Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prosseguem inscrições para estágios no setor público paulista

Estudantes da Região de Campinas devem se inscrever pela internet até 12 de agosto

Continuam abertas as inscrições para estágios na administração pública do governo estadual, Assembleia Legislativa e Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Os estudantes do ensino médio, médio profissionalizante e superior do estado de São Paulo já podem se inscrever no Processo Seletivo Unificado realizado pela Fundap – Fundação do Desenvolvimento Administrativo.

A relação completa das ofertas previstas por nível de ensino curso e município na região de Campinas está disponível em estagio.sp.gov.br/

Em Campinas, Piracicaba, Jundiaí, São João da Boa Vista e Limeira há muitas oportunidades para estudantes de Administração, Direito e Informática, entre várias outras.

O valor das bolsas para o ensino superior, nos poderes executivo e legislativo do estado, varia de 420 a 500 reais para os estágios de quatro horas diárias, e de 630 a 1,2 mil para os de seis horas por dia. No ensino técnico profissionalizante, os valores são de 340 a 510 para o regime de quatro horas, e de 510 a 810 para o de seis horas. As bolsas do ensino médio vão de 300 a 499 reais para quatro horas diárias; para seis horas, variam entre 450 a 722 reais. Há ainda auxilio transporte e alimentação conforme a entidade concedente da bolsa, que vão de 94 a 480 reais no interior do estado e de 105 a 957 na região metropolitana.

Na capital, o Tribunal Regional Federal da 3ª região oferece um regime único de quatro horas diárias para os estagiários de todos os níveis. A remuneração é de 530 reais para o nível superior e de 347 para os níveis médio e técnico. O auxílio transporte é de sete reais por dia de estágio realizado.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio do site estagio.sp.gov.br, de 24 de julho até as 18 horas de 12 de agosto de 2014. Os estudantes que não possuem computador poderão utilizar os equipamentos disponíveis na sede da Fundap em São Paulo (Rua Alves Guimarães, 429 – metrô Clínicas) e nos postos do Programa AcessaSP, indicados em www.acessasp.sp.gov.br/postos.html.

As pessoas com deficiência terão direito aos benefícios previstos na legislação pertinente.

A prova será realizada no dia 14 de setembro de 2014, às 13 horas, em Campinas, Jundiaí, Piracicaba, São João da Boa Vista e mais 34 municípios paulistas.

Os candidatos serão convocados a assumir suas vagas à medida que forem disponibilizadas pelos órgãos concedentes da bolsas, durante o prazo de doze meses a partir da data de homologação dos resultados, com prioridade para os remanescentes do processo anterior, ainda dentro do prazo de validade.

Para informações completas sobre o processo, consulte o edital aqui:estagio.sp.gov.br/Documentos/Edital_0122014.pdf

fonte: http://www.parabrisa.com.br/index.php?page=noticias&id=14191

Greve dos servidores municipais já dura quatro dias

Sindicato pede 10% de aumento, prefeitura fez proposta de 6,5%; negociações só ocorreram na segunda

Depois de quatro dias de greve, Sindicato e Prefeitura de São João não chegaram a acordo quanto ao reajuste salarial dos Servidores Públicos Municipais e a paralisação continua, pelo menos por mais esta sexta-feira  (1º). Isso porque nesta quinta-feira (31) não houve acordo e a paralisação foi mantida. O Sindicato pede 10% de aumento aos servidores, enquanto a prefeitura fez proposta de 6,5%, não aceita pela entidade. A administração municipal aponta que o reajuste, na verdade, representa 7,5%, pois é concedido sobre dezembro de 2013, com a antecipação de 2% em janeiro de 2014.

SEM ACORDO
A presidente do Sindicato, Mirtes Batista, revelou que houve negociações apenas no primeiro dia.
“Fizemos uma reunião na segunda e a prefeita [em exercício, Patrícia Magalhães] disse apenas que veriam a possibilidade de aumentar a proposta. Terça pela manhã, ela me ligou e falou que nos estudos que eles fizeram, não haviam chegado a conclusão alguma. Com isso, continuamos o dia aqui”, esclareceu Mirtes.

A presidente do Sindicato frisou ainda que não há expectativa quanto ao fim da paralisação.
“Infelizmente nada foi resolvido, sabemos que a persistência do servidor fará a diferença. Isso não é fácil nem para a população de São João e nem para os trabalhadores”, destacou.
Em coletiva de imprensa, ainda no primeiro dia de greve, Patrícia Magalhães ressaltou que o interesse da prefeitura é resolver a situação o mais rápido possível.

