Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Confirmado o 1º caso de febre amarela em São João

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São João da Boa Vista, Ludimila Barros Zan. (Foto: Eder Ribeiro/ EPTV)
São João já tinha intensificado vacinação contra
febre amarela (Foto: Eder Ribeiro/ EPTV)
São João da Boa Vista (SP) confirmou nesta terça-feira (14) o primeiro caso de febre amarela. É o terceiro caso da doença na região, que já registrou uma morte em Américo Brasiliense e um caso importado em São Carlos. Segundo a prefeitura, o paciente de 62 anos contraiu a doença em uma viagem a Minas Gerais. O nome da cidade não foi informado.  Ele não está internado e passa bem.  A confirmação foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz.
Com o registro, o Departamento Municipal de Saúde, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), realiza de quarta-feira (15) até sexta-feira (17), das 18h às 21h,  ações de nebulização para eliminação do mosquito Aedes aegypti, uns dos transmissores da doença.
Vacinação
informe publicitário
Como fica na divisa com Minas Gerais, São João da Boa Vista já havia começado a vacinação contra a febre amarela em moradores da zona rural e as crianças de nove meses a 4 anos. O grupo foi priorizado para que não falte vacinas na cidade, que recebe 40 mil doses por ano. A cidade também imuniza outros nove municípios.
Recomendação
Das 42 cidades da região de cobertura da EPTV Central, apenas dez não estão na lista do Ministério da Saúde das áreas com recomendação da vacina contra a febre amarela. fonte http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2017/02/laudo-confirma-o-1-caso-de-febre-amarela-em-sao-joao-da-boa-vista.html

Tentativa de assalto termina em tiroteio em armazém de café de Andradas

Foto: ANTV / Caminhonete que supostamente teria sido usada pelos criminosos para chegar ao local (Foto: Redes Sociais)
Foto:ANTV /Caminhonete que supostamente foi usada pelos criminosos
para chegar ao local (Foto: Redes Sociais)
Na noite de ontem (13), por volta das 22h, três homens chegaram armados ao Armazém da Coopercitrus de Andradas, localizado no Sítio São Benedito, Bairro Contendas, as margens da MG-455. De acordo com informações prestadas por policiais militares ao Portal da Cidade, um segurança que trabalha no local ouviu barulhos suspeitos e acionou a central de monitoramento localizada em Campinas. No momento em que esta comunicação estava sendo feita três homens entraram armados na sala de segurança e anunciaram o assalto.
Dois bandidos portavam um revólver e o terceiro estava com uma espingarda. O segurança relatou ainda ter ficado em poder de um deles enquanto os outros dois se dirigiram até o local onde as sacas de café estavam guardadas visando roubá-las.
A Polícia Militar foi acionada pela central de monitoramento da Coopercitrus e três policiais foram ao local em uma viatura. Ainda de acordo com as informações prestadas por policiais militares assim que chegaram foram recebidos a tiros pelos assaltantes. Houve revide e três pessoas ficaram feridas: um Sargento, que liderava a operação, e dois assaltantes, um de 18 e outro de 23 anos. O terceiro escapou pelo matagal que circunda o Sítio São Benedito.
O Sargento foi atingido no ombro direito e nas costas, e foi socorrido ao Pronto Atendimento Municipal - PAM. Como usava colete balístico, não se feriu gravemente, mas permaneceu algumas horas em observação. Os dois assaltantes baleados foram socorridos pelo SAMU e também levados ao PAM. Um deles foi atingido no tórax e o outro na perna direita. Eles estão internados na Santa Casa de Misericórdia sob escolta policial. Ambos moram em Andradas.
informe publicitário
Durante a ação reforços foram acionados em toda a região e compareceram viaturas das cidades vizinhas paulistas e mineiras, além de policiais civis e rodoviários. Uma intensa busca teve início na tentativa de encontrar o terceiro bandido foragido, porém, sem êxito.
A perícia foi acionada e compareceu, tendo retido para posterior investigação as armas usadas no tiroteio, bem como munições e um rádio “HT” usado pela Polícia Militar para se comunicar. Um dos militares que participou do tiroteio disse ao perito ter efetuado dez disparos durante o tiroteio e o outro sete. Uma caminhonete prata teria sido usada pelo trio de criminosos para chegar ao local do crime e nela, supostamente, as sacas seriam colocadas, mas esta informação ainda não foi confirmada pelo comando da Polícia Militar de Andradas.
Este foi o segundo crime registrado no Armazém da Coopercitrus em menos de uma semana. Na última quarta-feira (08) homens quebraram a parede do local e levaram 92 sacas. O prejuízo foi calculado em mais de quarenta e seis mil reais.  Fonte: Portal da Cidade Andradas | Por repórter Sandro de Pontes

