Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Descoberto golpe da Gasolina barata


Polícia descobre fraude em posto de combustíveis; 
Promoção de terça-feira atraia para fraude.
Durante uma operação realizada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais), na manhã de hoje (30), a equipe da delegada Edna Elvira Salgado Martins verificou e constatou uma fraude no posto de combustíveis Zé Boinha, localizado na Avenida Nove de Abril. As bombas de abastecimento continham um dispositivo eletrônico que, acionado por controle remoto, interrompia o abastecimento antes da quantia paga pelo motorista. A fraude lesava determinadas vítimas em até 1.4 litros. O gerente do posto foi detido e encaminhado para a sede da especializada onde esta prestando depoimento.
A delegada explicou que a DIG vinha investigando o posto há algum tempo e, nesta manhã, os investigadores, acompanhados por dois fiscais do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) de São Carlos (SP), constataram a irregularidade após desmontar duas das 10 bombas do estabelecimento. Internamente e fora do campo de visão, havia um grupo de baterias alcalinas interligadas a um circuito eletrônico acoplado às bombas. Acionado por um controle remoto, que estava em poder do gerente, o sistema interrompia o abastecimento. O controle foi encontrado pelos investigadores dentro de uma caixa de copos descartáveis na sala do gerente.
O atendimento no posto foi interrompido durante a ação policial e os agentes do IPEM constataram que o único controle remoto encontrado exercia a interferência em todas as bombas. Porém, quando não utilizado, abastecia normalmente. O posto atraia os consumidores oferecendo uma promoção especial em um único dia da semana. Toda terça-feira o preço do litro da gasolina comum era de R$ 2.49, o que levou a formar grandes filas de veículos, cujos motoristas buscavam por economia e eram enganados. A delegada explicou que o esquema fraudulento ainda está sendo apurado, mas já se sabe que o sistema era acionado manualmente, o que indica que a fraude era aplicada de forma aleatória e não na totalidade dos abastecimentos. O caso segue em andamento na sede da DIG. (portal mogi uaçu)

Praça da Dinda terá manhã de lazer no Dia do Trabalhador

Carros antigos são exibidos em São João


O grupo de colecionadores de veículos antigos “Ferrugem na Veia” está organizando mais um encontro, para o mês de julho, em São João. O evento já se tornou tradicional e, por isso, os promotores decidiram dar uma prévia do que deve acontecer no Recinto de Exposições José Ruy de Lima Azevedo. Eles estão se reunindo, no último domingo de cada mês, no Largo da Estação. Na via pública, os colecionadores estão estacionando para mostrar algumas das raridades que estarão no evento oficial, sempre a partir das 9h. (portal Parabrisa)
Confira, no álbum de fotos, alguns dos modelos:


Dia do Trabalhador terá evento na Praça da Independência

Cultura oferece treinamento para ator


Workshop realizado pela Oficina Cultural Guiomar Novaes acontecerá nos dias 17 e 18 de maio

O Departamento de Cultura e Turismo de Espírito Santo do Pinhal está com inscrições abertas para um workshop de treinamento para atores, que acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, na Associação Cultural “Antônio Benedicto Machado Florence”. O evento acontece por meio de parceria com a Oficina Cultural “Guiomar Novaes” de São João da Boa Vistra e as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de maio, das 13h30 às 17 horas.

São oferecidas 20 vagas e podem participar interessados a partir de 15 anos de idade, com experiência prévia em teatro. No caso de menores de idade, pais ou responsáveis deverão acompanhá-los para a inscrição. As aulas serão ministradas pela atriz Hosana Mariotti e acontecerão na Associação Cultural nos seguintes horários: das 18 às 22 horas (na sexta-feira, dia 17) e no sábado, dia 18, das 9h00 às 13 horas, e das 14 às 18 horas. Outras informações no Departamento de Cultura pelo telefone (19) 3651-2970.

Campanha de vacinação vai até o dia 10


Neste ano, a vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 (gripe comum) e Influenza B

DSC_0324.JPGPor meio da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde de Espírito Santo do Pinhal continua as ações para imunizar a população contra a gripe. Em razão da baixa procura, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha na semana passada e quem ainda não se vacinou tem até o dia 10 de maio para procurar as unidades de saúde. De acordo com a enfermeira Isabela Ribeiro, Pinhal vacinou até agora aproximadamente 49% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80% da população a quem se destina a imunização. Além de convites feitos pelos agentes comunitários de saúde, as pessoas que frequentam a UBS em busca de outros procedimentos e que se enquadram nos grupos prioritários são convidadas a receber a imunização. Após ser alcançada a meta, e caso haja doses disponíveis, a vacinação poderá ser disponibilizada ao restante da população.

