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sábado, 31 de agosto de 2013

Crise financeira e administrativa em Mogi Guaçu


Dívidas de quase R$ 300 milhões

Para se ter uma idéia, a prefeitura precisaria parar por uma no inteiro, não pagar nenhuma conta e receber tudo o que arrecada normalmente, isto se quiser pagar o montante de dívida contraído ao longo dos últimos 30 anos, que hoje é de R$ 297 milhões. O valor foi passado pelo próprio prefeito Walter Caveanha (PTB) na última segunda-feira (26), em evento realizado na ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) com cerca de 50 comerciantes e empresários. Os empresários reivindicaram muitas melhorias para que o comércio local não continue em queda livre, o que vem acontecendo nos últimos anos. Estacionamento rotativo, banheiros públicos e segurança foram os tópicos mais abordados e os quais obtiveram mais pedidos de readequação e melhorias, no entanto, o prefeito se diz com as mãos atadas e impossibilitado de realizar qualquer melhoria com verbas do município, diante do montante de dívidas herdadas.

Vale ressaltar, dos quase R$ 300 milhões de dívidas da prefeitura, cerca de R$ 120 milhões foram deixada apenas na última administração, do ex prefeito Dr. Paulinho (PV). Outros R$ 180 milhões vem se arrastando desde desde o começo da década de 80, desde o Prefeito Carlos Nelson Bueno e Hélio Miachon Bueno, ambos do PMDB e o próprio Walter Caveanha, que em outras 3 oportunidade comandou o executivo municipal, deixando principalmente dívidas em precatórios e com o INSS. Ou seja, estão colhendo o que plantaram e quem paga por todo este desmanzelo é o povo guaçuano, que sofre com a falta de saúde adequada, com ruas esburacadas, áreas verdes e praças abandonadas, segurança precária e todos os problemas que conhecemos muito bem.


Guarda Municipal

Carro da Guarda no pátio da prefeitura esperando por peças (Renault Logan)
A Guarda Civil Municipal de Mogi Guaçu, hoje sob o comando da competentíssima ex Delegada Judite de Oliveira passa por dificuldades seríssimas. Mesmo com o esforço da conhecida delegada, em fazer a Guarda operar com uma qualidade aceitável de trabalho, problemas como viaturas sucateadas e sem condição de rodar, são frequentes. São 3 caminhonetes, duas Mitsubishi (patrulha Rural) e uma Blazer Chevrolet, das 3, duas paradas ou esperando por peças, 3 carros, um encostado esperando por reparos, que custam caros e quase não compensam. A prefeitura alugou 7 carros, todos modelos básicos, fora dos padrões de segurança exigidos para o serviço a qual são submetidos. Eram por dois meses apenas, mas que agora foram renovados, por falta de opção. Judite disse que estão negociando a compra de novos carros e até mesmo vendo a possibilidade emprestar ou trocar com outras secretarias.



Veículos sucateados no pátio

Ao olhar para o pátio da prefeitura, próximo ao Corpo de Bombeiros, nota-se o despreparo de todos os que passam pela administração, principalmente nos últimos anos. São dezenas de veículos abandonados ao relento, sofrendo com a ação do tempo. Veículos que foram adquiridos com dinheiro público e que mesmo depois de serem usados por anos, poderiam ter sido leiloadas, recuperando parte do investimento, mas não, vão apodrecer no tempo, ocupando espaço e juntando dengue.


Saúde

Raio X do Hospital Municipal Tabajara Ramos quebrado por meses. Paciente precisam se deslocar até o PPA (Posto de Pronto Atendimento) no Jardim Novo II para realizar o exame. Filas de espera que duram mais de 5 horas por uma simples consulta no PPA, nem sempre por falta de médicos, enfermeiros (as) ou funcionários, mas sim, por um sistema falido e falta de estrutura básica, como equipamentos modernos e (ou) operantes. Postos de Saúde, que muitas vezes ou quase nunca tem médicos suficientes para a demanda, sobrecarregando o PPA e Pronto Socorro do HM. Em muitas vezes, nem o atendimento básico, como curativos e inalação, os postos são capazes de realizar.

 











Ponto de Vista MGA

Dívidas gigantescas da prefeitura, que segundo o prefeito, o impossibilitam de realizar investimento em qualquer área da administração e por outro lado, o cabide de empregos políticos cresce a cada dia, com quase 250 ou mais cargos comissionados, aqueles contratados pelo prefeito sem concurso público e que custam mais de R$ 6 milhões por ano, um desperdício do dinheiro do povo. Mogi Guaçu passa por uma crise financeira e administrativa nunca vista em sua história. Está mais que na hora da sociedade rever muita coisa, principalmente na hora de escolher os seus administradores. Até mesmo uma câmara municipal, entupida de vereadores engessados pelo executivo, em troca de favores e cargos políticos, no qual não servem nem para defender reivindicações dos seus próprios eleitores. Mogi Guaçu precisa voltar para as ruas, reivindicar e cobrar mais transparência da câmara e do executivo. Cobrar resultados e trabalho sério de nossos representantes. Diante do quadro catastrófico, só o povo pode mudar isto. (Mogi Guaçu Acontece)

