Páginas

domingo, 31 de maio de 2015

Seis pessoas ficam feridas em acidente causado por condutor embriagado

sem titulo
Quatro veículos se envolveram no acidente
 (Foto: Arthur Santos/reprodução G1)
Seis pessoas ficaram feridas em um acidente que envolveu quatro carros na rodovia que liga São João da Boa Vista a Vargem Grande do Sul, na noite deste domingo (31). Segundo informações da Polícia Militar, o condutor de um dos veículos estava embriagado e teria invadido a pista na contramão, colidindo com outro veículo e causando o acidente com outros dois.
Ainda de acordo com a PM, em um dos carros estavam três pessoas e nos outros três uma pessoa ocupava cada um dos veículos. Na colisão, o motorista embriagado ficou levemente ferido, assim como outras quatro vítimas. Uma mulher que viajava sozinha ficou retida nas ferragens e foi socorrida com ferimentos graves, mas passa bem.
O Corpo de Bombeiros atendeu à ocorrência e a vítima foi encaminhada à Santa Casa de São João da Boa Vista.  fonte  http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/05/motorista-embriagado-causa-acidente-com-seis-vitimas-na-rodovia-sp-344.html

Fest Malhas 2015 oferece peças com até 50% de desconto em Jacutinga

Fest Malhas 2015, Jacutinga, tricô (Foto: Divulgação/ Acija)
Fest Malhas 2015 já começou em Jacutinga, MG, e peças são vendidas com até 50% de desconto (Foto: Divulgação/ Acija)
A cidade de Jacutinga (MG) é parada certa para os turistas neste final de semana no Sul de Minas. A 38ª edição da Fest Malhas já começou e até o dia 14 de junho oferece mais de 200 mil malhas de tricô com preços que chegam a ser 50% mais baixos que o normal, segundo a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da cidade (Acija), que organiza o evento.
Cerca de 750 lojistas e 1,2 mil fábricas estão envolvidas no festival, que corresponde a 20% das vendas fechadas no ano pela cidade. A expectativa é de que 15 dias de exposição, ao menos 150 mil pessoas passem pelo Pavilhão Central, localizado à Rua Professor Felipe Augusto Wolf, no Centro.
Inverno inspirado na arte déco
Quem visita a Fest Malhas pode conferir as tendências para o inverno 2015. O estilo art déco, caracterizado basicamente pelo uso de linhas geométricas e inspiração em culturas antigas, está presente nas peças que, conforme os organizadores, possuem estampas que lembram vitrais e arabescos. Tons terrosos, dourados e variações de cores vinho e uva tomam conta dos modelos. Com cores mais claras, vestidos e capas são destaque neste ano, marcados por fios felpudos e metalizados.

Atividades
Além dos desfiles, que são uma marca da feira de malhas de Jacutinga, o público tem espaço para acompanhar atrações musicais e ter momentos de lazer. No Pavilhão Central, há uma praça de alimentação com choperia, restaurante e café. Há ainda pontos de venda de acessórios e artesanatos e um ponto de recreação para as crianças.

Serviço
Fest Malhas 2015, em Jacutinga
Quando: até 14 de junho
Onde: Pavilhão Central, Professor Felipe Augusto Wolf, s/n, Jacutinga
Funcionamento: De segunda à quinta-feira, das 8h às 19h;
                              Sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h

Com 11.900 casos, epidemia de dengue atinge seu ápice em Mogi Guaçu

A expectativa é que com a chegada do inverno os casos
desacelerem  (Foto: Reprodução)
Mogi Guaçu está com 11.900 casos confirmados de dengue, segundo aponta o relatório do Programa de Epidemiologia e Controle de Doenças (PECD) divulgado nesta semana. Segundo o documento, apenas 10 pacientes aguardam resultado de exames, o que deve desacelerar bruscamente a incidência de novos casos. Das 15.936 notificações realizadas até agora, 4.026 exames deram negativos para o vírus da dengue.
Na semana passada, havia 10.371 casos confirmados da doença, uma elevação de 14,7% no número de casos em uma semana. A cidade enfrenta a sua pior epidemia da doença. Em cinco anos, o maior número que havia sido registrado de casos positivos foi em 2014, com 1.152 pessoas infectadas.
Do total de casos apresentados no relatório dessa semana, 11.868 foram infectados no próprio município e 23 são importados – pacientes que contraíram a doença em outras cidades. Nove casos positivos são de pacientes de outros municípios que foram atendidos em Mogi Guaçu e notificados aqui na cidade. http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=3788