De acordo com o Ministério da Saúde, este ano, a dose da vacinação contra a gripe é trivalente, ou seja, protege contra os vírus H1N1, H3N2 (gripe comum) e Influenza B. Devem procurar os postos de saúde as gestantes, os idosos (acima de 60 anos), puérperas (até 45 dias após o parto), crianças (entre 6 meses e 1 ano e 11 meses), profissionais da saúde e doentes crônicos. Até o dia 29 de abril, das 755 crianças esperadas para receber a vacina, apenas 381 foram imunizadas; dos 816 profissionais de saúde, só 359 compareceram para receber a vacina; das 377 gestantes, apenas 170 foram vacinadas; das 62 puéperas, apenas 39 receberam a vacina e, dos 6.089 idosos esperados, apenas 3.053 foram imunizados.

Ladrão pede troca de produto furtado em São João


O comportamento ousado de um ladrão acabou resultando em sua prisão em flagrante, na madrugada de sábado (27), em uma loja de conveniências da rua Ademar de Barros, em São João da Boa Vista. De acordo com o Boletim de Ocorrência, passava das 0h30 quando PAA, de 30 anos, entrou no estabelecimento segurando um litro de vodka. Ele disse ao comerciante LET, de 29 anos, que havia comprado a bebida a alguns minutos, mas que havia desistido de beber vodka e gostaria de trocar o produto por algumas cervejas, no preço equivalente. O vendedor estranhou aquele comportamento, já que não havia vendido nenhuma garrafa daquela marca durante a noite e fingiu que procederia a troca. Seguindo até uma sala reservada, o comerciante rebobinou o circuito de filmagem e percebeu, através das imagens, que PAA havia furtado o produto há cerca de 40 minutos. O ladrão simplesmente pegou a bebida escondido e, sem medo de ser flagrado, retornou para trocar o produto como se fosse um cliente comum. Os policiais militares Luciano e Marcelo foram acionados e prenderam PAA em flagrante pelo crime de furto. (portal Parabrisa)

Acidente na SP-346 deixa motociclista ferido


Alisson Francisco Fernandes, 22 anos, morador de Andradas – MG, não era habilitado, no entanto, conduzia uma moto Honda CG 150, cor vermelha, pela rodovia que liga Espírito Santo do Pinhal a Andradas, quando se envolveu em um acidente na altura do trevo de acesso a Santo Antonio do Jardim, na noite de domingo, 28 de abril. O outro carro envolvido na colisão é um GM -Corsa, cor prata, de Santo Antonio do Jardim, conduzido pelo metalúrgico Paulo Ricardo Pereira, 20 anos. Em relato a polícia, Paulo disse que seguia sentido Andradas/Pinhal e, segundo ele, próximo à entrada de Santo Antonio do Jardim, o motociclista, que seguia no sentido contrário, apareceu repentinamente e cruzou sua frente. O motociclista sofreu ferimentos graves e foi encaminhado ao hospital de Pinhal. Alisson ainda não apresentou sua versão sobre o acidente. A polícia deve ouvi-lo após recuperação das lesões. (JLnoticias)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pinhalenses sofrem grave acidente na BR 459, em Caldas (MG)


Carro invadiu a contramão e bateu de frente com outro veículo.


Um dos feridos continua internado no hospital, mas não corre risco de morte.


