Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Prefeitura promove a I Semana Edgard Cavalheiro

Literatura, teatro e música fazem parte da programação de homenagem ao escritor pinhalense


A Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, por meio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, realiza entre os dias 12 e 18 de agosto, a I Semana Edgard Cavalheiro, uma homenagem à vida e obra de um pinhalense que projetou a cidade no campo da literatura. A programação da I Semana Edgard Cavalheiro terá diversas atividades coordenadas pelo Departamento de Cultura. Todas são voltadas ao público estudantil e também à população em geral, para que, além de conhecerem melhor a vida e obra do jornalista e escritor, também se integrem às ações culturais da semana de eventos. Além da Feira do Livro, que ocorrerá durante toda a semana no Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos (GPEA), o evento terá participação de palestrantes como o professor doutor Marco Antonio Villa - da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que falará sobre Política, História e Literatura. Villa é um dos comentaristas do Jornal da Cultura (da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta), participante da bancada do telejornal às segundas-feiras. Outro palestrante será o jornalista Cadão Volpato, também escritor, músico, desenhista. Ele falará sobre romances – sua área na literatura. Por vários anos, o jornalista foi apresentador do programa Metrópolis, da TV Cultura.

Mais eventos

Cadão Volpato, jornalista e ex-apresentador (foto: Reprodução)
Na parte musical, além da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, outro destaque da programação é a cantora Anna Setton, com uma homenagem a Vinícius de Moraes. O teatro e a dança também estão inclusos, com apresentações do grupo Teatro Flácus; do saxofonista Luiz Gustavo de Souza; da Cia de Espetáculos Viva Arte; do músico André Mastro (Circuito Cultural Paulista), dentre outras atrações.

Um dos organizadores do evento é o vice-prefeito João Batista Detore, que ao longo dos últimos meses tem se dedicado à realização do projeto. “Desde o início do ano, conversando com o prefeito Zeca Bene, buscamos parcerias e nos propusemos a trabalhar pela realização desta Semana Cultural. Nossa expectativa é que ela tenha vindo para ficar no nosso calendário anual de atividades”, comenta.


Quem foi
Jornalista, escritor, crítico literário, Edgard Cavalheiro (1911-1958) teve destacada atuação como biógrafo de grandes autores da Literatura Brasileira, dentre os quais, Monteiro Lobato. Colaborou com diversos jornais do país, dentre eles O Estado de S. Paulo, Correio da Manhã e Diário de São Paulo. Participou da fundação da Câmara Brasileira dos Escritores, da União Brasileira dos Escritores e Companhia Distribuidora de Livro, além de ter sido um dos idealizadores do Prêmio Jabuti de Literatura. Outras informações sobre a I Semana Edgard Cavalheiro podem ser obtidas junto ao Departamento de Cultura, pelo telefone (19) 3651-2970.

PROGRAMAÇÃO

12/08 - Segunda-Feira
18h30 – Credenciamento
19h00 – Solenidade de abertura
20h00 – Palestra: Literatura Brasileira Contemporânea - Luiz Ruffato
21h00 – Apresentação musical: Tributo a Vinícius de Moraes – Anna Setton
13/08 - Terça-Feira
20h00 – Palestra: Política, História e Literatura – Marco Antonio Villa
14/08 - Quarta-Feira (Ciclo Educação)
8h00 às 11h00 - “O Castelo de Mulumi” – Teatro Flácus
13h00 às 17h00 - “O Castelo de Mulumi” – Teatro Flácus
19h00 – Credenciamento
20h00 – Atração musical – Projeto Guri – Polo Espírito Santo do Pinhal
20h30 – Palestra: Mudando de postura: Comunicação e diversidade cultural no ambiente educativo – Alexandre Camilo
15/08 - Quinta-Feira (Ciclo Educação)
8h00 às 11h00 - “O Castelo de Mulumi” – Teatro Flácus
13h00 às 17h00 - “O Castelo de Mulumi” – Teatro Flácus
19h00 – Credenciamento
19h30 – Atração cultural: Luiz Gustavo de Souza – Saxofonista
20h00 – Palestra: Encantamento com a criança e o reencantamento do educador – Emília Cipriano
16/08 - Sexta-Feira
20h00 – Concerto: Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo
17/08 - Sábado
13h00 – Credenciamento
13h30 – Palestra: Literatura de cordel – Paulo Barja
15h00 – Apresentação cultural: Projeto Beija Flor
15h30 – Intervalo
16h00 – Palestra: “A cidade e os sonhos – uma utopia possível” – Alexandre Staut
17h30 - Intervalo
19h30 – Palestra: “A aventura de um romance” – Cadão Volpato
21h00 – Apresentação musical: Sem descanso – André Mastro (Circuito Cultural Paulista)
18/08 - Domingo
09h00 – Documentário: “Edgard Cavalheiro – vida e obra” (Paulo C. Romão, João B. Rozon, Valéria Torres, Ricardo Biazoto, Paulo Moreira)
09h30 – Leitura da peça de teatro “O rei, o rato e o bufão do rei” – de Matei Viniese - pela Cia de Espetáculos Viva Arte
11h00 – Homenagem ao escritor e poeta Moacir Amâncio – Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro e Valéria Torres
12h00 – Lançamento do Prêmio Edgard Cavalheiro – Casa do Escritor Pinhalense Edgard Cavalheiro, Moacir Amâncio e Valéria Torres
Dias 17 e 18 de agosto
Lançamento dos livros - Hall do Theatro Avenida
Iniciação aos sete (Jorge Abdalla)
Amores impossíveis (Ricardo Biazotto)

