Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Rivaldo deixa telefone e e-mail e clama por ajuda para salvar o Mogi Mirim

Presidente do Mogi, Rivaldo divulgou e-mail e número de telefone para interessados em ajudar o clube. (Foto: Arquivo)
Presidente do Mogi, Rivaldo divulgou e-mail e número de telefone
 para interessados em ajudar o clube. (Foto: Arquivo)
Depois do fracasso da parceria com o empresário Adir Leme, presidente do Arapongas, que chegou a ser anunciada, mas acabou cancelada pelo dirigente do clube paranaense, o presidente do Mogi Mirim, Rivaldo Ferreira, voltou a falar sobre a necessidade de investimentos para o Sapo se manter em atividade. Desta vez, Rivaldo pediu ajuda para cotizar as despesas, detalhou como poderia ser a colaboração e até deixou um telefone para contato. As declarações foram dadas na rede social Instagram e no site oficial do clube.
Rivaldo conclamou as “forças vivas” da cidade a ajudar. “Ajudaria, por exemplo, se as despesas de concentração fossem subsidiadas por alguém. Que tivéssemos suporte para custeio com água, energia elétrica e taxas municipais. Coisas que poderiam vir da participação de empresas e que usariam espaços para publicidades no estádio”, explicou.
Rivaldo, que está em busca de investidores, lembra estar “sozinho” à frente do Mogi Mirim e falou sobre o risco do clube acabar. “Necessito urgente de patrocinadores ou pessoas que gostariam de investir no futebol, empresários sérios. Preciso disso para evitar que um time que foi fundado em 1932 seja fechado. Pois sozinho será difícil eu continuar”, postou Rivaldo, no Instagram, antes de deixar contatos para os interessados: o telefone 998166704 e o e-mail rivaldoferreirapresidente@mogimirim.com.br.
Adir Leme decidiu não mais investir no Mogi Mirim alegando uma mobilização da cidade de Arapongas para não deixá-lo sair do clube, com apoio de empresários. Investir nos dois clubes seria inviável. O empresário ainda criticou a cidade de Mogi Mirim pela falta de apoio a Rivaldo e prometeu tentar conseguir um patrocínio para o Sapo.
Campanha
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM), Sidney Coser, revelou o desejo de iniciar uma campanha de venda de ingressos junto às indústrias. Um encontro nesse sentido deve ocorrer nos próximos dias. Rivaldo gostou da ideia para aumentar o público, que na estreia na Série C do Campeonato Brasileiro ficou em apenas 449 pagantes, mas lembrou ser “preciso que isto saia do papel”.     fonte: O Popular Mogi Mirim

Poços terá shows gratuitos de Paulinho Pedra Azul, Leila Pinheiro e Cláudio Nucci

A partir de maio, Poços de Caldas será palco do evento Composição Ferroviária, que acontecerá em três datas, sempre aos domingos. O projeto de apresentações musicais será realizado na Fepasa (antiga Estação Mogiana), com entrada gratuita. O primeiro show acontece dia 4 de maio, às 10h, com Paulinho Pedra Azul. 

Dia 1º de junho é a vez de Leila Pinheiro. Dia 20 de julho, quem se apresenta é o cantor Cláudio Nucci. Como acontece em cidades grandes, o projeto busca um espaço histórico para ser palco das apresentações. Na estação, serão disponibilizadas cadeiras para o público. Outro objetivo é o intercâmbio e valorização dos artistas locais e regionais. Os shows terão abertura de artistas de Poços. O primeiro show, com Paulinho Pedra Azul, contará com a participação do Chorinho Sulfuroso. 

Segundo o produtor Wolf Borges, “o projeto traz a cultura brasileira para perto da nossa comunidade”. Para o secretário de Turismo Geraldo Rômulo, o evento é um bom atrativo para pessoas que gostam de música. “O projeto é muito bom para a cidade, com artistas de qualidade. É uma atração a mais para o cidadão poços-caldense e para os turistas”. O projeto Composição Ferroviária conta com o patrocínio da Gasmig, por meio da Lei Estadual de Incentivo de Minas Gerais, e tem apoio da Prefeitura.               Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

Crescimento do emprego em São João é o maior da região no primeiro trimestre

Levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas do Centro Universitário Unifae (IPEFAE), junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (CAGED), aponta aumento do número de empregos com carteira assinada no primeiro trimestre de 2014 em São João da Boa Vista. 

