Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

São João tem 1ª casa de energia solar conectada à Elektro

Previsão é de que em 60 dias o sistema esteja cadastrado na Agência Nacional de Energia Elétrica

A residência localizada na rua Teodoro Paulucci, Jardim Nova São João, será a primeira do sistema da Elektro a gerar energia solar. As obras serão iniciadas no mês de março e a previsão para a ligação na rede da Elektro é em abril deste ano. Em até 60 dias, o sistema estará devidamente cadastrado na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 
A casa segue a Resolução 482/2012 da Aneel, e terá um sistema chamado de “grid-tie” —sistemas conectados. A Resolução 482/2012 regulamenta o sistema de compensação de energia elétrica e o acesso de sistemas de geração distribuídas com potências instaladas menores ou iguais a 100 KW (microgeração) à rede de distribuição.
 
O sistema está sendo implantando pela empresa mineira Alba, sob responsabilidade dos engenheiros Fernando Costa e Marcos Campanharo. “Esse sistema também pode ser chamado de ‘autoconsumo’, pois o proprietário produz sua própria energia elétrica, podendo ‘zerar’ sua conta mensal. Além desse benefício, se o sistema produzir mais energia do que o consumo da residência, a energia extra produzida fará o com que o consumidor obtenha créditos, que poderão ser utilizados no próximo mês, ou em outra propriedade do proprietário, desde que esteja na mesma área de concessão da Elektro”, explica o engenheiro responsável, Marco Campanharo.
 
Conforme explica Marcos, o sistema fotovoltaico grid-tie projetado para essa residência tem uma potência de geração de 1.600 Watts de pico e é composto por seis painéis solares policristalinos italianos de 250 Watts cada; um inversor de frequência de 1.600 Watts chinês da empresa B&B Power; cabos especiais para sistemas solares da empresa sanjoanense Dacota Condutores Elétricos, dispositivo de seccionamento visível e protetores elétricos. “Todos os nossos equipamentos (painéis solares e inversores) já foram aceitos pela equipe de engenheiros da concessionária e todos estão em conformidade com as normas vigentes no território brasileiro”, diz o engenheiro.
 
CUSTO BENEFÍCIO
Marcos explica que o sistema solar é instalado com equipamento e materiais próprios e não interfere em nada na construção, estrutura e estética da residência. “O custo/benefício está no conforto do proprietário em utilizar energia elétrica sem preocupação, seja instalando ares condicionados ou mesmo comprando uma televisão a mais e não assustando no final do mês com contas gigantescas”.
 
Ele estima que o retorno do investimento para esse o sistema instalado em São João da Boa Vista é de dez anos, porém ele tem uma vida útil de 30 anos. “Para sistemas maiores, esse retorno cai para seis anos”, reforça.
 
GERAÇÃO E CONSUMO
Conforme dados do relatório Um Banho de Sol para o Brasil, do Instituto Vitae Civilis, o país, por conta de sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1.013 mega Watt hora (MWh) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade. “Apesar disso, possuímos poucos equipamentos de conversão de energia solar em outros tipos de energia, que poderiam estar operando e contribuindo para diminuir a pressão para construção de barragens para hidrelétricas, queima de combustíveis fósseis, desmatamentos para produção de lenha e construção de usinas atômicas”, afirma Marcos.
 
O engenheiro ainda lembra que assim como a eólica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotável e é considerada uma alternativa energética muito “promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental”. “Hoje, aproximadamente 20% da energia produzida no Brasil é destinada ao uso residencial e comercial. O último estudo divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2012, do Ministério de Minas e Energia, apontou que a produção residencial de energia solar já é economicamente viável para mais de 16 % dos domicílios brasileiros —aproximadamente dez milhões de residências”.
 
Se essas dez milhões de residências produzissem sua própria energia, haveria uma “sobra” de 3,2% de energia na matriz energética do país. “É energia suficiente para aproximadamente dois anos de aumento da demanda brasileira, previsto pela IEA (Agência Internacional de Energia)”. (fonte:O Município/Bruna Mazarin)

Saúde inicia vacinação contra HPV no dia 10

Campanha vai às escolas para imunizar garotas de 11 a 13 anos; Especialista questiona estratégia de vacinação.



