Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Menina de 9 anos presencia morte do pai durante briga de casal em Vargem


Uma briga de casal resultou na morte do pedreiro Reginaldo Juvenil da Silva, 35 anos, em Vargem Grande do Sul. O crime ocorreu na tarde de sexta-feira, 29, na residência onde vivia, localizada na rua José Moreira, na Vila Santa Terezinha. Por volta das 15h, ele estava arrumando seu material de pesca, enquanto sua esposa Cristina de Cássia Miguel, 41 anos, lavava roupas. Ao conversarem, o pedreiro começou a insultar a mulher, usando expressões injuriosas e até chamando-a de aidética. Cansada das ofensas, ela partiu para cima dele e começou a agredi-lo. Reginaldo, por sua vez, atirou um tijolo e acertou a barriga da esposa. Cristina revidou com outra tijolada, mas errou. Ao tentar se esquivar, seu marido se desequilibrou e caiu, vindo a cair e bater a cabeça no chão. Após isso, ele tentou levantar a cabeça, mas acabou batendo-a novamente contra o chão várias vezes.


Homem foi levado ao PPA já sem vida
Reginaldo foi levado de carro ao Posto de Pronto Atendimento (PPA). Mas ao chegar à unidade, ele já se encontrava sem vida. Diante disso, a Polícia Civil foi acionada.
Ao chegar no posto, os investigadores constataram que o corpo estava com sinais de agressão, com marcas no rosto e unhadas no pescoço. Cristina estava na unidade e relatou aos policiais civis que era soropositiva e seu companheiro teria ingerido seus medicamentos. No entanto, ela não esclareceu as lesões que havia no cadáver. A equipe de investigação achou estranha a história e a encaminhou para a delegacia, onde acabou confessando a briga e como ocorreu a morte de seu marido.

Filha presenciou a morte do pai
Durante as investigações, a Polícia Civil foi até a residência do casal e encontrou marcas no local onde o pedreiro caiu e várias lascas de tijolos na parede. O chão estava molhado, como se estivesse sido limpado. Além disso, alguns vizinhos relataram terem escutado a briga, porém, ninguém presenciou as agressões.
A filha do casal possui 9 anos de idade e relatou aos policiais civis que presenciou sua mãe agredindo o pai, inclusive no momento em que atirou um tijolo. A menina comentou que Reginaldo foi agredido e acabou caindo várias vezes, antes de queda fatal.

Laudo necroscópico
De acordo com o laudo necroscópico preliminar fornecido por médico legista, Reginaldo sofreu múltiplas escoriações, além de hemorragia intercraniana agravada com fratura/luxação da coluna cervical, pós queda.

Presa
Cristina foi presa acusada de homicídio culposo. A acusada foi encaminhada à cadeia pública de Águas da Prata, onde se encontra a disposição da Justiça. (parabrisa.com.br)

Buraco ‘engole’ quadra de escola em Poços de Caldas


Problema persiste desde novembro de 2012.

Estudantes fazem aula de educação física em local inapropriado.

Buraco ‘engole’ quadra de esportes em escola de Poços de Caldas, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Desde novembro de 2012 a Escola Estadual Francisco Escobar, a maior de Poços de Caldas (MG), enfrenta um problema estrutural por conta de um buraco que se abriu na quadra, em razão das chuvas. O local foi interditado pela Defesa Civil e desde então os estudantes estão sem aulas de educação física. Segundo a Superintendência Regional de Ensino (SRE), a quadra interditada não oferece perigo aos estudantes, no entanto, o que era apenas um pequeno buraco ‘engoliu’ boa parte da quadra de esportes do colégio. O vice-diretor da instituição Aurélio Luiz da Silva, explica que as aulas estão suspensas. “Eles fazem aula no pátio da escola, mas isso atrapalha as demais aulas por conta do barulho”, disse.

Ainda não há previsão de retorno das aulas no local. Na manhã desta quarta-feira (27), o superintendente regional de ensino, Marcos Bertozzi esteve no local e informou que não pode precisar quando será feita uma obra na escola. De acordo com ele, o prédio é municipal, mas as obras serão feitas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, já que trata-se de uma escola estadual. O orçamento para recuperar toda a área é de R$ 300 mil. (portal G1)

Lei "Carolina Dieckmann" entra em vigor amanhã


Saiba o que muda exatamente com a nova legislação que inclui os chamados "delitos informáticos" no Código Penal.




A partir desta terça-feira (2) entra em vigor a Lei 12.737 de 2012, popularmente conhecida como “Lei Carolina Dieckmann” por conta do vazamento de fotos íntimas da atriz que coincidiu com a aprovação do projeto de lei no ano passado. Pela primeira vez, o Código Penal passa a contar com artigos que punem crimes cometidos na internet.
A lei foi proposta pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) e surgiu com uma alternativa à “Lei Azeredo”, que tratava sobre o mesmo tema, mas recebeu diversas manifestações contrárias na internet por cercear algumas liberdades dos usuários na rede.

O que muda?

