Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bolsa Família atende mais de 700 famílias em Pinhal

O Programa Bolsa Família, do Governo Federal, atende na cidade 738 famílias que recebem um auxílio mensal com valores que variam de acordo com a quantidade de membros. São mais de R$ 100 mil mensais que ficam disponibilizados para ajudar as famílias pinhalenses cadastradas. O Departamento de Promoção Social, está buscando aumentar o número de famílias assistidas pelo Bolsa Família.


Para que uma família possa ser inserida no Programa é necessário que seja inscrita no Cadastro Único. A família passa por uma avaliação e, caso atenda aos requisitos do Programa, o Departamento de Promoção Social faz a inscrição da família no Sistema.

As famílias inscritas recebem em suas casas um cartão bancário para fazer a retirada do benefício. Além da inscrição, o Departamento de Promoção Social faz o acompanhamento das famílias beneficiadas. Para continuar recebendo o benefício do Bolsa Família, todas as crianças devem estar com a vacinação em dia e frequentar regularmente a escola.



Promoção Social quer aumentar inscritos no Cadastro Único


Criado pelo Governo Federal para beneficiar famílias de baixa renda em todo o território nacional, o Cadastro Único visa reunir os dados de todas as famílias brasileiras em um único lugar, para que estas possam se beneficiar dos programas assistenciais desenvolvidos pelo Governo. O cadastramento das famílias é por conta do Departamento de Promoção Social que verifica se elas se enquadram nos quesitos necessários para ingressar no Cadastro Único e ainda realiza o acompanhamento das famílias assistidas.


Através do Cadastro Único, as famílias podem ingressar em programas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, obter isenção de taxa de concurso público e obter tarifa social de energia elétrica. O acesso a esses programas, no entanto, depende de a família atender aos requisitos específicos de cada programa.

O prefeito Zeca Bene determinou ao Departamento de Promoção Social que trabalhasse no sentido de aumentar o número de famílias inscritas no Cadastro Único, pois ainda há pessoas que não são assistidas pelos programas sociais do Governo. 

Para ingressar no Cadastro Único, a renda familiar deve ser menor que três salários-mínimos. A pessoa deve comparecer ao Departamento de Promoção Social com documentos pessoais (CPF, RG, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho), comprovante de endereço, carteira de vacinação dos filhos menores (em dia), certidão de nascimento dos filhos e declaração escolar atestando a frequência das crianças na escola.

O Departamento de Promoção Social fica na rua Emerenciana Leite, nº 100 – Centro (antigo quartel da Polícia Militar). Telefone 3661-1002 ou 3661-6433.

Excesso de aguapés pode matar peixes em represa de Poços

Plantas se proliferam pela extensão da água e preocupam moradores. 


Especalistas acreditam que excesso de nutrientes causem o problema.


Aguapés invadiram Represa Bortolan em Poços de Caldas (Foto: Michel Diogo/ EPTV)
Aguapés invadiram Represa Bortolan em Poços de Caldas 
Mesmo com o baixo nível do reservatório da Represa Bortolan, o excesso de aguapés tem preocupado moradores e turistas em Poços de Caldas (MG). As plantas podem significar desequilíbrio ambiental e provocar a mortandade de peixes, além de interromper os passeios de pedalinho pela represa.

Segundo especialistas, como o biólogo Giovani Maiochi, os aguapés impedem a passagem de luz e consequentemente a oxigenação da água, o que pode matar os peixes. Além disso, se o aumento da vegetação não foi controlado, pode trazer problemas aos reservatórios das usinas hidrelétricas em razão da rápida proliferação.  “Se os aguapés estão aqui, estão recebendo uma grande carga de nutrientes, de matéria orgânica, que pode ser de indústria, esgoto ou agropecuária, então tem que ser investigado o que está acontecendo”, disse.

O comerciante Aparecido Damião reclama do problema. “Esse ano já aconteceu da represa ficar toda tomada de aguapés. Era impossível realizar as atividades. Nos últimos dois meses tivemos que parar os passeios de pedalinho por causa dos aguapés. O serviço só voltou a ser oferecido há 15 dias”, comentou. O setor da Prefeitura de Poços de Caldas responsável pela retirada dos aguapés é o Departamento Municipal de Eletricidade e Distribuição (DMED) e de acordo com o diretor da autarquia, João Deom Pereira, os aguapés são uma defesa natural da represa. “Isso acontece por causa do lançamento de nutrientes naturais, mas o quantitativo que existe hoje não é preocupante e não exige nenhuma intervenção do DMED no local”, esclareceu. (G1/Sul de Minas -Foto: Michel Diogo/ EPTV)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

REGIONAL JOBS - Muito mais que um negócio, temos uma função social!