sábado, 30 de maio de 2015

Lançada oficialmente 50ª edição da Festa do Vinho de Andradas

A maior Festa do Vinho de todos os tempos! Esta foi a promessa dos envolvidos na organização do evento que neste ano irá acontecer pela 50ª vez. Um coquetel marcou o lançamento oficial da festa na noite desta sexta-feira (29/05), no salão principal do Clube Rio Branco.

Um vídeo foi apresentando para explicar tudo o que está sendo preparado. Para começar, um documentário irá conter depoimentos históricos de vários participantes das primeiras edições, como o ex-prefeito Waldemar Franco, um dos maiores responsáveis, senão o maior, pelo sucesso da festa na década de 60, além do cantor Marcelo Costa e do jornalista Francisco Zétula. Além deles, velhos viti-vinicultores hoje idosos narram suas histórias. “Neste ano temos este diferencial: 50 festas, como se fossem bodas de ouro. E nós estamos colocando o coração a frente de tudo.

Este documentário comemorativo será apresentando nas escolas e centros culturais. Iremos possibilitar que crianças e demais cidadãos conheçam a admirem esta bela história. Por isso o trabalho não se resume aos dias da festa mas se estende ao resto do ano”, disse a gerente de incentivo a cultura Cássia de Pontes.

Outros trabalhos inéditos também serão realizados, como um musical a ser apresentado por ocasião da escolha da rainha e princesas da Festa do Vinho de 2015, algo inédito em Andradas. A coordenadora de turismo Mônica Zaneti conta que também serão homenageadas ex-rainhas e princesas da festa. “Estamos trabalhando para fazer o maior e mais surpreendente evento de escolha da rainha de todos os tempos. Com relação ao musical, haverá no palco luzes, coreografia e técnicas de última geração”, afirmou.

Os organizadores do evento contaram também que a estrutura que está sendo montada é a maior de todos os tempos. “Não tenho dúvida que esta é a maior estrutura e infraestrutura da história da festa, que acontecerá no Clube Campestre. O povo está sentindo isso e praticamente todos os camarotes estão vendidos com 60 dias de antecedência”, revelou o presidente do Clube Rio Branco Iremilson Trevisan.

A 50ª Festa do Vinho começa no dia 23 de julho, com apresentação da banda Biquini Cavadão. No dia 24 sobem ao palco Munhoz e Mariano e no dia 25 Pedro Paulo e Alex. A finalização acontece no domingo, dia 26, com os veteranos Chico Rey e Paraná, com entrada franca. “Esta festa reúne toda uma tradição de 50 edições em mais de 50 anos. Com certeza esta será a melhor edição de todos os tempos”, acredita o prefeito Rodrigo Lopes. Por repórter Sandro de Pontes  Fonte: Portal da Cidade Andradas - MG

Após pichações, jovem tem que repintar muros em Poços de Caldas

Rapaz foi foi condenado a cumprir medidas socioeducativas. 


Jovem que pichou diversos pontos de Poços de Caldas (MG) tem 30 dias para repintar locais. (Foto: Reprodução EPTV)
Jovem que pichou diversos pontos de Poços de Caldas (MG) tem30 dias para repintar locais. (Foto: Reprodução EPTV)
Um jovem de 18 anos foi condenado a cumprir medidas socioeducativas após pichar vários pontos de Poços de Caldas(MG). A pena, no entanto, foi inovadora. O adolescente está tendo que repintar os lugares em que fez as pichações. A sentença foi assinada pelo juiz José Henrique Mallman, da Vara da Infância e Juventude do município. O trabalho tem que ser acompanhado por um comissário de menores e o rapaz, que prefere não ser identificado, tem 30 dias para recuperar todos os pontos que foram marcados.
"Está previsto no Estatuto [da Criança e do Adolescente], medidas de prestação de serviço à comunidade e reparação do dano. O que ele está fazendo aqui, não em espécie, mas com o próprio trabalho, é reparar o dano causado à sociedade em geral, já que se trata também de patrimônio público", explica Darlan Berthoso dos Santos, chefe do Juizado da Infância e Juventude.
As pichações foram feitas quando o jovem tinha 16 e 17 anos. Agora a limpeza está sendo realizada com o uso de tinta e spray bancados pelo próprio adolescente, que tem mais duas semanas para recuperar outros três pontos. Se o trabalho não for concluído, ele será levado para o presídio da cidade. "Se eu fiz, eu tenho que pagar também. Tive tempo de fazer, agora tenho tempo pra pagar", diz o rapaz. http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/05/apos-pichacoes-jovem-tem-que-repintar-muros-em-pocos-de-caldas.html