Smone Ventureli e André Luis Tavares era conhecido como
André Tabajara
Duas pessoas morreram e três ficaram feridas após um acidente na madrugada deste domingo (28) na BR-459, próximo a Caldas (MG). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um Ford Ka com placas de Passos (MG) invadiu a pista contrária depois de fazer uma curva e bateu de frente com uma Saveiro, com placas de Espírito Santo do Pinhal (SP), que vinha no outro sentido. Ainda de acordo com a polícia, a motorista do Ka, Simone Ventureli, de 38 anos, e o passageiro André Luis dos Reis Tavares, de 35, morreram no local do acidente. As duas vítimas são de Andradas (MG). Célio Felisberto dos Reis, de 49 anos, que também estava no Ka, e Vagner José Batista, de 38, e Viviane Cristina Gonçalves, de 24, que estavam na Saveiro, ficaram feridos. Dos três, apenas Viviane permanece internada na Santa Casa de Poços de Caldas, mas não corre risco de morte. (portal G1)


Professores municipais poderão fazer pós-graduação gratuita na UNIFEOB


Reitor da UNIFEOB João Otávio Bastos Junqueira visita prefeituras da região e oferece oportunidade de pós-graduação gratuita para capacitação de professores da rede municipal de ensino 


As visitas aconteceram na última sexta-feira, dia 12 de abril, quando João Otávio esteve em Andradas com Prefeito Rodrigo Lopes para oferecer uma parceria com a cidade, a qual visa levar para a comunidade o conhecimento produzido dentro da UNIFEOB. Para isso, o reitor colocou todos os cursos da instituição à disposição, mas enalteceu duas excelentes propostas para a população:
A primeira é a oportunidade de levar até as cidades da região o projeto de castração de cães e gatos, visando controle populacional destes animais. Nessa proposta, residentes e professores de Medicina Veterinária irão até a cidade e em parceria com as Prefeituras e sociedades de proteção aos animais, farão um grande trabalho de educação, conscientização, além da castração.
Outra grande possibilidade apresentada pelo reitor é a oferta gratuita de um percentual de vagas da pós-graduação da UNIFEOB para professores da rede municipal de educação, voltada para Educação Infantil. A Lei 12.796 promulgada em 4 de abril de 2013 estabelece que estados e municípios têm até 2016 para oferecer vagas para as crianças a partir de 4 anos de idade. Antes da mudança na Constituição, o ensino fundamental era a única fase escolar obrigatória no Brasil. Depois da aprovação da emenda, o ensino passou a ser obrigatório dos 4 aos 17 anos, incluindo a pré-escola, o ensino fundamental e o médio.
Como forma de auxiliar as prefeituras na capacitação dos docentes para a Educação Infantil, numa área que reconhecidamente há déficit de vagas e professores, os indicados pela prefeitura poderão realizar curso de pós-graduação gratuitamente no Centro Universitário e assim retornar esse conhecimento para seus pares e nas salas de aula. O prefeito de Andradas recebeu com entusiasmo as propostas e está mobilizando a equipe para iniciar a parceria.
 SÃO JOÃO DA BOA VISTA
No mesmo dia, o reitor João Otávio Bastos Junqueira esteve com o prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho para apresentar as ótimas notícias da UNIFEOB para São João da Boa Vista e região. O Prefeito de São João demonstrou grande interesse pela parceria e irá viabilizar o que for necessário para beneficiar a população da cidade. João Otávio já havia tratado dos temas com o prefeito de Vargem Grande do Sul, Celso Itaroti, e já tem agendadas as cidades de Poços de Caldas e Tapiratiba. (portal parabrisa)

sábado, 27 de abril de 2013

Tratamento com células-tronco cura cães com cinomose em São João


Técnica desenvolvida em centro universitário teve sucesso nos resultados.

Cadela de 3 anos que estava tetraplética voltou a andar após aplicações.