Empreendimento divulga vagas de emprego, cursos, concursos e trabalhos desenvolvidos dentro das instituições de ensino da região.


Nossa microrregião ganha uma opção inovadora para auxiliar na busca de oportunidades no mercado de trabalho: Regional Jobs.  O empreendimento é um site direcionado a estudantes e profissionais que procuram colocação profissional e cursos em nossa região. 

Entre as cidades de abrangência estão Pinhal, São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e do Sul de Minas; Andradas, Jacutinga e Poços de Caldas. São divulgadas vagas de EMPREGO, CURSOS de aperfeiçoamento, profissionalizantes preparatórios, técnicos, superiores e de pós-graduação.

Os CONCURSOS públicos, além das NOTÍCIAS sobre as empresas, empreendedores e instituições de ensino em destaque, são grandes atrativos. O site é atualizado diariamente e suas notícias são compartilhadas nas redes sociais e também por e-mail. 

¨Nossa missão é contribuir com o crescimento acadêmico e profissional do cidadão, em especial do jovem, oferecendo opções diversificadas. Ao mesmo tempo, o site é uma vitrine para as instituições de ensino e empresas divulgarem suas atividades e ficar em evidência.  Atualmente, grande parte das buscas por trabalho, cursos e onde estudar é feita pela internet. Trata-se de uma tendência crescente e irreversível¨, comenta Luiz Cláudio Campos, empreendedor e co-criador do site. O endereço da página na internet é: www.regionaljobs.com.br

Escândalo nacional do INSS envolve São João

Cidade está na lista do Ministério Público e da Polícia Federal, que investigam 162 benefícios suspeitos

São João da Boa Vista está, segundo o Ministério Público Federal, no rol das cidades que tiveram agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) envolvidas em um golpe que desviou mais de R$ 15 milhões dos cofres públicos. De acordo com os promotores, que atuam em uma força-tarefa para combater crimes de corrupção e estelionato, a região é a segunda que mais fraudou benefícios no Estado de São Paulo. Acredita-se que o montante integral tenha tramitado em 290 contas referentes às liberações oriundas do Instituto, em 17 municípios paulistas.

AS INVESTIGAÇÕES
De acordo com os dados divulgados na terça (28), em Brasília, a força-tarefa previdenciária do Ministério Público Federal constatou a fraude, principalmente, no interior paulista. Mais de R$ 15 milhões teriam escoado em liberações fraudulentas de benefícios nas cidades de Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Cajamar, Campinas, Capivari, Indaiatuba, Itupeva, Jundiaí, Piracicaba, Santana do Parnaíba, São João da Boa Vista, Socorro, Sorocaba, Valinhos e Vinhedo. Agências do INSS na capital também são alvo de investigações.

A Polícia Federal, o Ministério da Previdência Social e a Procuradoria-Seccional Federal de Campinas estão agindo em conjunto nas investigações, que já têm suspeitos apontados de envolvimento no esquema. Os indiciados, incluindo os que possivelmente tenham ligação com São João, não tiveram os nomes revelados para preservar as diligências. Só em 2013, foram deflagradas cinco operações, que geraram sete ações criminais. No total, são 22 acusados pelo desvio de montantes consideráveis dos cofres da Previdência, através de contas bancárias.

A quadrilha liberava benefícios para idosos e deficientes, além de aposentadorias por tempo de contribuição, por idade e por invalidez. O Ministério Público Federal também encontrou fraudes no auxílio-doença, no auxílio-reclusão, em pensões por mortes e no salário-maternidade.

OPERAÇÃO CORREDEIRA
O Ministério Público Federal já investigava a tramitação de verbas fraudulentas no INSS há tempos, através das operações conhecidas como “El Cid” e “Dama de Ferro”. A primeira adveio em 2007, enquanto a segunda investigação teve início em 2011. De lá pra cá, 24 pessoas já foram condenadas pelo desvio de R$ 6 milhões. Entre os criminosos, incluindo os que agiam na região de São João, há uma ex-servidora do INSS, dois médicos, um contador, um estudante de Direito e nove aliciadores. Estes últimos ofereciam propina para que funcionários do Instituto entrassem no esquema.