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Exame confirma morte de macaco por febre amarela em Poços de Caldas

OMS alerta para risco da febre amarela se espalhar pela América do Sul (Foto: Rede Globo)
Secretaria de Saúde de Poços de Caldas (MG) vai reforçar vacinação na cidade (Foto: Rede Globo)
A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG) confirmou nesta quarta-feira (8) o primeiro registro de morte por febre amarela em um macaco na cidade. A informação foi repassada à prefeitura pela Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (MG) após exames feitos em um animal encontrado morto no último dia 25 de janeiro. Os testes foram realizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em nota divulgada à impresa, a prefeitura afirmou que deve intensificar a vacinação no município. Segundo o comunicado, os postos de vacinação serão abertos no próximo sábado (11) e domingo (12). Além disso, o horário de atendimento durante a semana será ampliado e, se necessário, servidores serão convocados para ajudar na ação.
Ainda conforme a nota, a Secretaria Municipal de Saúde já tomou as medidas necessárias e está preparada para atender a população. A prefeitura disse ainda que a população não precisa se preocupar, porque não haverá falta de vacinas na cidade, já que os estoques seriam suficientes para atender a demanda. A reposição das doses é garantida pela Superintendência Regional de Saúde.
Por telefone, o secretário de Saúde de Poços de Caldas informou ao G1 Sul de Minas que o animal teria sido encontrado na área urbana. "O macaco foi encontrado morto e com ossos quebrados em uma rua central da cidade. No laudo foi constatado atropelamento, mas ninguém viu se esse animal foi realmente atropelado. O que levou à essa conclusão foram os ossos quebrados, como se ele tivesse sido atropelado", explicou Carlos Mosconi.

Ainda segundo Mosconi, mesmo o animal tendo sido encontrado no Centro de Poços de Caldas não há como afirmar que a contaminação tenha sido na área urbana.
O secretário informou ainda que o clima da cidade não é tão propício para a proliferação do mosquito que transmite a febre amarela. "O mosquito prolífera com mais facilidade em áreas mais quentes e sabemos que Poços tem um clima mais ameno, mais fresco. Não há motivo para que a população se desespere. A Secretaria de Saúde e a prefeitura estão tomando todas as medidas emergenciais para que a nossa população fique imune à doença. Lembrando que não há caso de suspeita da doença em humanos na cidade", finalizou Mosconi.   leia matéria na íntegra na fonte http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2017/02/exame-confirma-morte-de-macaco-por-febre-amarela-em-pocos-de-caldas.html

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Criança avisa no telefone 190 que pai agredia a mãe

Uma criança ligou na Polícia Militar, através do telefone 190, e informou que sua mãe estava sendo agredida pelo pai. O fato ocorreu na noite de domingo, dia 5, em residência localizada na Vila Monte Negro, em Espírito Santo do Pinhal.

Segundo o boletim de ocorrência, a criança, que não teve a idade revelada, apresentava bastante desespero, devido ao tom de voz no aparelho. Uma viatura foi até o local e encontrou o agressor, de 29 anos, completamente transtornado. Sem nenhum motivo, ele também começou a agredir os policiais, os quais precisaram usar a força física para contê-lo.

