Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Construção de casas começará com 300 unidades


Prefeito também define investimentos para recapeamento em bairros e pede agilidade do Cidade Legal

O prefeito, José Benedito de Oliveira (Zeca Bene), participou na tarde desta sexta-feira, 31 de maio, em Mococa, de um encontro com o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, ocasião em que discutiram detalhes sobre o início das ações para minimizar o déficit habitacional de Espírito Santo do Pinhal. A reunião contou com participação da diretoria técnica da CDHU, para buscar agilizar processos de construção de moradias nos municípios da região administrativa de São João da Boa Vista. O secretário confirmou a liberação da construção das primeiras 300 casas populares para Espírito Santo do Pinhal, em área já estabelecida pelo município. “O município já possui o terreno, o que facilita o andamento dos trabalhos. As casas serão no padrão CDHU. Vamos iniciar com 300 unidades e posteriormente a Prefeitura dará seqüência aos outros projetos, na parceria com a Casa Paulista e o programa Minha Casa Minha Vida”, disse Silvio Torres ao prefeito Zeca Bene.

Zeca Bene aproveitou a oportunidade para dar sequência às solicitações de recursos para melhoramento de bairros em Pinhal. Estão previstos trabalhos de recapeamento asfáltico, construção de centro comunitário, além da cobertura de quadra de esportes. “O pessoal nos solicitou o encaminhamento de projeto e de orçamento para que haja a liberação dos recursos. O secretário garantiu que tão logo isto esteja finalizado, os recursos serão repassados”, explicou Zeca.

Os bairros que receberão as obras de melhoria já estão praticamente definidos, restando à Prefeitura concluir o trabalho de documentação. “Assim que finalizarmos os levantamentos, anunciaremos à população onde serão executadas as obras”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião com a diretoria técnica da CDHU, o prefeito pediu agilidade nos procedimentos do programa Cidade Legal – que prevê a liberação de escrituras para proprietários de imóveis em conjuntos habitacionais. “Há anos as pessoas estão residindo em seus imóveis mas não possuem o título de propriedade nem as escrituras. Lamentavelmente estes processos ficaram parados e agora nós retomamos este trabalho, esperando para breve entregar as primeiras escrituras”, concluiu Zeca Bene.

Nos próximos dias serão encaminhadas à CDHU a documentação necessária ao início das ações da Secretaria de Habitação no município.

Evento lembra o Dia do Meio Ambiente


População pode participar descartando óleo de cozinha, lâmpadas e materiais eletrônicos

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente - comemorado no próximo dia 5 de junho - a Associação Crescer no Campo e a Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, juntamente com empresas e entidades farão uma grande mobilização no centro da cidade, promovendo a conscientização e chamando a atenção da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. O evento acontecerá na Praça da Independência, das 9 às 16 horas, com diversas atividades como jogos interativos e apresentações de trabalhos sobre o tema ambiental. A data será também uma oportunidade para a população pinhalense exercer a sua cidadania e colaborar com o meio ambiente local, através do descarte adequado de óleo de cozinha, materiais recicláveis, além de lâmpadas e outros materiais eletrônicos que estarão sendo coletados.

Pelo menos 19 entidades, entre empresas, ONGs e departamentos municipais já garantiram participação - APA, Apae AZR, Corpo de Bombeiros, Coopinhal, Delphi, departamentos de Educação e de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, EcoMantiqueira, Etec "Dr. Carolino da Motta e Silva", Florestal Jequitibá, Mount Vernon, Palini & Alves, Polícia Ambiental, Sabesp e Unipinhal. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para questões relacionadas à poluição do ar, do solo e da água, desmatamentos, diminuição dos recursos hídricos, biomas, destruição da camada de ozônio, das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros temas diretamente relacionados à sobrevivência do homem. Atualmente, uma das preocupações das autoridades é propor à população conceitos de reaproveitamento de resíduos, por meio da coleta seletiva ou descarte adequado deste tipo de material na natureza.

Acesse o site da APAE de Pinhal e conheça melhor a instituição


Instituição inova e aposta no comércio virtual para a melhoria de seus serviços    informe publicitário


