Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Homem foi morto a pauladas em São João

Gilson foi morto na tarde de terça-feira a pauladas. Quatro suspeitos estão foragidos, menor de idade foi apreendido ainda na terça-feira

Funerária e Polícias Civil e Militar em frente local do homicídio aguardavam a chegada de peritos (Foto: Franco Junior)
O assassinato de Gilson Jesus Leal, 25, continua sendo investigado pela Polícia Civil. O homicídio ocorreu por volta das 12h desta terça-feira (27), quando um Gol branco estacionou em frente a uma residência situada na rua José Garcia da Silva, no Jardim das Flores, em São João da Boa Vista (SP). Do veículo saíram dois homens, que invadiram o imóvel e agrediram com pauladas Gilson, que morreu logo em seguida. Além dos assassinos, que são irmãos, outros dois homens participaram do assassinato, mas permaneceram no Gol enquanto os agressores adentraram a residência. Um menor de idade de 15 anos também os acompanhava e ficou no portão enquanto os agressores atavam Gilson com pauladas. O adolescente se entregou à polícia no final da tarde de terça e foi apreendido.


HISTÓRICO AGRESSIVO
Gilson era viúvo e recentemente terminou um relacionamento com outra mulher, mas residia na casa do pai da falecida esposa. O ex-sogro de Gilson, Aparecido Fernandes do Prado, 79, que relatou que o ex-genro era violento e já o ameaçou de morte. Após o falecimento da filha de Aparecido, há dois anos, Gilson se mudou para o Santo Antônio, mas há três meses, pediu para voltar para casa do ex-sogro. Neste meio tempo, o idoso relata que Gilson já o ameaçou de morte e usava drogas. “Algumas vezes, eu chegava em casa e via ele na sala com uns homens. Ele trazia os amigos dele para usar drogas na sala da minha casa, o que podia dar problema pra mim, se alguém descobri-se. Além disso, ele já me ameaçou de morte duas vezes por causa desses problemas com drogas”, disse. Aparecido descreveu também, que já surpreendeu Gilson violentando uma mulher. “Quando eu cheguei em casa um dia e vi que ele tentava sufocar essa mulher, eu peguei um pau e consegui impedir, se não algo ruim teria acontecido”, expôs.



INVESTIGAÇÕES
O delegado de polícia que está à frente do caso, Carlos Eduardo de Souza, que revelou que por enquanto apenas o menor de idade envolvido no caso foi apreendido, ainda na terça, e novas investigações para que os foragidos sejam encontrados serão realizadas. Os principais autores pelo homicídio são os irmãos conhecidos como ‘Ninho’ e ‘Gordinho’. Além dos dois, o padrasto deles e um jovem conhecidos como ‘Gá’, também participaram do crime e estão foragidos. A ação dos agressores, segundo as investigações policiais, se deve a uma desavença familiar. Gilson teria incendiado o carro da família dos irmãos ‘Ninho’ e ‘Gordinho’ e a agressão, que terminou na morte do homem de 35 anos teria sido um acerto de contas. ‘Ninho’ e ‘Gordinho’ são irmãos da atual ex-esposa de Gilson e devido ao relacionamento conturbado que ambos tiveram, a polícia acredita que esse fato possa ter sido outro motivação para a agressão. (portal O Município/Franco Junior)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Feiras itinerantes preocupam entidades e empresários da cidade


Não é de hoje que feiras itinerantes compostas por ambulantes vindos de outras regiões e também de outros estados, são alvos de críticas por parte da Acimg (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu). Por conta disso, 20 Associações Comerciais da região se uniram para pressionar e mostrar às prefeituras a necessidade de atualizar a legislação vigente sobre o tema. Segundo dados divulgados, somente nos seis primeiros meses desse ano, cerca de R$ 20 milhões de reais deixaram de circular nos municípios por conta desse tipo de evento. Este dinheiro deixou de movimentar recursos dentro da própria região, gerar empregos e garantir a redução da inadimplência das empresas estabelecidas.

Para Antonio Carlos Pessanha, vice presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais da Baixa Mogiana) que engloba as 24 cidades da região, com total de 20 ACE´s, a situação é ainda mais complicada. “É necessário uma regulamentação do tema para preservar o emprego no município, além de oferecer condições de competitividade entre as empresas legalmente estabelecidas e esse tipo de evento”, afirma. Pessanha observa ainda que presidentes das ACEs da região elaboraram uma proposta de lei que está sendo apresentada às Câmaras Municipais, para que sejam minimizados os impactos negativos dessas feiras”. “Além disso, iremos realizar campanhas visando conscientizar os consumidores de questões que prejudicam o próprio município e cidadãos da comunidade que vivem”, salientou.