LIMINAR
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) deferiu parcialmente, na segunda, a liminar impetrada pela prefeitura, na qual é solicitada a suspensão da greve dos servidores públicos municipais. O relator do processo, desembargador Péricles Piza, determinou a manutenção integral dos serviços essenciais e o aumento de 50% do efetivo de servidores para as demais áreas de atendimento ao cidadão. Segundo a lei 7.783/1989, são considerados serviços essenciais, entre outros, assistência médica e hospitalar, distribuição de medicamentos e alimentos, serviços funerários (cemitério) e coleta de lixo. Caso haja descumprimento da decisão, a Justiça estipulou multa diária de R$ 20 mil ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

SEM PROBLEMAS
De acordo com Mirtes Batista, a decisão do TJ-SP não vai mudar muito o que já estava ocorrendo. Isso porque, assim como ela esclarece, a entidade já mantinha 40% dos servidores em seus locais de trabalho e, os considerados serviços essenciais, são, em sua maioria terceirizados.   fonte: Franco Junior http://omunicipio.jor.br/Sao-Joao/2014/07/greve-dos-servidores-municipais-ja-dura-tres-dias.html

Vídeo mostra cavalo caindo exausto ao puxar charrete turística em Poços

Animal não aguentou morro no Centro e caiu, ficando estendido no chão.


Imagem reacende suspeita de maus-tratos com cavalos usados no turismo.


Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um cavalo caindo exausto no Centro de Poços de Caldas (MG) enquanto tentava puxar uma charrete por um morro. As imagens têm causado revolta nos moradores. Os passeios de charrete à cavalo são um dos atrativos turísticos da cidade e o vídeo reacende suspeitas de que muitos animais usados para este fim sofrem maus-tratos e não há fiscalização para impedir isso.
As imagens foram feitas na Rua Barão do Campo Místico. O vídeo mostra quando o cavalo, que puxava a charrete, não aguentou o morro e caiu, ficando estendido na rua. O dono do animal ainda tentou levantá-lo, mas o cavalo aparentava estar sem forças. O vídeo tem apenas poucos segundos. Testemunhas afirmam que depois de um tempo, o cavalo conseguiu se levantar. O autor do vídeo preferiu não ser identificado.
O secretário de Turismo, Rômulo Vilela, afirmou que o caso será apurado. "O vídeo é chocante, é triste, mas daí chegar e dizer que foi maus-tratos, vai uma distância muito grande. Da mesma forma que um ser humano pode ter um desmaio, pode ter um pequeno problema, o animal também pode ter. Vamos ver se foi isso o que aconteceu ou se é algo mais sério. Nós vamos verificar e cobrar posicionamento caso tenha ocorrido algum abuso", disse o secretário.
Vídeo mostra cavalo de charrete turística caindo exausto em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)Vídeo mostra cavalo de charrete turística caindo exausto em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)
De acordo com o presidente da Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal, Luis Carlos Jonas, o charreteiro que conduzia o animal foi punido com oito dias de suspensão. “Uma charrete é como um carro. Se você está dirigindo, é necessário toda atenção. Se você passa um farol fechado, você é multado. Então, se o charreteiro não estava atento ao trânsito e prejudicou o [cavalo], ou fluxo de veículos, ele também tem que ser punido. E este foi o caso."
Ainda segundo Jonas, a fiscalização dos animais e das charretes ocorre periodicamente e há um estatuto que todos os charreteiros devem respeitar. No caso do cavalo registrado no vídeo, se o charreteiro tiver problemas com os animais por uma segunda vez, a suspensão será por 30 dias. Em caso de uma terceira ocorrência, ele é expulso da associação. A instituição existe desde 1983 e mantém um contrato anual com uma clínica veterinária, onde os animais passam frequentemente por exames para verificar se eles estão com boas condições de saúde.
Maus-tratos recorrentes
Esta não é a primeira vez que moradores de Poços de Caldas registram a exaustão dos animais usados para passeios de charrete. Em dezembro de 2011, fotos de um cavalo exausto caído após um dia inteiro de trabalho sem descanso geraram indignação na cidade.

Em junho de 2013, os profissionais passaram a receber cursos de qualificação para evitar que os passeios acabem, mas também não permitindo que os animais trabalhem até a exaustão.Vários segmentos da sociedade civil ligados aos direitos dos animais começaram a se posicionar contra o uso de animais em veículos de tração. Eles chegaram a reunir dois abaixo-assinados com mais de 500 assinaturas e uma audiência pública na Câmara de Vereadores discutiu alternativas para proteger os animais e não prejudicar o trabalho dos charreteiros.  fonte: G1 Sul de Minas  http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/07/video-mostra-cavalo-caindo-exausto-ao-puxar-charrete-turistica-em-pocos.html

Julgamento de médicos acusados de matar criança é adiado em Poços

Sessão começou com 1h40 de atraso e foi adiada após pedido do MP.

Nova data do julgamento foi pré-marcada para o dia 9 de outubro.