Há 45 anos a APAE de Espírito Santo do Pinhal promove a cidadania e agora conta com o site www.apaeesp.org.br de conteúdo variado e interessante incluindo artigos, vídeos, apresentações e, futuramente, arquivos de áudio que tratam de assuntos relacionados à educação, saúde, medicina preventiva, esporte, cultura, psicopedagogia e outros – sempre relacionados com a educação especial e pessoas portadoras de deficiência.
O site é dividido em partes, sendo a parte principal e entrada o blog da APAE sempre com atualizações e novidades. Outras áreas do site são:
Galeria de Fotos onde se pode acompanhar todo trabalho desenvolvido dentro da APAE.
Fórum onde pais, estudantes, professores, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais podem publicar e debater assuntos relacionados à saúde, educação, cultura e inclusão, além de publicar monografias e teses.
A APAE é uma instituição filantrópica que oferece educação especial, cursos pré-profissionalizantes, fisioterapeuta, terapia ocupacional, fonoaudiologia, atendimento médico, atendimento psicólogo, assistente social, equoterapia, cinoterapia e hidroterapia gratuitamente a 110 alunos de zero a 70 anos de idade com deficiência intelectual, deficiências múltiplas, paralisia cerebral e autismo. Para isso depende da generosidade de voluntários e de doações da sociedade pinhalense.
Seu site recém-criado, www.apaeesp.org.br, também apresenta o menu “Doações”, onde você que já é contribuinte, ou que ainda não se tornou um colaborador, poderá efetuar sua doação. O sistema é seguro, mundialmente conhecido, Paypal.  Sua doação vai direto para a APAE de Espírito Santo do Pinhal sem nenhum risco. Além das facilidades para o doador efetuar débito em conta corrente, ou cartão de crédito a APAE reduzirá seus gastos com boletos bancários, gasolina e mão de obra.
Uma novidade: o site www.apaeesp.org.br possui mais de 40 lojas cadastradas, lojas de grife, lojas de departamento, livrarias, um verdadeiro shopping que repassará um percentual das compras para a APAE de Espírito Santo do Pinhal. O preço não sofre qualquer acréscimo por isso. O repasse das lojas varia entre 6 a 15% do valor do produto. Nunca foi tão fácil ajudar a APAE. Aqueles que já fazem suas compras pela internet basta acessar o site www.apaeesp.org.br no menu “Compra Solidária”. É a oportunidade de ajudar comprando como você sempre comprou, mas dando apenas um clique do mouse no banner da loja no site da APAE antes de efetuar a compra no site da loja.
Sua ajuda através do site www.apaeesp.org.br possibilitará a inclusão na escola regular, no mercado de trabalho na vida social de pessoas que foram castigadas pela genética e alimentam a esperança de uma vida digna e produtiva e que só pedem uma coisa: RESPEITO.
E o mais importante: você não precisa gastar nem um centavo a mais. Conhece alguém que vai comprar pela Internet? Diga para a pessoa clicar no banner da loja no site da APAE antes da compra e ajude a APAE – o sistema funciona em todo o Brasil e até no exterior. Livros, CDs, roupas, sapatos, perfumes, DVDs, passagens aéreas, ou apenas pesquisar um preço clicando no último banner do site. Ajudar nunca foi tão fácil!

Prefeitura participa de atividades do “mês mariano”


Prefeito, vereadores e diretores municipais marcaram presença na comemoração ao Dia da Comarca

DSC_6655.JPGDSC_6613.JPGTerminaram nesta semana as comemorações do Mês Mariano, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores, em Pinhal. Duas celebrações especiais reuniram pais, professores e servidores dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Na segunda-feira, dia 27, professores, pais de alunos, estudantes e demais funcionários da rede municipal de ensino se reuniram para a missa e coroação de Nossa Senhora. Na oportunidade, o monsenhor, Augusto Alves Ferreira, destacou a importância dos profissionais da área, na missão de promover a educação. Citou ainda as dificuldades dos tempos atuais, relacionadas ao convívio e comportamento de crianças e adolescentes em sala de aula.
DSC_6464.JPG 

Além da parte litúrgica, a missa constou ainda de ação solidária, com a arrecadação de produtos alimentícios entre alunos do ensino infantil e do 1º ano do ensino fundamental. As doações foram entregues ao Hospital Francisco Rosas (HFR), na tarde de quarta-feira, em evento que teve participação do prefeito José Benedito de Oliveira (Zeca Bene) e do provedor João Batista Giordano. Também participaram os vereadores Osíris Paula Silva e Juninho Scalese, além da secretária de Saúde, Gisele Biondo, a diretora de Educação, Dirce Cléa Malheiros, professoras e coordenadoras da Educação.

Dia da Comarca

Na quarta, dia 29, com a presença de autoridades municipais, a celebração comemorou também o Dia da Comarca (oficialmente criada em 28 de maio de 1881). Acompanhado da esposa, Maria de Lourdes Rodrigues de Oliveira (Lu Oliveira), e o do vice, João Detore, o prefeito, Zeca Bene, participou da solenidade, que reuniu também diretores municipais, funcionários da Prefeitura, vereadores e funcionários do Fórum. Ao término da missa, funcionários municipais participaram da solenidade de coroação de Nossa Senhora.

Governo publica decreto que mantém desconto na conta de luz


Dispositivo substitui efeito de MP que não foi votada pelo Senado.

Decreto adianta R$ 2,8 bilhões a empresas de energia para cobrir custos.

O decreto que garante os descontos na conta de luz foi publicado na quarta-feira (29), em edição extra do "Diário Oficial da União". O dispositivo foi a maneira encontrada pelo governo federal para manter os abatimentos previstos na medida provisória 605, que não foi votada pelo Senado e perde a validade no dia 3 de junho. A redução da tarifa de energia elétrica foianunciada em setembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que o decreto presidencial possibilita à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar à Eletrobras o uso dos recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para que sejam enviados às distribuidoras de energia elétrica. O adiantamento envolverá um total de R$ 2,8 bilhões, segundo ele, e também contemplará repasses que usinas térmicas teriam a receber entre junho e dezembro deste ano. A estratégia do governo para substituir a medida provisória foi incluir os dispositivos dela em outra MP que tramita no Congresso, a 609, que trata da cesta básica. Enquanto a nova MP não é aprovada, o decreto que possibilita o adiantamento dos repasses serve para manter os descontos na energia elétrica.
Desconto na conta de luz
A redução das tarifas de energia elétrica foi anunciada em setembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. Após o anúncio, a lei 12.783, que renovou as concessões do setor de energia e permitiu o barateamento da conta de luz dos brasileiros, foi sancionada em janeiroPara os consumidores residenciais, a conta de luz caiu, em média, 18%. Para indústria, agricultura, comércio e setor de serviços, o desconto alcançou até 32%. Para bancar a queda no custo da conta de luz, o governo deve gastar R$ 19 bilhões em indenizações às empresas do setor elétrico e mais R$ 3 bilhões por ano para o fundo criado para compensar as reduções de encargos.