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Fiscais apreendem produtos com ambulantes senegaleses em Poços

Número de ambulantes de países africanos vem aumentando na cidade.


Imigrantes senegaleses são detidos com mercadorias sem nota fiscal em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
Imigrantes senegaleses são detidos com mercadorias sem nota fiscal em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
Fiscais da Prefeitura de Poços de Caldas (MG) apreenderam na tarde desta quinta-feira (28) diversos produtos que eram vendidos por ambulantes senegaleses na cidade. A operação foi feita em conjunto com a Polícia Militar. Quatro imigrantes com idades entre 25 e 37 anos tiveram que prestar esclarecimentos e depois foram liberados. O material apreendido foi levado para o batalhão da Polícia Militar de Poços de Caldas. Entre os produtos apreendidos, estão acessórios para telefones celulares, além de bijouterias e réplicas de relógios de marcas famosas. Os produtos não tinham notas fiscais.
Segundo a Polícia Militar, apenas um dos imigrantes tem visto de permanência no Brasil. Os demais estão em processo para conseguir o documento.O delegado da Polícia Federal em Varginha (MG), João Carlos Girotto, informou que já foi notificado sobre a detenção dos senegaleses e que aqueles que não tiverem visto serão deportados. O delegado disse também que vai avaliar a necessidade dos africanos serem ouvidos na sede da PF em Varginha.
Ambulantes africanos
O número de vendedores que vieram de países africanos para trabalhar como ambulantes em Poços de Caldas vem aumentando na cidade, o que tem preocupado comerciantes e autoridades. De acordo com a legislação municipal, é proibido vender produtos nas ruas sem um alvará ou licença da prefeitura, que informou que vai intensificar a fiscalização. http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/05/fiscais-apreendem-produtos-com-ambulantes-senegaleses-em-pocos.html



São Paulo reforça ações preventivas contra a gripe aviária

ilustração
Como forma de imunizar e diminuir o risco da chegada do vírus Influenza A ao Brasil e mais especificamente ao Estado de São Paulo, o Governo paulista acaba de adotar uma série de medidas preventivas. Entre elas, a criação de um comitê de combate à gripe aviária, decretado nesta quarta-feira, 27, pelo governador Geraldo Alckmin. A influenza aviária é causada pelo vírus H5N2, altamente contagioso, e pode ser difundida rapidamente e atingir o homem e outros animais
A ideia de intensificar a vigilância por aqui surgiu após o surto da doença nos Estados Unidos, que pode acabar exportando a doença através das aves migratórias ou pelo trânsito de passageiros em portos e aeroportos. Dados atuais da defesa americana revelam que o país já registrou 40 milhões de casos. Além disso, São Paulo é um dos principais produtores de ovos do país e um grande produtor de carne de aves.
O comitê, composto pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, visa planejar, integrar e estabelecer as medidas preventivas, de controle e de erradicação para a avicultura industrial e para o segmento que envolve as aves silvestres cativas, migratórias, autóctones e de criações informais visando a prevenção da introdução e difusão do agente etiológico da Influenza Aviária no plantel avícola do Estado de São Paulo e a adequada abordagem dos problemas relacionados à influenza aviária na saúde humana.
Guia de Trânsito Animal
Além disso, o governador lançou também o Guia de Trânsito para aves. Os animais só poderão circular acompanhados da guia de trânsito animal (e-GTA), emitida por meio do sistema informatizado Gedave da Secretaria de Agricultura. Do Portal do Governo do Estado