Vacinação vai imunizar meninas entre 11 e 13 anos,
 informa Ministério da Saúde (Foto: Reprodução)
A partir do dia 10 de março, adolescentes de 11 a 13 anos de idade de todo o país receberão a vacina contra o HPV, informou o Ministério da Saúde. O objetivo é proteger contra o câncer do colo do útero e verrugas genitais. Meninas de 11 anos a 13 anos devem ser imunizadas em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada seis meses após a primeira. A terceira deve ocorrer cinco anos depois. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida também para meninas de 9 a 11 anos. 

A vacinação de adolescentes independe de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação do adolescente na escola, deverá encaminhar o ‘Termo de Recusa’ preenchido e assinado. Segundo o Instituto do HPV, o Papilomavírus humano é responsável pela doença sexualmente transmitida mais comum no mundo, infectando epitélios, tanto pele quanto mucosas, da vulva, vagina e colo do útero, ânus, pênis, boca, orofaringe e pele, causando tumores benignos e malignos. 

Há mais de 100 tipos de HPV, 40 dos quais são considerados de alto risco oncogênico. Calcula-se que entre 10% e 50% das pessoas sexualmente ativas estejam infectadas com pelo menos um tipo de HPV. O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os tipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. A vacina imuniza também contra dois tipos de HPV de baixo risco, o tipo 6 e o tipo 11, responsáveis por 90% das lesões anogenitais. 

No entanto, a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, de modo que as pessoas vacinadas devem usar preservativos nas relações sexuais. 

Dividindo opiniões 

Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Daniel Knupp, a estratégia de vacinação deve ser vista com ressalva e muita cautela. 

Em entrevista à Agência Brasil, ele explicou que a inclusão da dose no calendário nacional preocupa em razão do debate científico sobre a eficácia e a segurança da vacina. Segundo Knupp, diversas pesquisas demonstram, por exemplo, que a imunização pode provocar, entre outros efeitos colaterais, o aumento de doenças autoimunes como o diabetes tipo 1. 

Outro problema, de acordo com o especialista, trata da realização do chamado rastreamento tradicional de câncer de colo de útero ou papanicolau. Dados da SBMFC indicam que a cobertura do exame no Brasil está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Menos de 50% das brasileiras com idade entre 25 e 69 anos faz o papanicolau pelo menos uma vez a cada três anos, quando a taxa ideal seria pelo menos 80%. “A vacinação não substitui o rastreamento tradicional. Ela não elimina as lesões [que provocam o câncer], apenas diminui a incidência delas. Se a população for vacinada e deixar de fazer os exames preventivos, ela pode ter piores consequências do que se não tivesse se submetido à vacina”, explicou Knupp. 

Por fim, Daniel abordou também o esquema de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde, que consiste em três doses. Segundo ele, o esquema tradicional adotado na maior parte dos países inclui a segunda dose dois meses após a primeira e a terceira, seis meses depois. 

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explicou que o esquema de vacinação adotado pela pasta é recente, mas já é utilizado em países como Canadá e Suíça. Segundo ele, ficou comprovado que, com apenas duas doses, a menina já está protegida. A ideia de aplicar a terceira doses cinco anos depois consiste em prolongar o efeito protetivo da imunização. “Vários estudos científicos demonstram que o uso da vacina reduz a prevalência do HPV mesmo entre os não vacinados. É o efeito rebanho ou de imunidade coletiva. Quando você vacina essas meninas, elas deixam de transmitir o vírus e você vai quebrando a cadeia de transmissão”, disse, ao destacar que, nos Estados Unidos, foi registrada uma queda da infecção por HPV entre meninos após a imunização de meninas. 

Para Jarbas, a eficácia da vacina é indiscutível. Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se reuniu em junho do ano passado e revisou dados relativos à imunização contra o HPV. O relatório emitido pelo órgão garantia a segurança da imunização. “Essa vacina vai ser uma ferramenta muito importante e a combinação [vacina e papanicolau] pode fazer a gente pensar, em uma ou duas décadas, no câncer de colo de útero cada vez mais raro. Mas, para chegar lá, vamos ter que vacinar muito e aumentar a adesão das mulheres ao papanicolau. Estamos diante de um cenário otimista como em poucas vezes a gente tem em relação ao câncer”, completou. (Com informações da Agencia Brasil)

terça-feira, 4 de março de 2014

Gêmeos de 16 anos morrem afogados em represa de Vargem Grande do Sul

Irmão tentou salvar o outro dentro da água e ambos não resistiram.