Ao anunciar a queda das tarifas, o governo ofereceu a todas as transmissoras e distribuidoras de energia elétrica brasileiras que tinham contratos vencendo até 2017 a possibilidade de renovarem as concessões antecipadamente. Em contrapartida, impôs novas condições, pagando menos pelos serviços. A renegociação desses contratos era indispensável para o Executivo conseguir baixar as tarifas para os consumidores. Porém, algumas empresas, especialmente aquelas sediadas em estados administrados por partidos que fazem oposição ao governo federal, se recusaram a acatar as condições do Palácio do Planalto. (portal G1)

Mulher de 37 anos morre com suspeita de gripe H1N1 em Andradas


Vítima estava internada desde terça-feira (28) com insuficiência respiratória.

Santa Casa informou que fez a coleta de secreção para confirmar infecção.

Mulher morre sob suspeita de H1N1 em Andradas. (Foto: Reprodução EPTV)

Uma mulher de 37 anos que estava internada na Santa Casa de Andradas morreu nesta quarta-feira (29) com suspeita de ter sido vítima de gripe H1N1. Segundo a Santa Casa, Adriana Bueno chegou ao hospital na terça-feira (28) com um quadro de insuficiência respiratória. Ainda de acordo com a Santa Casa, o atestado de óbito da vítima menciona como causa de morte pneumonia e choque séptico. A mulher foi sepultada nesta quinta-feira (30) às 9h. O hospital informou ainda que foi feita a coleta de secreção da mulher e enviada para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (MG) para confirmar se houve infecção pelo vírus. O resultado é aguardado em pelo menos nove dias. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, três pessoas morreram em 2013 vítimas da H1N1 em Minas Gerais. (portal G1)

Músicos sanjoanenses organizam festival de rock


Acontece nesse domingo, 26, como parte da Virada Cultural, a primeira edição do Festival União do Rock. 

Evento promoverá bandas e será em homenagem a Chorão
Trazendo um som de qualidade e muita animação, o evento deve atrair jovens que se interessam pelo gênero musical e por skate. “Essa primeira edição será uma homenagem ao vocalista do Charlie Brown Jr, o Chorão, que era um exímio skatista e que faleceu recentemente”, explicou Beto Vieira, um dos organizadores do evento. 
Objetivos - Beto ressalta que a principal meta do evento é promover e valorizar os artistas locais que trabalham com o rock, além de trazer um novo fôlego para o gênero, que tem ficado de lado no gosto do público. "Nosso foco é o fomento da música independente autoral e a sua projeção local. Convidamos várias bandas e nossa única exigência é que cada uma deve conter em seu repertório pelo menos uma música própria", explicou. Ao todo, passarão pelo palco do Festival seis bandas: Sette Milhas,  Radikalez,  Lexotonic,  Bruno Manteiga,  Rotor Sonoro e Johnny o' River & Us Mininin

Expectativa - Para Roger Menn, vocalista da banda paulista Radikalez, esse tipo de evento tem grande potencial de crescimento, além de ser muito produtivo. “Eu acredito que esse intercâmbio que acontece durante este tipo de festival agrega muito aos músicos. Acontece uma intensa troca de macetes, dicas e até contatos, que favorecem muito as bandas, principalmente as que estão no início de carreira”, afirma o músico, que tem participações em trabalhos de artistas como Zeca Baleiro e Nô Stopa. Beto Vieira, que também é compositor e tem composições gravadas por Flávio Landau, reafirma a importância de eventos como esse, ao dizer que “mais que um festival isso é um impulso para aqueles que gostam de música possam começar a acreditar que é possível sobreviver desse ramo”.
O festival União do Rock acontece nesse domingo, dia 26, das 12h às 17h no Skate Plaza. O evento conta ainda com o apoio do Departamento Cultura, Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Circuito das Malhas espera movimentar R$ 15 milhões na região


Feira Nacional do Tricô e Festmalhas tiveram início nesta quinta-feira.

Monte Sião e Jacutinga devem receber cerca de 200 mil visitantes.

Feiras de moda inverno agitam o mercado em Monte Sião e Jacutinga. (Foto: Reprodução EPTV)Dois dos maiores eventos de moda inverno do Sul de Minas começaram nesta quinta-feira (30). A Feira Nacional do Tricô, em Monte Sião (MG) e a Festmalhas, de Jacutinga (MG). A expectativa é de que as duas cidades recebam cerca de 200 mil visitantes durante os eventos e movimentem mais de R$ 15 milhões. Só na 38ª Feira Nacional do Tricô de Monte Sião, a expectativa é de que a cidade receba mais de 50 mil visitantes, que devem gastar cerca de R$ 3 milhões. Neste ano, alguns estandes apresentam novidades. Uma delas é a interatividade. Em um deles, com um simples toque, os visitantes podem dar um giro de 360 graus em um manequin da vitrine. Em Jacutinga, a 36ª edição da Festmalhas promete bater recorde de estandes com mais de 100 expositores. Os fabricantes esperam que cerca de R$ 12 milhões sejam movimentados. A entrada para as duas feiras, em Jacutinga e Monte Sião, é de graça. Os eventos vão até o dia 16 de junho. (portal G1)

Escolas participam de ações para preservar o meio ambiente


Recursos obtidos com a venda de óleo de cozinha e materiais recicláveis serão doados a entidades

Como parte das atividades comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal - por meio dos Departamentos de Educação e de Meio Ambiente em parceria com a empresa Delphi - realizou no período de 13 a 27 de maio, uma campanha para coletar óleo de cozinha, em todas as escolas municipais. Foram desenvolvidas atividades de educação ambiental, a fim de conscientizar as crianças sobre o potencial poluidor do óleo de cozinha e sua forma correta de descarte. “A intenção é que as crianças exerçam, a partir de então, o papel de fiscalizadores, para que seus pais e adultos, de modo geral, possam fazer o descarte correto deste material”, diz o diretor de Meio Ambiente do município, Tiago Cavalheiro Barbosa. O óleo coletado na campanha foi encaminhado à empresa Delphi, que ficará responsável por realizar sua comercialização. Os recursos obtidos com a venda do material será destinado à Apae.