Aterro de São João deve durar só mais 3 meses

Em breve São João terá que mandar o seu lixo para aterro de outra cidade
O problema do lixo ainda está sem prazo de resolução em São João da Boa Vista. A cidade nem ao menos elaborou o seu Plano de Gestão Integrada de Resíduos, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010. O prazo para a elaboração deste plano era agosto de 2012 mas, como não foi feito, São João passa a ter uma série de complicações. A cidade não pode, por exemplo, receber recursos federais na área, nem licitar coleta de lixo, varrição etc, enquanto este plano não for elaborado. De acordo com o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Mário Henrique Fagotti Vassão, o plano havia sido licitado, mas a Prefeitura não aceitou o trabalho entregue pela empresa vencedora. Como houve recursos, somente agora a Prefeitura novamente vai abrir licitação para contratação de outra empresa para a elaboração deste material.
O aterro sanitário também é outro problema a se resolver, pois, segundo a Prefeitura, sua capacidade está quase no fim e dentro de uns 3 meses não poderá mais ser utilizado. “Contratamos recentemente uma empresa especializada para a prestação de serviços topográficos, que determinará o volume de resíduos ainda passíveis de deposição no aterro sanitário municipal. A expectativa, com base na última medição, é de que o local ainda suporte a deposição de nossos resíduos por aproximadamente 3 meses. Só saberemos após a emissão do relatório”, diz o diretor. Questionado sobre qual é a ideia para resolver essa questão do lixo, Mário Vassão disse que a política será a de ampliar e fortalecer a coleta seletiva e implantar um novo aterro sanitário. “No entanto, até que tenhamos um novo aterro sanitário, será necessário encaminhar nossos resíduos para um aterro sanitário licenciado”, explica.

O diretor conta que no momento a Prefeitura fará, por meio do Pregão Presencial nº 089/13, a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) gerados no município, em aterro sanitário licenciado. “O edital está disponível para consulta em nosso site (www.saojoao.sp.gov.br). Com a contratação efetivada teremos garantido o local de deposição e o transporte dos nossos resíduos”. Para se ter uma ideia da complexidade do problema, atualmente São João produz cerca de 1.772,22 toneladas por mês de lixo. A Prefeitura gasta R$ 58,20 por tonelada com a coleta de resíduos domiciliares. Se levar em conta a média de 1.772,22 toneladas coletadas por mês, São João gasta um valor aproximado de R$ 100.000,00 mês com coleta domiciliar. Quem quiser mais informações sobre a limpeza pública da cidade, o contrato pode ser consultado no portal da transparência da Prefeitura, onde constam todos os valores e estimativos do contrato.

NÚMEROS ALTOS
Diariamente, cada cidadão do mundo produz 1,2 quilos de resíduos. No Brasil, somente em 2012, foram produzidos 63 milhões de toneladas de resíduos domiciliares e 40% desse material foram para lixões ou aterros “controlados”. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010 pela Lei 12.305/2010 e pelo Decreto 7.404/2010, veio para tentar resolver este problema do lixo e apresenta princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações a serem adotados pela União, isoladamente ou em parceria com estados, municípios, Distrito Federal e particulares, visando à gestão integrada dos resíduos sólidos e seu gerenciamento ambientalmente adequado.

Superficialmente, ela prevê que, até agosto de 2014, se a Prefeitura não estiver com o destino final de acordo, ou seja, com aterro seguro, coleta seletiva ativa e ações de educação ambiental, o prefeito responderá pelos crimes previstos na Lei Ambiental. Por exemplo, se a partir de agosto de 2014 o prefeito enterrar como lixo os resíduos que deveriam ser recicláveis, ele pode ser preso, em flagrante. (O Município/Reinaldo Benedetti)

Vargem poderá receber oito médicos estrangeiros



Itaroti assinou termo de adesão ao programa
O prefeito de Vargem Grande do Sul, Celso Itaroti assinou esta semana o termo de adesão e compromisso junto ao Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos. Esta proposta do Governo Federal faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde, além de levar médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. De acordo com o Ministério da Saúde, a partir da segunda quinzena de setembro, 358 médicos estrangeiros começam a trabalhar nas cidades do interior e periferias dos grandes centros por meio do Programa Mais Médicos. Na primeira edição, o programa selecionou 1.618 profissionais. Caso Vargem Grande do Sul seja contemplada com esta medida, o município poderá receber oito médicos estrangeiros para trabalhar na rede pública, sendo que seis atuarão junto ao Centro de Saúde “Dr. Gabriel Mesquita” e os demais no PSF I “Dr. Natalino Lopes Aliende”, no Jardim Dolores, e no PSF II, no Jardim São José. (Parabrisa)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Café na Praça será na próxima semana

Colecionadores de DKWs promovem evento em Poços de Caldas


Poços de Caldas recebe nesse final de semana mais uma edição do Blue Cloud, evento realizado por colecionadores de DKWs, carros fabricados nas décadas de 1960 e 1970. O evento surgiu em 2003, organizado pelo grupo Roda Livre e pelo jornalista Flávio Gomes. Poços de Caldas volta a receber o evento, que já ocorreu na cidade em 2010 e 2011. Neste ano, no Parque José Affonso Junqueira, tem show com bandas de rock, museu de pulgas, Museu do DKW e apresentações de mágica. Além disso, os visitantes podem fazer um passeio gratuito em um dos veículos expostos.A exposição termina domingo (01). Os DKWs foram fabricados de 1966 a 1977 e produzem uma fumaça azul devido à queima do combustível, o que originou o nome do evento. Para o coordenador Ailton Amaral Júnior, o gosto pelo carro será cultivado nas próximas gerações. “Meu pai teve, passou para mim e já estou transferindo isso para o meu neto. Nós vamos passar, mas essa paixão pelo carro vai permanecer”. (Poços Já/João Araújo)

São João tem maior incidência de câncer de mama e próstata

Hoje, no serviço de Oncologia da Santa Casa são 55 casos de câncer de próstata e 17 de mama