Feira do livro (de 12 a 18 de agosto)
Local: Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos (GPEA)
Horário: Das 9h00 às 21 horas

Gilmar Ishikawa/Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Município inicia combate à leishmaniose

Agentes de saúde farão coleta de material para exame; trabalho será coordenado pela DRS

Profissionais de saúde serão mobilizados em ações para combater a leishmaniose em Pinhal
Uma reunião realizada na quinta-feira, dia 25, na Secretaria Municipal de Saúde, começou a definir as estratégias que serão adotadas no município para o controle e combate à leishmaniose visceral. Além da coleta de material para exame, também deverá ser elaborado um inquérito sobre a quantidade de cães na cidade, onde vivem e quais as condições de saúde. As ações objetivam identificar a ocorrência da doença, controlar eventuais casos existentes e, sobretudo, evitar que pessoas sejam contaminadas. O encontro teve participação da secretária municipal de Saúde Gisele Acerra Biondo; do diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente Tiago Cavalheiro Barbosa; da enfermeira da Divisão Regional de Saúde (DRS) Ana Lúcia Navarro, da médica veterinária do CCZ, Tatiana Souza e do agente de vetor Hidalgo Souza. Na ocasião foram discutidas as etapas do trabalho, que deve se prolongar pelo mês de agosto.

Na segunda-feira, dia 29, agentes municipais de saúde foram reunidos para receberam as primeiras informações sobre a campanha de combate à doença. A partir da próxima semana, eles vão às ruas, em diversos bairros, para fazer a conscientização dos moradores quanto à necessidade de permitirem a coleta de material dos animais para análise. O trabalho vai contar com a participação de profissionais da DRS, que virão de outros municípios para reforçar as equipes locais nos levantamentos sobre a doença. Segundo observam as autoridades municipais de saúde, apenas por meio do exame de sangue é possível a confirmação ou não da doença que, em algumas circunstâncias, não apresenta sintomas. Neste ano, de acordo com informações do CCZ, um caso da doença já foi confirmado na zona rural, e o município é considerado área endêmica - ou seja, onde a doença está presente – por isso, o trabalho de identificação da leishmaniose precisa ser intensificado.

Prevenção

Transmitida pelo mosquito Birigui ou Palha, a leishmaniose é uma doença que pode afetar o homem e animais (cachorro). A doença é grave e pode levar à morte, caso não seja diagnosticada e tratada no início. Nos animais, a leishmaniose pode passar despercebida, sem apresentar sintomas e desencadear-se num processo já avançado, quando torna mais difícil seu controle. Mas quando sintomática, a doença caracteriza-se pelo emagrecimento rápido, fraqueza (apatia, sonolência), queda de pelos, descamação, vômito, febre regular, crescimento anormal das unhas, ferida no focinho, orelhas e patas, aumento abdominal (barriga inchada), diarréia com sangramento, problemas oculares, musculatura diminuída.

Nas pessoas, a doença é caracterizada por sintomas como tosse seca, emagrecimento, diarréia, sangramento na boca e no intestino, febre irregular e anemia. Para afastar a presença do mosquito, a adoção de coleira repelente para o cão é uma das medidas recomendadas. Outra ação eficaz é o manejo ambiental, já que o mosquito transmissor se prolifera com maior facilidade em locais onde há acúmulo de material orgânico. Assim, evitar a proliferação do mosquito com a limpeza da casa e do quintal, acondicionar o lixo corretamente; evitar deixar restos de madeira e folhas que podem acumular umidade e favorecer a criação do inseto e não deixar juntar lixo em terreno baldio perto de casa são medidas consideradas eficazes. (Gilmar Ishikawa/Assessoria de Comunicação)

Informações sobre as atividades de combate à leishmaniose visceral podem ser obtidas junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), pelo telefone (19) 3651-7701.