Gincana nas escolas

As atividades de educação ambiental prosseguem neste mês de junho, entre os dias 3 e 10, com variada programação desenvolvida pelos Departamentos de Educação e de Meio Ambiente. Pelo segundo ano consecutivo serão realizadas atividades lúdicas - com encenação teatral – abordando a importância da separação de material reciclável e eletrônico. Além da parte lúdica, será realizada uma gincana cultural entre as escolas da rede, com objetivo de incentivar a reciclagem e ensinar, na prática, quais são os tipos de materiais reutilizáveis e como fazer sua separação. Ao final da gincana, após a apuração do volume de material coletado, haverá premiação para contemplar as escolas que obtiverem melhores resultados. O material será comercializado e os recursos provenientes serão destinados a alguma instituição.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Piracicaba aposenta serragem e cria tapete de tecido para Corpus Christi


Paróquia trocou pó de serra por pano pintado. Em outras localidades a tradição com raspas de madeira ainda é mantida.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida trocou pó de serra por tecido em tapete (Foto: Leon Botão/G1)Paróquia trocou pó de serra por tecido em tapete (Foto: Leon Botão/G1)
A paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piracicaba (SP), terá um Corpus Christi diferente: ao invés do pó de serra, o tapete da procissão será feito de tecido, com símbolos pintados à tinta. O pano será estendido na Rua Bolívia, em frente à matriz da Vila Prudente, nesta quinta-feira (30), às 7h30. Ele tem 100 metros de extensão e foi uma alternativa à sujeira da serragem. A missa solene acontece às 8h. De acordo com José Andriotta, que é coordenador de liturgia da paróquia, a mudança para o tapete de tecido tem o objetivo de inovar e gerar menos resíduos nas ruas depois da procissão. "Além da praticidade, o tapete de tecido foi uma boa maneira de envolver os jovens da igreja, responsáveis pela pintura do pano", afirmou.
Tapete foi pintado por jovens da paróquia (Foto: Leon Botão/G1)
Tapete de Corpus Christi foi pintado por jovens
da paróquia em Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)
O tapete tem duas partes de 50 metros por 1,40 metro. De acordo com a zeladora da igreja Maria Helena Nastaro Gardin, esta não é a primeira vez que a paróquia muda o ato regilioso. “Já fizemos com cobertores e com agasalhos, doados após a celebração”, contou. Frequentadora da paróquia desde a fundação, ela aprovou a novidade.
Tradição católica
Já a paróquia de São Judas Tadeu, no bairro São Judas, optou pelo tradicional tapete de pó de serra, que é montado na Rua Carlos de Campos, atrás da matriz. De acordo com o padre Alcides Ribeiro, serão 32 tapetes, medindo 6 metros por 2,5 metros. Além da serragem, materiais como tampas de garrafas pet, borra de café, cal e flores também são usados. O padre Alcides explicou que a festa de Corpus Christi celebra Jesus Cristo presente na hóstia consagrada. “Na História, os tapetes são estendidos quando uma autoridade vai passar. Na tradição católica, eles são feitos para que a procissão que traz uma hóstia consagrada passe sobre os tapetes", disse. (portal  G1)

Renovias promove atividades culturais no Teatro de Arena


Evento acontece no próximo dia 9, em Mogi-Mirim.


Orquestra-Jazz-teatro-arenaO Teatro de Arena de Mogi Mirim (SP) recebe no dia 9 de junho, a partir das 14h, evento cultural em comemoração aos dois anos do Projeto de Sustentabilidade da Renovias. A entrada é franca. Logo na abertura da festividade, a equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da concessionária vai realizar um simulado de primeiros socorros. A encenação criará um cenário de acidente de trânsito envolvendo vítimas, que serão resgatadas pela equipe de profissionais da empresa. A ação contará com ambulância e todos os equipamentos necessários para o resgate de pessoas. O público poderá conferir as apresentações artísticas dos alunos do projeto ICA, de grupos de dança de Mogi Mirim, além de apreciar a exposição dos trabalhos da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Na sequência, será realizada a entrega de cadeira de rodas para entidades assistenciais da região. Os equipamentos foram adquiridos por meio da campanha de arrecadação de lacres de latas de alumínio, desenvolvida com escolas e comunidade.
A Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, sob regência do maestro Agenor Ribeiro Netto, encerra as atividades com um belo espetáculo, que unirá dança e música. Também haverá participação especial da Banda Lyra de Mogi Mirim e de grupos de danças convidados pela Gerência de Cultura e Turismo da Prefeitura de Mogi Mirim. Ao longo dos dois anos de existência do Projeto de Sustentabilidade da Renovias, foram realizadas várias iniciativas envolvendo os colaboradores da concessionária e a comunidade em prol do meio ambiente.  Uma das principais campanhas é a coleta de lacres das latas de alumínio, que já possibilitou a doação de 60 cadeiras de rodas para entidades assistenciais dos municípios abrangidos pela malha viária. Para arrecadar o material, as ações contam com apoio de colaboradores da Renovias, parceiros e principalmente das escolas da região. Para a realização das atividades, a concessionária promoveu melhorias no Teatro de Arena, como limpeza, manutenção dos camarins e sanitários, além da pintura da estrutura do teatro. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim.
Confira a programação do evento:
14h – Simulado de socorro médico a vítima de acidente – Equipe APH Renovias
15h – Apresentação artística do Projeto ICA
15h30 – Entrega de cadeiras de rodas para instituições
16 h – Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, Banda Lyra e grupos de dança de Mogi Mirim.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Última semana de inscrições em São João da Boa Vista


Esta é a última semana de inscrições para os concursos públicos e processos seletivos da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista. Candidatos que tenham o ensino fundamental, médio ou superior poderão concorrer.