A vítima, uma mulher de 37 anos, foi conduzida a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – da cidade com vermelhidões pelo corpo. Ela também realizou o exame de corpo de delito.
O homem foi preso em flagrante pelo crime de lesão corporal, mais conhecido como Lei Maria da Penha. 

Ele foi encaminhado à cadeia pública de São João da Boa Vista, onde ficará à disposição da Justiça.   fonte http://www.omunicipio.jor.br/Regiao8/2017/02/crianca-avisa-no-telefone-190-que-pai-agredia-a-mae.html

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Preso homem que mandava foto do pênis para criança

O pedreiro Luis Paulo Ribeiro, de 49 anos foi preso no final da tarde desta terça-feira (31) nas Chácaras Alvorada, em Mogi Guaçu, acusado de aliciar, assediar, e instigar criança, com base na Lei de Pedofilia, artigo 241 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a vítima tem 11 anos.
Segundo o relato dos PMs André e Fonseca, a mãe da criança descobriu que o pedreiro, que é seu vizinho conversava com a sua filha pelo 'messenger' do facebook e resolveu averiguar o conteúdo da conversa. Ela ficou muito surpresa quando descobriu que ele havia mandado uma foto de seu pênis para a criança e pediu que  a mesma mandasse fotos de suas partes íntimas para ele. 
Sem acreditar no que acabara de ver, a mãe ligou para o pedreiro por intermédio de uma chamada de vídeo, o qual pensou ser a criança, começou a se masturbar e assediar a vítima. A mãe então ligou para a Polícia Militar, que rapidamente chegou até a casa do pedreiro e o deteve em flagrante.
Luis foi conduzido para a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), onde o Delegado José Emídio tomou conhecimento do ocorrido e ratificou a voz de prisão ao acusado, que foi recolhido para a Unidade de Detenção da Cidade de Itapira, o seu celular com diversas imagens pornográficas ficou apreendido, outras vítimas poderão surgir com as investigações que serão feitas. foto e fonte http://www.mogiguacuacontece.com.br/materia.php?id=925

Policial é atingido por tiro acidental em Pinhal

ilustração

O policial militar Jhon Phelipe Oliveira Tiengo, 23 anos, do 1º Pelotão, sediado na 4ª Cia da Polícia Militar de Espírito Santo do Pinhal, sofreu ferimentos após ser atingido por um disparo acidental no dia 30. Segundo informações da corporação, o policial foi cumprimentar um colega de trabalho, quando a pistola .40 marca Taurus, disparou sozinha.
Tiengo foi atingido na perna. 

O projétil transpassou o joelho e ficou alojada no calcanhar. O militar passou por cirurgia e está fora de perigo. Existem vários questionamentos sobre a segurança do modelo de arma usado pela polícia, isso porque já foram registrados vários casos em que o equipamento apresentou falhas fazendo vítimas em diversos locais. 

OUTROS CASOS DE ACIDENTES ENVOLVEM A TAURUS:
A principal fábrica de armas usadas pela Polícia no Brasil virou alvo de reclamações. As armas às vezes disparam com apenas alguns movimentos. E às vezes, elas falham exatamente na hora do tiro.
 
Um policial civil comprou uma pistola modelo PT 100, da fabricante Taurus, que chegou neste mês. Em tese, a fabricante testou a arma, que deveria estar em perfeito funcionamento. Mas tem falhas grosseiras na confecção. A mais grave delas é o erro de alinhamento da munição com o cano. 
 
Em 2013, o policial Alexandre Castro, de Goiânia-GO, deixou cair no chão uma pistola da Taurus, que disparou e o atingiu. Ele perdeu o movimento da perna direita, que já foi operada cinco vezes. 

Alexandre criou um site chamado Vítimas da Taurus e começou a reunir histórias parecidas com a dele. A página mostra flagrantes de falhas nas armas da fabricante. Num dos vídeos publicados, um homem tenta atirar várias vezes e a arma falha. Em outro vídeo, o homem apenas sacode a arma e ela dispara.
 