Vítimas eram do Paraná e passavam o carnaval na casa de uma prima.


Dois irmãos gêmeos morreram afogados na Represa Eduino Sbaderllini, em Vargem Grande do Sul (SP), na segunda-feira (3). Os jovens de 16 anos jogavam futebol próximo ao local quando a bola caiu na água. Um dos adolescentes entrou na represa para pegá-la e começou a se afogar. O outro tentou socorrê-lo e não conseguiu. Ambos afundaram.
Segundo a Polícia Militar, os irmãos eram de Tuneiras do Oeste, no Paraná, estavam em Vargem Grande na casa de uma prima para o feriado de carnaval. O acidente ocorreu por volta das 14h. Um dos corpos foi resgatado logo que os bombeiros chegaram ao local. O outro corpo foi encontrado por volta das 18h. (G1/São Carlos)

Polícia investiga morte de jovem que teria inalado gás de buzina em Pinhal

Garoto, de 16 anos, morreu na noite deste domingo (2) durante carnaval. 


Amigos relataram que a vítima aspirou substância antes de passar mal.


Willian Rossane Mariano morreu após inalar gás de buzina em carnaval em Espírito Santo do Pinhal (SP), segundo amigos e parentes (Foto: Reprodução EPTV)
Willian Mariano morreu após inalar gás de buzina,
segundo amigos (Foto: Reprodução EPTV)
Um adolescente de 16 anos morreu, na noite deste domingo (2), após sofrer uma parada cardíaca durante a festa de Carnaval na região central de Espírito Santo do Pinhal (SP). Amigos e familiares relataram que o jovem teria inalado gás de buzina momentos antes de passar mal e ser socorrido. De acordo com a Polícia Civil, Willian Rossane Mariano chegou a ser atendido pela ambulância e encaminhado para o Hospital Municipal, mas não resistiu. O caso foi registrado na delegacia do município como morte suspeita.
O menor de idade passou mal na Praça da Independência, por volta das 23h30, segundo a Guarda Municipal. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospita Municipal, ele deu entrada às 23h10 na unidade com um quadro de parada cardíaca. Os médicos tentaram reanimar o jovem, mas não tiveram sucesso e ele faleceu às 23h45.
Durante o velório do rapaz nesta tarde, um primo dele relatou que estava no mesmo grupo de amigos do adolescente e admitiu que eles inalaram o gás da buzina, que era vendida durante a festa. Funcionários do hospital afirmaram que uma jovem que acompanhou Mariano até a unidade também revelou que ele tinha usado a substância, além de cocaína.
Willian Rossane Mariano morreu em Hospital Municipal de Espírito Santo do Pinhal (SP), segundo amigos e parentes (Foto: Reprodução EPTV)
Willian Rossane Mariano morreu em Hospital Municipalde Espírito Santo do Pinhal (Foto: Reprodução EPTV)
A ocorrência foi registrada como morte suspeita à meia-noite. O adolescente foi enterrado no Cemitério Parque das Acácias às 17h. A Guarda Municipal informou que não existe no município uma lei específica que proíba o comércio das buzinas. Sobre a venda desse material durante a festa, a GM disse que foi proibida a presença de ambulantes. A guarda disse também que nenhuma ocorrência de venda desse material foi registrada durante o carnaval até esta segunda.Confirmação
Segundo a Polícia Civil, a causa da morte só será confirmada com o laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Mogi Guaçu, onde os exames foram realizados. A expectativa é de que o resultado saia em  até 30 dias. (G1/Campinas e região)
Outro caso
Em fevereiro de 2007, durante o Carnaval em Serra Negra (SP), uma jornalista de 25 anos morreu ao aspirar os gases butano e propano, presentes na buzina. A jovem, natural de Mogi Mirim (SP), sofreu parada cardíaca e foi atendida no local, mas não resistiu.

sábado, 1 de março de 2014

Elisabete Spinelli é reeleita presidente do Sindicato da Prefeitura

A atual presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Elisabete Spinelli, foi reeleita para mais um mandato de 4 anos. A eleição ocorreu quinta, 27 de fevereiro, e sexta-feira, 28 de fevereiro. O resultado final foi o seguinte:  Bete obteve 372 votos, Silvano Amaro de Oliveira (da oposição) teve 80 votos, 6 anularam o voto e 2 votaram em branco. Ao todo votaram 460 associados dos 611 aptos a votar. Bete assume o novo mandato em abril deste ano.