Para os concursos públicos, há a disponibilidade de 7 vagas mais a formação de cadastro reserva para os cargos de Professor de Apoio na Educação Básica (cadastro reserva), Professor de Ensino Infantil – Substituto (4 vagas),  Ajudante de Serviços Gerais (cadastro reserva), Assistente de Desenvolvimento da Infância (cadastro reserva), Fiscal de Obras e Posturas (1 vaga), Fiscal de Tributos (cadastro reserva), Técnico em Enfermagem (cadastro reserva), Bibliotecário (1 vaga), Preparador Esportivo (cadastro reserva), Eletricista (cadastro reserva) e Guarda Vidas (1 vaga).

Os processos seletivos contam com a formação de cadastro reserva para os cargos de Professor III (Administração), Professor III (Contabilidade), Professor III (Educação Física), Professor III (Letras com habilitação em Português e Inglês), Professor III (Pedagogia), Professor de Apoio na Educação Básica (20 horas semanais), Professor de Apoio na Educação Básica (40 horas semanais), Professor de Ensino Fundamental, Professor de Ensino Infantil, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Servente e Analista de Laboratório. Além dos salários oferecidos que variam entre R$ 624,10 a R$ 2.180,23, a Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista concede ainda, a parcela destacada no valor de R$ 280,00. Os cargos de professor têm o salário baseado em hora/aula contando, também, com o valor da parcela destacada de R$ 280,00. Os valores das taxas de inscrição variam entre R$ 23,00 a R$ 49,00, dependendo do cargo escolhido. As inscrições são aceitas, exclusivamente, pela internet até o dia 06 de junho de 2013 por meio do site do Instituo Nosso Rumo – www.nossorumo.org.br.
As provas objetivas e entrega de títulos serão realizadas na cidade de São João da Boa Vista, na data prevista de 7 de julho de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente.

Acesse o site da APAE de Pinhal e conheça melhor a instituição


Instituição inova e aposta no comércio virtual para a melhoria de seus serviços    informe publicitário


Há 45 anos a APAE de Espírito Santo do Pinhal promove a cidadania e agora conta com o site www.apaeesp.org.br de conteúdo variado e interessante incluindo artigos, vídeos, apresentações e, futuramente, arquivos de áudio que tratam de assuntos relacionados à educação, saúde, medicina preventiva, esporte, cultura, psicopedagogia e outros – sempre relacionados com a educação especial e pessoas portadoras de deficiência.
O site é dividido em partes, sendo a parte principal e entrada o blog da APAE sempre com atualizações e novidades. Outras áreas do site são:
Galeria de Fotos onde se pode acompanhar todo trabalho desenvolvido dentro da APAE.
Fórum onde pais, estudantes, professores, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais podem publicar e debater assuntos relacionados à saúde, educação, cultura e inclusão, além de publicar monografias e teses.
A APAE é uma instituição filantrópica que oferece educação especial, cursos pré-profissionalizantes, fisioterapeuta, terapia ocupacional, fonoaudiologia, atendimento médico, atendimento psicólogo, assistente social, equoterapia, cinoterapia e hidroterapia gratuitamente a 110 alunos de zero a 70 anos de idade com deficiência intelectual, deficiências múltiplas, paralisia cerebral e autismo. Para isso depende da generosidade de voluntários e de doações da sociedade pinhalense.
Seu site recém-criado, www.apaeesp.org.br, também apresenta o menu “Doações”, onde você que já é contribuinte, ou que ainda não se tornou um colaborador, poderá efetuar sua doação. O sistema é seguro, mundialmente conhecido, Paypal.  Sua doação vai direto para a APAE de Espírito Santo do Pinhal sem nenhum risco. Além das facilidades para o doador efetuar débito em conta corrente, ou cartão de crédito a APAE reduzirá seus gastos com boletos bancários, gasolina e mão de obra.
Uma novidade: o site www.apaeesp.org.br possui mais de 40 lojas cadastradas, lojas de grife, lojas de departamento, livrarias, um verdadeiro shopping que repassará um percentual das compras para a APAE de Espírito Santo do Pinhal. O preço não sofre qualquer acréscimo por isso. O repasse das lojas varia entre 6 a 15% do valor do produto. Nunca foi tão fácil ajudar a APAE. Aqueles que já fazem suas compras pela internet basta acessar o site www.apaeesp.org.br no menu “Compra Solidária”. É a oportunidade de ajudar comprando como você sempre comprou, mas dando apenas um clique do mouse no banner da loja no site da APAE antes de efetuar a compra no site da loja.
Sua ajuda através do site www.apaeesp.org.br possibilitará a inclusão na escola regular, no mercado de trabalho na vida social de pessoas que foram castigadas pela genética e alimentam a esperança de uma vida digna e produtiva e que só pedem uma coisa: RESPEITO.
E o mais importante: você não precisa gastar nem um centavo a mais. Conhece alguém que vai comprar pela Internet? Diga para a pessoa clicar no banner da loja no site da APAE antes da compra e ajude a APAE – o sistema funciona em todo o Brasil e até no exterior. Livros, CDs, roupas, sapatos, perfumes, DVDs, passagens aéreas, ou apenas pesquisar um preço clicando no último banner do site. Ajudar nunca foi tão fácil!