Depois das doenças cardiovasculares, o câncer é a segunda maior causa de falecimentos no País. Foram 179 mil mortes em 2012. Em São João da Boa Vista atualmente 119 pacientes são atendidos no Serviço de Oncologia da Santa Casa “Dona Carolina Malheiros”. Desse total, 55 casos são de câncer de próstata e 17 de câncer de mama.
TRATAMENTO

A Santa Casa é a prestadora do serviço de Oncologia credenciada pelo Ministério da Saúde, referência para 20 municípios de São João da Boa Vista e região em quatro especialidades (Gastroenterologia, Urologia, Ginecologia e Mastologia), sendo responsável pelo diagnóstico e tratamento. As demais especialidades são encaminhadas diretamente para o Departamento Regional de Saúde, executor do agendamento dos casos para os hospitais de referência que são a UNICAMP, em Campinas, e o Amaral Carvalho, em Jaú. De acordo com a Diretora do Departamento de Saúde de São João da Boa Vista, Lia Bissoli, o paciente deve procurar sempre a Unidade de Saúde da região onde reside. “Lá o médico faz o pedido de encaminhamento, envia ao Departamento Municipal de Saúde para o Setor de Regulação e Agendamento, onde os médicos realizam a triagem e solicitam o agendamento na Santa Casa para o Serviço de Oncologia. Caso contrário o paciente é  encaminhado para Diretoria Regional de Saúde”, explica.


Câncer de próstataEm São João da Boa Vista, o Instituto do Radium possui uma parceria com a Santa Casa Carolina Malheiros e desde 2008, atende os pacientes do Plano Mais Saúde e do SUS. Dentre estes atendimentos, 90% pertencem ao Sistema Único de Saúde. O Instituto Radium é uma clínica médica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, com atuação nas áreas cirúrgica, radioterápica e quimioterápica. No Radium são atendidos em média 60 pacientes por dia na Radioterapia, 300 pacientes por mês na Quimioterapia e agendados por volta de 700 pacientes por mês nas diversas especialidades – Oncologia Clínica, Radioterapia, Urologia, Ginecologia, Mastologia e Cirurgia Geral. Dados do Ministério da Saúde mostram que o SUS registrou 518 mil internações de pacientes de câncer em 2012 em todo o Brasil, com gasto de R$ 806 milhões.


ASSISTÊNCIA

São João da Boa Vista possui uma unidade da ABRAPEC (Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer). A ABRAPEC é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, que oferece apoio social na área da saúde e terapêutico às pessoas acometidas de câncer em situação de vulnerabilidade social, incluindo atendimento aos familiares. Os usuários são encaminhados à instituição por hospitais públicos, postos de saúde, entre outros. A entidade está localizada na Rua Benjamin Constant, nº 495, no Centro. O telefone para contato é (19) 3631-5518.


Pacientes tem 60 dias para iniciar tratamento pelo SUS

Desde o mês de maio está em vigor a lei que garante a pacientes diagnosticados com câncer o tempo máximo de 60 dias para ter o tratamento da doença iniciado no Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo começa a ser contado a partir do dia em que for definido o diagnóstico de neoplasia maligna, com laudo patológico. A determinação vale tanto para pacientes que necessitem de sessões de quimioterapia ou de radioterapia, quanto para quem precisa de intervenção cirúrgica. Doentes em situações mais graves ou dolorosas devem ter prioridade no atendimento. De acordo com a lei, o paciente com câncer receberá gratuitamente, no SUS, todos os tratamentos necessários. A lei estabelece também a revisão e atualização da padronização de terapias do câncer, cirúrgicas e clínicas, para que possam se adequar e incorporar novos tratamentos.


Os serviços que não cumprirem o prazo de 60 dias estarão sujeitos a punições administrativas. As exceções para a regra são casos em que o tratamento não é indicado pelo médico, câncer de pele que não seja melanoma e câncer de tireoide sem fatores clínicos. Nos demais diagnósticos, caso o prazo não seja respeitado, os pacientes devem procurar as secretarias de saúde de suas cidades.
O Ministério da Saúde aponta que nos últimos cinco anos, 78% dos casos de câncer em estágio inicial começaram o tratamento em até 60 dias. Entre os pacientes que tiveram diagnóstico da doença em estágio avançado, 79% tiveram início antes desse prazo. O problema é que 45% dos pacientes têm o primeiro atendimento já quando a doença está em estágio avançado. (O Município/Eduardo Vella)

Prefeitura e Unifeob firmam parceria de pós-graduação

Instituição oferece curso gratuito a profissionais da rede municipal de ensino

Parcerias foram temas tratados na reunião entre Zeca Bene,
 Francisco Sieni e o reitor da Unifeob, João Otávio
O prefeito José Benedito de Oliveira (Zeca Bene) se reuniu na última terça-feira, dia 27, com o reitor da Unifeob João Otávio Bastos Junqueira e com o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia Francisco Carlos de Sieni para oficializar a parceria entre o município e a instituição, visando oferecer pós-graduação em Educação Infantil a professores da rede municipal de ensino. O projeto da Unifeob se estende a mais de 20 municípios da região e, segundo o reitor, a proposta é contribuir com a qualificação dos professores e coordenadores que irão atuar na gestão escolar. Para Espírito Santo do Pinhal foram disponibilizadas 5 vagas, e as educadoras do município já estão participando das aulas de pós-graduação. Conforme considera o reitor, o reflexo desta parceria renderá resultados muito positivos para a cidade. “As professoras poderão adquirir conhecimentos atualizados e aplicá-los diretamente nas escolas, com os alunos de Pinhal. Isso certamente terá um reflexo muito positivo para a educação do município”, comentou João Otávio.