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Desempregado terá de comprovar mais tempo de trabalho para receber seguro

Moreira Mariz/Agência Senado
Moreira Mariz/Agência Senado
As mudanças previstas no Projeto de Lei de Conversão 3/2015, decorrente da Medida Provisória 665/2014, afetam principalmente o seguro-desemprego. Criado pela Lei 7.998/1990, com intuito de oferecer assistência financeira temporária ao trabalhador que perdeu o emprego sem justa causa, o benefício é pago por um período máximo variável de três a cinco meses, de forma contínua ou alternada, por intervalo de tempo trabalhado. Seu valor é calculado a partir do salário médio recebido pelo trabalhador nos últimos três meses anteriores à dispensa, em três faixas salariais distintas.

As alterações aprovadas no Congresso obrigam o desempregado a comprovar mais tempo de trabalho para ter direito ao benefício. A lei anterior exigia apenas seis meses consecutivos empregados por pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada para se poder pedir o seguro-desemprego pela primeira vez. Agora, o seguro só poderá ser solicitado inicialmente após 12 meses de trabalho. Pela segunda vez, a partir de nove meses, e pela terceira vez, com seis meses de trabalho.

O projeto também mudou a forma como o benefício é pago. Antes, o trabalhador recebia três parcelas, se comprovasse vínculo empregatício de, no mínimo, seis meses e, no máximo, 11 meses. Já para receber quatro parcelas, era necessária comprovação de trabalho por no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses. Agora o seguro de três parcelas não existirá mais no primeiro pedido. E para conseguir quatro parcelas na primeira vez, o desempregado terá de comprovar ter trabalhado um mínimo de 12 meses e um máximo de 23 meses nos 36 meses anteriores à demissão.

Na segunda solicitação, para conseguir três parcelas do seguro, o trabalhador terá de comprovar vínculo empregatício de nove a 11 meses nos 36 meses anteriores. Já as quatro parcelas serão concedidas a quem comprovar ter trabalhado de 12 a 23 meses. Somente a partir da terceira solicitação é que serão aplicadas as regras antigas: de seis a 11 meses para três parcelas e 12 a 23 meses para quatro parcelas. Em todos os casos, para receber cinco parcelas, o trabalhador terá de comprovar ter trabalhado 24 meses nos últimos 36 anteriores à demissão.

Qualificação

O texto ainda impõe ao trabalhador desempregado novo requisito para o recebimento do seguro: frequentar curso de qualificação profissional ofertado por meio do programa Bolsa-Formação Trabalhador, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ou com vagas gratuitas na rede de educação profissional e tecnológica. Um regulamento definirá a frequência no curso.

As novas regras valem a partir da publicação da futura lei. Entretanto, o texto não disciplina benefícios concedidos entre a vigência da Medida Provisória (28 de fevereiro deste ano) e da futura norma.

Trabalhador rural

As mudanças da MP afetam também o trabalhador rural, que passa a ter regras específicas para sua atividade. Atualmente, a lei que regula o seguro-desemprego não diferencia trabalhadores rurais de urbanos e estabelece seis meses de trabalho para o empregado poder solicitar o benefício.

Pela nova regra, a primeira solicitação do seguro, para receber um máximo de quatro parcelas, o trabalhador rural terá de ter trabalhado pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses. Para esse e para os demais pedidos, também é preciso ter recebido salários nos seis meses anteriores à dispensa.

Além disso, o trabalhador rural não poderá receber, ao mesmo tempo, benefício previdenciário ou assistencial de natureza continuada, exceto pensão por morte e auxílio-acidente, e não poderá ter renda suficiente para sua manutenção. Também não pode ter exercido atividade remunerada fora do âmbito rural no período aquisitivo de 16 meses.

Para contar o tempo em que o trabalhador rural receber o seguro-desemprego como carência para benefícios previdenciários, o texto aprovado determina o desconto da alíquota da contribuição previdenciária, de 8%. Isso permitirá, por exemplo, a contagem para aposentadoria.

Redução de benefício

Para amenizar o endurecimento nas regras de redução do benefício, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) poderá prolongar por mais dois meses o número máximo de parcelas para grupos específicos de segurados. O gasto adicional da medida, entretanto, não poderá passar, a cada semestre, de 10% da Reserva Mínima de Liquidez do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é destinada a pagar o seguro e o abono salarial.