O IPEFAE analisou os dados do CAGED nos 16 municípios da microrregião de governo de São João da Boa Vista e constatou que, entre 1 de janeiro e 31 de março, foram criados, somente em São João, 825 novos postos de trabalho formais. Segundo o economista e pró-reitor Administrativo da Unifae, professor Marco Aurélio Ferreira, este número situa o município em primeiro lugar, e com larga vantagem, na geração de empregos na região. “No mesmo período, São José do Rio Pardo, segundo colocado, abriu 275 novas vagas. A diferença entre São João e São José é de mais de 200%”, compara.

Marco Aurélio atribui esse resultado ao desempenho do comércio, da indústria e da agricultura, e ressalta que o crescimento do setor de serviços contribuiu fortemente para a elevação do índice apurado pelo CAGED. “Todos os segmentos da nossa economia continuam aquecidos: a indústria em pleno êxito, o comércio fortíssimo, e a agricultura em crescimento. Mas é importante frisar que o setor de serviços, em especial, tem impactado positivamente o nível de emprego na cidade. Os números do CAGED refletem uma economia local pujante e, ao mesmo tempo, indicam tendência de alta para os próximos meses”, analisa. 

A inauguração do Poupatempo, a implantação do campus da UNESP, os novos cursos dos centros universitários, e a chegada de grandes redes de fast food, são outros fatores importantes a serem levados em consideração ao medir a evolução de postos de trabalho nos setores de comércio e serviços. 

“Só no Poupatempo são realizados mais de 600 atendimentos por dia, atraindo pessoas de toda a região; gente que consome no nosso comércio e usa os nossos serviços. São João é hoje uma cidade universitária e será ampliada com a conclusão das obras do campus da UNESP. O comércio ganhou novos supermercados e lanchonetes de rede, que vieram para cá em função desse ambiente favorável aos negócios. Ao poder público cabe atuar como principal indutor de todo esse processo”, avaliou o prefeito Vanderlei Borges.    fonte:São João em Notícias

PM prende motorista por tentativa de estupro e posse ilegal de armas

Acusado tentou violentar a enteada, e mantinha espingarda, pistola e munição em casa.

O motorista Marcos de Oliveira Agneli, 30, morador da fazenda Santa Eliza, no bairro Taquarantã, zona Rural de Mogi Guaçu (SP), foi preso pela Polícia Militar, na manhã de ontem (29), acusado de tentativa de estupro. Armado com uma faca, ele tentou violentar uma jovem de 18 anos, filha de sua companheira, que passava a noite na casa da mãe.
Os policiais Ozeias e Alberto, que estavam de plantão no atendimento 190, foram avisados e enviaram uma unidade até a fazenda, que fica no quilometro 196 da rodovia SP-340. Lá, encontraram o pai da jovem que indicou a colônia onde Marcos reside com a mãe da vítima.Segundo informações da polícia, o crime aconteceu pela manhã. Usando apenas cueca e segurando uma faca de cozinha, Marcos entrou no quarto onde a enteada dormia e deitou-se ao lado dela. Ele a ameaçou dizendo que iria manter relações sexuais com ela, no entanto, antes de consumar o ato, a jovem conseguiu enganar o agressor fazendo-o acreditar que seria consensual. Ela pediu para ir ao banheiro e aproveitou a brecha para fugir, pedindo, em seguida, ajuda para a PM.
Ele foi detido quando se preparava para ir ao trabalho. Os policiais Donizete e Avalin revistaram a casa e encontraram uma espingarda de calibre 28 e uma garrucha da marca Rossi de calibre 22, além de 22 munições de calibres 22, 28 e 32. Os PMs também encontraram esferas de chumbo, pólvora, um facão e duas facas, sendo uma delas a utilizada para o crime.
O caso foi encaminhado até a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) onde a delegada Raquel Cazalli prendeu o motorista em flagrante delito por estupro, art. 213 do Código Penal e posse ilegal de armas de fogo e munição, art. 12 do Estatuto do Desarmamento – Lei 10826/03.     fonte: Portal Mogi Guaçu/Alair Junior