Das operações que ainda estão em andamento, a maior é a “El Cid II”, que investiga o desvio de R$ 5,7 milhões através das agências do INSS nas cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Itatiba e Jundiaí.

São João da Boa Vista, juntamente com mais oito cidades, é alvo da investigação “Corredeira”, que já cumpriu seis ordens de busca e apreensão. As apurações rastrearam 162 benefícios suspeitos, que abiscoitaram R$ 3,8 milhões. Segundo a Polícia Federal, a sede da quadrilha seria num escritório da cidade de Itupeva, fato que originou o nome da operação (Itupeva, em tupi-guarani, significa “pequena cascata”). Era de lá, a 172 km de São João, que o bando, liderado por um político local, manipulava declarações falsas de composição de renda e grupo familiar. Também eram forjados atestados de deficiência física e outros requisitos necessários para a concessão de benefícios. Com isso, a quadrilha teria conseguido marcar, nos últimos sete anos, 2.400 agendamentos nas agências do INSS na região.

Em setembro de 2013, fortemente armados, os policiais federais estiveram em dois escritórios da “LPA Assessoria e Consultoria”. Os locais guardavam dezenas de pastas contendo documentos, pendrives, disquetes, carteiras de trabalho e papeis suspeitos.
Ainda prosseguem, em outras cidades, as operações “Ceres”, “Geras” e “Perfil”, também focadas no mesmo tipo de fraude. Na agência do Instituto, em São João, ninguém foi localizado para comentar o assunto. (O Município/Hediene Zara)

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Micro-ônibus bate contra muro e motorista fica ferido em Mogi Mirim

Veículo teria ficado sem freio e tombou ao acertar o muro de uma quadra.


Acidente ocorreu na tarde deste sábado e vítima teve ferimentos leves.


Micro-ônibus invade quadra de esporte e motorista fica ferido em Mogi Mirim (Foto: Alexandre Salzani/Corpo de Bombeiros)
Micro-ônibus invade quadra e motorista fica ferido em Mogi Mirim (Foto: Alexandre Salzani/Bombeiros)
Um motorista ficou ferido após bater um micro-ônibus contra o muro de uma quadra de esportes no bairro CDHU, em Mogi Mirim (SP), na tarde deste sábado (1º). Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a vítima, o veículo tombou para dentro da quadra ao colidir com a parede, que ficou destruída.
O micro-ônibus, de acordo com os bombeiros, teria perdido o freio em uma descida por volta das 15h, causando o acidente. O motorista, que estava sozinho no veículo, relatou à corporação que conseguiu desviar de um carro que estava estacionado, mas não impediu a colisão com o muro. Com o micro-ônibus tombado, ele teve de sair pela janela dianteira.
O veículo é particular e foi retirado do local aproximadamente às 16h. A quadra, de responsabilidade da Prefeitura, estava vazia no momento da colisão. O motorista foi encaminhado para a Santa Casa de Mogi Mirim e, após ser atendido, foi liberado. (G1/Campinas e região)

PM prende ladrões de banco e um envolvido com pedofilia

Uma ação rápida da Polícia Militar resultou na prisão de dois integrantes de uma quadrilha que praticava furtos em estabelecimentos bancários de São Paulo e Minas Gerais. Dentre os envolvidos no crime, um havia cumprido pena no perigoso Presídio de Pedrinhas, no Maranhão, conhecido pelas recentes rebeliões que desencadearam problemas naquele Estado. O outro, além da prática de crimes contra a rede bancária, também tinha envolvimento com pedofilia.

A AÇÃO DA POLÍCIA
A agilidade da PM não permitiu que a quadrilha instalasse um sistema paralelo conhecido como “chupa cabra”, em uma agência da Sicoob Agrocredi, da Praça Roque Fiori, em São João. O mecanismo, monitorado à distância, é capaz de copiar detalhes de cartões de crédito para clonagem, bem como realizar saques e transferências.

