidades profissionais, mas à medida em que a qualificação ocorreu todos conseguiram se empregar. “Para o jovem qualificado a oportunidade sempre existirá”, estas foram as palavras do diretor do departamento de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Francisco de Siene.

Para a administração municipal foi um momento de celebrar a conquista, com muitas etapas envolvendo a reforma do prédio, aquisição dos equipamentos, a contratação dos cursos e a confiança no sentido de que isso realmente seria possível.

Este é o resultado de um trabalho de um grande time , que tem como líder o prefeito Zeca Bene. Ainda nesta escola, para o próximo ano, outros laboratórios ficarão à disposição não só dos trabalhadores, mas também do setor empresarial que busca a competitividade para ganhar novos mercados através do processo de qualificação de sua mão de obra interna.

Programação de Natal em São João

Um dos eventos mais esperados, Parada de Natal ocorre nos dias 14 e 21

Arquivo 2013 (foto: Davis Carvalho)
A programação começa ainda neste mês, sábado, dia 29, com o evento “Natal da União” promovido pela TV União, das 10h às 17h, na avenida Oscar Pirajá Martins, ao lado da sede da emissora. Às 14h, o Theatro Municipal reserva uma apresentação especial dos alunos da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme. 

No domingo, dia 30, às 18h, a Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas vem a São João e traz um repertório repleto de músicas caipiras, numa parceria entre Prefeitura e SESC/São Carlos, no encerramento das comemorações de 100 anos do Theatro Municipal. 

No domingo, 7, ocorre o  Encontro de Corais (1º e 2º períodos), às 15h e 19h30, no Theatro Municipal. No mesmo horário ocorrem a Parada de Natal do DER - Henrique Cabral de Vasconcellos -, e a apresentação da Banda Dona Gabriela, na Praça Joaquim José. 
Segunda-feira, 8, é dia do espetáculo “Rei Leão – As Aventuras de Simba”, às 20h30, no Theatro Municipal, com a Companhia Vira Volta de Teatro e o Grupo Garra de Dança. 


Iluminação Theatro Municipal (foto: Guto Moreira)
Na quarta-feira, 10, o destaque é para os alunos da Orquestra Jazz Sinfônica de São João, às 20h, no Theatro Municipal.  

Na sexta-feira, dia 12, o Coral Vozes de São João se apresenta nas escadarias no Palmeiras Futebol Clube, às 20h.

No domingo, 14, um dos eventos mais esperados: a Parada de Natal. O desfile ocorre na Avenida Dona Gertrudes, às 20h. No mesmo horário, a Banda Dona Gabriela faz uma apresentação especial no Asilo São Vicente de Paulo.   
Na véspera de Natal, dia 24, ocorrem missas solenes às 19h30, na Igreja Catedral, Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Esperança (Carmelo) e Nossa Senhora de Fátima. Às 20h, nas igrejas São Bom Jesus, Sagrado Coração de Jesus e Santo Expedito/Nossa Senhora da Consolação. Sujeita a alterações, a programação encerra-se no dia 28, domingo, com a dupla Rose e Samuel, e o baile na Praça Joaquim José, às 20h.   veja a programação completa em http://www.saojoao.sp.gov.br/home/ler_noticia.php?id=1454

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Homem morre após ser atacado por abelhas em Andradas

Homens são atacados por abelhas enquanto faziam escalada na Pedra do Pântano em Andradas, um deles não resistiu e morreu no local.

Foto: Pedra do Pântano (ilustração)
Foto: Pedra do Pântano (ilustração)
Dois homens, provavelmente do estado de São Paulo, foram atacados por enxames de abelhas, durante escalada na Pedra do Pântano, em Andradas, no final da tarde desta quarta-feira (19). Segundo informações obtidas pela reportagem com a Polícia Militar, eles estavam há cerca de 25 metros de altura, quando foram surpreendidos pelo enxame. Um deles conseguiu descer e pedir ajuda, sendo socorrido e trazido para a Santa Casa de Andradas e momentos mais tarde foi transferido para Poços de Caldas.

A segunda vítima acabou ficando no local desacordada e uma viatura do corpo de bombeiros e uma viatura da Polícia Militar seguiram para o local, na tentativa de resgatar a vítima. Segundo notícias atualizadas com o Corpo de Bombeiro de Poços de Caldas o homem que ficou no local, não resistiu e morreu. O corpo será encaminhado para o IML de Poços de Caldas. A PM não revelou a identidade dos dois homens.