terça-feira, 29 de abril de 2014

SAMU não atende idosa e ela acaba morrendo em Mogi Guaçu

Fotos: Rodrigo Fernandes (MGA)
A filha de uma idosa de 77 anos registrou boletim de ocorrência contra o Samu por omissão de socorro. O Serviço não atendeu seu chamado, na sexta-feira (25) à noite, e a mãe acabou falecendo em decorrência de uma desritmia cardíaca, atestada na Santa Casa. Lenita Fernanda da Silva, de 39 anos, registrou o fato à Guarda Civil Municipal no sábado (26) à tarde, no sepultamento da mãe, Terezinha do Nascimento da Silva, na Praça da Bíblia.

No boletim de ocorrência da GCM, no entanto, não consta o seu nome. A filha contou que acionou o Samu duas vezes no final da noite de sexta. “A primeira vez desligaram o telefone na minha cara. Tentei de novo, fui atendida por uma funcionária e depois por um médico. Disseram que estavam encaminhando uma ambulância, que não chegou”, relatou.

Lenita, apreensiva e preocupada com o estado da mãe, que passava muito mal, cansou de esperar o atendimento do Samu e ela própria levou a mãe à Santa Casa. “Dez minutos depois de ter dado entrada o médico veio até mim e informou a morte da minha mão, por desritmia cardíaca”, informou. A GCM registrou o caso no plantão policial, onde o delegado José Emídio Carvalho Silva ratificou o fato como omissão de socorro.

OUTRO LADO 
Para a Gazeta Guaçuana, o coordenador do Samu, Wagner Tadeu Cezaroni, que disse não ter conhecimento do fato. “Não estou sabendo disso”, disse. Informou que a vítima deve entrar em contato com a Ouvidoria do Serviço para formalizar a queixa e obter a gravação do atendimento, se for o caso. O telefone da Ouvidoria é o 3811-7457.(AM/GG)

Mogi Mirim
Já na manhã desta segunda-feira (29), outra reclamação partiu de uma Diretora de escola que fica no Distrito de Martim Francisco. Após acionar o SAMU as 10h10 para socorrer uma criança vitimada de um acidente, a ambulância chegou apenas as 11h50, ou seja, uma hora e quarenta minutos de atraso. A diretora informou que fez um boletim de ocorrência naquela cidade contra o atendimento de péssima qualidade. Já a criança foi socorrida por populares.

Vale dizer que as ligações são direcionadas para a central de regulação que fica em Mogi Guaçu, onde está a sede do SAMU, na região dos Ypês.    fonte:   Mogi Guaçu Acontece

Manhã de LAzer acontece no Dia 01 de Maio

Falta de chuva causa mortandade de peixes no Rio Mogi Guaçu, diz Cetesb

Problema foi constatado em trecho que corta o Centro de Mogi Guaçu.


Segundo o órgão, falta de oxigênio foi o responsável pelo problema


Cetesb é acionada para investigar morte de peixes em Mogi Guaçu (Foto: Cleofas Viana)
Cetesb é acionada para investigar morte de peixes em Mogi Guaçu (Foto: Cleofas Viana)
A mortandade de peixes no Rio Mogi Guaçu, constatado nesta segunda-feira (28), é resultado da falta de oxigênio na água, causado pelo longo período de estiagem, informou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Os peixes foram encontrados mortos no trecho do rio que corta o centro da cidade, segundo a Polícia Ambiental.
Por nota, a Cetesb informou que "no dia 28 de abril houve uma coleta em quatro pontos do Rio Mogi Guaçu, onde foi constatado que a causa da morte é devido ao baixo oxigênio na água, fenômeno que ocorre pela falta de chuvas". Ainda segundo o órgão, não há quantidade alarmante de peixes mortos.
Moradores do centro chamaram a Polícia Ambiental, que encaminhou uma equipe para o local e constatou o problema. Segundo a corporação, o nível do rio está baixo por conta da falta de chuva e há muito despejo de esgoto, o que causa forte odor. A polícia informou ainda que, após a constatação, acionou a Cetesb para investigar o caso.
A Prefeitura de Mogi Guaçu enviou um comunicado admitindo a ocorrência da mortandade e orientando os moradores a não recolherem os animais para alimentação. Segundo a administração, há grande quantidade de peixes mortos, inclusive exemplares de até quatro quilos.           fonte; G1/Campinas e Região