Prefeitura divulga datas e postos de vacinação contra raiva animal

Cadastro positivo começa a valer nesta quinta-feira

Com nome incluído, bom pagador terá chances de negociar juro mais baixo.


Inclusão pode ser feita em banco ou serviço de proteção ao crédito.


O cadastro positivo de bons pagadores começa a valer nesta quinta-feira (1º). A partir de agora, quem paga as contas em dia poderá pedir sua inclusão em um banco de dados que ficará disponível para consulta do mercado. Com o nome incluído, o consumidor terá mais chances de negociar menores taxas e prazos mais longos quando for pedir empréstimo em uma instituição financeira ou fazer o financiamento de um bem, segundo especialistas consultados pelo G1Como a inclusão dos nomes no cadastro positivo é opcional, aqueles que quiserem ingressar devem fazer um pedido formal à instituição financeira com a qual tem ligação ou nos serviços de proteção ao crédito. Será possível solicitar a retirada do nome do cadastro a qualquer momento.
COMO SERÁ
1) Os bancos de dados terão registradas as informações sobre o histórico de pagamentos do consumidor
2) Se ele deixar de pagar uma conta por um mês, por exemplo, não sairá, mas terá essa informação registrada. O consumidor poderá solicitar impugnação de qualquer informação "erroneamente anotada" sobre ele
3) O consumidor terá de dar autorização por meio de um documento específico ou de uma cláusula à parte em um contrato de financiamento ou compra a prazo, por exemplo
4) As informações incluídas no cadastro devem ser objetivas, claras, verdadeiras e de fácil compreensão 
5) O compartilhamento de informações entre os bancos de dados só será permitido se for autorizado pelo cadastrado
6) Os gestores dos bancos de dados serão obrigados a fornecer ao cadastrado todas as informações que houver no cadastro
7) O cadastrado terá direito de saber quais os bancos de dados que compartilharam seus arquivos e quem consultou
8) O prazo de permanência das informações nos bancos de dados é de 15 anos
9) O texto proíbe a anotação de informação considerada excessiva, que não tenha relação com a análise de risco de crédito 
10) O banco de dados, a fonte e o consulente são responsáveis objetiva e solidariamente pelos danos materiais e morais que causarem ao cadastrado
“Os consumidores que pagam bem terão uma reputação de crédito positiva. A expectativa é que as empresas, reconhecendo isso, atraiam esses consumidores, ofertando melhores condições – o que antes não tinham chance de fazer”, disse o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro. Segundo pesquisa da Serasa, o cadastro positivo poderá incluir perto de 26 milhões de pessoas que hoje não acessam o crédito do mercado crédito porque nao têm como comprovar renda ou porque só compram à vista.
O cadastro funcionará da seguinte forma: quando uma pessoa quiser buscar crédito em uma instituição financeira, poderá autorizá-la a acessar seus dados nesse cadastro positivo. Considerado "bom pagador", o consumidor prova que tem as contas em dia e, deste modo, barganha melhores condições. As empresas terão chance de emprestar com mais segurança, na avaliação do presidente da Serasa. “As empresas vão perder menos, evitando que o próprio consumidor dê um  passo maior do que a perna. As relações de consumo serão mais saudáveis e mais sustentáveis. O que se quer é mais transparência nessas relações [liberação de crédito], com bases objetivas, não subjetivas.”
Para Leonardo Soares, diretor-executivo de produtos da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), os efeitos práticos não serão imediatos, mas poderão ser perceptíveis por volta de três anos. Loureiro explica que os serviços de proteção ao crédito fazem uma varredura de todos os locais onde o consumidor tem compras financiadas, crédito contratado e repassa essas informações ao cadastro. "Na verdade, não se trata propriamente de um cadastro, mas mais um relatório do comportamento do consumidor no mercado. Se ele deixou de pagar duas prestações de um empréstimo durante um ano, por exemplo, mas quitou depois, não deixará de ser visto como bom pagador”, disse Loureiro.