A Pedra do Pântano fica no Sítio Bela Vista no Bairro do Pantano em Andradas, o lugar é muito frequentado por escaladores de todo Brasil, fazendo parte dos principais guias de turismo. No local também tem uma pousada para abrigo dos turistas e praticantes do esporte.  
Fonte: Rosane Souza / http://andradas.portaldacidade.com/noticia/id/2215/homem-morre-apos-ser-atacado-por-abelhas-em-andradas/

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

GRUPO URUGUAIO APRESENTARÁ ESPETÁCULO NO THEATRO AVENIDA

Dia 23 de novembro, domingo, às 20h30, o Circuito Cultural Paulista(APAA- Associação Paulista Amigos da Arte), em parceria com a Prefeitura Municipal/Departamento de Cultura e AATA-Associação Amigos do Theatro Avenida apresentarão o espetáculo "Algo de Ricardo", com o grupo uruguaio Cia. Complot.
Classificação: 14 anos
A ENTRADA É GRATUITA!

Informações: (19) 3661.6446

Orquestra Filarmônica de Viola Caipira se apresenta dia 30 em São João

Orquestra Filarmônica (foto: Adriano Rosa)
Acordes e melodias de grandes clássicos da música de raiz serão exibidos no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, no dia 30 de novembro, às 18h, com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas. O evento é gratuito e tem a realização do departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura, com apoio do SESC/São Carlos.  

Composta somente por violas caipiras, e com dois álbuns gravados, a Orquestra traz a São João, um repertório que reúne obras consagradas como “Casinha Branca” (Elpídio dos Santos), “Chico Mineiro” (Tonico e Tinoco), “Herói sem Medalha” (Pedro Bento e Zé da Estrada), “Menino da Porteira” (Teddy Vieira e Luizinho) e outros inesquecíveis sucessos. 
Segundo o diretor de Cultura, Beto Simões, a apresentação é gratuita e integra as festividades de 100 anos do Theatro Municipal. 

O espetáculo musical ainda destaca arranjos executados por solos especiais do Duo Catrumano, do quarteto Viola Arranjada e do violeiro João Paulo Amaral, que são trabalhos paralelos de alguns membros da Filarmônica. Ao mesmo tempo, a Filarmônica inova ao passear por outras vertentes da música brasileira com obras de Tom Jobim, Hermeto Paschoal e Elomar, além de composições inéditas de integrantes do grupo. O CD conta ainda com as participações especiais de Tetê Espíndola, interpretando “Índia” (José Asunción Flor / Manuel Ortiz Guerrero), Renato Brás em “Correnteza” (Tom Jobim e Luiz Bonfá), Lenine Santos em “Campo Branco” (Elomar) e Ana Gilli em “Romaria” (Renato Teixeira).

Em cada apresentação, o público tem a oportunidade de observar declamações, poemas e comentários históricos da viola valorizando as obras interpretadas. Os violeiros são, em sua maioria, músicos profissionais, sendo vários deles bacharéis em música. Além de instrumentistas, parte deles faz pesquisa com alguns mestres e doutores da área. fonte: http://www.saojoao.sp.gov.br/home/ler_noticia.php?id=1453

TCE libera continuidade do processo seletivo para contratação de professores

Certame foi suspenso em agosto passado; Entrega de títulos acontece entre os dias 24 e 26 deste mês.

ilustração
O Tribunal de Contas do Estado acolheu defesa da Prefeitura e deliberou favoravelmente à continuidade do processo seletivo 01/2014 destinado à contratação de professores, em caráter temporário, para o ano letivo de 2015. Os 3.435 candidatos inscritos já estão sendo comunicados da decisão pela Sigma RH, empresa organizadora do concurso.
As novas datas para entrega de títulos estão definidas para os dias 24, 25 e 26 deste mês, das 8h às 11h e das 13h às 17h, no três dias, no Centro Cultural. A prova objetiva foi remarcada para o dia 21 de dezembro, mas o horário e os locais ainda serão definidos e divulgados oficialmente no próximo dia 29. O conteúdo programático da prova objetiva pode ser consultado no edital completo.
O certame foi instituído no dia 23 de agosto, com período de inscrição entre os dias 1º e 11 de setembro. Ao término deste prazo, o TCE determinou a suspensão dos atos subsequentes para apreciação de pedido de representação contra o respectivo edital, sem apontar especificamente as irregularidades.
A representação criticou basicamente a contínua e rotineira contratação de professor temporário, como ocorrido no edital de 2012, bem como o prazo para divulgação entre a abertura do concurso e as datas de início e fim das inscrições, que, segundo a defesa, não pode ser considerado insuficiente, uma vez que variou de 10 a 20 dias.
A finalidade deste processo seletivo é a contratação de professores em caráter temporário, em 2015, para eventual substituição de titulares em consequência de afastamento por doença, acidente do trabalho, doença profissional, licença maternidade, afastamento para exercício de funções pedagógicas, faltas abonadas, aposentadoria, demissão e outros motivos contemplados em lei.
A remuneração prevista no respectivo edital varia de R$ 16,13 por hora-aula prestada, a R$ 1.913,24 mensais, para jornadas entre 18 e 45 horas semanais.
São oferecidas oportunidades de níveis médio/magistério e superior nos cargos de Auxiliar de Educação, Auxiliar de Educação Inclusiva, Interlocutor de Libras, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Básica I e Professor de Educação Básica II em diferentes áreas/disciplinas.   fonte: http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=2534 *Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu.