Estudo aponta índices altos de radiação por radônio em Poços de Caldas

Os índices de radiação por radônio em Poços de Caldas estão acima do parâmetro mundial segundo o Projeto Planalto de Poços de Caldas, cujo resultado foi apresentado na tarde desta segunda-feira (28). O projeto avaliou os índices de radiação em 342 domicílios, de setembro de 2011 a novembro de 2012. O índice encontrado em Poços de Caldas é de 3,94 mSv/ano, porém o padrão estabelecido pela United Nations Scientific Commitee on the Effects of Atomic Radiation (Unscear) é de 2,4 mSv/ano. 

O radônio é a segunda maior causa de câncer de pulmão, perdendo apenas para o tabagismo. Porém, os responsáveis pela pesquisa informam que o resultado não é alarmante e medidas simples podem ajudar a diminuir a exposição ao gás. Quem dorme com as janelas fechadas, por exemplo, tem 2,2 vezes mais chances de apresentar um nível de concentração de risco. “É importante deixar portas e janelas o maior tempo possível abertas. Ou então de manhã, enquanto as pessoas se preparam para trabalhar, devem deixar os ambientes abertos. Esse gás vai se difundir no meio exterior”, explica a coordenadora do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer no governo estadual, Berenice Antoniazzi. 

Para diminuir a exposição populacional ao gás, a prefeitura pretende iniciar uma série de medidas. Entre elas, a capacitação dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) para que orientem as famílias a respeito da ventilação nas casas. Mudanças na construção civil também são importantes para que diminua o contato dos imóveis com a radiação proveniente do solo. “A secretaria de planejamento vai desenvolver diversas ações de orientação aos profissionais da área de construção, para minimizar o problema da radiação natural que temos”, informou a secretária municipal de saúde Fátima Livorato. 

Registro de Câncer

O projeto também registrou as taxas de incidência de câncer em Poços de Caldas, de 2007 a 2011.  Ocorreram 3.456 novos casos, sendo que o câncer de pulmão fica em segundo lugar nas estatísticas femininas e em quarto nas masculinas.  O estudo mostra que esses índices são normais, se comparados a cidades com envelhecimento populacional e desenvolvimento semelhantes. A pesquisa  também foi realizada nas cidades de Caldas e Andradas, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Comissão Nacional de Energia (CNEN).          fonte;   Poços Já/João Araújo

Filho acerta facadas na própria mãe em Mogi Guaçu

Fotos: Bruno Damião(MGA)
O desocupado Luis Carlos Barbosa da Silva Junior, 33 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (28) após agredir a própria mão com diversas facadas e roubar um bicicleta no Jardim Canaã II.



A mãe contou que Luis chegou em casa pela manhã, por volta das 08h00 após passar a noite na rua, usando drogas, ele queria R$ 10 reais para comprar mais drogas. A mãe negou a grana e ele começou a as agressões contra ela. De porte de uma faca de cozinha, ele a agarrou e desferiu contra o braço da mesma diversas facadas, causando ferimentos. A mãe gritou por socorro e os vizinhos acionaram a Polícia Militar, que rapidamente chegou ao local, no entanto, Luis conseguiu evadir se.




A PM começou o patrulhamento pela região em busca do agressor, quando descobriu que o mesmo havia roubado uma bicicleta de um homem nas proximidades de sua casa, na tentativa de facilitar a sua fuga. Pouco tempo após, os Policiais Militares Ortiz e Petraroli conseguiram obter êxito em abordar o delinquente na passarela que liga o Jardim Santa Cecília ao Distrito Industrial João Caruzo, na SP 342.