Um tratamento com células-tronco feito no hospital veterinário do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Basto (Unifebo), em São João da Boa Vista (SP), tem curado cães com cinomose, uma doença degenerativa que deixa sequelas e pode até matar o animal.
Cadela Vilma de 3 anos ficou tetraplégica por causa da cinomose e foi curada (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Cadela Vilma de 3 anos ficou tetraplégica por causa da cinomose e foi curada (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
A cadela Vilma de 3 anos ficou tetraplégica por causa da doença, que é altamente contagiosa. “Ela foi parando de andar, foi piorando, só levantava a cabeça e não tinha mais estímulo nenhum”, disse a dona, a educadora física Sabrina Silva.Ela perdeu peso e teve feridas no corpo, porque só conseguia se movimentar rastejando. Depois do tratamento com células-tronco, entretanto, o animal voltou a andar. Na medicina veterinária, outras doenças já são curadas desta forma, mas pela primeira vez, pesquisadores usaram as células para tratar a cinomose.
“Fizemos três aplicações, com um intervalo médio de 30 a 40 dias entre uma aplicação e outra. Com duas aplicações, a Vilma já começou a dar seus primeiros passos e com a terceira ela já estava andando normalmente”, afirmou a pesquisadora Michele Andrade de Barros. No caso desta cachorra, a pesquisadora usou células tronco de outro animal e aplicou direto na veia. Esse não é um caso isolado, o tratamento foi aplicado em outros cães com a mesma doença e o resultado sempre foi positivo. “Muitas vezes o proprietário não tem condições de cuidar de um cachorro tetraplégico ou paraplégico e eles acabam optando pela eutanásia”, falou Michele.
  •  
Tratamento com células-tronco em São João da Boa Vista cura cães com cinomose (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Tratamento com células-tronco em São João cura
cães com cinomose (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Para a professora do curso de veterinária da Unifeob Maria Lúcia Marcucci, a novidade é uma evolução na veterinária, já que essa doença é muito comum e só há 5% de chance de cura. “A terapia com células tronco na veterinária não encontra tanto entrave em relação à ética, como na medicina humana. Então as pessoas que fazem essa terapia tem essa disponibilidade de poder aplicar clinicamente, ver o resultado. Então esses resultados podem ser transpostos para as pesquisa em humanos”, argumentou. A vacina é a única forma de prevenção da cinomose, que deve ser aplicada nos três primeiros meses de vida do animal e depois uma vez por ano. (portal G1)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Flipoços começa neste sábado e aposta em diversidade de temas


Festival literário traz pelo menos 90 escritores, expositores e convidados.

Escritores imortais são tema e participam de palestras e debates.

Expectativa de público para o Flipoços é de 40 mil pessoas (Foto: Divulgação)Pelo menos 40 mil pessoas são esperadas para os nove dias do Festival Literário de Poços de Caldas (MG), o Flipoços, que acontece a partir deste sábado (27) e vai até o domingo (5). Esta é a oitava edição do evento, que aposta na diversidade da programação, com mais de 90 escritores, expositores e convidados. Com palestras, bate-papos e debates que passam por áreas como saúde, humor, religião, periferia, autoajuda, jornalismo e esportes, o evento tem uma área destinada apenas ao público infanto-juvenil, além de atrações paralelas, como a primeira mostra de cinema, oficinas culturais e oficinas gastronômicas. O Flipoços  está, segundo a organização, entre os quatro maiores festivais literários do país e com acesso gratuito para atividades e visitação e moradores de cerca de 70 cidades no entorno de Poços de Caldas aproveitam a programação cultural.
  •  
Homenagens no Flipoços
A livraria homenageada nesta edição do evento é a Livraria Cultura e o festival terá a presença do proprietário da rede, Pedro Hertz, durante a abertura oficial. Em Poços de Caldas, o escritor homenageado é o professor e poeta Hugo Pontes, um dos precursores da poesia concreta. No Brasil, o autor homenageado é Vinícius de Moraes, pelo trabalho como poeta, jornalista e compositor.  Internacionalmente, o escritor homenageado é o francês Albert Camus, que atuou como filósofo e jornalista e escreveu ‘O avesso e o Direito’, ‘O Homem Revoltado’, ‘A queda’, entre outros.

Confira as palestras master

Dia 28 de abril às 15h30
Laerte, Rafael Coutinho e Caco Galhardo - "3 Gerações de HQ"

Dia 29 de abril
Cláudia Matarazzo - "Literatura Feminina" (16h, Teatro da Urca)
Sérgio Paulo Rouanet - "Ciclo Imortais" (18h, Teatro da Urca)
Jaime Prado Gouvêa, José Castello e Elizabeth Lorenzotti - "Mesa Crítica Literária" (19h30, Teatro da Urca)

Dia 30 de abril
Dexter Oitavo Anjo e DJ Loo - "Encerramento Arte da Periferia" (20h, Teatro da Urca)

Dia 1º de maio
Monja Coen - "Literatura e Espiritualidade" (10h, Teatro da Urca)
Luis Miguel Rocha e Juan José Arias - "Literatura Internacional" (15h, Teatro da Urca)
Ariano Suassuna - "Ciclo Imortais" (19h30, Teatro da Urca)