Médicos acusados chegam para o julgamento em Poços de Caldas (Foto: Jéssica Balbino / G1)Médicos acusados chegam para o julgamento em Poços de Caldas
Conforme previsto, o julgamento dos médicos acusados de matar e retirar irregularmente os órgãos do menino Paulo Pavesi, morto em 2000, foi adiado em Poços de Caldas (MG). Após 1h40 de atraso, a sessão foi aberta na manhã desta quinta-feira (31) no Fórum da cidade e logo depois suspensa pelo juiz Narciso Alvarenga Monteiro de Castro após pedido do Ministério Público. Uma nova data para o julgamento foi pré-marcada para o dia 9 de outubro, entre o primeiro e o segundo turno das eleições.
Antes da sessão ser adiada, os 25 jurados previamente selecionados pela Justiça chegaram a ser convocados no plenário. Os quatro réus, os médicos Álvaro Ianhez, José luiz Bonfitto, José Luiz Gomes e Marco Alexandre Pacheco da Fonseca, compareceram ao plenário. Em seguida, o promotor de Justiça titular da vara da Comarca de Poços de Caldas, Sidney Boccia, recebeu a palavra e solicitou a transferência do julgamento para a Comarca de Belo Horizonte (MG).
Juiz responsável pelo caso chega ao plenário em Poços de Caldas (Foto: Jéssica Balbino / G1)Juiz responsável pelo caso chega ao plenário em
Poços de Caldas (Foto: Jéssica Balbino / G1)
"Eu retornei de férias ontem [quarta-feira] e fiquei surpreso com o bombardeio de mensagens subliminares feitas pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) e também pela Associação dos Médicos de Poços de Caldas na imprensa. Concluo que houve abuso de poder econômico e político em favor dos réus e que isso pode influenciar um pré-julgamento por parte do corpo de jurados, que por viver na Comarca, tem contato com os réus e também com os fatos. E se a Associação dos Médicos tem poder econômico para sustentar tais informes publicitários, que arque também com o ônus deste adiamento", disse no plenário.
Os promotores de Belo Horizonte, Marcelo Matar e Francisco de Assis designados para o caso não estiveram presentes no plenário. Os advogados dos réus José Luiz Gomes e Álvaro Ianhez conversaram com o G1"Nossa linha de defesa é afirmar a inocência dos réus, que apesar do processo extenso, não praticaram homicídio! Houve uma exumação que provou que o menino morreu em virtude da queda e não de qualquer erro médico", disse Dorio Ferreira Grossi, advogado de Gomes.
"Para a defesa é indiferente o júri acontecer nesta ou em qualquer outra comarca. Temos certeza que as provas encaminharão a sentença para uma absolvição. O que nos incomoda é o fato de que o Ministério Público desconfie da isenção da comunidade de Poços de Caldas, colocando à prova a imparcialidade dos jurados", disse Leonardo Bandeira, advogado de Álvaro Ianhez.
Início de júri de médicos tem atraso em Poços de Caldas (Foto: Jéssica Balbino / G1)Início de júri de médicos começou com atraso em Poços de Caldas
Os réus do julgamento são quatro médicos: O nefrologista Álvaro Ianhez, o anestesiologista Marco Alexandre Pacheco da Fonseca, o intensivista José Luiz Bonfitto e o neurocirurgião José Luiz Gomes da Silva. Eles são acusados de retirar em 2000 os órgãos do garoto Paulo Pavesi, de dez anos, que caiu de uma área a dez metros do chão. O exame que apontou a morte cerebral teria sido forjado e o garoto ainda estaria vivo no momento da retirada dos órgãos. Os quatro negam qualquer irregularidade tanto nos exames quanto nos transplantes aos quais o garoto foi submetido.    fonte:  G1 Sul de Minas/fotos e texto por Jéssica Balbino   http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/07/julgamento-de-medicos-acusados-de-matar-crianca-e-adiado-em-pocos-mg.html