Detido, ele foi conduzido para a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) juntamente com a mãe e a vítima de roubo. Luis acabou ouvindo voz de prisão, acusado de tentativa de homicídio e roubo em flagrante delito. Ele será conduzido para a Unidade de Detenção da cidade de Itapira, onde ficará a disposição da Justiça, podendo pegar até 13 anos de cadeia.    fonte:  Mogi Guaçu Acontece

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Prefeitura de São João repassa R$ 700 mil para 23 modalidades esportivas

Convênio com a Liga Sanjoanense de Desportos foi assinado nesta quinta-feira

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho assinou, nesta quinta-feira, 24, o convênio que repassa à Liga Sanjoanense de Desportos, a quantia anual de R$ 704 mil reais para 23 modalidades esportivas de São João da Boa Vista. A finalidade deste recurso é manter as atividades, promover campeonatos, torneios e competições, além de utilizar o esporte como forma de incentivo a crianças e adolescentes.

Estiveram presentes ao ato de assinatura do convênio, o diretor de Esportes, Francisco Pedro Regini Júnior (Chicão), e o presidente da Liga Sanjoanense de Desportos, Glaucinei Ramos da Silva. Segundo Vanderlei, os recursos são uma forma de fortalecer o esporte, principalmente as categorias de base.
De acordo com o diretor de Esportes, a divisão do repasse está condicionada a um planejamento que comprove o investimento direcionado à formação, educação e prática do esporte amador. A Liga Sanjoanense de Desportos, por exemplo, organiza o campeonato de futebol amador com mais de 30 equipes, totalizando cerca de 150 jogos somente na primeira fase da competição.

Para Chicão, “não adianta ser campeão e não apresentar um trabalho de base. O basquete teve um aumento de 50% nas verbas, estamos apoiando novas categorias, como o judô, com 70 alunos; a ginástica artística, com 80 alunos; o rúgbi, que está trabalhando na categoria de base; e o skate, que vai começar uma escolinha”.

Modalidades beneficiadas e valor do repasse anual  
Basquete masculino - categorias de base- (R$ 10 mil), basquete feminino (R$ 27 mil), basquete masculino adulto (R$ 70 mil), malha e bocha (R$ 12 mil) , ciclismo (R$ 20 mil), futebol de campo - 6 a 21 anos – (R$ 48 mil), futebol de campo e futsal feminino (R$ 30 mil), futsal masculino (R$ 20 mil), ginástica artística (R$ 12 mil), ginástica rítmica e dança (R$ 2 mil), handebol masculino e feminino (R$ 80 mil), judô feminino e masculino (R$ 12 mil), natação masculina e feminina (R$ 3 mil), vôlei adaptado feminino (R$ 3 mil), vôlei adaptado masculino(R$ 3 mil), vôlei feminino (R$ 60 mil), vôlei masculino adulto (R$ 20 mil), vôlei de praia (R$ 15 mil), rúgbi (R$ 5 mil), skate –iniciação (R$ 20mil), tênis de mesa –iniciação(R$ 12 mil), motocross –eventos(R$ 5 mil), Liga Sanjoanense de Desportos (R$ 150 mil para custeio de despesas da entidade e realização de competições).   fonte: São João em Notícias

Presos atiram contra agentes e colocam fogo em cela em Poços

O motim, que feriu dois agentes penitenciários, foi contido pela Polícia Militar. 

Detentos do presídio de Poços de Caldas iniciaram um motim na madrugada de domingo (27). O conflito com os agentes penitenciários teve troca de tiros e um incêndio de grande proporção, segundo a Polícia Militar. A agitação começou por volta das 4h30, quando três agentes penitenciários conduziam um preso à cela de triagem. No momento da entrada na cela um dos detentos derrubou um agente, o que permitiu a saída dos outros internos. Eles passaram a agredir os agentes com chutes e empurrões.

Para tentar conter o motim, foram disparados tiros de balas de borracha. Segundo o boletim de ocorrência, mesmo assim os detentos conseguiram pegar uma escopeta e fazer dois agentes como reféns. Neste momento, o outro agente passou a atirar com uma pistola e atingiu a perna de um dos presos. Assim foi possível trancar a cela, mas sem que a arma fosse recuperada.  Após disparar contra os agentes e a guarita, os detentos atearam fogo em colchões dentro da cela.

Os próprios presos foram atingidos pelas chamas e intoxicados pela fumaça. Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros estiveram no local. Segundo a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), o preso baleado foi atendido e transferido para o presídio de Pouso Alegre. Os feridos foram atendidos na Santa Casa e apenas um presidiário continua internado.    fonte: Poços Já/João Araújo

Livros a partir de R$ 1 animam visitantes no 1º dia da Flipoços

Títulos de ficção, romances, infantis e outros, estão entre as opções.