De acordo com o prefeito Zeca Bene, a parceria se soma às políticas de sua administração pela melhoria na qualidade do ensino. “Pinhal sempre teve boas referências quanto à qualidade do ensino e nós queremos ampliar estes conceitos, investindo na qualificação dos professores e gestores da rede, portanto, firmamos esta parceria, na certeza de que ela trará bons resultados ao nosso sistema de ensino”, afirma. Durante a reunião, outros assuntos foram abordados, dentre os quais a possibilidade de firmar outras parcerias que beneficiem Pinhal. Nesse sentido, o prefeito Zeca Bene e o diretor Francisco Sieni aproveitaram para trocar informações sobre os cursos técnicos oferecidos pela instituição por meio do Pronatec - criado pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, com bolsa integral aos alunos. (Gilmar Ishikawa)

Programação da 36ª Semana Guiomar Novaes em São João

A 36ª Semana Guiomar Novaes será realizada de 14 a 22 de setembro no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, com entrada gratuita. A programação inclui atrações eruditas, populares e exposições paralelas. Uma das novidades é cantora Luiza Possi, que fará o show de encerramento. Criado em 1977, como forma de homenagem à pianista sanjoanense, o evento faz parte do calendário oficial da Secretaria de Estado da Cultura, da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e da Prefeitura. A abertura oficial será no sábado, dia 14, às 20h30, com a Cia de Ópera Cléber Papa, com o espetáculo “Guiomar Novaes, Um Encontro com suas Influências Musicais”.
Domingo, 15, no mesmo horário, sobem ao palco do Theatro Municipal, Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Aires, com o musical “Alma Lírica Brasileira”. A programação reserva para o dia 16, às 20h30, a Cia Paraladosanjos, com a peça “O Imprevisível Circo da Lua”.

Dia 17, às 9h30 e 15h30, será apresentado, em dose dupla, o espetáculo infantil “Operilda na Orquestra Amazônica”, com a atriz Andrea Bassit. À noite, às 20h30, os pianistas Claudio Richerme e Eudóxia de Barros interpretam “Concertos de Piano”, uma homenagem a Guiomar Novaes.
No dia 18, às 20h30, será apresentado o espetáculo “Uma Viagem por Todos os Tempos”, com a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista. A apresentação do dia 19 será às 9h30 e 15h30, novamente, com a peça infantil, “Operilda na Orquestra Amazônica”, com Andrea Bassit. Às 20h30, se apresenta o pianista Hércules Gomes. A cantora Cida Moreira é a atração do dia 20, com o musical “Cabarect”. A apresentação será às 20h30. No dia 21, às 20h30, a Companhia Brasileira de Danças Clássicas mostra ao público, o ballet “Outono”. O encerramento será no dia 22, às 18h30, com a cantora Luiza Possi.

Exposições
Bens Culturais, Bens Arqueológicos - Pontes entre o Passado e o Presente
Local: Espaço Cultural Fernando Arrigucci
Dia: segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 19h

Bienal Estadual do SESI - 1ª Mostra Vídeo Arte - 2ª Mostra Fotografia
Local: SESI São João da Boa Vista,
Dia: segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Contador de Histórias - Guiomar, a Menina do Nariz Arrebitado
Local: Centro Cultural Pagu
Dia: segunda e sábado
Horário: das 9h às 17h

Guiomar Novaes
Local: Museu Histórico Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira
Dia: quarta a sexta-feira
Horário: das 9h às 18h e das 14h às 18h


Guiomar Novaes
Considerada uma das maiores pianistas do século 20, Guiomar Novaes nasceu em São João da Boa Vista em 28 de fevereiro de 1894. Filha de Manoel José da Cruz Novaes e Anna de Carvalho Menezes Novaes. Era a décima sétima de dezenove crianças. Construiu sólida carreira no exterior, principalmente nos Estados Unidos. A artista sanjoanense também serviu de inspiração ao escritor Monteiro Lobato para a criação da personagem Narizinho, da obra Sítio do Pica Pau Amarelo.
Morreu na noite de 7 de março de 1979,  em sua residência, em São Paulo, sendo enterrada ao som da Marcha Fúnebre de Beethoven, executada pela Orquestra Sinfônica do Estado, sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho. A Semana Guiomar Novaes foi criada em 1977. O objetivo é, além de homenagear a artista, resgatar a memória cultural e apresentar ao público, renomados músicos e compositores.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Desfile cívico promoverá a integração

Alunos de escolas municipais, estaduais e particulares serão reunidos por faixa etária

 Representantes de escolas se reuniram para tratar da
 realização  do desfile cívico do dia 7 de setembro
Os Departamentos de Educação e Cultura reuniram, na semana passada, representantes de todas as escolas do município – estaduais, municipais e particulares – para discutir a realização do desfile cívico de 7 de setembro, em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil. A proposta para o evento deste ano, de acordo com Dirce Cléa Malheiros – diretora de Educação - é promover a integração das comunidades escolares e também a integração das famílias às atividades da data. “Pensamos inicialmente em convidar os pais a participarem do desfile com os seus filhos pequenos. É uma maneira de trazer a família para o ambiente da comunidade escolar”, explica. Ela informa que o desfile será realizado sob o tema “Somos todos brasileiros”.

Além de 28 escolas – entre estaduais, municipais e particulares - o evento contará ainda com a participação da Etec e Unipinhal. “Todos os anos, as escolas sempre desfilaram separadamente. E nós propusemos a realização do desfile em conjunto, dividindo apenas por faixa etária”, completa Dirce. O desfile será aberto com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Serviço de Saúde e Escoteiros do grupo Aldebarã. Logo após virão os “Parceiros de Educação” – entidades, empresas e órgãos municipais que direta ou indiretamente estão envolvidos em ações da área educacional.