Virada Cultural Paulista termina mais uma edição com sucesso


São João registra bons públicos nos espetáculos da Virada Cultural
Em mais uma edição com programação de alta qualidade, com grandes nomes da música nacional, artistas internacionais da cena independente e espetáculos de artes cênicas premiados em todo o Brasil, a Virada Cultural Paulista 2013 foi marcada pela tranqüilidade e pela satisfação das plateias nas 26 cidades participantes no interior e litoral paulista. Desde as 18h do sábado (25) até o final do evento, por volta das 20h do domingo (26), mais de 1.000 atividades culturais gratuitas foram oferecidas à população em cerca de 150 palcos, teatros e espaços alternativos.
Com público total estimado em 1,2 milhão de atendimentos, mesmo com a baixa temperatura na maior parte das cidades, o evento foi marcado pela tranqüilidade. A Virada Cultural Paulista, que teve este ano sua sétima edição, é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das 26 cidades participantes e com o SESC-SP. A proposta do programa é ampliar o acesso à cultura para todas as regiões de São Paulo, oferecendo programação gratuita e de qualidade, em várias cidades, de forma simultânea. Com jeito de festival, a programação musical incluiu nomes da cena indie mundial como Au Revoir Simone, trio de garotas nova-iorquinas que encantou o público com seus teclados; Muchachito y Sus Compades, de Barcelona; o rapper francês Wax Tailor, dentre outros. Grandes nomes nacionais também marcaram presença nos palcos da Virada, como Gal Costa, Gilberto Gil e Arnaldo Antunes. Os Titãs lotaram todo o espaço disponível no Parque Fernando Costa, em Franca, com o histórico show “Cabeça Dinossauro”, enquanto Gilberto Gil tocou mais de duas horas para o público da Praça Mauá, em Santos, que não arredou o pé mesmo sob ameaça de chuva. Ultraje a Rigor (Piracicaba), Pitty e Martin (Bauru), Criolo (Barretos), Au Revoir Simone (Indaiatuba) e Negra Li (Araçatuba) foram alguns dos shows de destaque. A Virada Cultural Paulista 2013 foi realizada nas cidades de Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e São José dos Campos. Fotos do evento já estão disponíveis no sitewww.viradaculturalpaulista.sp.gov.br.

Fotógrafos da Virada Cultural Paulista: Fritz (Gal Costa, Shirley King e Maracatu) e Rogério dos Santos (Show de Talentos e Festival União do Rock).  (portal parabrisa)


Santa Casa de Poços de Caldas confirma segunda morte por H1N1


A segunda morte por gripe Suína, provocada pelo vírus H1N1, foi confirmada na tarde desta segunda-feira (27) pelo Hospital Santa Casa de Poços de Caldas, no Sul de Minas. A vítima foi a manicure Rosângela Maria Fabiane Moreira, de 47 anos. Ela entrou em óbito no último sábado (25) e estava internada desde o dia 20. O hospital informou, por meio de nota, que a mulher estava com quadro de insuficiência respiratória aguda altamente suspeita de H1N1 e foi medicada adequadamente. Ainda conforme a Santa Casa, o caso é "clinicamente compatível com H1N1". Quatro dias antes de ser internada, a manicure queixou em seu Facebook dos sintomas da doença. "Aiiii gripe terrivel...nem sei se sobrevivo!!!! doi tudo só por Deus!!!”, postou ela na rede social. O atestado de óbito da mulher, que era integrante de um grupo de motociclistas na cidade, consta insuficiência respiratória aguda e infecção pulmonar como causas na morte. A princípio, os familiares da vítima foram informados que ela foi internada por causa dessas enfermidades. Durante o período que esteve no hospital, uma ala da Santa Casa chegou a ser isolada. Os parentes da mulher confirmaram que a vítima foi medicada com Tamiflu, remédio receitado para pacientes com suspeita da gripe Suína. A primeira morte da doença ocorreu em Extrema, no Sul de Minas. O homem de 58 anos, faleceu no dia 4 deste mês, no Hospital Universitário de Bragança Paulista, em São Paulo.


Deficiente auditivo tenta anunciar roubo e é preso em banco de Ribeirão


Mulher percebeu deficiência, começou a gritar e conseguiu avisar vigia.

Delegada precisou de intérprete para colher depoimento do suspeito.

Polícia convovou especialista em Libras para colher o depoimento do suposto ladrão (Foto: Adriano Oliveira/G1)Polícia convocou especialista em Libras para colher depoimento(Foto: Adriano Oliveira/G1)
Um autônomo deficiente auditivo de 36 anos foi preso na manhã desta terça-feira (28) suspeito de tentar assaltar uma mulher dentro de uma agência bancária no Centro de  Ribeirão Preto (SP). Percebendo que o homem não conseguia ouvi-la, a vítima começou a gritar e conseguiu chamar a atenção de um segurança, que rendeu o suposto ladrão. O rapaz foi preso em flagrante. Segundo a Polícia Civil, foi preciso chamar um intérprete para ajudar a colher o depoimento do suspeito, que negou a ação. A atendente de telemarketing Aline Miranda da Silva, de 25 anos, contou que entrou na agência por volta de 9h30 e, enquanto sacava dinheiro no caixa eletrônico, foi rendida pelo homem. “Ele me deu uma gravata por trás, mas eu não conseguia entender o que ele queria porque ele só fazia gestos apontando para o caixa e colocava a outra mão debaixo da camiseta, simulando uma arma”, disse. “Eu fui conversando com ela calmamente e entendi que o rapaz estava tentando roubá-la. Então imobilizei ele pelas costas e afastei a mulher de perto”, conta Vieira.Percebendo que se tratava de um assalto e que o homem era deficiente auditivo, Aline começou a falar em tom mais alto, pedindo socorro aos clientes que utilizavam outros caixas eletrônicos. O segurança da agência, Nilson Alves Vieira, de 46 anos, percebeu a ação e se aproximou. A Polícia Militar foi chamada e prendeu o deficiente em flagrante. “Ele não estava nem armado. Nunca vi uma coisa dessas em três anos trabalhando no banco: um mudo tentando assaltar uma pessoa.”
Prisão
No Plantão Policial, a delegada Mônica Cristina Lombardi solicitou um intérprete para conseguir colher o depoimento do suposto ladrão, que negou a acusação. Ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Ribeirão. (portal G1)