O presidente da Acimg, Edson Bombo, já entregou esta proposta de projeto de lei ao presidente da Câmara de Mogi Guaçu, Thomaz de Oliveira Caveanha e aguarda um posicionamento à respeito. As Associações Comerciais esperam que esse trabalho consiga conscientizar a população e os governantes de que é preciso fazer algo para gerar condições do comércio local competir de forma igual com essas feiras, além de resguardar os consumidores. “Esperamos conseguir, assim como na campanha da Lei Geral e na campanha pela descrição dos impostos na nota fiscal, mostrar aos governos municipais que não é possível que um setor tão importante como o comércio varejista seja relegado e esteja a mercê de situações como essas”, competição e concorrência faz parte do dia a dia dos empresários, mas é fundamental que esta luta seja em condições de igualdade e gerem benefícios para a sociedade que participa, finalizou Pessanha. (Carla Machado Assessora de Imprensa ACIMG)

Segurança pública é tema de palestra nesta quinta

 Município recebe o Secretário de Segurança de Recife e suas propostas para melhorar o setor

O especialista em políticas públicas de segurança, Murilo Cavalcanti, é convidado da Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal para proferir palestra sobre sua área de atuação, nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h30, no Theatro Avenida. Cavalcanti, que escreveu o livro “As lições de Bogotá e Medellín” – em alusão às medidas implementadas pelas cidades colombianas para combate à criminalidade - é atualmente secretário de Segurança Urbana em Recife (PE). Além da criação de órgãos próprios para gerenciamento da área, o secretário defende políticas públicas de integração comunitária que, por si, favoreçam o combate à criminalidade e garantam segurança à população.

Dentre as propostas defendidas pelo secretário está o disciplinamento de horário de funcionamento de bares; implantação de bibliotecas públicas em áreas carentes; recuperação de praças, parques, campos de futebol nas periferias; recuperação de centros históricos com a revitalização das calçadas, entre outras medidas que permitam a presença das pessoas nas ruas, consequentemente diminuindo espaços para as práticas criminosas e violentas. “A palestra terá como tema ‘Lições de Bogotá e Medellín’, demonstrando a eficácia de ações e medidas que envolvem planejamento, transformação, mobilidade e segurança”, explica a organização do evento. Outras informações no Departamento de Planejamento Urbano, pelo telefone 3651-9688.

Cultura promove oficina de fotografia nesta sexta

Atividade acontecerá no Theatro Avenida e integra atividades do projeto Pontos MIS

Nati Canto/DIVULGAÇÃO - Nati Canto -
oficina acontece nesta sexta-feira
 
O Departamento de Cultura e Turismo de Pinhal promove, nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, a oficina “Fotografia: Uma questão de ponto de vista”, que será ministrada pela fotografa Nati Canto. Gratuito, o evento acontecerá no Theatro Avenida, às 14 horas. São oferecidas 30 vagas, para pessoas a partir dos 14 anos de idade. A oficina integra as atividades do Programa Pontos MIS, uma parceria do Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria de Cultura, Museu da Imagem e do Som (MIS) - e município (Departamento de Cultura). De acordo com a fotógrafa Nati Canto, a proposta é discutir com os participantes as diversas formas de se ver uma imagem. “Não é necessário ser fotógrafo, não é para levar câmera, e não é sobre nenhuma técnica. Não é uma oficina para fotografar. Na oficina falamos sobre a fotografia na arte”, explica.

Nati Canto destaca, também, que há atividades práticas e grupos de discussões na oficina. “Ao cruzar a arte, a fotografia e o cinema, a oficina visa trabalhar o olhar de maneira livre e experimental. Apresentando exercícios visuais, equipamentos analógicos e digitais e também mencionando as escolhas de estilos utilizados por fotógrafos e cineastas ao longo dos anos, a intenção é discutir com os participantes as diversas formas de se ver uma imagem”, descreve. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3661-6446.



Cavaleiro é preso por agredir burro durante cavalhada de Festa em Poços

Tutor do animal foi detido durante desfile em Poços de Caldas (MG). 

Bicho foi apreendido e levado para o Centro de Controle de Zoonoses. 