Em relação às categorias que poderão ser beneficiadas, o conselho deverá observar a evolução geográfica e setorial das taxas de desemprego e o tempo médio de desemprego de cada grupo.

O texto aprovado exige ainda que o Codefat recomende ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) políticas públicas para diminuir a rotatividade no emprego. Porém, uma nova hipótese de suspensão do pagamento do seguro-desemprego foi acrescentada ao texto. Estará sujeito a essa suspensão o desempregado que se recusar, sem justificativa, a participar de ações de recolocação, segundo regulamentação do Codefat.   Fonte: Agência Senado

Polícia Militar de SP ganha reforço de 2.614 novos soldados

Para a Capital serão destinados 1.548 PMs, para a
 Grande São Paulo 436 e para o Interior 630 novos policiais
A Polícia Militar de São Paulo ganhou nesta quarta-feira, 27, 2.614 novos soldados de 2ª classe que irão reforçar o efetivo da corporação e o patrulhamento nas ruas de todo o Estado. Para a capital serão destinados 1.548 PMs, para a Grande São Paulo outros 436 e para o interior 630 novos policiais.

"É uma formação absolutamente rigorosa a da Polícia Militar de São Paulo. Para se ter uma ideia é um dos concursos mais disputados do país. São quase 25 candidatos para cada uma das vagas, e após isso um ano de intenso treinamento físico, treinamento de policiamento, treinamento intelectual, aulas, e após esse ano nós temos a grande satisfação de formar 2.614 novos soldados", disse o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.
Durante a formatura, as mulheres que se formaram foram homenageadas pela corporação. "Completando um ciclo, que foi dia 12 de maio os 60 anos da presença feminina na Polícia Militar de SP. Hoje temos aproximadamente 10 mil mulheres entre soldados, cabos, sargentos e oficiais. Nosso efetivo de mulheres é maior que o efetivo total de muitos estados na Federação, o que mostra a grande participação das mulheres no Estado de São Paulo", destacou o secretário.
O concurso público que selecionou os soldados teve 57.212 inscritos. Do total de formandos, 2.123 são homens e 491 mulheres. Os policiais passaram por 1.516 horas de aula, distribuídas ao longo de um ano de curso de formação na Escola Superior de Soldados da Polícia Militar (ESSd). Os policiais que passam pela ESSd se formam no curso superior de técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
Reforço de efetivo
Incluindo a turma de formandos, o Governo do Estado contratou, desde 2011, 16.023 novos policiais militares. Também estão em formação 3.442 futuros PMs. Do total, 2.865 são soldados e 577 alunos oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). Nesta quinta-feira, 28, mais 2.914 alunos iniciam curso na ESSd.  Do Portal do Governo do Estado

'Bar Original' é o vencedor do Comida di Buteco, em Poços de Caldas

Bar Original apresentou o prato Tropica Porquinho (Foto: Divulgação Comida Di Buteco)
Bar Original apresentou o prato Tropica Porquinho (Foto: Divulgação Comida Di Buteco)
O 'Bar Original' foi o grande vencedor do 'Comida di Buteco', em Poços de Caldas(MG). O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira (27). Este ano, as frutas foram o tema do concurso e o bar apresentou o prato 'Tropica Porquinho', que levava pêssego, tomate e abacaxi. O evento foi realizado simultaneamente em 20 cidades brasileiras e durou 24 dias. Em Poços. mais de 30 mil pessoas participaram e 15 bares concorreram ao prêmio. O Bar Original foi um dos quatro estreantes em 2015.
Prato vencedor
A receita vencedora foi o 'Tropica Porquinho', um prato feito com filé mignon suíno, tomate, cebola, pimentões vermelhos e amarelos, abacaxi e pêssego. "Nós chamamos alguns amigos pra ir na nossa casa e eles foram cobais. Nós fomos arrumando daqui e dali, e chegamos nesse prato. A ideia do nome, veio do filho de um amigo meu", contou Eliseu Gaspar, dono do bar que venceu o concurso.  G1 Sul de Minas

Motociclista tem a cabeça esmagada por caminhão

Luciano Varolo François, de 43 anos, morador da cidade de Campinas, mas empregado da empresa do ramo de roupas Montreal em Mogi Guaçu morreu por volta das 08h30 da manhã desta quarta-feira, 27 de maio, de maneira trágica, ele teve a sua cabeça esmagada por um caminhão após perder o controle de sua motocicleta, uma CB 300, amarela, placa de Campinas na Avenida Brasil, próximo ao Buriti Shopping (Mogi Guaçu). Ele estava na cidade para uma reunião.