A seguir, desfilam as crianças das fases de berçário e maternal – que poderão ser acompanhadas pelos pais. Já os alunos de ensino infantil (4 e 5 anos) desfilam acompanhados pelos professores. Depois, será a vez dos estudantes do ensino fundamental.
Além das escolas, também participam do evento, no sábado, dia 7, a Escola Técnica e a Unipinhal, bem como as fanfarras locais “Romildo Miranda”, “Escolinha de Comércio” e a Fanfarra Municipal “José Francisco Doniseti Sanches”, de Albertina (MG). O desfile cívico acontecerá a partir das 8h30, na Rua José Bonifácio, centro. Outras informações pelos telefones 3661-8334 e 3651-2970. (Gilmar Ishikawa/Assessoria de Comunicação) 

Orquestra Sinfônica da Unicamp se apresenta em Mogi-Mirim

Evento comemorativo à Independência do Brasil ocorre na dia 6, véspera de feriado.


orquestra-sinfônica-unicampA cidade de Mogi-Mirim recebe, no próximo dia 6 de setembro, a Orquestra Sinfônica da Unicamp. A apresentação acontece na Igreja Matriz, a partir das 19h, e marca as comemorações do Dia da Independência do Brasil, lembrado em 7 de setembro. Fundada em 1982, a Orquestra Sinfônica da Unicamp é uma organização musical voltada à difusão das atividades artísticas e didáticas do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC). A OSU atua como laboratório instrumental para as aulas de orquestração, regência, composição, prática orquestral, bem como acompanhamento para solistas convidados da região e do país. Além de realizar concertos dentro dos Campi da Universidade para toda a comunidade, a Orquestra Sinfônica da Unicamp tem se apresentado em outros espaços da cidade e da Região Metropolitana de Campinas, levando ao público música de qualidade, arrebatando um número cada vez maior de apreciadores. A apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp em Mogi-Mirim foi viabilizada por meio de uma parceria entre o SICOVAMM (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi-Mirim) e o SESC Campinas.

Policiais Civis interrompem atendimento

Suspensão nos distritos ocorre das 10h às 16h, de acordo com sindicato.


Categoria pede ao estado de SP acompanhamento médico e valorização.


Policiais civis de Campinas (SP) suspenderam as atividades nesta quinta-feira (29) para reivindicar melhorias de trabalho ao governo estadual, entre elas valorização salarial, acompanhamento médico e redução no déficit de funcionários. Segundo a entidade que representa a categoria, o protesto batizado de 'Operação Blecaute' vai interromper os atendimentos nas delegacias das 10h às 16h. Na quinta paralisação organizada em um mês, o grupo também planeja uma passeata pela região central da cidade e ato na Câmara de Vereadores. Na região de Campinas, as delegacias de Águas de Lindóia (SP), Americana, Espírito Santo do Pinhal (SP), Holambra (SP), Hortolândia (SP), Jaguariúna (SP), Louveira (SP), Mogi Mirim (SP), Monte Alegre do Sul (SP), Monte Mor (SP), Paulínia (SP), Santo Antônio de Posse (SP), Santo Antônio do Jardim (SP), Socorro (SP), Tuiuti (SP) e Vinhedo (SP) também aderiram ao movimento. .

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Região de Campinas (Sinpol), Aparecido Lima de Carvalho, destacou que faltam investimentos nas condições de trabalho, armas não letais e tecnologias que poderiam agilizar e aprimorar as investigações. "São necessários recursos para a estrutura física, como viaturas, e valorização. Delegados têm status de carreira jurídica e não ganham salário compatível. No caso de investigadores e escrivães, recebem menos do que os profissionais das carrreiras que não exigem o ensino superior", criticou. A entidade reiterou que os casos graves continuarão sendo apresentados nas delegacias, mesmo durante o tempo da paralisação. A orientação é para que as ocorrências consideradas simples sejam registradas pela internet ou em horários que foram excluídos do protesto.

Em nota, Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que negocia a questão salarial com todas as categorias da polícia e alega que nos últimos dois anos, policiais civis, militares e científicos tiveram um reajuste de 27,7%, na remuneração, além de terem recebido pacote de benefícios.


Passeata e ato na Câmara
O presidente do Sinpol adiantou que os policiais planejam uma passeata na tarde desta quinta-feira, entre a sede da entidade, no bairro Botafogo, e o prédio do Legislativo, onde haverá um ato. Eles querem que os parlamentares enviem uma moção de apoio às reivindicações ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). "A previsão é de que participem entre 500 e 1 mil policiais no protesto, já que haverá adesão de profissionais de cidades da RMC [Região Metropolitana], capital e regiões como Ribeirão Preto e Santos", disse o presidente do Sinpol. De acordo com o sindicato, Campinas possui atualmente 492 policias civis - déficit equivalente a 37% em relação ao esperado para o porte do município. "Seriam necessários, no mínimo, ao menos mais 300 homens", criticou Carvalho. (portal G1)

Site da APAE contribui com a manutenção da entidade

Compra pelas lojas cadastradas reverte lucro para a Associação

Há 45 anos a APAE de Espírito Santo do Pinhal promove a cidadania e agora conta com o site www.apaeesp.org.br de conteúdo variado e interessante incluindo artigos, vídeos, apresentações e, futuramente, arquivos de áudio que tratam de assuntos relacionados à educação, saúde, medicina preventiva, esporte, cultura, psicopedagogia e outros – sempre relacionados com a educação especial e pessoas portadoras de deficiência. O site é dividido em partes, sendo a parte principal e entrada o blog da APAE sempre com atualizações e novidades. Outras áreas do site são: Galeria de Fotos onde se pode acompanhar todo trabalho desenvolvido dentro da APAE.