Jacutinga será sede de Encontro Regional de motos Harley Davidson

Evento será na antiga Estação mas vai percorrer várias ruas da cidade


A Prefeitura Municipal, através da SEDECON – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Grupo Harley, realizará no dia 3 de Agosto, um Encontro Regional da Harley Davidson, uma das marcas de motocicletas mais badaladas do planeta, que promete agitar a cidade. O evento vai acontecer na antiga Estação Ferroviária à partir das 10:00 horas.
Os membros do Grupo Harley estarão sendo recepcionados na MG-290, próximo ao Distrito do Sapucaí, de onde seguirão escoltados por batedores da Polícia Militar e da SEDECON até Jacutinga. Ao entrarem pela Avenida Minas Gerais, eles promoverão um desfile das motocicletas por várias ruas do centro da cidade, até chegarem na antiga Estação Ferroviária onde acontecerá a aglomeração.
Para receber os motociclistas e o público participante, será montado um Bar temático no local, onde estará passando vídeos e imagens do Grupo Harley no telão e TV’s espalhados pelo local. Á partir das 14:00 horas haverá uma grande apresentação da banda Ghizzi, da cidade de São Paulo, tocando os mais diversos estilos de rock, quando o Grupo Harley estará fazendo a foto oficial do encontro e a doação de um cheque para a APAE da cidade.
A expectativa é que entre oitenta e cem motociclistas do Grupo Tennessee de Campinas além de outros apaixonados por Harley Davidson de toda a região, se reúnam no evento. A própria Harley Davidson está trabalhando na divulgação do encontro, visando reunir o maior número possível de motociclistas com motos Harley no evento, que promete agitar Jacutinga.
O evento da Harley Davidson em Jacutinga será aberto ao público e toda população está convidada a prestigiar este grandioso evento. A realização deste encontro de motocicletas da Harley Davidson em Jacutinga é a confirmação de que os trabalhos que a SEDECON vêm realizando em prol do nosso turismo tem dado bons frutos, fomentando nosso turismo tanto de compras como de entretenimento e lazer.   fonte: http://www.portaldejacutinga.com.br/noticias/jacutinga-sera-sede-de-encontro-regional-de-motos-harley-davidson/

Polo da UAB oferece vagas para alunos e tutores no curso de Especialização em Mídias na Educação

O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de São João da Boa Vista comunica a abertura de inscrições para o curso gratuito de Especialização em Mídias na Educação, além do processo de seleção de tutores, ambos a distância, fornecido pela Universidade Federal São João Del Rei. Os interessados para as 25 vagas do curso deverão preencher o formulário no período de 4 a 10 de agosto, no site: www.nead.ufsj.edu.br. O requisito é ser graduado em curso de formação para professor (licenciatura). Aos candidatos as 9 vagas de tutores, é necessário que preencham o formulário eletrônico no prazo de 4 a 11 de agosto. 

O comprovante de inscrição será apresentado ao aluno no final do preenchimento do formulário. Ao candidato é necessário que anexe cópia de documentos como comprovante de curso superior; histórico escolar do curso superior; título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral; CPF; carteira de identidade; certidão de nascimento, ou casamento, ou divórcio, para fins de comprovação do Estado Civil; e certificado militar para alunos do sexo masculino.
A UAB de São João está localizada à rua Riachuelo, 444, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3631-0114 ou pelo e-mail polouabsjbvista@yahoo.com.br    fonte: http://www.saojoao.sp.gov.br/home/ler_noticia.php?id=1299

terça-feira, 29 de julho de 2014

Sem acordo salarial, Servidores continuam em greve em São João

Sindicato pede 10% de aumento, prefeitura fez proposta de 6,5%; nesta terça ainda não houve negociações

Servidores chegaram pela manhã na prefeitura (Foto: Franco Junior)
Depois de algumas tentativas de negociações, Sindicato e Prefeitura de São João não chegaram a acordo nesta segunda-feira (28) quanto ao reajuste salarial dos Servidores Públicos Municipais e a greve continua, pelo menos por mais esta terça. O Sindicato pede 10% de aumento salarial aos servidores. Por outro lado, a prefeitura fez proposta de 6,5%, não aceita pela entidade. Neste terça a prefeitura ainda não fez proposta alguma ao Sindicato e a greve prossegue. Os servidores chegaram à frente do prédio do Executivo por volta das 9h30.

LIMINAR
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) deferiu parcialmente, nesta segunda, a liminar impetrada pela Prefeitura de São João da Boa Vista, na qual é solicitada a suspensão da greve dos servidores públicos municipais. O relator do processo, desembargador Péricles Piza, determinou a manutenção integral dos serviços essenciais, e o aumento de 50% do efetivo de servidores para as demais áreas de atendimento ao cidadão. Caso haja descumprimento da decisão, a Justiça estipulou multa diária de R$ 20 mil ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Segundo a lei 7.783/1989, são considerados serviços essenciais, entre outros, assistência médica e hospitalar, distribuição de medicamentos e alimentos, serviços funerários (cemitério) e coleta de lixo.

De acordo com a presidente do Sindicato, Mirtes Batista, a decisão do TJ-SP não vai mudar muito o que já estava ocorrendo. Isso porque, assim como ela esclarece, a entidade já mantinha 40% dos servidores em seus locais de trabalho e, os considerados serviços essenciais, são, em sua maioria terceirizados.   fonte: http://omunicipio.jor.br/Sao-Joao/2014/07/sem-acordo-salarial-servidores-continuam-em-greve.html

Iniciadas as obras de infraestrutura da rua Marcos Ribeiro

Exibindo SAM_4242.JPGComeçou a realização de uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Monte Alegre e região: a rua Marcos Ribeiro, que liga aquele bairro à Vila Madruga, começou a receber infraestrutura. A obra está orçada em R$ 300 mil e as máquinas estão fazendo a colocação de galerias pluviais que reduzirão o impacto das águas da chuva, que causam muitos transtornos naquele local. 