Segundo o relato policial, o motociclista tentou ultrapassar um caminhão, mas como a Avenida Brasil fica mais estreita naquele ponto e existe a separação dos blocos de concreto, ele ao tentar frear a moto, derrapou e bateu nos blocos sendo lançado para debaixo das rodas do caminhão, que vinha carregado de leite da cidade de Franca/SP. 

O motociclista morreu imediatamente e uma equipe do SAMU compareceu ao local após a Polícia Militar isolar a área e comprovou o óbito. Técnicos da Polícia Científica estiveram no local e realizaram os trabalhos de perícia. O corpo do motociclista foi removido ao IML (Instituto Médico Legal) e após necropsia será liberado para a família. 

(Foto: Ivan Luiz/Redação Portal)
Os Pm´s Zerneri e Casali com após de mais viaturas desviaram o trânsito na Avenida Brasil que ficou interditada por quase duas horas, foi necessário até o caminhão tanque do Corpo de Bombeiros para fazer a limpeza no local, devido a grande quantidade de massa encefálica e sangue que ficou na via.


Luciano foi gerente da Montreal Magazine de São João da Boa Vista na  época de sua inauguração na cidade e atualmente atuava como comprador na empresa. Trabalhou também nas Lojas Colombo. Era casado e pai de dois filhos.Muito abalado, o motorista do caminhão, que transportava uma carga de leite, foi ouvido na Central de Polícia Judiciária e liberado em seguida.  com informações do site Portal Mogi Guaçu e Parabrisa

terça-feira, 26 de maio de 2015

Números da Dengue

Em Pinhal
Mosquito da denguePinhal já registra 972 casos de dengue e 116 pessoas aguardam resultado de exame, segundo dados atualizados da Vigilância Epidemiológica desta sexta-feira, 22 de maio de 2015. Há a previsão de que os casos deverão subir ainda mais.


São João
São João da Boa Vista já contabiliza 2.233 casos de dengue confirmados. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de São João nesta terça-feira (26). Ao total, 2.126 pessoas foram infectadas na cidade e outras 107 em outros municípios. Atualmente, ainda são aguardados resultados de 2.282 exames de suspeita da doença.