Fórum onde pais, estudantes, professores, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais podem publicar e debater assuntos relacionados à saúde, educação, cultura e inclusão, além de publicar monografias e teses. A APAE é uma instituição filantrópica que oferece educação especial, cursos pré-profissionalizantes, fisioterapeuta, terapia ocupacional, fonoaudiologia, atendimento médico, atendimento psicólogo, assistente social, equoterapia, cinoterapia e hidroterapia gratuitamente a 110 alunos de zero a 70 anos de idade com deficiência intelectual, deficiências múltiplas, paralisia cerebral e autismo. 

Para isso depende da generosidade de voluntários e de doações da sociedade pinhalense. Seu site recém-criado, www.apaeesp.org.br, também apresenta o menuDoações”, onde você que já é contribuinte, ou que ainda não se tornou um colaborador, poderá efetuar sua doação. O sistema é seguro, mundialmente conhecido, Paypal.  Sua doação vai direto para a APAE de Espírito Santo do Pinhal sem nenhum risco. Além das facilidades para o doador efetuar débito em conta corrente, ou cartão de crédito a APAE reduzirá seus gastos com boletos bancários, gasolina e mão de obra.

Uma novidade: o site www.apaeesp.org.br possui mais de 40 lojas cadastradas, lojas de grife, lojas de departamento, livrarias, um verdadeiro shopping que repassará um percentual das compras para a APAE de Espírito Santo do Pinhal. O preço não sofre qualquer acréscimo por isso. O repasse das lojas varia entre 6 a 15% do valor do produto. Nunca foi tão fácil ajudar a APAE. Aqueles que já fazem suas compras pela internet basta acessar o site www.apaeesp.org.br no menu “Compra Solidária”. É a oportunidade de ajudar comprando como você sempre comprou, mas dando apenas um clique do mouse no banner da loja no site da APAE antes de efetuar a compra no site da loja.

Sua ajuda através do site www.apaeesp.org.br possibilitará a inclusão na escola regular, no mercado de trabalho na vida social de pessoas que foram castigadas pela genética e alimentam a esperança de uma vida digna e produtiva e que só pedem uma coisa: RESPEITO. E o mais importante: você não precisa gastar nem um centavo a mais. Conhece alguém que vai comprar pela Internet? Diga para a pessoa clicar no banner da loja no site da APAE antes da compra e ajude a APAE – o sistema funciona em todo o Brasil e até no exterior. Livros, CDs, roupas, sapatos, perfumes, DVDs, passagens aéreas, ou apenas pesquisar um preço clicando no último banner do site. Ajudar nunca foi tão fácil!

SINDICATOS DE MOGI GUAÇU PARTICIPAM DO DIA NACIONAL DE LUTAS

Praticamente todos os sindicatos de trabalhadores de Mogi Guaçu participam do Dia Nacional de Lutas na próxima sexta-feira, 30, no Parque dos Ingás, região central. O ato tem início às 9h e está prevista a participação do deputado federal Paulinho da Força, da Central Força Sindical. A pauta dos trabalhadores é bastante ampla e reivindica do Governo Federal a extinção da PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que autoriza a terceirização de mão de obra no setor produtivo, com a consequente deterioração da qualidade do emprego. “Também serão reivindicadas a  valorização do salário do aposentado, a jornada de 40 horas semanais e por uma previdência social publica e única”, informou Sebastião Lino de Almeida, o Tião, do Sindicato dos Metalúrgicos. Os papeleiros, outra categoria importante de trabalhadores do Guaçu, também deve estar presente, sob a liderança de José Silva, o Zé Maisena – assim como entidades sindicato de cidades da região. O vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos de SP, o sindicalista de Mococa Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chiquinho, que pode estar presente, confirmou que o  ato é um marco pela valorização da luta dos trabalhadores e a recomposição da qualidade de vida dos aposentados. (PORTAL Mogi Guaçu/Bira Mariano)

Obras da Unesp São João têm previsão para terminar em julho de 2014

Alambrado deve ser inserido ao redor da área em que os prédios estão sendo construídos

Máquinas trabalham para construção do campus (Foto: Franco Junior)
As obras para a construção do campus da Unesp São João da Boa Vista (SP) tiveram início no começo do mês de julho, quando as demarcações e perfurações no solo foram feitas, para que a primeira etapa das instalações começasse a ser erguida. Se aproximando o mês de setembro, as bases dos prédios já estão montadas e, em contato com alguns trabalhadores, eles informaram que, nos próximos dias, a área de construção deve ser cercada com alambrado.

PRIMEIRA FASE
Nesta primeira fase estão sendo construídas salas de aula, biblioteca, setor administrativo, prédio para serviço técnico e laboratórios de informática. O projeto da Instituição tem um total de 11 mil metros quadrados. Nesta primeira parte serão aproximadamente 2,5 mil m² de área construída. A placa inserida no terreno da construção indica que a mesma tem previsão de término para dia 27 de julho de 2014, para que assim, em 2015, o curso de Engenharia de Telecomunicações seja transferido e as aulas possam ser ministradas no campus próprio da Unesp São Joao – situado na avenida Professora Isette Corrêa Fontão, no Jardim das Flores. Até que o campus fique pronto, a Unesp utiliza provisoriamente as instalações do UniFEOB II.