Terminada a construção da galeria, a segunda fase prevê a colocação de guias e sarjetas e a pavimentação da rua.


Exibindo SAM_4239.JPGO prefeito Zeca Bene está satisfeito com o início das obras e feliz por atender a reivindicação dos moradores daquela região. “Realmente aquela rua causava muitos transtornos, pois as chuvas causavam muita erosão e enchentes, além de muita lama. 

Em breve ela estará pronta, tornando-se uma importante via de acesso ao Monte Alegre e solucionando o problema dos moradores próximos que tanto sofrem em dias de chuva”, comentou.

Engenheiros que irão instalar sistema de embolsamento de resíduos sólidos visitam Andradas

No dia 16 de julho, o prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, recebeu a visita de engenheiros da empresa de inteligência ambiental, Se5, que pretendem instalar no município a tecnologia de compactação e encapsulamento de resíduos sólidos (lixo doméstico). O encontro teve como motivo principal apresentar aos técnicos o ponto onde será construída a Usina de Reciclagem de Andradas.

As obras de construção da usina já estão em andamento. Os engenheiros analisaram toda a área, as condições logísticas e estruturais do terreno que permitem a implantação do novo sistema. Segundo o presidente da Se5, Ricardo Villani, o local possui o espaço e as condições ideais para a instalação do projeto. Dependendo de como fluir os procedimentos posteriores, a implementação deste sistema pode ser concluída ainda neste ano.

Segundo Rodrigo Lopes, hoje, a maioria dos municípios tem procurado inúmeras alternativas que ofereçam a destinação adequada para os resíduos sólidos, isto é, medidas inteligentes que não proporcionem riscos ao meio ambiente. “Normalmente, a dificuldade de implementação encontra-se nos custos. No nosso caso, o investimento consiste, basicamente,  na construção de um barracão para que os equipamentos de compactação e encapsulamento do lixo sejam instalados. Além disto, este é um sistema renovável. Depois de um determinado período de compostagem, o resíduo transforma-se em uma espécie de fertilizante  natural, abrindo espaço para o armazenamento de mais lixo”, conclui o prefeito.  fonte: http://www.andradas.mg.gov.br/noticia.php?id=270

Macacos são mortos por envenenamento em Poços de Caldas

Autópsia revelou que animais comeram banana com chumbinho.


Segundo especialista, matar animais silvestres é crime ambiental.


Macacos são mortos por envenenamento em Poços de Caldas (Foto: Tânia Cristina Cardena)
Macacos são mortos por envenenamento em Poços de Caldas (Foto: Tânia Cristina Cardena)
Três macacos foram encontrados mortos nos quintais de casas no bairro Santana do Pedregal, em Poços de Caldas (MG). Segundo a responsável técnica do Centro de Zoonoses da cidade, Sheila Patresi dos Santos, a autópsia confirmou que os animais morreram após comerem banana com chumbinho. “Se você conseguir detectar o sintoma a tempo dá para salvar, mas é dificil porque atinge o fígado e a parte neurológica do animal”, explica Sheila.
É muito comum a aparição de macacos no bairro, que fica ao pé da Serra São Domingos. Os animais costumam passear pelos telhados das casas e muitas vezes são alimentados por moradores. De acordo com Sheila, matar animais silvestres é crime ambiental. "Estamos investigando para ver se descobrimos os responsáveis por isso e eles vão responder por crime ambiental", afirma.   fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/07/macacos-sao-mortos-por-envenenamento-em-pocos-de-caldas.html

Funcionários municipais de São João entram em greve por alta nos salários

Cerca de 350 aderiram à paralisação em vários setores, informou sindicato.


Categoria quer 10% de aumento e a Prefeitura ofereceu proposta de 6,5%.