Pacientes de hepatite C poderão contar com novo tratamento no SUS

Doença atinge 2 milhões de pessoas no Brasil e 170 milhões em todo o mundo.

ilustração
Os pacientes infectados com o vírus da hepatite C vão contar, a partir do ano que vem, com um tratamento que inclui três tipos de medicamentos e tem atingido a taxa de erradicação de 80% a 90% dos casos da doença.
O hepatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Edison Parise, adiantou à Agência Brasil que o Sofosbuvir, o Daclatasvir e o Simeprevir estão em processo de análise para homologação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A homologação deve ocorrer até o fim do ano, para que os medicamentos sejam usados pelos pacientes nos primeiros meses de 2015, em períodos de 12 semanas.
O custo dos remédios é elevado e nos Estados Unidos chega a atingir US$ 120 mil para 12 semanas de tratamento. É por isso que o Ministério da Saúde está em entendimento com laboratórios para fazer a compra em valores mais baixos, a fim de que sejam oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS). O chefe do Ambulatório de Hepatites do Hospital de Clínicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Comitê Assessor do Programa de Hepatites do Ministério da Saúde, Raymundo Paraná, disse que sem essa negociação seria inviável ao SUS garantir a oferta dos produtos. “O SUS não suportaria, de uma hora para outra, que remédios que têm custo de US$ 120 mil nos Estados Unidos fossem universalmente disponibilizados em país como o nosso, que tem limitação orçamentária”, explicou.
Os medicamentos já foram aplicados nos Estados Unidos e na Europa e segundo Edison Parise, neste mês, em um congresso de especialistas em Boston, houve demonstração dos resultados em mais de mil pacientes, que comprovam a eficácia do tratamento. “Esses medicamentos começaram a ser usados há mais ou menos um ano nos Estados Unidos e agora, no Congresso, foram mostrados dados sobre o uso deles. Enquanto os estudos iniciais incluíam poucos pacientes, os dados agora trazem um número muito grande de pessoas tratadas e confirmam os mesmos índices de cura, em torno de 80% a 90%, dos pacientes, com qualidade de tratamento melhor e menos sofrimento”, acrescentou.
Os pacientes transplantados ou que estão aguardando a cirurgia também podem ser beneficiados, porque com os novos medicamentos, o tratamento pode seguir. “Tratada, a doença hepática pode regredir ou eles podem ir ao transplante em condição muito melhor”, destacou Paraná.
O tratamento da hepatite C no Brasil durava 48 semanas, com inúmeros efeitos colaterais e taxa de resposta em torno de 50%. Com a evolução dos remédios, esse número avançou nos últimos anos e a taxa atingiu 70%, mas ainda apresentava efeitos colaterais, que afastavam os pacientes do tratamento. O infectologista responsável pelo Ambulatório de HIV e Hepatites Virais da Disciplina de Infectologia da Universidade Federal de São Paulo, Paulo Abrão Ferreira, informou que agora, com os produtos que serão ministrados, será possível evitar o uso da proteína sintética interferon. Para ele, isso representa uma revolução no tratamento da doença no país. “É uma revolução porque agora a gente não precisa mais de interferon e não haverá efeitos colaterais”, disse.
Os médicos avaliam que o tempo mais curto de tratamento vai aumentar o número de atendimentos. “Nos Estados Unidos, está sendo tratado em uma semana o que se tratava em meses com o procedimento anterior. Com isso, o Brasil pode quadruplicar a capacidade de tratamento, simplesmente pelo tempo mais curto e pelo número menor de efeitos colaterais" disse Parise.
No Brasil, a hepatite C atinge 2 milhões de pessoas e no mundo chega a 170 milhões, mas se o tratamento for aplicado na integridade, o paciente pode conseguir a cura. “É uma doença curável. Tratou, eliminou o vírus, ela não volta mais”, completou Paraná.  fonte: Agência Brasil