Preços acessíveis atraem colecionadores e leitores de outras cidades.


Com 14 mil títulos e 68 mil volumes, um dos estandes de venda de livros do 9º Festival Literário de Poços de Caldas (MG), o Flipoços, vende livros a partir de R$ 1. Entre eles, biografias, reportagens e romances, além de livros técnicos e infantis, que têm o preço mínimo.
Biografia de Barack Obama é vendida a R$ 3 na Flipoços (Foto: Jéssica Balbino / G1)
Biografia de Barack Obama é vendida a R$ 3 na
Flipoços (Foto: Jéssica Balbino / G1)
“Eu venho todos os anos ao Flipoços e aproveito para comprar vários títulos que vou ler ao longo do ano. Somente neste primeiro dia de evento já comprei seis livros”, comentou o estudante Caio Luiz Carneiro, da cidade vizinha de São João da Boa Vista (SP).
Boa oportunidade para o comerciante Marcos Ferreira da Silva, que compra os encalhes – livros que estão parados nas editoras – e revende a preços acessíveis. “Nós temos muitos títulos e normalmente são poucos de cada. Fica impossível organizar. A pessoa tem que vir e procurar, mas muita gente acaba encontrando raridades, ou justamente aquele livro que procurava”, destacou. 
Há cinco anos ele participa do evento e destaca que o que o motiva, em primeiro lugar, é o lucro. “Venho para lucrar, obviamente. Em segundo lugar, penso em trazer um material diferenciado, que não é encontrado em outras bancas”, disse.
Em outro estande, os títulos estão subdivididos por preços, que vão de R$ 5 a R$ 20 em uma mesma mesa. Há ainda a promoções de romances por R$ 6 e dois por R$ 10. O expositor Marco Antônio Ferreira que esteve no Flipoços pela primeira vez, ficou otimista logo no primeiro dia. “Resolvi investir, afinal é um evento que cresce cada vez mais”, resumiu.
Serviço – O Flipoços vai até o próximo dia 4 de maio. A programação completa pode ser conferida pelo site www.flipocos.com.br         fonte: G1/Sul de Minas/ Jéssica Balbino

Pinhal supera meta de vacinação na Campanha contra HPV

A primeira etapa da campanha de vacinação contra o HPV ocorreu no período 
de 10 de março a 10 de abril de 2014, com mobilização do Ministério da Saúde
 (em todas as suas instâncias) junto às escolas públicas e privadas  do Brasil.
Em todo o país mais de 3,4 milhões de meninas já foram imunizadas contra o vírus. O município de Espírito Santo do Pinhal vacinou durante a campanha 809 adolescentes entre 11 e 13 anos, o que corresponde a 84,18%. A meta proposta pelo Ministério da Saúde era vacinar 80% da população alvo.
A segunda etapa da campanha iniciou-se no dia 11 de abril e será focada nos postos de saúde. Durante todo o ano, a vacina contra o HPV estará disponível nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta feira. O público-alvo continua sendo as adolescentes que completarão 11 anos no decorrer de 2014.
Utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, a vacina passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos em 10 de março. O esquema de vacinação é composto por três doses. A segunda dose será aplicada com intervalo de seis meses (a partir de setembro de 2014) e a terceira dose cinco anos após a primeira dose. Em 2015, o objetivo será vacinar as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas todas as meninas que completarem 9 anos.
A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18), com eficácia de 98%. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.
A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

sábado, 26 de abril de 2014

Família procura músico de 33 anos que desapareceu em São João

André Ferreira toca em grupos de samba e pagode há mais de dez anos.