Cerca de 350 servidores municipais de São João entram em greve (Foto: Alexis Batista/Arquivo Pessoal)
Cerca de 350 servidores municipais de São João aderiram a greve (Foto: Alexis Batista/Arquivo Pessoal)
Os funcionários públicos de São João da Boa Vista (SP) entraram em greve nesta segunda-feira (28), por tempo indeterminado. Eles reivindicam 10% de aumento nos salários contra 4% oferecidos pelo Executivo, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A Prefeitura, no entanto, informou que a proposta oferecida é de 6,5% de aumento, que vigoraria a partir do primeiro dia deste mês. Segundo o Executivo, liminar concedida pelo Tribunal de Justiça (TJ) determinou a manutenção integral dos serviços essenciais.
De acordo com o sindicato, cerca de 350 aderiram à paralisação em vários setores. Nesta segunda-feira, algumas escolas e creches já ficaram fechadas. A família do autônomo Marcos José da Silva sentiu o transtorno. "Minha mulher foi levar nossa filha à escola e encontrou os portões fechados. Nós não estávamos sabendo que teria greve hoje", relatou Silva. Para ele, faltou informação. "Eu trabalho em casa e ela pode ficar comigo, mas e quem depende da creche para poder ir trabalhar. Isso atrapalha muito", disse.
O autônomo teme que a greve se estenda por muitos dias. "O principal problema é que minha filha perde um dia de aula e assim seu aprendizado é prejudicado. Um dia a menos de aulas é um dia a mais sem aprender", afirmou. De acordo com Adriana Neves da Silva, integrante do Sindicato, a população foi avisada sobre a greve por rádio, carro de som e distribuição de folhetos informativos. Segundo ela, algumas escolas funcionaram nesta segunda, mas a tendência é que a greve ganhe mais adesão ao longo da semana, o que pode deixar mais unidades fechadas.
Mesmo com mais servidores em greve, Adriana disse que os serviços essenciais serão mantidos. "A área da saúde trabalhará com 40% do seu efetivo em todos os dias da paralisação", garantiu. Além do reajuste salarial, os funcionário pedem aumento de R$ 70 na parcela destacada, prêmio concedido aos servidores, e R$ 30 no vale-alimentação. O sindicato não disse, entretanto, qual a porcentagem oferecida pela Prefeitura para esses benefícios.
Prefeitura
Em nota, o Executivo destacou que a proposta de reajuste aos servidores é de 6,5% sobre os valores de 2013 nos salários, parcela destacada e vale-alimentação, que vigorariam a partir de 1º de julho. "Isto representa um reajuste real de 7,5%, que implica em percentual maior que o índice inflacionário do período, uma vez que houve antecipação de 2% nos salários de janeiro a julho de 2014", ressaltou o texto.

Ainda segundo a Prefeitura, no início da tarde desta segunda-feira, o TJ determinou a manutenção integral dos serviços essenciais e que pelo menos metade dos servidores trabalhe na outras áreas. O descumprimento acarretará multa diária de R$ 20 mil reais ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Vale destacar que serviços essenciais são os considerados extremamente necessários, como os atendimentos nas unidades de saúde, a coleta de lixo e o fornecimento de água.   fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/07/funcionarios-municipais-de-sao-joao-entram-em-greve-por-alta-nos-salarios.html

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Prefeitura começa a construir duas UBS em bairros da cidade

A Prefeitura Municipal começou a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS): uma no Jardim Vitória e outra no Jardim Brasil. Os serviços de medição e terraplanagem já foram iniciados. A UBS do Jardim Vitória está orçada em R$ 553.373,27 e a empresa vencedora da licitação é a Castro Alves Engenharia e Construção Ltda. EPP. O projeto dessa Unidade está em conformidade com o padrão especificado pelo Ministério da Saúde. Ela irá atender pacientes dos bairros Monte Alegre, Jardim Vitória, Jardim Áurea e adjacências.

Já a UBS do Jardim Brasil tem um projeto de construção orçado em R$ 323.950,18 e as obras estão a cargo da empresa João Dionísio de Andrade & Cia Ltda. ME. Na nova unidade serão atendidos pacientes dos bairros Diva Sarcinelli Gonçalves, Hélio Vergueiro Leite e Jardim do Trevo. Dentre os benefícios advindos da construção destas duas novas UBS, pode-se destacar a melhoria no atendimento da saúde em toda a cidade, uma vez que os postinhos de outros bairros, como o da Vila Palmeiras e da Centenário terão uma redução no número de pacientes, pois estes serão atendidos nos novos postos.



domingo, 27 de julho de 2014

Vice-presidente da câmara de Andradas morre aos 57 anos

Paulo Afonso Lima teve uma parada respiratório após sofrer um infarto.


Professor de história e artes, ele foi o 2º vereador mais votado na cidade.


Vereador e vice-presidente da câmara de Andradas, Paulo Afonso de Lima (Foto: Ascom Câmara de Andradas / Divulgação)
Vice-presidente da câmara de Andradas, Paulo
Afonso de Lima, morre aos 57 anos
(Foto: Ascom Câmara de Andradas / Divulgação)
O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Andradas (MG), o vereador Paulo Afonso de Lima (PPS), morreu na noite deste sábado (26) vítima de uma parada cardíaca. Segundo a assessoria da Câmara de Andradas, Lima estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Lúcia, em Poços de Caldas (MG), desde a quarta-feira (23) após ter um infarto seguido de uma parada cardíaca. Ainda segundo assessoria da câmara, o vereador tinha 57 anos e estava em seu primeiro mandato. Ele foi eleito com o segundo maior número de votos nas eleições de 2012, somando 1.033 votos. Ele assumiu a vice-presidência da câmara no primeiro ano de mandato.
Lima era também professor de história e artes em escolas de Andradas e em Espírito Santo do Pinhal (SP). Era formado em estudos sociais pela Fundação Sul Mineira de Educação e em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes em São Paulo (SP), e ainda tinha os cursos de turismo e arqueologia. O corpo foi velado no salão da Câmara Municipal de Andradas e ele foi enterrado na tarde deste domingo (27), no Cemitério Municipal da cidade.    fonte: G1 Sul de Minas