Penitenciária feminina foi inaugurada sem presença de políticos de Mogi Guaçu

Nova unidade prisional tem capacidade para abrigar 849 detentas
 (Foto: John Everte)
A chegada das detentas será feita de maneira gradativa. “Nós não podemos pegar essas pessoas que se encontram em prisões e trazer todas num dia só. Nós temos que estabelecer uma rotina semanal porque cada pessoa que aqui entra tem um ritual de inclusão”. Esse ritual inclui identificação, assepsia pessoal, identificação, distribuição de kit de higiene, uniforme, entre outros.
O secretário negou que exista a intenção de construir um complexo penitenciário no terreno que abrigaria o Centro de Detenção Provisória (CDP) ou outra penitenciária masculina: “Quando nós pensamos em construir em Mogi Guaçu, foi uma penitenciária feminina, não há perspectiva para segunda, não”, frisou Gomes, que prosseguiu. “Nós estamos buscando, com esta penitenciária, regionalizar a demanda no entorno. Cerca de 60 mulheres que são daqui da região e estão presas em Campinas, virão em um primeiro momento”, disse ele, afirmando ainda que as mulheres que cometerem delitos na região, mesmo ainda não condenadas, serão abrigadas na unidade.
Foi inaugurada ontem a Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, com capacidade para abrigar 849 detentas – 741 em regime fechado e 108 em regime semiaberto. De acordo com o secretário da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, a partir de hoje as presas começarão a chegar. A unidade está localizada no km 14+501,44 m da estrada vicinal Governador Almino Affonso, que liga Mogi Guaçu ao distrito de Martinho Prado Júnior.
Segundo o secretário, o crescimento da demanda no sistema prisional paulista é de 1000 presos/mês.  Ele disse que há uma pequena redução de mulheres presas e que a intenção é reduzir a população carcerária feminina.
A segurança interna da prisão será realizada por agentes de segurança penitenciários. No lado externo, a SAP pretende criar um grupo semelhante ao que existe na Capital, que são os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP).
Perfil
As presas que virão para a penitenciária serão as que podem conviver coletivamente, que cometem delitos como furtos e roubos, por exemplo. Elas serão transferidas de Amparo, Itupeva, Paulínia, Santo Antonio de Posse, Piracicaba, Leme, Águas da Prata, Santa Bárbara D’Oeste e Tambaú. 
O prefeito Walter Caveanha não compareceu à solenidade, mas enviou a secretária Municipal de Segurança, Judite de Oliveira, para representá-lo. Após solenidade de inauguração, o secretário convidou as autoridades para conhecerem as dependências da unidade.
A penitenciária possui quatro pavilhões de celas e outros quatro de trabalho, além de setores de inclusão, saúde, visita íntima, administração, ala de progressão, portaria, central de água quente, central de gás GLP, abrigo para lixo, reservatório elevado, torres de vigia, sistema viário interno, central de apoio aos visitantes e oficina de manutenção e estacionamento.
O valor de investimento é de R$55.823.975,27, com área construída de 19.061,39 m². O prédio ainda conta com área específica para mulheres, setores destinados à amamentação, creche e sala de leitura.    fonte http://www.portalmogiguacu.com.br/materia.php?id=3758

Novas informações de acidente que matou empresário da Tuga

Segundo informações oficiais que constam no boletim de ocorrência registrado na delegacia de Aguaí, o acidente aconteceu por volta das 14h30 de sábado, 23 de maio, na estrada vicinal que liga o bairro Três Fazendas a Aguaí, uma estrada de terra.
Valter Valente, 61 anos, que era gerente de operação da empresa Viação Guaxupé (TUGA) de Espírito Santo do Pinhal, teria passado mal e perdido o controle do veículo GM Montana, de cor branca, de propriedade da empresa. O carro chocou-se contra uma “cerca viva” e em seguida saiu para o acostamento da estrada. Valter foi socorrido por uma equipe do SAMU a um hospital particular de São João da Boa Vista, mas morreu horas depois. A polícia abriu inquérito para investigar o caso.  http://www.jlnoticias.com.br/noticia.php?cod=0000000407#.VWUCJubF91Y

Samu abre concurso público com salários até R$ 6,6 mil

Inscrições variam entre R$ 30 e R$50 e podem ser feitas até dia 11 de junho.

Vagas preencherão cargos disponíveis em Mogi Guaçu e região
 (Foto: Reprodução)
O Consórcio Intermunicipal de Saúde “08 de abril”, em Mogi Mirim (SP), abriu hoje (26) concurso público para preenchimento de vagas na área de Saúde em diversas cidades da região. Os cargos disponíveis são para funções dentro do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em todos os níveis, com salários que vão de R$ 1,2 mil a R$ 6,6 mil.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, até o dia 11 de junho. O valor da inscrição varia de R$ 30 a R$ 50, conforme o cargo.
As vagas são para agente administrativo, auxiliar administrativo, operador de rádio, porteiro, telefonista, motorista, servente geral, técnico de Enfermagem, técnico de Imobilização Ortopédica, técnico em Radiologia, técnico de Saúde Bucal, assistente social, advogado, contador, dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (em várias especialidades), nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.
O concurso público será divido em prova objetiva, prova prática, prova de títulos, prova de aptidão física (Samu) e exame médico pré-admissional. A prova objetiva será aplicada no dia 12 de julho, em local e horário ainda não divulgados.
Mais informações sobre o certame podem ser aferidas no edital completo.