Espetáculo: Resíduo Drummond




O Theatro Municipal de São João receberá no dia 07 de junho, sexta-feira, um espetáculo imperdível a partir da obra de Carlos Drummond de Andrade: “Resíduo Drummond”. A peça terá início às 20h30 e os ingressos podem ser adquiridos por R$ 20 inteira e R$ 10 meia. Carlos Drummond de Andrade dispensa apresentações. Um artista que desenvolveu sua trajetória surda pelo reino das palavras encontrando formas insuspeitas de expressar sua perplexidade frente ao século XX. No espetáculo interpretado por Maurício Soares Filho e dirigido por Luciana Garcia, os poemas ganham a cena recompondo o caminho desde as primeiras tentativas em Alguma poesia até o surpreendente erotismo de O amor natural, abordando o paradoxo entre alienação e participação que marcou sua obra no período da segunda guerra mundial, muito presente em Sentimento do mundoJosé e a A rosa do povo. Sem a pretensão de narrar a vida do poeta, Resíduo Drummond é uma homenagem àquele que continua capaz de propor reflexão por meio das imagens de seus textos, mesmo 111 anos depois de seu nascimento.

Sinopse -
O espetáculo mostra a trajetória de um indivíduo contemporâneo que, imbuído da obra de Carlos Drummond de Andrade, reflete sobre seu passado, sua evolução pessoal e sua interação, muitas vezes conflituosa, com o mundo que o cerca. Um homem sonha com uma ilha, um local idealizado de refúgio e liberdade, para onde ele imaginariamente se transporta e, por meio do convívio mais intenso com a obra drummondiana, passa a vivenciar um encontro consigo mesmo. Imerso na ilha de refúgio, o indivíduo pode observar melhor o mundo que o cerca e experimentar o conflito - permanecer no local criado e protegido ou interferir no mundo como ele é. A resolução sugerida, depois de certo impasse, é mais uma tomada de consciência, a partir da qual reconhece precisar da Ilha como um refúgio para recuperar suas forças e, só então, interferir no mundo. Um processo de autoconhecimento e transformação do indivíduo, provocado pela perplexidade de seu encontro consigo mesmo nos textos do poeta mineiro.

O espetáculo -
Resíduo Drummond pretende oferecer ao expectador um mergulho no universo poético para que se tenha a oportunidade do convívio estético e contemplativo com parte da obra desse grande nome da poesia brasileira. Drummond está vivo em seus textos. Suas ideias pulsam e nos apresentam um novo olhar para o mundo que compartilhamos hoje.
Produzir uma peça teatral com poemas e fragmentos da prosa de Carlos Drummond de Andrade não busca aprimorar a cultura do público de teatro nem tampouco apresentar um artista que alguns consideram obrigatório no repertório do cidadão brasileiro. Não se lê poesia para se aumentar conhecimento, não é estudando teoria literária que se descobre o prazer estético do encontro com a arte.
O teatro pode nos colocar em contato direto com o que somos e o que pensamos e, mais do que isso, nos oferecer um olhar renovador a respeito de nossas próprias sensações. É por isso que nos debruçamos sobre os poemas de Drummond, para nos encontrarmos com ele, como nos encontramos com alguém que poderia ser nosso vizinho e que nos conta suas impressões sobre seu cotidiano atribulado e os mais recentes acontecimentos do país.
Resíduo Drummond propõe, antes da mais nada, um encontro. A troca de experiências e sonhos entre pessoas que permanecem na constante busca de entender quem são e como se relacionam com tudo que os cerca. Não é aula. Não é aprimoramento cultural. Não é teoria literária. Não é história de vida. É simplesmente teatro, o que nós entendemos como uma insistente possibilidade de encontro.

Trabalhadores ficam feridos após queda de elevador em obra em Poços


Homens caíram de uma altura de 12 metros em um parque de diversões.


Vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital da Santa Casa.

Obra fica dentro de parque de diversões em Poços de Caldas (Foto: João Daniel Alves/EPTV)Obra fica dentro de parque de diversões  (Foto: João Daniel Alves/EPTV)
Dois trabalhadores ficaram feridos após caírem de um elevador em uma obra que está sendo feita dentro de um parque de diversões em Poços de Caldas (MG) nesta terça-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros, os homens têm 40 anos e estavam em um elevador quando o cabo de aço se rompeu. Eles trabalhavam na construção de um hotel dentro do Parque Walter World. De acordo com os bombeiros, a queda aconteceu de uma altura de 12 metros. As vítimas foram imobilizadas e levadas para a Santa Casa de Poços de Caldas, que não soube informar detalhes do estado de saúde. A empresa CB Engenharia, responsável pela obra, foi procurada pelo G1, mas não quis falar sobre o caso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, existe alvará emitido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) de Minas Gerais e a obra não será interditada. (portal G1)

FEAG seleciona profissionais para capacitar entidades guaçuanas


Proponentes podem enviar projetos até o dia 14 de junho.