Crianças da rede municipal doam segunda cadeira de rodas ao Fundo Social

Exibindo SAM_4234.JPGNa terça-feira, dia 22 de julho, as crianças das escolas municipais de Pinhal participaram de um evento, realizado na EMEB Águeda Fernandes, para entregar uma cadeira de rodas ao Fundo Social de Solidariedade. A cadeira de rodas foi entregue pela Renovias mediante a troca de lacres de latinhas de alumínio reunidos pelas crianças da rede municipal. Esta é a segunda cadeira de rodas obtida este ano e uma terceira cadeira já está sendo providenciada e será entregue nos próximos dias.


A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Oliveira, esteve presente ao evento e elogiou o esforço das crianças. “É elogiável o empenho das crianças em reunir os lacres das latinhas de alumínio. Este esforço está sendo recompensado com a entrega das cadeias de rodas, que serão muito bem utilizadas, pois ficarão no Fundo Social à disposição das famílias carentes que necessitarem. Agradeço tanto às crianças quanto aos familiares que colaboraram com seus filhos para o sucesso dessa campanha. Também quero elogiar as educadoras, professoras e diretoras, enfim todos do departamento de Educação que organizam campanhas e sempre têm boas ideias para o desenvolvimento emocional e social de nossas crianças”, disse a primeira dama.

Servidores da prefeitura entram em greve em São João

Um impasse nas negociações salariais vai resultar em greve entre os servidores públicos de São João. O sindicato da categoria pediu 10% de aumento à prefeitura, além de acréscimo de R$ 70,00 na parcela destacada e R$ 30,00 no vale alimentação. A prefeitura, por sua vez, oferece 6,5% de aumento no salário base, na parcela destacada e no vale alimentação.

Por isso, na última assembleia, o sindicato decidiu pelo estado de greve e vai paralisar os trabalhos dos servidores nesta segunda (28). Devem permanecer funcionando as repartições que prestam serviços essenciais à população, como assistência médica e hospitalar.   fonte: http://www.parabrisa.com.br/index.php?page=noticias&id=13785

sábado, 26 de julho de 2014

Homem morre em acidente na Vicinal Pinhal – Albertina

reprodução: APTV
Luiz dos Santos Filho, 41 anos, mais conhecido por “Diamante”, trafegava em um veículo Volkswagen Fusca, cor vermelha, pela estrada vicinal que liga Espírito Santo do Pinhal a Albertina – MG, quando, por motivos ainda a serem apurados, acabou colidindo frontalmente com um veículo Volkswagen Santana, cor vermelha, conduzido por Ernesto Galanto Neto. Luiz dos Santos chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.  Segundo informações da polícia, no Fusca estava como passageira, Liliana Gentini, 35 anos, proprietária do carro. Ela sofreu diversos ferimentos e também foi socorrida.
A polícia acredita que um dos condutores invadiu a pista contraria e provocou o acidente. “Com o impacto os veículos foram projetados para o acostamento, sendo assim, não podemos afirmar qual motorista pode ter dado causa ao acidente, mas a perícia certamente poderá apontar o que realmente aconteceu”, comentou um dos Pms que atendeu a ocorrência. Em depoimento o motorista do Santana afirmou que seguia pela estrada vicinal regularmente e que o condutor do fusca invadiu a pista contraria. A polícia deve ouvir Liliana nos próximos dias para saber qual sua versão sobre o acidente.  fonte: http://www.jlnoticias.com.br/noticia.php?cod=0000000350#.U9OjwahdUtE

São João volta a ter IML após 3 anos, mas sem legistas nos fins de semana

Serviço estava interrompido desde 2011 devido à falta de profissionais.


N° de médicos ainda é insuficiente e local só funciona de segunda à sexta. 