Burro foi apreendido e encaminhado ao CCZ após os maus-tratos (Foto: Sheila Patresi/ Arquivo Pessoal)Burro foi apreendido e encaminhado ao CCZ após os maus tratos (Foto: Sheila Patresi/ Arquivo Pessoal)
Um homem foi preso por maltratar um burro durante o desfile da cavalhada da Festa Uai no Centro de Poços de Caldas (MG) neste domingo (25). Segundo o secretário de Defesa Social, Luiz Carlos Lima, o tutor do animal estava embriagado e agrediu o burro, obrigando-o a andar durante o desfile, na Praça Pedro Sanches.  “O cavaleiro estava bastante embriagado e prestes a cair do animal, com isso, começou a agredir o burro, obrigando-o a participar do desfile. Eu vi o caso e acionamos a Polícia Militar. Ele foi detido e levado para a Delegacia de Polícia Civil, já o animal foi apreendido e levado para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Poços de Caldas”, contou o secretário.
De acordo com Lima, o animal receberá o tratamento adequado no CCZ e pode ser resgatado pelo dono mediante o pagamento de multa. “O dono do animal foi detido por maus tratos e nestes casos pode pagar fiança e ser liberado, mas será indiciado e poderá ser penalizado com pagamento de multa e prestação de serviços”, esclareceu. A coordenadora do CCZ, Sheila Patresi, conta que presenciou os maus-tratos e que a partir de agora, as medidas cabíveis serão tomadas contra o tutor do animal. “Ele estava espancando o burro no meio do desfile e foi detido. Registramos o boletim de ocorrência, que será representado ainda nesta semana para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Já o animal será atendido e cuidado no CCZ”, pontuou. (portal G1 Sul de Minas)

CONCURSO: Prefeitura prevê abrir 30 vagas para técnico de enfermagem no HM em Mogi Guaçu

Projeto de lei complementar, de autoria do prefeito Walter Caveanha (PTB), prevê abrir pelo menos 30 vagas para o cargo de técnico de enfermagem no Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos (HMTR). A propositura foi aprovada por unanimidade pelos vereadores na noite desta segunda-feira, 26. Agora segue para sanção do próprio Caveanha. Com isto, a quantidade de técnicos de enfermagem vai para 40, ante 10 no momento. A boa noticia é que o concurso deve acontecer para bem breve, e as despesas com a execução da lei complementar aprovada correm por conta de dotações da própria Prefeitura.

O projeto do Executivo ainda abre vagas para os cargos de médico do trabalho e para coordenador de pregão, este último com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para médico do trabalho a jornada é de 20 horas semanais. Vale lembrar que estas categorias funcionais não existem e passam a existir assim que o projeto de lei for sancionado. (portal Mogi Guaçu/  )

Funcionários da JR Gramas querem liberdade de Paulo Noronha e André Tonizza

Ao contrário dos mil empregados que manifestariam, apenas 70 se reuniram na praça Joaquim José; eles querem entregar documento para juíza e promotor
Documento escrito a caneta em folha de caderno (Foto: Franco Junior)
Na tarde desta segunda-feira (26), os funcionários da empresa JR Gramas, realizaram uma manifestação pelo Centro de São João da Boa Vista (SP), para reivindicar que os indiciados do ‘Caso Foguinho’ possam responder o processo em liberdade. Eram esperados mil funcionários - que trabalham direta e indiretamente para o empreendimento - para o manifesto, mas apenas cerca de 70 se reuniram em frente a escola Joaquim José, para seguirem até o Fórum da cidade e entregar um documento aos membros do Ministério Público. As gerentes administrativas da empresa Flavia Aparecida Ferraro e Tânia Caslini, que disseram que o intuito da manifestação não era julgar o mérito do processo – se os indiciados são culpados ou não -, mas sim, entregar um documento, para que um novo administrador pudesse ser nomeado para a empresa. “Tudo que precisamos fazer, seja uma licitação, ou contratar mais pessoas, é preciso que o Paulo [Noronha] assine. No entanto, não podemos enviar documentos a ele no presídio, portanto a empresa está praticamente parada”, disse Tânia. 

De acordo com as administradoras, são cerca de mil funcionários que trabalham direta e indiretamente para a JR Gramas. “Se um novo administrador não for designado, a empresa pode fechar as portas e todos ficarão sem emprego”, apontou Flavia.
Ao contrário do que relataram as administradoras, o papel, escrito a caneta e em folha de caderno pelos funcionários, pede para que Paulo Noronha, que é o proprietário da empresa, e André Tonizza Sanches, gerente geral, respondam o processo em liberdade. O documento está nominado para a juíza Elani Cristina Mendes Marum e para o promotor Guilherme Athayde Ribeiro Franco.


LIBERDADE NEGADA
O advogado dos indiciados, Luiz Flavio Borges D’Urso (ex-presidente da OAB de São Paulo), já tentou pedido de habeas corpus para os clientes por duas vezes, mas ambos foram negados. A primeira negativa foi do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), No dia 31 de julho; já a segunda foi Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 2 de agosto. (portal O Município/Franco Junior)