Mãe diz que filho estava com comportamento diferente antes de sumir


Uma família de São João da Boa Vista (SP) busca informações sobre o paradeiro de um músico que desapareceu há 26 dias. André Luis Mendes Ferreira de 33 anos toca em grupos de samba e pagode há mais de dez anos e foi deixado por um amigo perto de uma igreja da cidade. A Polícia Civil investiga o caso, mas até agora não tem nenhuma pista.
Como a vida de músico não garantia muito dinheiro, Ferreira estava sem emprego fixo há quase um ano e buscava outras oportunidades no mercado de trabalho, como soldador. No dia 31 de março, ele saiu bem cedo que ele saiu para distribuir currículos e não voltou para casa, onde vivia com os pais.
O músico André Luis Mendes Ferreira desapareceu em São João da Boa Vista (Foto: Reprodução/EPTV)
O músico André  Ferreira desapareceu no dia 31
de março em São João (Foto: Reprodução/EPTV)
A última pessoa que encontrou com o músico foi o professor Thiago do Nascimento, que é amigo da família. “Encontrei ele na esquina da casa dele. Ele pediu uma carona e, chegando perto da igreja São Benedito, ele pediu para descer do carro e falou que estava bom o lugar que eu deixei ele”, afirmou.
Comportamento diferente
A mãe dele, a dona de casa Sueli Mendes Ferreira, está preocupada e afirma que, dias antes de desaparecer, o filho estava diferente. “Ele estava quieto demais. Parecia uma bomba prestes a explodir”, disse.

Cartazes foram espalhados em vários pontos da cidade. “Alguém que tenha visto ele  para a gente trazer para casa. Eu não vou desistir de procurar ele”, disse Sueli. Benedito de Souza Ferreira, pai do rapaz, contou que sempre teve um bom relacionamento com o filho. “A gente quer uma resposta, alguma posição, mas até agora a gente não conseguiu nada”, lamentou.
Investigação
O delegado Márcio Elias Siqueira Azarias está cuidando do caso. Ele não quis dar entrevista, mas disse que a policia trabalha com todas as hipóteses. A família não acredita que o desaparecimento foi proposital. “Alguma coisa deve ter acontecido, já por esses probleminhas que ele tem. Mas ele nunca foi de fazer isso”, afirmou o tio do músico, Rubens Mendes.

Os moradores que souberem de alguma pista que possa ajudar a polícia devem acessar o site"web denúncia” ou então ligar para o telefone 181.

Ministério da Saúde promove hoje dia "D" de vacinação contra gripe


A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e influenza BMais de 65 mil postos de vacinação estarão abertos neste sábado (26), em todo país, no Dia "D" de mobilização contra a gripe. Realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, o Dia "D" tem como objetivo reforçar a importância da vacinação para o público prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste ano, 49,6 milhões de pessoas integram o grupo prioritário. Durante a campanha, que se estende até o dia 9 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos. 

Para realizar a mobilização, o Ministério da Saúde disponibilizou às secretarias estaduais de saúde 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A campanha conta com a participação de cerca de 240 mil pessoas e utilização de mais de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.  As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

Estão abertas as inscrições para o primeiro vestibular da Univesp

Serão oferecidas 3.330 vagas para novos cursos de Engenharia e licenciatura na primeira instituição pública de ensino superior à distância do país.

Serão oferecidas 3.330 vagas para seis novos cursos - duas engenharias
 e quatro licenciaturas (Foto: Tamires Santos/ Portal do Estado de SP)
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira (24), a abertura das inscrições para o primeiro vestibular da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Serão oferecidas 3.330 vagas para seis novos cursos - duas engenharias (Produção e Computação) e quatro licenciaturas (Química, Física, Biologia e Matemática). Os cursos serão ministrados, em média, 80% à distância, pela internet, e 20% presencialmente, em polos localizados em todo o Estado. A Univesp é a primeira instituição pública de ensino à distância do país.
As inscrições poder ser feitas de 28 de abril a 16 de maio no site da Univesp. O candidato deve escolher uma das duas formações. São 1.296 vagas para engenharias e 2.034 para licenciaturas. Todos os cursos são gratuitos e as aulas começam no segundo semestre. Também é preciso optar por dois polos de apoio presencial. O vestibular será realizado no dia 8 de junho. As aulas começam em 26 de julho. 
Criada em 2008, inicialmente como um programa, a Univesp foi institucionalizada como a quarta universidade pública paulista por meio da Lei no 14.836, de 20 de julho de 2012. Com isso, o Governo do Estado pretende ampliar o acesso ao ensino superior público de qualidade, fazendo uso de tecnologias e modernas metodologias de ensino e aprendizagem.
*Com informações do Portal do Estado de São Paulo.