O acionamento da polícia veio depois que as câmeras do banco filmaram os marginais ingressando na agência e plugando equipamentos aos caixas eletrônicos. Pelo menos seis envolvidos participaram da ação, chegando a romper uma parte da estrutura para a instalação de dispositivos eletrônicos, o que acabou não acontecendo, graças à movimentação policial.

Pouco depois das 10h da manhã deste sábado (1), a equipe do Sargento Alexsandro, com o Cabo Da Silva e os Soldados Adailton, Zanelli, Gabriel, Xavier e Denilson iniciaram as diligências e investiram contra os suspeitos, no Centro de São João. O primeiro a ser detido foi CFS, de 37 anos. Ele estava nas proximidades do banco, falando ao celular e foi visto por um pedestre enquanto alertava os comparsas dizendo: “Fiquem sossegados que a polícia já está saindo”. Abordado, CFS tinha em seu bolso dois celulares com linhas registradas em São Paulo, além de documentos de um automóvel Suzuki e um Chevrolet Corsa.

ENVOLVIMENTO COM PEDOFILIA
Quando os policiais examinaram o telefone celular de CFS, encontraram diversas imagens de crianças participando de relações sexuais, o que resultou na prisão do indiciado, não somente por tentativa de furto qualificado, mas também pelo crime de pedofilia.

IMAGENS DO CIRCUITO
Enquanto a Polícia Militar trabalhava na prisão de CFS, os demais integrantes da quadrilha fugiram e os responsáveis pelo monitoramento interno do banco resgataram as imagens das câmeras para entregar aos policiais. Logo que consultaram as filmagens, os profissionais do banco encontraram registros do mesmo bando, agindo em outras cidades, na manhã de sábado (1). Os criminosos implantaram o “chupa cabra” nas cidades de Guaxupé e Monte Santo de Minas, ambas em MG.

Com isso, a mesma equipe da PM continuou em diligências na busca pelos envolvidos até que, por volta das 17h, localizou um dos suspeitos nas imediações da Praça da Catedral. Ao avistar a viatura, o homem começou a andar mais depressa, seguindo pela rua Guiomar Novaes, até correr pela General Carneiro e tentar embarcar num Chevrolet Corsa que estava parado nas imediações do Senac.

Abordado, o homem teve suas características conferidas com as da filmagem e foi preso em flagrante. Dentro do veículo, havia um alicate, uma chave de fenda, três mochilas, bijouterias, relógios, perfumes caros, documentos, um carregador de bateria para furadeira, US$ 41,00 e R$ 271,00.

O meliante foi identificado como JAM, de 29 anos. Ele já cumpriu pena por roubo de carro, no Presídio de Pedrinhas, no Maranhão, conhecido pelas recentes e violentas rebeliões. Até o momento, a Polícia acredita que esta mesma quadrilha tenha ramificações em São Paulo e em Indaiatuba. Outras quatro pessoas envolvidas nas tentativas de furto deste sábado, incluindo uma mulher, continuam sendo procuradas. Os dois detidos seguem na Cadeia Pública de São João. (Parabrisa)

Usina de lixo pode ir para Pinhal ao invés de São João

Prefeito da cidade vizinha, Zeca Bene, deve viajar à Alemanha nas próximas semanas

A usina de lixo oferecida para se instalar em São João da Boa Vista pela empresa multinacional Renergon pode acabar indo para Espírito Santo do Pinhal. De acordo com informações, o prefeito de Pinhal, Zeca Bene, acerta os últimos detalhes para viajar à Alemanha, onde visitaria a usina e conheceria a tecnologia utilizada no tratamento de lixo, a qual o converte em adubo orgânico e biogás. A informação foi confirmada pelo vereador Leonildes Chaves Junior (PCdoB). Ele visitou a usina alemã em novembro e é um dos defensores da vinda do empreendimento para a cidade.

“Foi apresentado o projeto ao prefeito de Pinhal. Ele o achou totalmente viável e interessante, pois trará um desenvolvimento muito grande para a cidade dele. Dessa forma, ele irá para a Alemanha para conhecer a usina e, com isso, caso São João da Boa Vista não se mostre favorável à implantação da usina da Renergon, ela será implantada em Pinhal com total certeza”, destacou.