São João da Boa Vista (SP) não conta com serviço de médico legista nos fins de semana. Os corpos das pessoas que morrem aos sábados e domingos precisam ser encaminhados para São José do Rio Pardo ou Mogi Guaçu (SP). O problema ocorre mesmo após a reativação do Instituto Médico Legal (IML) da cidade, que estava fechado desde 2011. A falta de profissionais impede que o local funcione integralmente. A situação traz sofrimentos às famílias das vítimas e faz com que médicos de sete cidades se revezem no trabalho. A Secretaria Estadual de Segurança Pública disse que está realizando um concurso, mas não informou se vai destinar mais legistas para São João.
O IML foi fechado em 2011 após a aposentadoria de quatro médicos. Para voltar a funcionar, foi realizada uma verdadeira força-tarefa com profissionais do Núcleo de Perícias Médicas de Campinas (SP). Ao todo, são 38 médicos de sete cidades que se revezam em plantões de 12 horas, de segunda à sexta-feira.
IML de São João da Boa Vista (Foto: Oscar Herculano Jr/ EPTV)
IML de São João tem 2 legistas para atender 16
municípios(Foto: Oscar Herculano Jr/ EPTV)
O Núcleo de São João abrange 16 municípios. Normalmente, o atendimento para essas cidades é feito por apenas dois legistas e três auxiliares de necropsia. Um deles é o médico chefe da regional, Paulo Zanatta. Ele fica em Rio Pardo e tem que se deslocar para São João sempre que é acionado.
"Desde 2010 nós temos alertado que o risco de colapso no atendimento médico legal da região era iminente", disse. Ele e mais um colega se revezam em plantões que duram uma semana inteira. O ideal, de acordo com Zanatta, seria uma equipe composta por pelo menos seis médicos. 
Sofrimento
A falta de atendimento nos fins de semana causou transtornos à Célia Regina Benedito. No último dia 19, um sábado, ela recebeu a notícia de que a filha de 19 anos havia sido encontrada morta. Como não havia legista em São João, o corpo teve que ser levado para Rio Pardo. "Até liberar lá esperamos quase até o anoitecer. Ficamos mais de quatro horas esperando", disse a mãe. A tia da jovem, Helena Beatriz Benedito, também reclamou. "Acho que (o corpo) não deveria ter ido para outra cidade. Deveria ter ficado aqui mesmo, porque aí demoraria menos", comentou.

Cristina Martini é gerente de uma funerária e se solidariza com o sofrimento das famílias. "Essa espera se torna uma angústia muito grande. O serviço (do IML) melhorou 90%, mas ainda estamos precisando melhorar os outros 10%, que seriam os fins de semana", disse. O delegado seccional Sebastião Antônio Mayriques considera a fase atual como de transição. "No começo, toda mudança de serviço passa por algumas dificuldades até se ajustar. É claro que algumas situações precisam ser equacionadas, mas, sem dúvida alguma, houve uma sensível melhora na prestação dos serviços", opinou.
Concurso
A Secretaria Estadual de Segurança Pública está com um concurso em andamento para a Polícia Técnico-Científica, com 140 vagas para médico legista em todo o Estado. O salário inicial é de mais de R$ 7.500 para 40 horas semanais. "Posso adiantar que, infelizmente, na nossa macrorregião, nenhum médico foi aprovado", informou Zanatta.
Em nota, a Secretaria informou que, das 140 vagas, apenas sete são para a diretoria de Campinas, que atende a nove cidades, entre elas São João. Disse também que ainda não pode informar se os candidatos selecionados vão trabalhar no IML de São João. Os novos legistas aprovados devem começar a atuar no Estado até abril de 2015.   fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/07/sao-joao-volta-ter-iml-apos-3-anos-mas-sem-legistas-no-fim-de-semana.html

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Theatro Avenida terá ópera nesta sexta

Prefeitura de Itapira abre concurso público para área da saúde

Certame preencherá 41 vagas para ensino médio e superior.

A Prefeitura de Itapira (SP) abriu ontem (24), concurso público para preenchimento de 41 vagas na área da saúde. A maioria dos cargos é para médicos de diversas especialidades, mas também há vagas para técnicos e graduados em outros segmentos. Os salários variam entre R$ 1 mil e R$ 2,6 mil, com cargas de trabalho de 100 a 200 horas mensais. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site da empresa responsável pelo concurso, ou diretamente no CVT (Centro de Valorização do Trabalho), na Rua Vitório Coppos, 122, no São Benedito.
Para pretendentes a postos que exijam apenas o ensino médio e o diploma técnico, a taxa de inscrição é de R$ 40. Para os demais cargos é necessário o título de graduação, com taxa de R$ 65. O prazo de inscrições vai até 25 de agosto, e a prova será aplicada no dia 21 de setembro. De acordo com o edital do certame, o concurso possui validade de dois anos e pode ser prorrogado pelo mesmo período.
O edital completo do concurso público pode ser acessado pelo link: http://www.shdias.com.br/concursos/pmit0022014/index.asp .No site: http://www.portalmogiguacu.com.br/beta/materia.php?id=1494  estão listados os cargos, números de vagas, vencimentos e carga horária.   fonte: Portal Mogi Guaçu