EAPIC contrata Thiaguinho e Jads e Jadson

Os cantores se destacaram na pesquisa e estarão na 41ª EAPIC

A organização da 41ª EAPIC (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de São João da Boa Vista) divulga mais dois cantores para a festa deste ano: Thiaguinho e Jads e Jadson. Os músicos se destacaram na enquete feita para mensurar a opinião popular e já foram confirmados. Sendo assim, está certo que o pagodeiro Thiaguinho estará na EAPIC deste ano. O Cantor, compositor e instrumentista faz muito sucesso no cenário musical e é atração confirmada para a festa sanjoanense.

Assim como Jads e Jadson, músicos do sertanejo universitário, que possuem um repertório com excelentes regravações de sucessos teen. A dupla também tem canções românticas na linha ‘bruta’, como “Casa Caída”, “Coração Idiota”, “Cara na Porta” e vaneiras de bom gosto como o megahit “Jeito Carinhoso” e as ótimas “Overdose de Amor”, “Do caipira ao universitário” e “Vem pra Campo Grande”.

Também estarão na EAPIC 2014: Fernando e Sorocaba, Zezé Di Camargo e Luciano, Cristiano Araujo e Lucas Lucco.
A comissão organizadora está negociando as últimas atrações para fechar a grade de shows desse ano. A previsão é que nas próximas semanas os últimos shows e as datas sejam divulgadas para o público. Mais informações www.eapic.com.br.              Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Flipoços tem início com palestra de Ferreira Gullar em Poços de Caldas

Abertura do festival acontece neste sábado (26) em Poços de Caldas.


Encontro deve receber pelo menos 50 mil pessoas até dia 3 de maio.


Jornalista e escritora Eliane Brum (Foto: Reprodução/ Globo News)
Jornalista e escritora Eliane Brum estará no evento(Foto: Reprodução/ Globo News)
A 9ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas (MG), o Flipoços, começa neste sábado (26) e espera pelo menos 50 mil pessoas até o domingo (3). Na abertura, o encontro terá a presença do patrono Ferreira Gullar em uma palestra. Durante o dia, convidados como Luiz Ruffato, Eliane Brum e o sulmineiro Antônio Geraldo Figueiredo estarão presentes no evento.
O encontro segue com a aposta na diversidade e traz pelo menos 80 escritores, expositores e convidados com palestras, bate-papos, debates e apresentações musicais ligadas aos temas que transitam pela ‘Cultura Popular na Arte da Literatura’ e ’50 Anos do Golpe Militar’. Neste ano, o encontro traz também a poeta Adélia Prado, Ana Beatriz Barbosa Silva, Mário Sérgio Cortella, Ivo Herzog e Audálio Dantas. Há também um encontro de cultura marginal e arte da periferia, com escritores ligados ao tema, grafiteiros, dançarinos, e os poetas ambulantes, que deixam poesias em ônibus da cidade.
“Teremos uma grande programação carinhosamente preparada pela organização, a fim de inserir Poços de Caldas ainda mais no contexto das principais festas literárias do Brasil.  A cidade recebeu recentemente o título de cidade com maior índice de leitores de Minas Gerais por meio de uma pesquisa realizada pelo Centro Regional para Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc), o que muito orgulha e a realização do Flipoços é um dos principais fatos para isso, pois dá acesso à crianças, jovens e adultos com os livros e autores”, disse a realizadora do evento, Gisele Corrêa Ferreira.
Expectativa de público para o Flipoços é de 40 mil pessoas (Foto: Divulgação)Expectativa de público para o Flipoços é de 50 mil pessoas (Foto: Assessoria Flipoços)
Durante o evento acontece também o 4º Encontro de Educação; o Encontro de Escritores Indígenas e o Encontro de Escritores Portugueses, com as presenças de Luiz Miguel Rocha, Pedro Guilherme-Moreira e Joel Neto que debaterão suas obras e a importância da cultura portuguesa na formação da cultura popular brasileira.
Já na Mostra de Cinema Flipoços, o festival exibirá o filme "José e Pilar", do diretor Miguel Gonçalves Mendes e ainda os filmes "A memória que me contam" e "Cabra Marcado para Morrer", no Instituto Moreira Salles, como parte do "Circuito Pegada Literária".     fonte:   G1/Sul de Minas