Mesmo com a ida de Bene ao país europeu, Chaves garante não haver nada perdido para São João, pois o prefeito pinhalense respeitará a decisão de Vanderlei Borges de Carvalho, caso ele demonstre interesse em trazer a usina para a cidade. “Ele [Zeca Bene] vai aguardar a manifestação de São João da Boa Vista, mas nós já tivemos tempo suficiente para analisar. O projeto já foi apresentado à Câmara Municipal, ao prefeito, a empresários da cidade. É um projeto extremamente viável, não sei o porquê de tanta demora para a instalação dessa usina”, indignou-se.

Chaves diz não se conformar com a possibilidade de São João “perder a usina para Pinhal, pois São João tem que ser o polo e o principal município da região e não ficar em nível inferior às demais cidades”. O vereador garante que o custo da implantação da usina é zero, “por ser a primeira na América”.  Segundo ele, haverá o custo do processamento do lixo após a instalação, que será de R$ 80 a tonelada.

“Hoje vamos passar a gastar R$ 130 a tonelada para enviá-la para um aterro de São Carlos. Então, na realidade, o gosto é superior e qualquer outra usina que viesse para São João da Boa Vista, a prefeitura teria que investir o dinheiro. Com a da Renergon, o custo é zero e será cobrado posteriormente apenas o beneficiamento do lixo”, lembrou. Para Chaves está na hora de tomar uma decisão, porque “não podemos perder mais tempo, pois precisamos de uma solução para o lixo de nossa cidade”.

PREFEITURA
Em recente entrevista, o prefeito Vanderlei se colocou em aberto para a instalação de uma usina de lixo na cidade. “Se aparecer uma proposta de montar uma usina e o custo disso for menor do que levarmos o lixo para um aterro, não temos porque não levar o lixo para a usina. O que se tem a fazer é licitar, tanto para o aterro quanto para a usina. A melhor solução que aparecer nós vamos licitar e caminhar para essa solução. No entanto, para ambas as situações é preciso autorização da Cetesb”, frisou.

A reportagem entrou em contato novamente com Vanderlei. Por meio de sua assessoria, o prefeito disse que aguarda contato de Bene, pois os municípios tem bom relacionamento. A Prefeitura de Pinhal ainda não confirma a informação sobre a ida do prefeito Zeca Bene para a Alemanha.

Tecnologia transforma lixo em adubo e biogás
Leonildes Chaves Junior esteve na sede da Renergon, na Alemanha, em novembro. O vereador relembra que a tecnologia utilizada na usina de lixo funciona em duas etapas. A primeira delas leva três semanas, tempo esse em que o lixo passa por um sistema de fermentação. Depois disso, os dejetos passam por um sistema de compostagem, por três meses. “Após esse período, uma porcentagem do lixo se transforma em biogás e o restante em adubo orgânico”, explica. O mesmo processo em usinas já existentes no Brasil, de acordo com Chaves, tem o tempo de duração de três anos.

O sistema de biogás chamou a atenção do vereador, que o apontou como ideal para a realidade de São João da Boa Vista: “Uma das soluções discutidas com os engenheiros na Alemanha foi de que, se adaptando um reator na usina, o biogás pode ser transformado em energia elétrica e essa energia pode ser utilizada, diminuindo o gasto de energia da cidade”.
Após verificar todo o processamento de lixo e conhecer a usina, Leonildes Chaves viu na opção a oportunidade de sair à frente de todas as cidades do Brasil. “Seriamos pioneiros e uma vitrine na América Latina, na América do Norte e na América Central, pois não há nada parecido nessa área”, previu.

MEIO AMBIENTE
Outro ponto frisado pelo vereador foi o fato de a usina não processar apenas o lixo, mas sim todo o resíduo orgânico, como, por exemplo, podas de árvore e estrume. “Se esse leque for aberto, teremos uma qualidade muito grande na preservação do meio ambiente e na reutilização de resíduos que poderiam estar perdidos, porque teríamos uma usina mista: com lixo normal e lixo orgânico”, destacou.

Chaves relatou também que, na época em que chegou de viagem, conversou com o prefeito e apontou a ele que a instalação da usina é viável, “pois ela não serviria apenas a cidade, mas sim toda a região, tendo São João como sede”. Durante o encontro com os engenheiros da Renergon, o vereador disse que a empresa já estuda parcerias com os Centros Universitários de São João e com a Unesp, para a preparação de uma mão de obra especializada para o projeto de análise dos produtos da usina. (O Município/Franco Junior)