A Polícia Civil do RJ fez um teste pra avaliar a eficiência das pistolas. Foram separados lotes de dois dos modelos mais usados por policiais civis e militares no estado. A perícia aconteceu nos dias 31 de março e 1º de abril e agora saiu o resultado: das 55 pistolas testadas - todas compradas há no máximo dois anos pela Polícia Civil - 36 apresentaram problemas.
 
Primeiro foram testadas 35 pistolas da Taurus, modelo PT 940. Logo no quinto tiro da primeira arma testada, a pistola parou com o ferrolho aberto e o atirador não pôde continuar. Na segunda arma testada, após o primeiro tiro, houve uma falha de extração da cápsula. Em resumo: dessas 35 pistolas, 20 apresentaram pelo menos uma falha.
 
A segunda perícia foi feita em pistolas Taurus do modelo PT 840: das 20 pistolas testadas, 16 apresentaram problemas. Em 2009, a Secretaria de Segurança do RJ investiu R$ 6 milhões na compra de mais de 1300 carabinas da Taurus. Mil delas apresentaram problemas e a troca das armas defeituosas só acabou em 2016.
 
E por que a Polícia não providencia armas de outras empresas? A resposta é simples: no Brasil existe uma lei que determina que a Polícia só compre armas fabricadas no país, a menos que haja um modelo no exterior que não tenha similar por aqui. O país tem somente duas fabricantes de armas e é justamente a Taurus que produz os modelos mais voltados para o trabalho da Polícia nas ruas.   fonte http://www.parabrisa.com.br/noticias?ler=19937

Casal de adolescentes que estava desaparecido voltou para casa

Desaperecimento-Amanda (1) cópiaOs jovens Amanda da Silva Carvalho, de 17 anos, e Demetrius Morais, 18, desaparecidos desde a manhã do dia 23 foram encontrados na cidade de Praia Grande. Eles pediam comida em uma praça quando um senhor desconfiou do casal e puxando assunto descobriu que tinham fugido de casa. Ele pagou uma refeição para o casal e emprestou o celular para a garota ligar para a família.
Para ter certeza, familiares de Amanda foram até o plantão de Polícia na noite dessa segunda-feira (30) e pediram ajuda. O policial ligou no celular usado por Amanda e instruiu o senhor a distrair os jovens até a chegada da Polícia de lá. O casal foi levado para uma delegacia e lá ficaram até a chegada de familiares na madrugada dessa terça-feira (31).
Adriana, mãe de Amanda, junto com a mãe de Demetrius, iniciaram há uma semana uma busca constante pelos filhos. Foram inclusive até a cidade mineira de São Thomé das Letras onde informações indicavam que o casal teria sido visto por lá. Aliviada, Adriana disse que embora abatidos devido a fome e a vida na rua, o casal estava bem. Disse que as famílias vão se reunir e conversar com os jovens que disseram querer fugir porque acreditavam que as famílias não se importariam.
A fuga
A mãe de Amanda contou que a filha saiu de casa sem avisar levando poucas peças de roupa. Ela só percebeu que a garota tinha deixado a residência na manhã da segunda-feira (23). Demetrius deixou um bilhete para a mãe dizendo que iria viajar, sem mencionar o destino.
Na terça-feira (24), após publicar fotos da jovem na rede social soube que a mesma teria sido vista desembarcando no Terminal Rodoviário de Campinas. A mãe foi atrás e descobriu que a jovem embarcou na rodoviária de Mogi Guaçu acompanhada de um rapaz de 18 anos. Com a descrição do jovem, Adriana descobriu pelo perfil no Facebook da filha a identidade dele. Desde então, familiares se dividiam em idas à Campinas e em diversos locais em Mogi Guaçu tentando encontrar pistas do casal.   fonte https://gazetaguacuana.com.br/casal-adolescente-estava-em-praia-grande/