A empresa vencedora da licitação para realizar esta obra foi a Supermetálica Construções, de Assis (SP), com valor de R$ 4.390.442,78, que tem a razão social Cláudio Roberto Ferreira Construções EPP. Para o segundo semestre de 2015, cogita-se que Unesp São João anunciará a vinda do curso de engenharia Aeronáutica. (O Município/Franco Júnior)

Corpo de Roberto de Oliveira é identificado por DNA

Exames de DNA realizados pelo Instituto Médico Legal de São Paulo confirmaram, na terça (27), que os restos mortais encontrados no canavial da Abengoa, em 4 de junho, são realmente de Roberto de Oliveira. Ele foi achado por trabalhadores rurais da empresa, por volta das 13h30 daquele dia, depois do desaparecimento do cobrador do Mantiqueira Country Club, em 3 de abril. Na ocasião, os policiais militares Gonçalves e Carlos foram as primeiras autoridades que chegaram ao local, isolando a área e chamando os peritos da Polícia Civil. O cadáver da vítima foi incendiado, junto com seu Chevette verde e as investigações apontaram que, muito provavelmente, a incineração ocorreu no mesmo dia do desaparecimento. Roberto também trabalhava como pipoqueiro na frente da Escola de Comércio e era muito conhecido na cidade. A suspeita é que ladrões o tenham abordado na saída de uma agência bancária, acreditando que ele transportava a cobrança dos sócios do clube. Ainda não há suspeitos do crime e, caso alguém tenha informações sobre os assassinos de Roberto de Oliveira, basta ligar para o telefone 181. O anonimato é garantido. (portal Parabrisa)


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Doce de leite 'recheado' com maconha é apreendido em Andradas

Droga estava dentro de barras de doce na casa de idoso de 70 anos.


Polícia também encontrou celular e bilhete para presídio de Itajubá (MG).


Maconha foi encontrada dentro de barras de doce de leite (Foto: Polícia Militar)

Celular foi encontrado dentro de dicionário, junto com bilhete  (Foto: Polícia Militar)

Duas barras de doce de leite ‘recheadas’ com maconha foram apreendidas nesta terça-feira (27) em uma casa no bairro Vila Mosconi em Andradas (MG). Segundo a Polícia Civil, a droga foi encontrada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa de um idoso de 70 anos. Além da droga, a polícia encontrou um celular dentro de um dicionário e um bilhete que endereçava a mercadoria para o Presídio de Itajubá (MG). Os materiais foram apreendidos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Andradas. O aposentado disse aos policias que a droga pertence à neta dele, uma jovem de 22 anos que ainda não foi encontrada. (G1 Sul de Minas)

MOGI GUAÇU SOLICITA 24 MÉDICOS AO PROGRAMA ‘MAIS MÉDICOS’



A Secretaria da Saúde de Mogi Guaçu, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, informou que solicitou ao Ministério da Saúde 24 médicos dentro do Programa Mais Médico, do Governo Federal. A cidade apareceu na primeira listagem dos municípios inscritos no programa, mas não esteve na primeira listagem dos municípios contemplados. Na primeira etapa do Mais Médicos, estão sendo enviados profissionais em especial aos municípios que não possuem médicos. Logo em seguida, devem ser contempladas as cidades que se inscreveram ao Programa.
UPA
A superintendente do Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos”, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, esteve na UPA na última segunda-feira, dia 26, para apresentar aos funcionários a nova coordenadora, a enfermeira Tatiane Póvoa, que já assumiu a função. Na ocasião, Clara respondeu às supostas queixas sobre a falta de médicos na unidade e informou esta a primeira reclamação do tipo. Ela declarou que os serviços estão normais, mas que vai procurar evitar a ocorrência dos problemas reclamados. /Portal mogi Guaçu)

Multas revoltam quem vai a Poços

Radares instalados na BR 267 estão autuando quem passa pelo trecho
Os radares com limitação de 60 km/h têm causado reclamação de motoristas quetrafegam no trecho que liga Águas da Prata a Poços de Caldas. Na BR 237, na parte mineira da rodovia, estão instalados dois radares. Os equipamentos localizados na divisa de Minas Gerais com São Paulo são denominados radares inteligentes e operam próximos aos postos policiais. Um empresário de São João da Boa Vista foi multado por exceder a velocidade permitida, no início do mês de agosto, na altura do Km 536. Ele questiona o baixo limite de velocidade estabelecido no trecho e acredita ser necessária uma revisão das autuações. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais, os equipamentos identificam a passagem de um veículo com irregularidades e emitem um sinal sonoro avisando ao operador no Posto de Polícia, direcionando o trabalho dos policiais e permitindo a adoção de medidas adequadas, em função da situação detectada.

“Assim, além de tornar o trabalho de fiscalização mais eficiente, o equipamento reduz a possibilidade de um policial ser surpreendido durante a abordagem a um veículo roubado, por exemplo”, explica o DER/MG, através de nota emitida pela assessoria de imprensa. Estes equipamentos efetuam automaticamente a leitura da placa do veículo e verificam as informações existentes no banco de dados fornecido pelo Departamento de Trânsito (DETRAN), que é atualizado diariamente, e que contém a relação de veículos que possuem os seguintes impedimentos: roubados, com o licenciamento atrasado e com mandado de busca e apreensão.                                                             
O Departamento de Estradas de Rodagem esclarece que o limite de velocidade estabelecido é condicionado a um estudo técnico que leva em consideração aspectos como urbanização do trecho, trafego no local, intensidade de movimentação de pedestres e principalmente a garantia de segurança dos motoristas. 