Notícias Policiais de Pinhal

TRÁFICO DE DROGAS NO JARDIM VARAM

No dia 23 de fevereiro, por volta das 04h, policiais militares visualizaram um indivíduo saindo de uma residência na Rua João Batista Sertório, no Jardim Varam, local este suspeito de estar sendo utilizado para a prática de tráfico de drogas. Os policiais abordaram este indivíduo e com ele foi encontrada uma pedra de crack e indagado confirmou que havia comprado de um indivíduo da casa suspeita. Os policias se dirigiram para o local e procederam a buscas, logrando êxito em aprender na residência um total de cinco pedras de crack, uma porção de maconha e ainda a quantia de R$ 1.306,00 em dinheiro. O indivíduo que vendia as drogas foi identificado como sendo o ajudante geral MBS, 22 anos e o que havia comprado o entorpecente o segurança MJS, 37 anos, sendo ambos apresentados na delegacia de polícia civil, onde o ajudante geral foi autuado em flagrante delito por tráfico de drogas, sendo recolhido na cadeia pública de São João da Boa Vista. Contra o segurança, foi elaborado o boletim de ocorrência sobre porte de droga.


ATO INFRACIONAL DE TRÁFICO DE DROGAS
Na noite do dia 22 de fevereiro, policiais militares realizavam patrulhamento pela Rua da Fepasa, na Vila Centenário, ocasião em que visualizaram um adolescente vasculhando um monte de areia e este ao perceber a aproximação dos policiais, empreendeu fuga em uma bicicleta, sendo acompanhado e abordado. Em vistoria no monte de areia onde o menor estava, foram localizadas 50 pedras de crack e 15 tubos plásticos com cocaína e com o menor foi apreendido um aparelho celular e a quantia de R$ 20,00 em dinheiro. O adolescente foi identificado como sendo EAW, 17 anos, residente no Jardim Vilage das Rosas, que foi apresentado na delegacia de polícia onde foi elaborado o boletim de ocorrência sobre ato infracional de tráfico de drogas.


FLAGRANTE DE FURTO NO JARDIM VARAM
No início da noite do dia 26 de fevereiro, o office boy GT, 18 anos, residente na Rua Luiz Pizzi, no Jardim Varam, havia deixado alguns pertences em sua residência e ausentou-se e quando retornou verificou que a janela do quarto estava arrombada e haviam sido subtraídos um aparelho de microondas e um DVD. Policiais militares compareceram no local e diante de informações de um possível suspeito, se deslocaram a casa do mesmo, onde foram procedidas as buscas e foi encontrado no forro o aparelho de DVD e no guarda-roupas o aparelho de microondas. O indivíduo identificado como sendo RAM, 18 anos, foi apresentado na delegacia de polícia civil, onde foi atuado em flagrante delito por furto, sendo recolhido na cadeia pública de São João da Boa Vista. 


ROUBO NO BAIRRO MATADOURO
No dia 27 de fevereiro, por volta das 10h, o comerciante BAE, 79 anos, residente na Rua Vereador Paulino Pinto, no Bairro Matadouro, se encontrava em seu bar, ocasião em que surgiu um indivíduo o qual exigiu que lhe desse dinheiro e diante da negativa do comerciante, este indivíduo agarrou fortemente a vítima pelo pescoço e subtraiu do mesmo a quantia de R$ 50,00 em dinheiro e em seguida o meliante evadiu-se tomando rumo ignorado. Policiais militares estiveram no local e realizaram diligências e conseguiram deter o indivíduo em um outro bar localizado na Vila Centenário. O indivíduo foi reconhecido pela vítima como sendo o autor do delito e identificado como sendo JS, 18 anos, o qual foi apresentado na delegacia de polícia civil, onde foi autuado em flagrante delito por roubo, sendo recolhido na cadeia pública de São João da Boa Vista. Do dinheiro subtraído, foi encontrado com o infrator apenas a quantia de R$ 5,00 e um aparelho celular.