Prefeitura de São João abre inscrições para cursos gratuitos no Polo Modas

ilustração
A Prefeitura de São João da Boa Vista abrirá no período de 1º a 12 de junho, as inscrições destinadas a oito cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Capacitação e Geração de Renda, Escola de Beleza e Polo Modas. As vagas são para aulas de corte e costura em máquina industrial (80), modelagem (20), malharia (20), decoupage (20), patchwork (20), bordado à máquina (10), corte e costura tradicional (30), além de assistente de cabeleireiro (10), totalizando 200 oportunidades de aprendizado.  

Os cursos têm quatro meses de duração, exceto o de assistente de cabeleireiro, previsto para dois meses. As atividades foram programadas para os períodos da tarde e noite.  Os interessados devem procurar o Polo Modas, localizado à rua Dr. Teófilo Ribeiro de Andrade, 343, Centro. O atendimento ocorrerá das 13h às 16h, sendo obrigatório a apresentação de xerox do RG, CPF e comprovante de endereço. 

Segundo o Departamento de Assistência Social, as aulas terão início em julho e agosto. Desde que implantados no município, os cursos de roteiro de corte e costura em tecido plano, modelagem e auxiliar de cabeleireiro já formaram aproximadamente 300 alunas. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones: (19) 3633-8623 e 3631-0301. http://www.saojoao.sp.gov.br/home/ler_noticia.php?id=1690

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Justiça determina regras para entrada de menores na EAPIC

divulgação
A Juíza da Vara Criminal e da Infância e Juventude de São João da Boa Vista, Elani Cristina Mendes Marum, expediu uma portaria normatizando a entrada de menores de 18 anos durante a tradicional EAPIC (Exposição Agropecuária Industrial e Comercial de São João da Boa Vista), que este ano completa 42 anos.
A autoridade judiciária é responsável por disciplinar a entrada e permanência de crianças e adolescentes em locais de diversões públicas. De acordo com documento expedido pela juíza, o menor só poderá entrar na EAPIC acompanhado dos pais.
Na impossibilidade dos pais acompanharem os filhos, a juíza determina que para os menores entrarem no Recinto durante a EAPIC eles devem estar acompanhados de um maior responsável.
Para isso, os pais devem autorizar por escrito e com assinatura reconhecida em cartório, especificando o nome do maior que estará acompanhando seu filho durante a festa.
Para a comprovação de todas as deliberações, vale salientar que os menores devem estar portando os documentos de identidade, assim como os maiores, sejam eles pais e ou maiores responsáveis.
Um modelo desta declaração e autorização já está disponível no site da EAPIC e pode ser impressa para ser preenchida e levada ao cartório.
A EAPIC está atendendo todas as determinações da Justiça.  fonte http://diariodesaojoao.com.br/index.php/geral/item/1152-justica-determina-regras-para-entrada-de-menores-na-eapic

Inauguração da penitenciaria feminina de Mogi Guaçu deixa população indignada

Fotos: Redação AVG
Dia 25 de maio de 2015, esta data entrará para a história da nossa cidade com a Inauguração da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu. Uma inauguração que não foi divulgada pela atual Administração por saber do retrocesso Político E Social que esta Penitenciária representará para a nossa cidade, ou talvez pelo medo da manifestação da população de Mogi Guaçu que é contrária a esta Obra do Governo Alckmin.
Uma cidade que padece com mais 10 mil casos de Dengue, o mato alto tomando conta das áreas públicas, a falta de médicos e medicamentos nos Postos de Saúde, a falta de vagas nas Creches de nossa cidade. De fato não temos estrutura para receber uma Penitenciária em nossa cidade. A Policia Militar não tem efetivo o suficiente para trabalhar na escolta desses presos. Será que o Governador vai conseguir aumentar o efetivo da PM da nossa cidade ou terá que tirar Policias Militares da nossas ruas só para fazer a escolta dessas detentas? 
Mesmo distante da cidade, os moradores estão preocupados e temem que a violência aumente na cidade. A população esta descontente com esse presidio na cidade. Mas não, o Governo Walter Caveanha , mais uma vez, cedendo aos caprichos do Governador do Estado, será o Protagonista desta Inauguração, enquanto a População de Mogi Guaçu, continua sem perspectiva de melhoria de vida e padecendo pelo desastre que está sendo esta Administração. reprodução de conteúdo do site A Voz do Guaçu: http://avozdoguacu.com.br/materia.php?id=175