feag-projetosA FEAG (Federação das Entidades Assistenciais Guaçuanas) publicou na última semana, Edital de Seleção de Projetos de Formação. O objetivo é selecionar as melhores propostas para capacitar organizações de Mogi Guaçu, incentivando formadores, pedagogos, assistentes sociais, contadores, administradores de empresas e ainda outras classes profissionais a abordarem temas pertinentes às necessidades reais das filiadas. Para Maria Luiza Martini, presidente da FEAG, a iniciativa busca melhorar a capacitação técnica das entidades com modelos sustentáveis de formação. “Agora as entidades poderão contar com formação de qualidade aqui na FEAG. Vamos trazer os cursos até Mogi Guaçu e não mais buscar as necessidades fora de nossa cidade”, ressaltou a mandatária. Os temas propostos em edital são elaboração de projetos, leis de incentivos, SICONV, captação com indivíduos, entre outros (Veja lista completa abaixo). A remuneração é de até 100 reais por hora/aula. Os profissionais interessados podem apresentar propostas como pessoa física ou jurídica, sendo que a carga horária máxima de cada curso é de 20 horas. As propostas devem ser entregues na FEAG até o dia 14 de junho, conforme consta do edital. (portal mogi guaçu)
Confira abaixo os temas previstos no edital.
Contabilidade para o 3º setor
Aspectos jurídicos do 3º setor
Planejamento e gestão financeira para o 3º setor
Ética e cidadania para o 3º setor
Elaboração de projetos sociais
Monitoramento e avaliação de projetos sociais
Leis de incentivos fiscais nacionais2
Treinamento prático Lei Rouanet
Treinamento prático PROAC - ICMS
Treinamento prático SICONV
Ferramentas de captação de recursos com indivíduos
Crowndfunding
Técnicas para fidelização de parceiros
Mediação de conflitos nas relações profissionais e pessoais no 3º setor
CEBAS: procedimento para inscrição, renovação e adequação institucional
Educação integral em pauta: conceito, dinâmicas e cases de sucesso
Projeto político pedagógico: da elaboração à aplicação
Legislação trabalhista no 3º setor
Autonomia moral: desenvolvendo a criança e o adolescente
Como organizar um evento: do planejamento à execução
Tombamento Patrimonial
Tripé Família, Comunidade e Indivíduo: desafios e possibilidades

Ciclista que já atravessou o Brasil passa por São João


Caminho da Fé  é opção para se conhecer novas pessoas e lugares

A paixão pelo ciclismo já fez Luiz André Chella, de 44 anos, atravessar o Brasil sobre duas rodas. O atleta amador, vindo da cidade de Bauru, deixou sua pizzaria para encabeçar um projeto social que tem diversos patrocinadores. Numa de suas viagens, ele chegou a cortar o país de Norte a Sul. Em alguns trechos de suas aventuras, Chella já chegou a perder 4 kilos por dia. Depois de muitas aventuras, ele passou por São João da Boa Vista, no último final de semana, percorrendo o Caminho da Fé. “A solidariedade das pessoas é enorme. Quando os peregrinos estão passando, sempre os moradores perguntam se precisa de ajuda, se quer comida, água e se a bicicleta está com tudo em ordem”, disse o atleta amador, que deve chegar a Aparecida no próximo domingo. Quem quiser percorrer o Caminho da Fé pode iniciar o percurso de qualquer um dos ramais da região de São João da Boa Vista. Ao todo, 80 pousadas são credenciadas para atender aos peregrinos, que podem seguir a jornada à pé ou de bicicleta. Informações sobre como conseguir os documentos e iniciar a viagem estão no site www.caminhodafe.com.br. (portal parabrisa)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Murilo Couto apresenta seu Stand up “Eu, eu Murilo” em Mogi Guaçu

Ator e humorista apresenta stand up clássico, com uma visão crítica e bem humorada dos costumes e fatos cotidianos

A Teatro GT traz direto do programa “Agora é Tarde” para o interior do Estado de São Paulo, Murilo Couto, com seu Stand up Comedy “Eu, eu Murilo”, em única apresentação no dia 16 de Junho (domingo) às 19hs, no Teatro Tupec, na cidade de Mogi Guaçu.
Informações
Teatro Tupec – Mogi-Guaçu
End: Av. dos Trabalhadores, 2.651 – Centro
Telefone: (19) 3831-3186 – www.teatrogt.com.br

Sinopse:

Entre outros assuntos, Murilo Couto aborda: sua condição de migrante, a saída de Belém e a sua adaptação em outras cidades; o fato de ser paraense e a falta de conhecimento das pessoas em relação à sua terra; a banda Calypso; os nomes das bandas de pagode e axé e suas letras enigmáticas; suas viagens de férias; a sua passagem pelo seriado juvenil “Malhação”.


Sobre Murilo Couto (currículo)

Natural de Belém (PA), Murilo Couto é ator e humorista. Integrante do late night “Agora é Tarde” - programa comandado por Danilo Gentili, que vai ao ar de terça a quinta na Band - Murilo iniciou sua carreira no teatro em 2004. Sua primeira aparição para o grande público aconteceu em 2009, quando fez parte do elenco do seriado juvenil “Malhação”, onde interpretava o personagem Beto.
Murilo descobriu a stand up comedy por meio de um concurso organizado via internet pelo comediante Rafinha Bastos. Murilo Couto já fez parte dos grupos "Em Pé na Rede" (Belém), o primeiro grupo de comedia stand up da região norte do Brasil, "Comédia Carioca" e como convidado do"Comédia Em Pé", ambos sediados no Rio de Janeiro. (portal Mogi Guaçu acontece)