SÃO JOÃO - PINHAL


O Deputado Federal Guilherme Campos (PSD) e o prefeito de Espírito Santo do Pinhal, José Benedito de Oliveira, estiveram na Secretaria Estadual de Transportes solicitando providências. O órgão prometeu dar atenção ao caso. Uma reunião na ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) também foi pedida, porém a prefeitura ainda aguarda manifestação técnica da Agência. A ARTESP alega que o limite de velocidade mais baixo, de 60 km/h, foi determinado por tratar-se de um trecho com pista simples e com histórico de acidentes. O presidente da Câmara de Vereadores de Espírito Santo do Pinhal, Sérgio Del Bianchi Junior, pondera que a solicitação não está apenas em aumentar o limite de velocidade do local, mas em um estudo mais detalhado da questão. (Eduardo Vella/O Município)

Programação especial nos 25 anos de McDia Feliz


Restaurante McDonald’s de São João da Boa Vista terá programação especial durante todo o dia 31 de agosto, quando acontece o McDia Feliz O grande destaque da edição 2013 é o aniversário dos 25 anos do McDia Feliz, campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald.
Para comemorar esta data, o restaurante McDonald’s de São João da Boa Vista terá uma programação especial com atividades para toda a família. Em São João da Boa Vista as instituições beneficiadas são a Casa Ronald McDonald Campinas e o Centro Infantil Boldrini, que investirão os recursos obtidos nos projetos de manutenção da casa e programa de saúde materno infantil, que tem como objetivo o estudo dos fatores ambientais e o câncer da criança. Nele gestantes serão avaliadas quanto à exposição a uma série de produtos, sendo submetidas a questionários epidemiológicos, já padronizados internacionalmente.

Confira:
Programação McDia Feliz
Restaurante Atividades Av. Dr. Oscar Pirajá Martins, 902
Competição de basquete de rua
Brinquedos
Atrações musicais
Trocando Big Mac® por sorrisos

A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de cerca de 30 mil voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa da luta contra o câncer infantojuvenil. O McDia Feliz é o dia de maior movimento no ano nos restaurantes McDonald’s. Em 2012 foram vendidos mais de 1,6 milhão de sanduíches Big Mac® em todo em todo o país, o que contribuiu para a arrecadação recorde de R$ 18,3 milhões. Em 2013, a expectativa é continuar crescendo e estabelecer um novo recorde. 25 anos de McDia Feliz Todos os anos, o último sábado do mês de agosto é dia de transformar Big Mac® em sorrisos.

Este ano, o dia 31 de agosto será ainda mais especial, pois a campanha chega à 25ª edição no Brasil. Coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de cerca de 30 mil voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa da luta contra o câncer infantojuvenil. Acesse: www.mcdiafeliz.org.br e saiba mais sobre a campanha.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.
As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

Família de aluno comparado ao 'Félix da novela' pede R$ 135 mil na Justiça

Menino de 11 anos mudou de escola em Piracicaba após sofrer 'bullying'.

Advogado entrou com processo contra estado de SP nesta terça-feira (27).

Homero de Carvalho entrega processo a funcionário do Fórum de Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)Advogado da família entrega processo a funcionário do Fórum de Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)
A família do menino de 11 anos que foi chamado de 'Félix da novela' por uma professora dentro de escola estadual em Piracicaba (SP) pede na Justiça indenização de 200 salários mínimos, o que equivale a R$ 135 mil, além de tratamento psicológico para o estudante. O advogado Homero de Carvalho, que representa o garoto, entrou com processo por danos morais contra o estado de São Paulo na tarde desta terça-feira (27), no fórum da cidade. Na tarde de 7 de agosto, um  aluno do 6º ano da Escola Estadual Professora Juracy Neves de Mello Ferracciú, no bairro Noiva da Colina, foi comparado ao vilão gay da novela "Amor à Vida", da Rede Globo. Segundo boletim de ocorrência, registrado pela mãe do garoto, o estudante voltou para as aulas após as férias usando óculos e a professora disse que ele estava parecido com alguém que ela "não poderia dizer".
Em seguida, ainda segundo disse a mãe à Polícia Civil, colegas da classe do menino afirmaram que ele se parecia com Félix, que é interpretado na novela das 21h pelo ator Mateus Solano. A professora, então, também declarou em sala de aula que o estudante se parecia com o personagem de Solano, conforme o registro policial. O garoto foi transferido de escola após uma reunião fracassada de conciliação entre aluno, mãe e professora e os advogados das partes.
Vinte dias depois
Segundo o advogado, o menino foi afetado psicologicamente pelas declarações. "Ele está muito calado, terá que passar por um grande processo de adaptação agora na nova escola", disse Carvalho. A ação movida pela família pede, além do pagamento dos 200 salários mínimos, que o estado de SP forneça tratamento psicológico ao garoto. "O estado tem que responder pelas atitudes e omissões de seus agentes, como garante o artigo 37 da Constituição", afirmou o advogado. De acordo com Carvalho, é comum que casos como esse resultem em prejuízos ao desenvolvimento escolar do estudante. "Torcemos para que ele não seja afetado desta forma e por isso queremos o acompanhamento psicológico", disse.

Felix Mateus Solano (Foto: Reprodução)Personagem Félix, de "Amor à Vida", é interpretado
por Mateus Solano (Foto: Reprodução / TV Globo)
Posição da Secretaria da Educação
A Secretaria de Estado da Educação voltou a afirmar, por meio de assessoria de imprensa, que a reunião que tentou a conciliação entre as partes foi de caráter pedagógico, para esclarecimento do mal entendido, que no encontro ficou definido que o aluno seria transferido a pedido da mãe e que a escola continuará a reforçar ações sobre a importância do respeito entre colegas.

Posição da Procuradoria de SP
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, órgão que representa o estado em ações judiciais, informou também por meio da assessoria de imprensa que não pode divulgar um posicionamento sobre o caso porque ainda não foi intimada pela Justiça. (G1 Piracicaba e Região)