A partir de agora, violar equipamentos e sistemas, estejam eles conectados ou não à internet, com a intenção de destruir informações ou instalar mecanismos que tornem o sistema vulnerável passa a ser crime. As penas, nos casos menos graves, variam de três meses a um ano de prisão, além de multa. No caso de invasão para obtenção de informações eletrônicas privadas e segredos comerciais ou industriais a pena pode chegar a até dois anos.
O jurista Luiz Flávio Gomes, em entrevista ao site Olhar Digital, destacou que o texto aprovado está longe de ser perfeito. Ele questiona, por exemplo, pelo menos 104 termos delicados no texto, que podem dar margem para questionamentos, atrasando os processos. Além disso, por serem crimes que dependem de perícia, as infrações precisam ser comprovadas pela polícia, o que pode não ser uma boa ideia.
“A polícia só descobre 8% dos homicídios no Brasil, então ela tem que ser mantida longe dos crimes de informática. Ela não tem estrutura para isso. O Instituto de Criminalística de São Paulo está um caco! A polícia não tem como atuar agora com a internet”, destacou o jurista. Fonte: Olhar Digital

Vigia de banco é baleado pela própria arma


tiro acidentalA Polícia Militar informou que o tiro que atingiu Oliveira foi acidental e disparado pela arma usada pelo próprio vigia, um revólver marca Rossi de calibre 38. De acordo com dados aferidos em boletim de ocorrência, registrado na delegacia seccional, o vigia, que trabalha em uma empresa de segurança patrimonial, foi socorrido às 6h30, logo depois de ser encontrado na calçada em frente à agência. Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros o socorreu até a Santa Casa onde ele foi submetido a uma cirurgia de emergência e passa bem. A PM apreendeu o revólver contendo quatro munições intactas e uma deflagrada, proveniente do tiro que atingiu a vítima. O cinturão e o coldre (onde fica a arma), além do colete balístico, do uniforme e objetos pessoais do vigia também foram apreendidos.
Mais tarde, após a cirurgia, o vigia recobrou a consciência e, ainda no hospital, informou à polícia que o disparo acidental ocorreu quando ele manuseava a arma no interior do banheiro.Oliveira permaneceu internado em observação médica, e a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar detalhes das circunstâncias que levaram ao disparo. (portal mogi)

Justiça condena Vunesp a pagar indenização a vestibulanda que tentou fazer prova sem RG


  • A estudante Jéssica com o pai, o agente penitenciário Valdir Aparecido Victor
    A estudante Jéssica com o pai, o agente penitenciário Valdir Aparecido Victor
Uma estudante de São José do Rio Pardo (254 km de São Paulo) que foi impedida de fazer o vestibular porque estava sem o RG conseguiu uma indenização de R$ 6.780 na Justiça contra a Fundação Vunesp, organizadora das provas aplicadas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).  Não cabe recurso da decisão.
Jéssica Cristine de Oliveira Victor, 19, apresentou no dia do exame, em novembro de 2010, um boletim de ocorrência para justificar o extravio do documento, que ela perdera em setembro do mesmo ano. O novo RG seria expedido somente 45 dias após a perda do original, prazo que venceria após as provas da primeira fase.
A estudante, que tentava uma vaga em engenharia de materiais em Guaratinguetá (187 km de São Paulo), afirma que caiu no choro quando um fiscal afirmou que ela não poderia participar do vestibular sem o RG, conforme previsto em edital.
Outro lado
A Vunesp declarou que não vai comentar o caso. A fundação defendeu-se na Justiça alegando que a exigência do RG para fazer as provas estava prevista no edital de seleção dos candidatos. O argumento foi acatado em primeira instância, mas derrubado no tribunal.
Apesar de não ter podido disputar o curso de seus sonhos, Jéssica foi selecionada, no mesmo ano, pela pontuação obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), para uma vaga em engenharia agronômica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul de Minas, em Muzambinho (447 km de Belo Horizonte).
Jéssica pretende tirar uma carteira de motorista com a indenização e guardar o resto do dinheiro para gastar no futuro. No terceiro ano da faculdade de agronomia, a estudante diz que gostaria de pelo menos ter tentado a vaga em engenharia de materiais.
A estudante se preparou para o vestibular num colégio particular em São José do Rio Pardo. Além da indenização por dano moral, ela vai receber da Vunesp os R$ 110 que pagou de inscrição, a título de ressarcimento material. (portal uol)

PM e bombeiros buscam por homem que desapareceu em Jacutinga



A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros procuram por um homem que está desaparecido desde a tarde deste sábado (30) em Jacutinga (MG).  Segundo a PM, Leopércio Aparecido Burguês, de 48 anos, pode ter sido vítima de homicídio. O corpo teria sido jogado no Ribeirão São Paulo, na zona rural. Ainda de acordo com a PM, Burguês teria tido um desentendimento com um homem há cerca de uma semana. Neste sábado, o suspeito teria comentado com algumas pessoas que a vítima não iria mais “dar trabalho”. A polícia ainda faz buscas. ( G1 Sul de Minas)

Abril começa com sol e chuva até o fim da tarde em Campinas e região



Nesta segunda-feira (1º), os termômetros chegam a marcar 30ºC a tarde.

Temporais podem vir acompanhados de trovoadas, mas serão isolados.

O mês de abril de 2013 na região de Campinas (SP) começa com tempo seco e grande variação de temperatura, conhecida como amplitude térmica. Esta segunda-feira (1º) terá sol, calor e pancadas de chuva de fim de tarde no estado de São Paulo. Os termômetros chegam a marcar 30ºC até o fim do dia, quando áreas de instabilidade deixam o céu carregado e causam temporais, que podem vir acompanhados de trovoadas. A chuva, segundo a Somar Meteorologia, será isolada e rápida.O tempo muda nesta terça-feira (2). Áreas de instabilidade vindas da região Sul deixam a manhã mais nublada e há previsão de chuva e trovoadas em boa parte do estado de São Paulo. No decorrer do dia, o tempo permanece instável, mas com temperaturas altas. A máxima chega a 29°C em Campinas. A meteorologia faz um alerta para o risco de chuva forte a partir do início da tarde. (portal G1)