Na avaliação do SPC Brasil, outra consequência direta do cadastro positivo e da avaliação personalizada do modelo de concessão de crédito será a redução significativa dos índices de inadimplência e de superendividamento. “Não há desvantagens previstas para o consumidor. É possível que o cadastro positivo gere maiores custos financeiros, juros maiores aos maus pagadores. Mas a expectativa não é essa, é que haja reduções aos bons pagadores e não aumento aos maus”, disse Fernando Segato, da Crowe Horwath, Macro Auditoria e Consultoria. “As experiências internacionais que podemos nos referir, de países como Chile, México, Estados Unidos, foram muito positivas, levando ao incentivo de acesso ao crédito, melhoria no controle financeiro pessoal, etc. Dessa forma não há porque crer que no Brasil a experiência não seja similar e traga bons benefícios para o mercado de crédito e aos consumidores”, afirmou Segato. O cadastro positivo foi aprovado pelo Senado Federal em dezembro de 2010, e sancionado com vetos pela presidente da República, Dilma Rousseff, em junho do ano passado.

São Paulo pretende afastar diretor de escola mal avaliado

O governo de São Paulo decidiu criar um sistema de avaliação que vai retirar do cargo diretores de escola que tiverem baixo desempenho. A iniciativa, à qual a Folha teve acesso, é considerada pela Secretaria da Educação como inédita no país. Atualmente, vigora a ideia de que o dirigente tem estabilidade ao ser aprovado em concurso --ele perde o posto apenas por desvio de conduta. Pela proposta desenhada pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB), os novos diretores serão avaliados por três anos. Após o período, os que não alcançarem desempenho satisfatório terão mais três anos para se recuperar. Os que falharem perderão o posto.

Ainda não foram definidos todos os quesitos da avaliação. Deverão ser considerados o desempenho do diretor em um curso de gestão e a opinião de professores, alunos e funcionários da escola. O governo ainda analisa se a regra valerá para todos os diretores das cerca de 5.300 escolas da rede ou apenas para os que forem contratados a partir de agora --Alckmin anuncia hoje concurso para cerca de 1.400 dirigentes. Segundo o secretário da Educação, Herman Voorwald, a ideia é que os dirigentes, mesmo aprovados nos primeiros anos de avaliação, continuem a ser submetidos a exame anual, com a possibilidade de perda do posto. "Temos a possibilidade de formar o diretor em suas deficiência ou desligá-lo caso o perfil dele não seja adequado para a gestão", disse.

A Secretaria da Educação afirma que já se prepara para contestações judiciais. A pasta tem o entendimento de que a Constituição prevê a possibilidade de perda do cargo público em caso de "insuficiência de desempenho". O mecanismo, porém, nunca foi regulamentado, afirma a secretaria. A Constituição prevê a perda do cargo em caso de problema de desempenho, mas isso só pode ocorrer após processo com garantia de defesa e de contraditório. Outra dificuldade pode ser a perda de interesse pelo posto. O piso para diretor é de R$ 3.552, com gratificações. (Folha DE SÃO PAULO/FÁBIO TAKAHASHI)

Comerciantes de São João que participaram de racha com 2 mortes são transferidos

Advogado que defendia a dupla deixou o caso na semana passada.


Acidente matou treinador e jogadora de futsal em São João da Boa Vista.


O delegado Sebastião Antônio Mayriques fala sobre a conclusão das investigações sobre racha em São João da Boa Vista (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)
Delegado que concluiu inquérito das investigações
sobre racha (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)
Os dois comerciantes apontados no inquérito policial como os autores do racha que matou duas pessoas há 19 dias, em São João da Boa Vista (SP), foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória da cidade de Serra Azul (SP), nesta quarta-feira (31). O advogado Eduardo Pugliesi Lima, que defendia a dupla, saiu do caso na última semana. Ele havia com um pedido de revogação da prisão preventiva, que não foi aceito pela Justiça. “Tão logo o juiz negou o caso foi passado para outro advogado de São Paulo. Os dois [comerciantes] decidiram, é um direito deles”, disse .
Em entrevista ao G1 no dia 15 de julho, o advogado de defesa Eduardo Pugliesi Lima afirmou que os comerciantes não estavam juntos no momento do acidente e que a participação em um racha “era uma coisa fantasiosa”.O pedido de transferência foi feito na Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) pela polícia na última semana. Paulo Eduardo Noronha e André Toniza Sanches devem permanecer presos no local até a conclusão do processo. Ambos foram autuados por embriaguez ao volante, duplo homicídio doloso qualificado e lesão corporal dolosa.


Na segunda-feira (22), o delegado seccional Sebastião Antônio Mayriques concluiu o inquérito que apurava as causas do acidente que matou a jogadora de futsal Paloma Heloísa da Silva e o treinador José Carlos Chessa Luiz, o Foguinho, na madrugada de sábado (13). Ao contrário do que afirmaram em depoimento, os dois comerciantes disputavam o racha, afirmou o delegado. “Provavelmente eles mentiram, porque para o advogado dizer isso ele se baseou na confissão dos clientes. É preciso ter confiança e falar a verdade para o advogado não ser pego de surpresa. As duas situações que ele colocou foi provado exatamente o contrário”, declarou o delegado nesta quarta-feira.