Dia 02 de maio
Eric Nepomuceno, Pedro Granados e Manuel Angel Cerda - "Literatura Latina" (17h30, Teatro da Urca)
Sérgio Abranches - Fronteiras do Jornalismo - "Literatura e Reportagem" (18h, Espaço Hora da Prosa)
Miriam Leitão e Mona Dorf - "Literatura e Atualidades" (19h30, Teatro da Urca)

Dia 03 de maio
Cláudio Willer e Roberto Muggiatti - "Oficina - Geração Beat" (16h, Espaço Hora da Prosa)
1º Mostra de Cinema - "Histórias que só existem quando lembradas" (19h, Teatro da Urca)

Dia 04 de maio
Manuel Costa Pinto - "Homenagem a Albert Canus" (15h30, Teatro da Urca)
Luis Felipe Pondé - "Nelson: A Mulher em Nelson Rodrigues" (17h, Teatro da Urca)
1º Mostra de Cinema - "Deus é Brasileiro" - Ciclo Imortais João Ubaldo Ribeiro (19h, Teatro da Urca).

Deputado Arnaldo Jardim visita Pinhal e se reúne com autoridades locais


DSC_0218.JPGO prefeito José Benedito de Oliveira, Zeca Bene, recebeu no último dia 19, sexta-feira, o deputado federal Arnaldo Jardim (MD), que cumpriu agenda no município visitando também a Câmara Municipal e a Unipinhal. Além de rever o prefeito, o deputado falou sobre os recursos destinados às melhorias na SP-346, que liga Pinhal a Santo Antonio do Jardim. Os investimentos ultrapassam os R$ 36 milhões de reais, com recapeamento da estrada, implantação de terceira faixa e construção de passarelas. Arnaldo Jardim comentou as ações do prefeito em buscar recursos para melhorar a qualidade de vida dos pinhalenses. “Toda vez que venho a Pinhal, e esta é a terceira vez, o prefeito me pergunta o que eu trouxe para a cidade e sempre volto com vários pedidos. Certamente o prefeito está trabalhando por Pinhal e a cidade em breve verá quantos frutos este trabalho intenso vai produzir”, disse. Na Câmara Municipal o deputado e o prefeito foram recebidos por vereadores. Na Unipinhal, se reuniram com o reitor Eliseu Martins. Nos encontros foram discutidos projetos de melhorias em diversas áreas do município.

Melhorias

Zeca Bene e o deputado foram a Santo Antonio do Jardim, onde se reuniram com o prefeito José Eraldo Scanavachi (Sabonete) para falar sobre as obras da SP-346. Arnaldo Jardim destacou que o projeto inclui a pavimentação e duas passarelas, sendo uma próxima à Delphi e outra em Santo Antonio do Jardim, além de terceira faixa em trechos mais perigosos. O deputado ainda anunciou a verba para a compra de um caminhão munck para o município.

Ciretran de Piracicaba promove leilão de carros e motos no final de semana


Parte dos veículos possui documentações e vai poder circular normalmente.

Interessados devem ir ao pátio nesta sexta e poderão dar lances no sábado.

Motos e veículos serão leiloados neste sábado em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Motos e veículos serão leiloados neste sábado  (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
A 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Piracicaba (SP) realizará, neste sábado (27) a partir de 9h,  um leilão de carros e motos que estão no pátio do município há mais de seis meses. Parte dos veículos possui documentação e poderá circular normalmente pelas ruas, o restante terá uso de peças e ferro velho. Segundo informações do órgão, o pátio estará aberto para visitação nesta sexta-feira (26) entre 9h e 12h e entre 13h30 e 17h. No fim de semana, os lances poderão ser dados no barracão da Irmandade de São Benedito pela manhã.O valor inicial dos lances só será conhecido no momento do leilão, pois depende da avaliação do leiloeiro. O número de veículos também será definido nesta sexta, pois os proprietários originais ainda podem retirar os veículos até a data. (portal G1)

Novo viaduto muda o trânsito na Vila Brasil em São João



O trânsito da Vila Brasil sofrerá mudanças, a partir da próxima quinta (2/5). O motivo das alterações é a inauguração da passagem sob o novo viaduto da SP-342, fato que proporcionou novos acessos aos motoristas. Por essa razão, a Prefeitura Municipal solicita atenção redobrada de quem estiver passando pelo local. A imagem mostra como ficará o trânsito a partir da semana que vem.