Vídeo

Mayriques analisou depoimentos de testemunhas e imagens do circuito interno de uma empresa próxima ao local em que era realizada a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Eapic) de onde as vítimas tinham saído. Paloma e Foguinho estavam acompanhados da treinadora do time feminino de futsal Cristiany Borato, que sobreviveu ao acidente. As imagens de câmeras mostram os três entrando no carro. Pouco depois é possível ver os comerciantes caminhando próximos um do outro. Em depoimento, eles disseram ter saído separadamente da festa. Na continuação das imagens aparece o carro de Foguinho já em movimento e, por fim, dois carros passando em alta velocidade. "O conjunto probatório demonstrou que os dois estavam tirando um racha. Eles foram presos e autuados em flagrante delito por duplo homícidio doloso qualificado e lesão corporal dolosa. Hoje concluímos as investigações e apresentamos ao Ministério Público para o início da ação pena", disse. (portal G1/São Carlos e região)

Menino que morou mais de um ano em hospital já está em casa, em Poços de Caldas

Ele ficou internado desde que nasceu, em Poços de Caldas, por doença.


Prefeitura foi notificada e comprou aparelho de respiração que permitiu alta.


Após mais de um ano morando em um hospital, Michael Ryan Znidareis está em casa. O menino nasceu no dia 14 de abril de 2012 e logo depois do nascimento, foi constatado que ele tinha uma doença que causa o enfraquecimento dos músculos. Desde então, Michael viveu em um quarto da pediatria da Santa Casa de Poços de Caldas (MG) para respirar com a ajuda de aparelhos. Após a Justiça notificar a prefeitura para a compra do aparelho, na sexta-feira (26), cerca de 1 ano e 3 meses depois de vir ao mundo, Michael foi pra casa. Os médicos chegaram a fazer três cirurgias em Michael para facilitar a respiração e a alimentação do menino. Em dezembro do ano passado ele chegou a ter alta, mas para respirar precisaria da ajuda de um ventilador mecânico. A família não tinha condições de adquirir o aparelho, que custava cerca de R$ 50 mil.
Após mais de 1 ano morando em hospital, criança pode ir pra casa em Poços (Foto: Reprodução EPTV)Após mais de 1 ano morando em hospital, criança pôde ir pra casa em Poços (Foto: Reprodução EPTV)
A história do menino ficou conhecida quando Michael comemorou seu aniversário ao lado da família e de funcionários na Santa Casa. Após a reportagem publicada no G1, milhares de internautas se sensibilizaram e mandaram mensagens de solidariedade e doações em dinheiro, que foram depositadas na conta dos pais da criança. Menos de uma semana depois da publicação, a família já tinha arrecadado cerca de R$ 20 mil. Na mesma semana, a Defensoria Pública entrou com um pedido para a aquisição do aparelho e a Justiça notificou a Prefeitura Municipal e o Estado para uma solução. A prefeitura entrou com o processo de licitação para a compra do equipamento e outros itens necessários para o tratamento da criança em casa. A vitória veio há cerca de um mês. O aparelho custeado pela prefeitura chegou e passado o período de adaptação, Michael pôde ir pra casa. "Agora que a gente está começando uma vida nova com toda a família", declara a mãe Jéssica Aparecida Silva.
Pais comemoraram aninversário de um ano de Michael em hospital (Foto: Reprodução EPTV)Pais comemoraram aniversário de um ano de
Michael em hospital (Foto: Reprodução EPTV)
Segundo a mãe do menino, os depósitos feitos pelas pessoas que se sensibilizaram pelo caso totalizaram R$ 30 mil. Como o aparelho foi adquirido pelo município, o dinheiro dos donativos que seria usado para a compra do equipamento teve outros destinos. Um deles foi a reforma do quarto onde Michael passará a dormir. "O dinheiro foi usado pra reforma da casa, pra melhorias para ele, foi também para manutenção dos aparelhos, pra fisioterapia, tudo que ele precisa", conta a mãe. Após tantos meses de luta, agora a família só quer viver feliz e cuidar do menino que se tornou um exemplo de superação. "No futuro, eu espero que ele logo consiga ficar sem o aparelho, e melhorando cada dia mais", espera Jéssica. (portal G1/Sul de Minas)